K-ON!! – Primeiras impressões

Olá. É, hoje não é o dia mais animado para fazer um post, como vocês devem saber, sou Flamenguista, e se não souberem, perdemos hoje o campeonato carioca. Mas é a vida, o problema é se perdermos o jogo da quarta-feira pela Copa Libertadores que é o que realmente interessa. Mas o post de hoje não é sobre o Flamengo, muito menos sobre futebol (se quiser algo assim leia sobre Giant Killing!) e sim sobre aqueles que poucos amam odiar e muitos amam amar; K-ON!!.

Poucos dias depois de completar um ano da estréia da primeira temporada, o quinteto mais esperado do mundo dos animes estreava novamente  nas televisões japonesas. Depois do imenso sucesso que a primeira temporada teve, tanto em audiência quanto em vendas de produtos relacionados, era claro que o estúdio KyoAni não tardaria a fazer uma continuação, principalmente por se tratar de um anime slice of life, sem grandes pretensões de roteiro.

E o sucesso da primeira temporada parece ter feito bem à K-ON!! (percebam nas duas exclamações para não confundir) que voltou com uma qualidade de animação se não igual, melhor que sua antecessora. Os traços parecem mais firmes e a animação mais viva, sem ter perdido em nada o traço moe das garotas do Light Music Club.

Para poupar alguns leitores, afirmo logo, se você não gostou da primeira temporada, nem crie esperanças para essa segunda. Pelos dois episódios apresentados até agora não teremos grandes diferenças no estilo. As mudanças no roteiro foram bem limitadas, resumindo-se ao fato das quatro primeiras integrantes (Mio, Ritsu, Tsugumi e Yui) do clube estarem agora no último ano do ensino médio. Isso fez com que a atenção caísse um pouco mais na integrante mais nova, a guitarrista Azusa, já que como elas não conseguem nenhuma nova integrante para o clube, no ano seguinte ela estará sozinho. Ah! Quase esqueço, tem um tartaruga no elenco agora (Que nem de longe tem o mesmo carisma da Tama-chan-sama de Love Hina)!

K-ON!! continua um ótimo anime slice of life com uma comédia simples e provou até agora que pode continuar crescendo e fazendo sucesso seguindo essa fórmula. Mas sendo sincero, eu preferia que fosse um pouco diferente. Digo, não deixarei de assistir K-ON!! se continuar da mesma forma, mas acredito que o anime ganharia em muito se a parte musical ganhasse mais destaque, como foi feito no OVA entre uma temporada e outra. Um equilíbrio maior de exibições musicais e cenas do cotidiano poderiam fazer K-ON!! evoluir significativamente. Mas tenho minhas dúvidas se vão seguir por esse lado, muito improvável.

Falar de K-ON sem falar das suas aberturas e encerramentos seria impossível depois do barulho que elas fizeram na primeira temporada, principalmente o encerramento “Don’t say Lazy” que ficou conhecido como um (se não o melhor) dos encerramentos do ano passado. Além disso, a abertura “Cagayake! Girls” não ficava nada atrás e cativava o espectador desde os primeiros momentos do anime. Por isso muito se esperava das duas músicas que viriam a substitui-las.

Na abertura temos “Go! Go! Maniac”;

Muitos questionaram a qualidade dessa abertura por sua sonoridade… diferente. Pessoalmente eu gostei bastante, apesar de ser inferior a da primeira temporada, ficou muito bem feita e a música meio bizarra chama bem atenção e deixa a abertura muito legal de se assistir.

Já no encerramento temos “Listen!!”;

Esse foi bastante elogiado principalmente por sua concepção artística (e claro por uma ótima música)! Novamente eu achei inferior ao encerramento da primeira temporada, mas ainda sim ficou um ótimo trabalho.

O legal de ambos é ver o quinteto tocando seus instrumentos, o que infelizmente acontece pouco dentro dos episódios.

A verdade é que K-ON!! voltou com a mesma força e promete agradar plenamente todos os seus fãs. Claro que os que não gostaram da primeira temporada dificilmente vão mudar de opinião agora, mas se um dia você estiver sem o que fazer, tente novamente, deixe-se ser conquistado pelo quinteto mais moe dos animes!

PS: Para uma opinião diferente da minha, recomendo a análise do @Lnisishima do Subete Animes.

Olá. É, hoje não é o dia mais animado para […]

6 thoughts on “K-ON!! – Primeiras impressões”

  1. Só queria avisar que o áudio da abertura Go! Go! Maniac na verdade é a música Sobakasu.
    Desculpa aí encher o saco e obrigada pela atenção!

  2. Muito bom esse post. Eu particulamente prefiro 2ª temporada, por enquanto. Espero que mantenha a qualidade até o fim, né? E você sabe se o boato de que tenha 27 episódios é verdade?

  3. O mais “engraçado” desse anime é que se passa uma escola MISTA mas só mostra meninas e que é um clube de música e nenhum menino parece se interessar…

  4. Thaís, a escola não é mista, você percebe isso nos comentários e também eles falam.

    Alguém já viu a “No, Thank you!”? É o encerramento do episódio 14 para frente, a abertura se chama “Utayo Miracle” que eu acho inferior a “Cagayake Girls”, mas também é legal, e sim, o anime vai ter 27 episódios do jeito que ta andando.

  5. K-on é foda ;D
    Eu gostei da nova opening, mas a segunda ending ( No, Thank you) é a melhor de todas!
    Acho que talvez tenha até terceira temporada o_o

Deixe sua opinião