Editorial #04: Quinhentos Episódios de Naruto

Editorial #03: Quem Tem Medo de Mamilos?

Cinquenta episódios por ano, dez anos. E o Anime Mais Popular no Brasil chega a esse marco verdadeiramente histórico. Bem, vou contar aqui a história de mais um fã – bem relapso, para falar a verdade – de Naruto.

Lá pelos idos de 2007, era um menino sério que tinha largado essa vida de assistir desenhos e até mesmo jogar – tanto que tinha acabado de vender meu segundo e até aqui último console, um PSOne, pela bagatela de R$ 150 – quando dois amigos da vida real, que mal se conhecem, recomendaram que visse a nova sensação dos desenhos japoneses. E da terra do Dragon Ball Z que marcou minha adolescência veio Naruto.

E como sabemos, poucos começaram nesse hobby lendo os quadrinhos orientais, em sentido de leitura ao contrário – muitos assistiram na TV aberta de Patrulha Estelar aos Cavaleiros do Zodíaco até mesmo ao Super Onze para depois conhecer as maravilhas da internet. E se Goku e seus amigos fizeram a minha alegria enquanto moleque, chegava a hora de ler legendas e ouvir japoneses dando vida ao galego e a literalmente centenas de outros personagens que apareceram ao longo de todos esses anos.

Claro que dá certa nostalgia lembrar de tempos em que estava descobrindo algo novo e não sabia de temporadas, cours, seiyuus, blogs, todas essas palavras complicadas que usamos para facilitar a comunicação sobre o hobby que acaba tomando um tempo ao menos razoável de quem chega a ler este cantinho da internet.

Simplesmente [AVISO: CONTEÚDO EXPLÍCITO só que não A SEGUIR] ia no YouTube e via, em três partes, mais um episódio daquela série divertida que mescla bem ação, aventura, comédia [tá, meio pueril, mas bem válida], drama e romance – sim, os principais elementos valorizados pela maioria das pessoas que procuram simplesmente entretenimento.

E claro, a curiosidade quanto a animação japonesa despertou-se como uma fagulha dentro de mim, o que levou a ver Bleach, Code Geass, Chobits… mas isso é assunto para outra conversa.

O que interessa é que Naruto não é simplesmente um anime que fez sucesso por simplesmente agradar a todos. Fez sucesso por ser bom, sabendo agradar a todos. A animação do Studio Pierrot é muito boa para uma série de longa duração – a maioria dos episódios está na média quando os que realmente merecem destaque conseguem ser excelentes, mesmo quando são polêmicos; já a trilha sonora, assim como o elenco de dublagem, está repleta de belas peças que reunidas dão origem a um resultado realmente acima da média.

Claro, o anime se perdeu-se razoavelmente rápido ao entrar em literamente um ano e meio de histórias paralelas, fillers, construídas na medida para dar-se algum respiro, alguma distância do original para a adaptação – afinal, é necessário primeiro vender muita Shounen JUMP e depois muito volume [tankohon] antes de podermos animar algo cuja renda é mais indireta, dos anúncios televisivos ao licenciamento quase ilimitado, de jogos a bonecos.

E a mistura do choque com a passagem de tempo somada com a lerdeza constante do primeiro ano de Shippuuden fez com o que o feeling de Naruto se dissipasse um pouco, o suficiente para o momento de One Piece, com o arco mais eletrizante em quinze anos deste manga somado com um filme que é exemplo de marketing, fosse bom o bastante para que, ao menos na internet, passasse Naruto como o anime a ser assistido pelas pessoas, erm, normais.

E vale lembrar de One Piece, que junto com Dragon Ball – e agora Naruto – são os três animes derivados de mangas da Shounen JUMP a terem ultrapassado essa marca portentosa de 500 episódios. Cada um com sua mistura, é claro que há mais motivos do que o resumo genérico rabiscado acima; quanto ao caso deste artigo, podemos explicar valendo-se das palavras carisma, estilo e mundo.

Carisma natural, imprescindível a este tipo de obra – mas que aqui atinge proporções maiores pelo elenco mais inchado que a média [principalmente após a escolha de realizar um arco como o Chuunin Shiken]; estilo por que os personagens podem ser desenhados de forma simples e mesmo sem influências da moda como em Bleach, mas do seu jeito Naruto é cool [One Piece também o é, mas acaba sendo caricato demais para alguns levarem a sério] e mundo por que a construção deste é, de uma forma simples, interessante o bastante [tanto que nesta fase final da obra estamos vendo isto efetivamente ser aproveitado].

E falando no momento atual da obra, nem toda história tem um final feliz: e a minha com Naruto terminou há um bom tempo, quando simplesmente deixei o anime para lá após mais uma temporada de fillers inúteis; passei, como muitos, a ler o manga para saber dos SPOILER [isto rende outro artigo, mas é assustador o número de pessoas que só lê manga pelos acontecimentos deste estarem mais avançados, e não por efetivamente gostarem desta mídia] até que, pelo nobre motivo de não ser uma pessoa que consegue acompanhar direito mangas, parei por volta do capítulo 550.

Claro que lerei até o fim, até verei alguns episódios mais interessantes pela versão animada – que quando quer ainda tem o brilho, a chama do começo, quando, podendo trabalhar puramente com o material de qualidade fornecido pelo mangaka Masashi Kishimoto fez sim, uma obra que definiu uma geração. Um agradecimento pessoal pelos quinhentos episódios por que devemos ter um post daqueles sérios e cheios de fru-fru quando formos comemorar oficialmente os dez anos de estreia da série de animação japonesa que deu origem a alguns milhares de fãs da décima primeira arte.

Editorial #03: Quem Tem Medo de Mamilos? Cinquenta episódios por […]

11 thoughts on “Editorial #04: Quinhentos Episódios de Naruto”

  1. eu tenho várias fases de ter assistido anime. A primeira foi a tv aberta, como qualquer vinte-anista normal… a segunda foi quando ganhei banda larga e baixei EVA e os ovas de Samurai X pelo KAZAA [nada haver com meu nick, pfv]…

    Naruto é o primeiro anime que eu vi por FANSUB BRASILEIRO, baixando por MIRC… na epoca tinha uns 130 episodios [já era filler]…

    eu vi uns 80 [chunin shiken] em 3 dias eu acho [só parava pra comer cagar e tomar banho]… depois vi o restante bem rapido, e ainda aguentei MUITO tempo de FILLERS ate descobrir que eu podia ler o manga e sair dakele universo ridiculo de ninjas gourmet e arcos inuteis…

    de la pra ca acompanho as duas midias, o manga pela historia, e o anime pela qualidade empregada nos momentos principais.

    Inegavel dizer o quao importante esse anime foi para toda uma geração, como ele me fez passar a ver Bleach, e outros 500 animes que lançavam na epoca, e baixar varios classicos ja terminados, como hellsing…

  2. Eu comecei a ver animes pelo canal Fox Kids/Jetix(atualmente DisneyXD) e pelo Toonami, que era um bloco passava na Cartoon Network.
    Assistia Naruto na Cartoon Network e no SBT…e ai eu descobri as funsubs, quando vi já tava no Shippuden…
    Naruto é um anime q eu assisti mto, mas parei a um bom tempo…(tenho anime melhor pra ver…)
    Eu atualmente não gosto de Naruto, mas ele me marcou, eu e meu amigo assistíamos e ficávamos brincando e conversando sobre o anime, tbm quando revejo as aberturas da uma sensação nostálgica…
    ~FLW

  3. Tive uma trajetória muito parecida com a do Qwerty e lendo o post surgiram na minha mente as boas memórias dessa época que não volta onde eu conseguia e podia assistir vários episódios em um dia e me divertia com isso. No mais só um parabéns a obra que apesar de maçante por conta dos filler em sua forma animada acaba sendo indispensável para muitos.

  4. O anime de Naruto me trouxe de volta de vez aos animes e mangás. Parece que foi ontem que eu baixei o primeiro episódio em rmvb, ainda com internet discada e esperando quase duas horas pra ver do que se tratava o anime de que tanta gente tava falando… isso porque alguns meses antes eu já tinha baixado duas músicas de abertura e gostado bastante!

    Meu primeiro anime legendado, o primeiro mangá que comecei a ler pela internet… e o mangá recentemente chegou ao capítulo 600, outro marco que poucos conseguem chegar! Haters gonna hate, só digo isso XD

    500 episódios… devo ter visto pouco mais da metade (a fase clássica vi toda e mais de uma vez, inclusive fillers, hahaha/doida); e se hoje comento em blogs e de vez em quando até escrevo pra eles, se hoje conheço tanta gente e fiz várias amizades novas, Naruto tem bastante culpa 😀

    É, acho que é a minha série favorita, fazer o quê XD

  5. Olá!!

    Naruto foi um dos animes que eu desisti de assistir por conta dos fillers. O outro que eu desisti (pelo menos do anime) foi Bleach pelo mesmo motivo.

    Não posso dizer que Naruto me trouxe de volta ao mundo dos animes, mais foi um dos que me fizeram aprofundar mais nesse mundo, assim como deve ter acontecido com vários outros fãs de anime pelo Brasil, ou talvez até o mundo.

    Gostei de ler seu texto. Ando a procura de blogs com textos parecidos para passar o tempo enquanto estou na internet.

    Parabéns pelo trabalho. Tentarei acompanhar outros textos!! ^^

  6. Comigo foi a mesma coisa, eu não havia parado de ver animes desde criança, mas foi Naruto que, lá para 2000 e alguma coisa, me fez começar a baixar animes e a conhecer melhor esse universo. Antes de Naruto eu era um consumidor passivo, assistia o que estava lá na televisão, mas Naruto me vez perceber que eu posso baixar e escolher aquilo que quero consumir, que não preciso esperar anos para algum conteúdo chegar em meu país, que posso comentar online sobre a trama em foruns, blogs e redes sociais, foi Naruto que me transformou em um Otaku.

    Hoje não assisto mais o anime, apenas vejo uma cena ou outra das lutas e leio o mangá, esse por achar ainda a trama boa, mesmo que muita enrolada.

    Acredito que Naruto possua seus méritos, dentre eles o de ter ajudado em grande parte a criar essa globalização de conteúdo nipônico.

    Naruto também possuí algumas de minhas músicas favoritas em animes, como Yura Yura http://goo.gl/vsIWf (pena ela ser de uma saga filer xD)

    Parabéns Naruto, aos seus 500 episódios \o\….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *