Qual É O Anime Mais Popular No Brasil?

Resposta curta: Naruto.

Resposta longa: siga com os bons.

Medição de popularidade na internet [e até mesmo via internet] é algo complicadíssimo de se fazer – afinal, pode sofrer de diversos vícios, desde a manipulação fácil de dados nas mais diversas etapas, das mais diversas maneiras, até pegarmos uma amostragem que não corresponde a realidade.

E no universo que o leitor habitual do Nahel Argama frequenta, provavelmente o de discussões via fóruns, blogs e redes sociais como o Twitter e o orkut, é fácil ficar com uma impressão que corresponde a realidade das pessoas próximas a você, em detrimento de um geral que inclui outros com os quais nem mesmo tem contato.

E se o ambiente daqui é diferente do presente em parceiros maiores como o Chuva de Nanquim ou Video Quest, o que dirá de muitas pessoas que simplesmente ignoram este meio de comunicação como um todo?

Assim, faz-se necessário um critério que seja ao mesmo tempo preciso e que tenha a abordagem geral necessária para responder a pergunta do título. E é em mais um dos inúmeros produtos oferecidos pelo Google que acharemos esta resposta. Simples e eficiente, o Google Insights permite comparar diversos termos de busca no site que proporciona 98,6% das pesquisas que chegam a este blog [porque sim, existem pessoas que usam o Bing] por tipo, região, período no tempo e categorias.

Portanto, hora de testar as possibilidades – claro, sempre utilizando-se da busca tradicional e focando-se no Brasil dos últimos doze meses. Mãos à obra:

De cara comparamos os animes mais populares do pedaço. Claro que a liderança de Naruto é indiscutível; e o fato da sequência animada Naruto Shippuuden ser mais pesquisada que os concorrentes Bleach e One Piece diz horrores sobre o sucesso da obra de Masashi Kishimoto mesmo entre as pessoas que simplesmente assistem um desenho com lutas bacanas [ao contrário do fandom que se vangloria em diferenciar o desenho japonês dos demais] e alguma carga dramática.

Também nota-se justamente do duo Bleach e One Piece a presença de Dragon Ball, sem dúvida um dos pilares da animação japonesa por essas bandas; talvez por algum problema inerente ao serviço de busca, talvez por já estarmos longos quinze anos do auge d’Os Cavaleiros do Zodíaco, a verdade é que os guerreiros liderados pela deusa Atena acabaram não tendo desempenho correspondente ao esperado – assim, sendo excluídos do processo que afinal está apenas analisando uma fina amostragem.

Para termos um panorama um pouco mais completo, chega a hora de sair um pouco do público geral para focarmos no nicho, aqui de uma maneira ainda lato sensu. Fairy Tail, Death Note e até mesmo HUNTERxHUNTER, obras não muito conhecidas entre moleques de doze anos em geral mas na boca de qualquer um que sonhe em um dia em se rotular otaku.

Como podem ver, as obras citadas acima são populares a seu modo e ao ponto de sua popularidade chegar timidamente a pessoas que tenham algum contato com quem faz parte do nicho ou mesmo que seja somente mais um nerd; afinal, são animes indicados para quem quer ver o próximo Naruto ou One Piece, cumprindo bem este papel.

Agora temos obras ainda mais específicas que as anteriores, de forma cujo conhecimento ao público de fora acaba sendo restrito; mas mesmo assim são indicadas para iniciantes no mundo mágico dos animes e ainda são viáveis comercialmente mesmo por essas bandas, geralmente sendo verdadeiros sucessos no Japão.

Ainda assim, é claro que o universo de busca por Bakuman ou Deadman Wonderland é restrito se comparado a HUNTERxHUNTER, quanto mais a One Piece. E o fato de Ao no Exorcist, sem qualquer anime ou manga publicados no Brasil [e sem o peso de um dos mesmos autores de Death Note] ter o sucesso que tem é digno de nota. Assim, a tendência é o manga vender como pão quente quando lançado no Brasil – claro, com uma campanha de marketing focada.

Finalmente saindo dos animes que todo mundo conhece e indo para as nossas otakices de cada dia, este gráfico mostra de forma cruel como tudo aquilo que é hypado por nós diariamente tem um peso tão pequeno para o fã de anime em geral. Sim, a popularidade de Deadman Wonderland é igual a de Mahou Shoujo Madoka Magica, o anime tão bem-falado inclusive por aqui – afinal, a grande parcela de quem assiste anime é, como provado acima, fã de ação com toques de drama, romance e o que couber.

E quem diria, Guilty Crown e Fate/zero, com suas fórmulas que incluem pitadas dos ingredientes que costumam agradar a um público mais amplo, são afinal animes que caíram na graça do público médio – sendo bastante procurados, assistidos, discutidos. Sim, apesar de ter sumido da pauta de muitos após o final de sua exibição, a cauda longa permitirá que Guilty Crown ainda seja visto por muitos.

Enfim colocamos um anime cult, quase desconhecido como Chihayafuru na roda. Como podemos ver, seu padrão é mesmo durante sua exibição na TV japonesa [fator que afeta significativamente as pesquisas, da queda de Bleach após o término de sua exibição até o aumento de HUNTERxHUNTER após a estreia do remake] apenas comparável ao das obras otaku mais famosas; e logo ao seu término já começa a cair para níveis quase desconhecidos. Uma pena.

Ainda aqui colocamos Zero no Tsukaima, clássico em ser mediano mas que mesmo assim atraiu muitos que quiseram ver afinal como termina a saga de Louise e Saito. Ao menos mais pessoas do que seus equivalentes interessados em Madoka Magica, Ano Hana e Chihayafuru. É este seu otaku padrão que simplesmente vê os animes, segue as pessoas no Twitter e lê discretamente este blog. Oi.

Para terminar este artigo, válido mostrar o poder que o hentai tem na vida das pessoas; palavra mais pesquisada inclusive que anime, só perde mesmo para o poder de Naruto – que afinal, é o anime mais popular no Brasil.

Resposta curta: Naruto. Resposta longa: siga com os bons. Medição […]

12 thoughts on “Qual É O Anime Mais Popular No Brasil?”

  1. Pesquisa muito interessante, mas meio que imaginava esses resultados. Cavaleiros está ainda bem impregnado na cultura pop, mas Naruto hoje em dia, todo mundo conhece…! Só me pergunto se você considerou pokémon, que talvez seja difícil de filtrar devido aos games.

  2. Eu gosto de post que tem estatísticas como base mesmo que eles geralmente sejam bem simples e de profundidade bem questionáveis em alguns casos. Algo que me chamou atenção nessa pesquisa foi Bleach está acima de One Piece mesmo esse sendo exibido na TV aberta.

  3. Realmente, ótimo post Quérti.

    Me pergunto até se é válido dizer que Naruto é até maior hoje em dia do que Cavaleiro foi em sua época áurea. Acredito que sim, principalmente por conta desse fácil acesso à informação que existe hoje em dia, mas ainda assim fica difícil dizer, afinal, internet ainda não é algo tão distribuído entre a a população.

    TV teve campanha pra governamental pra que cada casa tivesse uma… sei lá, ainda fico com uma leve impressão de que não é tão grande quanto (não?) penso que é.

  4. Boa pesquisa Qwerty, senti a indireta e vim comentar auhshuahushu
    Acho engraçado como algumas pessoas que querem se tornar otakus (na verdade não querem, é só impulso) acham que vão alcançar isso assistindo outras séries “mais do mesmo”, ao invés de pesquisar sobre os animês/mangás ou procurar obras de referência.
    Será que se os fansubers publicassem algumas matérias da blogosfera, não iria aumentar o número de pessoas que têm contato com essas postagens?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *