VQ Review – Shingeki no Kyojin – eps. 04 e 05

shingeki 4-5

Dois finais de episódio fantásticos.

RESUMINDO

No episódio 4 (que foi há uns 15 anos, pela minha noção de tempo) vimos o final do treinamento, mais conflitos sobre a motivação dos soldados, e um final arrebatador, com mais um ataque do Titã Colossal. No episódio 5 a batalha com o Titã Colossal continua, até que ele dá uma de Bátema e some. O exército se reagrupa, mais incoerências do exército vêem à tona, e Eren parte para o ataque aos outros gigantes, até que…

EU ACHO QUE…

EPISÓDIO 4

No fim das contas, veio meio a calhar essa falta de tempo para escrever sobre Shingeki no Kyojin. O post sobre o episódio 4 ficaria meio vazio. Não tenho muito o que dizer sobre ele. Acho que boa parte dele foi meio encheção de linguiça, pois o debate sobre as motivações já tinha acontecido (todo o papo do pessoal que entrou pro exército apenas para ter uma vida confortável vs. Eren e a chatice panfletária dele). Mas, de certa forma, foi uma preparação interessante: toda a calmaria daqueles tempos de treinamento se arrastando, só pra ser quebrado com o impacto daquela cena final fantástica, com o Titã Colossal surgindo do raio (aliás, que porra é aquela?).

snk07

snk08

A animação estava meio… duvidosa, nesse episódio 04.

Só mais um comentário sobre o ep. 4, que também tem a ver com o ep. 5: o exército desse lugar é uma coisa muito hipócrita. O mundo todo é hipócrita em Attack on Titan, e acho que esse é um dos temas mais fortes do animê, mas o exército em especial é absurdo. O fato de os melhores e mais capazes serem colocados em cargos sem risco (onde eles não usariam suas capacidades, apenas serviriam os mais ricos) me lembra um pouco a ironia das faculdades públicas brasileiras, lugares cheios de gente com dinheiro, usando um serviço de graça. Mas divago…

EPISÓDIO 5

Aqui o bicho pega!!! A cena do Eren escalando o Titã Colossal estava incrível. Uma pena ter sido tão curta. Essa é uma “encheção de linguiça” que eu não reclamaria. Afinal, o que nos atrai em Shingeki no Kyojin? Gigantes estraçalhando pessoas, e pessoas voando com pistões hidráulicos, não? (bom, isso, e a abertura fantástica)

Depois do Titã simplesmente sumir (isso me deixa muito confuso…), temos mais uma vez o exército sendo babaca. Tem gente lá que entende a falta de sentido de se proteger apenas os mais ricos (aquele general do xadrez, por exemplo), mas, mais uma vez, o exército move seus soldados mais capazes para controlar a evacuação, e deixa os novatos para o combate. Mas o que mais me irrita é que, em cerca de 5 anos (é isso?) de treinamento, aquele exército não conseguiu motivar ninguém. Os únicos motivados são aqueles que já tinham motivação antes de entrarem, como o Eren. Os outros todos entram em pânico. Tudo bem que enfrentar aquilo não é pra qualquer um, mas mesmo assim, o propósito daquele treinamento é preparar física e psicologicamente. E não funcionou, nem um pouco.

snk09

Mas, motivados ou não, ninguém se dá bem. E é aqui que eu preciso fazer o meu protesto contra vocês, leitores. Se estão aqui, lendo, devo supor que já tenham visto o episódio. Então, vocês viram essa cena:

snk05

Armin está decepcionado com vocês.

Armin está decepcionado com vocês.

Pois bem. Genial, não? A série constrói um personagem principal, dá uma motivação forte, uma personalidade marcante, faz com que gostemos dele no mínimo pelo fato de ele pular para a ação como poucos na série… e o mata, brutalmente. Decisão interessante, cena fantástica, e grande virada pro animê… ou melhor, seria tudo isso, se essa área de comentários não tivesse me dado spoilers do destino do Eren. Quando eu o vi na boca do gigante já sabia o que ia acontecer. Muito obrigado a todos os envolvidos.

obs: tô sem tempo, e faz uns 3 episódios que não vejo Aku no Hana… sorry, guys.

Dois finais de episódio fantásticos. RESUMINDO No episódio 4 (que […]