VQ Review – Valvrave The Liberator – Eps. 03 e 04

banner-SQ---Post

RESUMINDO

Após recuperar o seu corpo e encerrar com a invasão de Dorssia, Haruto tem que lidar com a popularidade que conquistou ao lutar contra seus invasores. L-Elf é entregue as autoridades e descobrimos um pouco mais de sua fama. Cada vez mais o destino os une em busca de um objetivo em comum.

Valvrave_01

EU ACHO QUE…

Apesar de utilizar a narração inicial do episódio para nos deixar a par de toda a situação, o roteiro ainda esta um pouco confuso, ou melhor, bagunçado. Eu sei o anime ainda esta no início, mas as informações não estão fluidas, dificultando muito o entendimento do expectador. O que sabemos até agora é que Dorssia quer invadir e conquistar  JIOR, uma nação independente das duas grandes nações, para ter o robô Valvrave em mãos. Provavelmente por que a guerra contra ARUS esta difícil e Valvrave pode trazer uma vantagem. Essa simples informação foi mal apresentada por motivo: O narrador.

Utilizar narrador toda vez que precisamos entender algum ponto da história empobrece o anime. Foram utilizadas 2 vezes esse recurso em 3 episódios só para entendermos o cenário em que o anime se passa. Essa informação poderia ser contada com uma simples reunião do vilão de tapa-olho de Dorssia ou até mesmo os personagens da escola assistindo uma palestra sobre o assunto. Eu sei que o narrador é um recurso válido e eficiente, mas para mim parece um freio de mão no ritmo dos episódios (eu sei, é uma chatice minha).

Valvrave_02Nesse episódio há a demonstração da popularidade adquirida por Haruto e de certa forma é um exemplo da gigante responsabilidade que ele possui daqui para frente. Agora ele não é mais um aluno invisível e deverá lidar com a pressão de ter as atenções voltadas para tudo o que faz. Infelizmente, eu acredito que o anime vai passar batido por esse fato e nos próximos episódios pouco se falará dessa mudança social do personagem. Poderia ser um ótimo recurso para explorar a sua timidez, seu romance com Shoko (a garota ressuscitada por um Phoenix Down pelos roteiristas) e seus conflitos internos com o monstro que mora dentro de si.

Valvrave_03Por falar em monstro, novamente é mostrado que Haruto não tem controle sobre o poder dentro de si. Isso é muito interessante, mas acho que houve um confusão de princípios na cena em questão. Vou explicar: quando descobrimos esse poder, o protagonista estava prestes a morrer, portanto, deu-se a entender que esse era um recurso de auto-preservação da vida do piloto de Valvrave. Ou seja, somente em situação de extremo perigo, o piloto poderia trocar de corpo com qualquer outra pessoa. Agora fica a pergunta: Porque diabos o Haruto atacou o seu colega de classe? No contexto apresentado inicialmente não faz sentido, mas essa cena é uma ferramenta para reforçar a ideia de que o protagonista mudou.

Outro grande mistério para mim é o L-Elf. O que ele realmente quer? Ele não era um militar frio em busca de cumprir a sua missão? Por que ele quer se juntar ao Haruto e lutar contra Dorssia? Só porque ele foi tido como traidor? Se bem que duvido que deixariam ele vivo depois de voltar, mas…

Agora vamos ao próximo episódio!

Valvrave_04

RESUMINDO

Além de se preocupar com a invasão de Dorssia, Haruto descobre que ARUS também pretende roubar Valvrave para ganhar a guerra. L-Elf tenta convencer que sua “revolução” é a coisa certa a se fazer no momento, mas ele não contava com a verdadeira protagonista desse episódio: Shoko.

EU ACHO QUE…

Valvrave_05O Plot twist inicial mostrando o verdadeiro plano de ARUS foi genial. A busca pelo poder pode revelar o que há de pior em uma pessoa. Figaro (sim, o nome do cara é esse mesmo…), é a personificação do político mesquinho que faz tudo pelo poder. Toda a primeira metade do episódio, onde os alunos tentam desmascarar os planos de ARUS, é uma preparação para o fato mais importante até aqui: A independência de JIOR, ou melhor, da Academia Sakimori.

Depois que a Shoko sobreviveu a explosão do primeiro episódio, passei a gostar cada vez menos da sua presença, pois imaginei que ela seria só uma ferramenta para explorar o romance com o protagonista. Felizmente eu estava errado. Sua personalidade agitada surpreendeu até mesmo L-Elf que se diz profeta no início desse episódio. Shoko mudou a história do universo  do anime e tudo que veremos a partir de agora é o nascimento de uma nação independente. Governada por crianças… fazer o que?

Valvrave_06Um ponto interessantíssimo mostrado no episódio foi a tentativa em vão de ARUS em pilotar Valvrave. Aparentemente só pode existir 1 piloto por vez, pois qualquer outra pessoa que não esteja ligada ao mecha será executado imediatamente. Agora ficam diversas questões dos critérios e metodologias empregadas a esse sistema, por exemplo: Caso Haruto morra, quem poderá assumir o comando? Será que L-Elf sabia disso?

A batalha final empolgou, principalmente porque casou com o ritmo crescente do discurso de Shoko e do plano bizarro de separar o módulo da escola da Esfera Dyson. Novamente Valvrave é superior a qualquer inimigo e isso perde um pouco de peso das batalhas, mas como a fórmula Gundam será aplicada aqui, provavelmente os inimigos terão acesso a tecnologia de JIOR e novos inimigos surgirão.

Valvrave_07

CONCLUSÃO

Valvrave The Liberator tem melhorado aos poucos, apesar de possuir muitos personagens mal explorados até o momento. Os pontos principais do anime, como o próprio robô e o poder misterioso do protagonista, serão revelados com o tempo. Espero que continue assim.

Obs: Antes que pergunte, L-Elf continua sendo um personagem chato, show-off e desinteressante. Faz parte do pacote, não tem jeito…

RESUMINDO Após recuperar o seu corpo e encerrar com a […]

9 thoughts on “VQ Review – Valvrave The Liberator – Eps. 03 e 04”

  1. a forma do Gundam é a formula magica de animes de Mecha, alguem faz uma Mecha anos luz de tecnologia avançada sobre a atual tecnologia e “pouco” depois dão conta de copiar esta tecnologia para fazer inimigos combatíveis ao super Mecha…

    sobre a Configuração de combate do anime, ele “copia o estilo” 1+1 VS 5 do Gundam Seed, ja que o protagonista contra os 5 pilotos da nação la que atacou…

    com direito ate dobradinha no conceito do Gundam Seed de: 1 piloto do país ofendido (Kira Tamato G. Seed ) + 1 piloto do país agressor que mudou de lado ( Athrun Zala).

    sobre o novo país que ganhou independência e vai ser governado por crianças…
    temos o guilty crown na sua parte final…. mas o melhor exemplo de como isso deve acontecer devido a o cenário é Mugen no Ryvius cuja temática é exatamente como seria uma Nave de escala de um pequeno País tripulada e autogovernada por crianças… com apenas um Mecha para defesa da mesma.

    1. assim negligenciei uma coisa que vc comentou kaneda.

      o Poder do protagonista e a cena do ataque sem motivo aparente que ele fez contra o amigo dele…

      o poder do protagonista parece funcionar de maneira ATIVA quando ele morde e toma o controle do corpo da vitima, e aparentemente isso não possui um “custo”, somente a condição “morde e a pele”.

      contudo ele também possui o fator de cura acelerada que provavelmente deve ter um custo a nível celular (Tsunade diz OI), juntando isso a própria cena do ataque que vamos combina, pareceu MUITO um vampiro em frenesi por fome, da para tentar leva a coisa para um lado que ele talvez precise se alimentar para sobreviver ou manter os poderes dele. E como todos os poderes dele parecem ser em classe biológica o sangue ou algo no sangue (células/DNA e etc) pode ser o combustível para o poder dele.

      Ate me pergunto se a Garota de cabelo Azul/preto que entrou no Mecha com o protagonista e abraçou ele na comemoração da vitoria no combate (que detalhe, ele rejeitou o abraço como uma bicha louca, affff ) não vai acabar sendo a “comida de cada dia” ja que ELA parece gostar dele, e é ai que entra o papel dela nesta historia…

  2. Ainda não consegui perdoar uma NAVE ESPACIAL que é pilotada PURA E SIMPLESMENTE pela visão do piloto. Sério, aquele negócio tem retrovisor pra estacionar também?
    Pois só assim uma BOMBA DE FUMAÇA conseguiria desestabilizar uma frota inteira.
    Ainda estou me recuperando disso…

    1. mano quando a física/mecânica/biologia não é para ser respeita, segura na mão de Deus e vai… seja feliz.

      é so pensar que sem entrar na fantasia imposta pelo shounen combate… por exemplo.

      se mover mais rápido não quer dizer pensar mais rápido e muito menos enxergar mais rápido, logo qualquer movimento acima dos dos 60fps é invisivel ao olho humano…

      segurar um objeto mais pesado que o seu próprio corpo/peso em angulo reto na horizontal, (como uma espada grande ou qualquer objeto usado com tal) é impossível independente da super força que tenha, pq simplesmente vc tombaria para o lado pelo peso do objeto, independente se vc tem força para maneja ele como se fosse um papel….

      correr/se mover em super velocidade (alem da questão de não enxergar nada), vc simplesmente não pode PARAR o movimento de uma hora para outra, pela simples questão de NÃO existi atrito suficiente para isso…

      Pilotos de Mecha, usem sinto de segurança, afinal existe, qualquer parada busca no seu movimento (como levar um soco ou bater em algo) vai te fazer kikar na cabine, não é muito diferente de uma batida de carro.

      enfim…. existe tantos detalhes.

  3. ninguem comentou da fuga milagrosa do L-Elf o cara simplesmente arranca o parafuso da cadeira consegue jogar no teto,acertar a lampada que se espatifa em mil pedaços,e por conhecidencia um pedaço cai perfeitamente na mão dele ,e em um mileimo de segundo ele corta a corda se liberta e mata sete guardas armados com um pedaço de vidro, na boa quando vi isso tive vontade de dropar o anime

Deixe uma resposta