Zankyou no Terror – Primeiras impressões

Se você não tiver tempo para ver vários dos animes novos da Temporada de Verão 2014 e só puder escolher um, aqui está o que realmente merece sua atenção: Zankyou no Terror.

Depois de comandar a loucura que está sendo Dandy Space, o aclamado diretor Shinichiro Watanabe retorna ao bloco noitaminA para desenvolver um thriller psicológico naquele que tem tudo para concorrer ao título de melhor do ano se mantiver o ritmo desse primeiro episódio.

Zankyou no Terror - 01 - Large 13Arata Kokonoe e Touji Hisami – Ou respectivamente Nine e Twelve – são dois adolescentes que fugiram de alguma instituição experimental durante a infância e que arquitetam um plano terrorista para derrubar o Edifício do Governo Metropolitano de Tóquio (um dos maiores arranha-céus do mundo) com o intuito de acordar o país do seu estado de letargia presente.

Tudo nesse primeiro episódio acontece muito rapidamente, ainda que nunca corrida, apenas no pacing certo para que desde a primeira cena fiquemos presos à tela instigados pelo que está acontecendo e o que pode vir a seguir, algo que Watanabe faz com maestria, principalmente por novamente constar com uma trilha sonora fantástica criada por Yoko Kanno (os dois trabalharam juntos em Cowboy Bebop e Sakamichi no Apollon, por exemplo).

Zankyou no Terror - 01 - Large 16Zankyou no Terror consegue através disso caminhar entre o micro e o macro, apresentando de forma dinâmica diferentes focos e camadas, desde as histórias de vida de cada personagem, passando pelas relações interpessoais que esses estabelecem com as outras pessoas até a influência que os esquemas de escala nacional terão na forma com eles vão reagir daqui pra frente.

E se a direção de Watanabe está afiadíssima, é importante ressaltar que a animação feita pelo estúdio MAPPA alcança um nível inesperado de qualidade para uma série de TV. As primeiras cenas onde a dupla invade uma instalação de material nuclear são frenéticas e lembram bons filmes de espionagem, não deixando em nenhum momento a qualidade baixar, o que se mantém pelo resto do capítulo, ainda que sem outras grandes cenas de ação que exijam tanto dos animadores.

Zankyou no Terror - 01 - Large 35Se em um primeiro momento seja fácil lembrar de Higashi no Eden, produção de 2009 da Production I.G também para o bloco noitaminA, ainda que em uma versão bem mais séria, é impossível não estabelecer um paralelo com a obra V de Vingança do quadrinista britânico Alan Moore, tal como uma releitura que dialogue melhor com o Japão atual.

Ao unir uma direção primorosa, animações de alto nível, uma trilha sonora envolvente e uma história não somente divertida, mas que nos leva a questionar diversas esferas do mundo, Zankyou no Terror se transformou facilmente na grande estreia dessa temporada e você precisa assistir.

Zankyou no Terror - 01 - Large 11 Zankyou no Terror - 01 - Large 25 Zankyou no Terror - 01 - Large 34

Se você não tiver tempo para ver vários dos animes […]