Sekai Seifuku ~Bouryaku no Zvezda~ – Primeiras impressões

Muitos tentaram, poucos chegaram perto e apenas uma pessoa conseguiu conquistar o mundo! Primeiras impressões de Sekai Seifuku ~Bouryaku no Zvezda~.

O estúdio A-1 Pictures facilmente poderia ficar sem fazer grandes esforços nessa temporada de inverno 2014 que apenas com a sequência de Silver Spoon eles já estariam entregando a nós mais do que o suficiente, mas sendo o grande estúdio que é obviamente apenas um único anime não seria o suficiente, era preciso mais, algo grandioso, algo de escala mundial!

Obra original do estúdio, Sekai Seifuku com certeza teve até o momento a estreia mais confusa da temporada, com um primeiro episódio instigante e interessante por um lado; complicado e excêntrico no outro.

Sekai Seifuku - Bouryaku no Zvezda - 01 - Large 19Tudo começa com um prólogo futurista mostrando que o mundo foi, de fato, conquistado pela grande Zvezda, deixando um rastro de destruição aos pés de uma grande estátua que marca seu triunfo. Se o futuro é um mistério, o presente não fica atrás: somos apresentados ao garoto Jimon Asuta que recentemente fugiu de casa e precisa encontrar comida/abrigo já que o Japão está em um estado emergencial que obriga todos a saírem das ruas ao anoitecer pelo perigo de ataques de monstros gigantes.

Sim, what the hell is happening here? 

Para terminar essa confusão toda (eu disse “terminar”? Não, eu quis dizer “terminar a maluquice inicial que irá aumentar em muito na segunda metade!”) Asuta encontra a pequena Kate Hoshimiya, uma garotinha com sua bicicleta de rodinhas em uma aparente inocente busca de seu bichinho de pelúcia perdido… tirando o fato de que ela se declara comandante da organização Zvezda, conhecida pelo codinome Venera-sama.

Sekai Seifuku - Bouryaku no Zvezda - 01 - Large 33Sekai Seifuku é insano, mas não exatamente do jeito que estamos acostumados. Não é algo ao estilo FLCL por exemplo, ainda que tenha lá suas similaridades. Por mais que Asuta esteja naquele mundo e saiba muito mais do que nós, o garoto faz o papel do espectador perdido e isso é um ponto positivo que o anime consegue trabalhar bem, sem cair para o “manual de instruções” que muitas vezes esses personagens e episódios iniciais se tornam.

O problema do anime é que insanidade combina com insanidade. Se o roteiro e o character design da série tem essa característica, o mesmo não podemos dizer da direção de Tensai Okamura. Diferente de outras obras em que ele trabalhou comandando – como o recente Ao no Exorcist ou o mais antigo Darker Than BLACK -, Sekai Seifuku tem um episódio inicial arrastado, consideravelmente lento, que não acompanha os roteiros. Mesmo quando Okamura solta todas as rédeas com o confronto militar que marca a apresentação formal do grupo Zvezda vemos algo ainda contido.

Sekai Seifuku - Bouryaku no Zvezda - 01 - Large 37Há estilo e isso é inegável. É possível questionar, porém, algumas escolhas estilísticas do character design de Kuroboshi Kohaku com seu pouco apresso pelas roupas femininas que acabam expondo de forma um tanto quanto gratuita boa parte das personagens, mas por incrível que pareça isso acabou por não me incomodar pelo tanto que fiquei intrigado com o que ia acontecendo. Curioso da minha parte, vocês podem perceber isso como um ponto positivo.

No geral a animação está muito boa e a direção de arte entrega um pacote divertido, escorregando de leve nos CG (quem não?), mas sendo suficientemente diversificada nesse mundo que mistura magia e tecnologia de forma tão peculiar.

Sekai Seifuku - Bouryaku no Zvezda - 01 - Large 42Sekai Seifuku me intrigou, o que não necessariamente quer dizer que minhas primeiras impressões são muito positivas. De promessas o inferno está cheio, nos próximos episódios é bom o negócio engrenar ou teremos muita coisa em mãos para pouca execução.

Vocês viram o anime? Deixem seus comentários logo abaixo!

Você pode acompanhar Sekai Seifuku ~Bouryaku no Zvezda~ de forma legal pelo Crunchyroll.

Sekai Seifuku - Bouryaku no Zvezda - 01 - Large 30Sekai Seifuku - Bouryaku no Zvezda - 01 - Large 29Sekai Seifuku - Bouryaku no Zvezda - 01 - Large 28Sekai Seifuku - Bouryaku no Zvezda - 01 - Large 17Sekai Seifuku - Bouryaku no Zvezda - 01 - Large 01

Muitos tentaram, poucos chegaram perto e apenas uma pessoa conseguiu […]

7 thoughts on “Sekai Seifuku ~Bouryaku no Zvezda~ – Primeiras impressões”

  1. Sério que vou ter que ver o primeiro EP dessa maluquice ? kkkkk Um mundo dominado pelo Hitler( ou qualquer ditador genérico) Moe com monstros lula e tentáculos e roupas minusculas é quase o cenário de um hentai hardcore …

    Belo post vou conferir o primeiro EP mas não espero muito :D

  2. Hoje em dia, escorregar de leve no CG já é quase um ponto positivo. Quanto à série, em si, até parece interessante. Mas já estou assistindo coisa de mais, mesmo para época de férias. Então fica pra outra hora, dependendo dos comentários quanto ao decorrer da obra.

  3. Achei a estreia bem menos louca do que eu esperava. Acredito que depois o negócio vai ficar mais cabuloso se depender do roteirista.
    Eu to achando essa crítica às roupas meio exagerada (mais porque vi uma crítica em outro site baseada inteiramente nisso) até porque não é como se o diretor desse os famigerados closes nas partes reprodutoras da garotinha ou algo assim.
    O fato dela usar as poucas roupas em modo dominadora, num contraste com as roupas de criança, pode ser uma representação do desejo de uma criança de querer ser adulta e “conquistar seu lugar no mundo, ou o seu mundo, o controle de si mesma” como vi algumas pessoas citando . Ou pode ser simplesmente porque queriam ela assim. No final, faz pouca diferença.
    Enfim, minha maior aposta da temporada por enquanto. E fico feliz de que parece ser o mais hypado em vendas no Japão, assim o Meteo pode fazer mais animes de estúdios que não sejam lesmas como a Ufotable.

  4. Achei divertido, uma das estreias que mais gostei na verdade. Só fico meio com medo da série desandar, ela tem muito “potencial comercial” que pode acabar com o roteiro, se é que posso botar dessa forma. Character Designs estão lindos, geralmente acho a fetichização algo ruim mas nesse caso não me incomodou, todos ali tem uma identidade visual bem distinta, da pra diferenciar cada um só pela silhueta, o que é um mérito. Quanto a direção do Tensai achei razoável, tem que levar em conta que deixar o episódio mais dinâmico e rápido geralmente exige mais dinheiro, mais cortes, mais cenários ou mais animação, mesmo que fosse bom na estréia usar mais verba mas né, vamos esperar pra ver.

  5. Tinha altas expectativas… mas esse 1° episódio foi bastante confuso (insano), espero que o 2° já tenha algum tipo de desenvolvimento (explicação)!

Deixe sua opinião