Shingeki no Kyojin: TV vs. BD, Parte 2

Shingeki no Kyojin, TV vs. BD

attack_on_titan_02

Redundante, mas ainda assim curioso observar as correções feitas para o lançamento do Blu-Ray nos mínimos detalhes.

Um mês depois o primeiro artigo e nem temos muito o que acrescentar além das novas imagens que capturam o extenso polimento somente possível graças ao maior tempo [e dinheiro] disponível entre a exibição televisiva [no caso destes episódios, no mês de Maio/2013] e o lançamento de mais este disco referente aos episódios cinco a sete no meio de Setembro/2013. Assim, fique para ler ou recordar com o texto originalmente disponibilizado ao público em 29/08/2013 na ocasião do lançamento do artigo citado acima – e uma galeria de imagens ainda mais extensa que antes, na medida que os prazos na produção de Shingeki foram chegando a termos realmente dramáticos.

Shingeki no Kyojin provavelmente deve ser o anime televisivo com melhores vendas em 2013 – salvo um resultado acima do esperado para Monogatari Series, Second Season ou alguma novidade. Geralmente só isso é o suficiente para olharmos como ficou a versão em Blu-Ray, mas em uma obra com um planejamento muito corrido – tanto que o trailer maravilhoso presente abaixo e apresentado no fim de 2012 foi animado fora do projeto.

Episódios entregues poucos dias antes, introduções com recapituações gigantescas para compensar a falta de material e qualidade artística variando entre o ótimo e o péssimo no mesmo episódio – além de um [ao menos isso; Wolf’s Rain teve quatro episódios de resumo destinados a dar uma folga na produção] resumo entre o primeiro e o segundo cour são sinais claros de uma produção que apesar dos pesares tem entregue um resultado final muito do elogiável, mérito da ótima – mesmo com seus defeitos – adaptação do manga de Hajime Isayama pelo time comandado por Tetsuro Araki.

Mas é com o lançamento do Blu-Ray é que podemos ver algo mais aproximado da versão ideal, aquela feita com tempo para finalização e retoques. E no caso de Shingeki no Kyojin, haja finalização e retoques. Nas imagens abaixo, cortesia de algum japonês mais metódico e trazidas para este blog via 0takomu, conferimos um número anormal de diferenças – dos filtros usados até a câmera, tivemos uma mudança mais que razoável na dinâmica do anime dos titãs. E lembrando que estamos ainda no terreno dos episódios na média – o que acontecerá quando chegarmos um pouco mais a frente, quando a coisa começa realmente a ficar feia? No aguardo dos próximos discos, dos episódios finais e também do OVA que deve aliviar a sede de titãs de muitos até a Segunda Temporada. Sim, ela irá acontecer – mas quando? Fica a pergunta.

Episódio 5

shingeki_no_kyojin_tv_bd_v2_01

shingeki_no_kyojin_tv_bd_v2_02

shingeki_no_kyojin_tv_bd_v2_03

shingeki_no_kyojin_tv_bd_v2_04

shingeki_no_kyojin_tv_bd_v2_05

Episódio 6

shingeki_no_kyojin_tv_bd_v2_06

shingeki_no_kyojin_tv_bd_v2_07

Episódio 7

shingeki_no_kyojin_tv_bd_v2_08

shingeki_no_kyojin_tv_bd_v2_09

Vale lembrar que certos animes vão muito além do retoque e nos presenteam com verdadeiras versões do diretor de certos episódios. Confira como ficou a de Persona 4 the Animation aqui mesmo no Argama.

Shingeki no Kyojin, TV vs. BD Redundante, mas ainda assim […]

3 thoughts on “Shingeki no Kyojin: TV vs. BD, Parte 2”

  1. São detalhes que nem percebemos direito, talvez eu compre os BD só pra ter na coleção mesmo…

  2. O mais legal de ficar observando essas imagens, é que parece que estamos jogando um “Jogo dos 7 erros”, hehe.

    Mas enfim. Acho que dessa vez o que mais se destacou foram as melhorias gritantes de textura. Esses DMTs realmente ficaram muito bonitos. Só por eles já dá uma vontade de comprar o BD. Sem contar as linhas que compõe a textura da pele e da carne dos titãs e dos humanos.

    As correções dos rostos “bugados” e da iluminação também ficaram ótimas. Só não entendi, talvez pela minha ignorância quanto anatomia, o exato motivo do BD ter várias cenas com os olhos dos personagens maiores se comparados a versão televisiva. Não entendi, mas achei que ficou melhor.

    E quanto a 5ª imagem do episódio 5, acredito que se deu uma atenção especial a esse trecho. Talvez até em uma imagem eu possa dizer que exageraram um pouco no número de partículas para poder aumentar a dramaticidade gráfica (acredito que criei um termo novo) da cena. Mas isso é só eu sendo chato sem realmente ter certeza do que estou falando, afinal, nem tenho o BluRay e nem assisti à essa cena na versão dessa plataforma. Sem contar que ficou muito bonito e ainda conta como saldo (muito) positivo pro BD.

    Mas o que mais havia me chamado a atenção no outro TV vs. BD foi que li (no XIL), que várias cenas estáticas haviam se tornado cenas completas. E acho que se fosse para comprar só um dos discos, compraria o primeiro. Porque me incomodou MUITO a sequência enorme de cenas estáticas no arco de treinamento.

    Por fim, vale dizer que os últimos episódios de SnK estão muito bem animados. E acredito que, com as correções do BD na textura e na iluminação, principalmente nas cenas mais frenéticas, vai ficar impecável. Por mais que eu não possa dizer o mesmo da direção… (polêmica)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *