Os Dez Mangas Mais Vendidos de 2012

O poder do anime.

2012 ainda não acabou, mas o ano fiscal japonês já – e como mostra o parceiro Anikenkai, as editoras já estão trabalhando como se 2013 fosse. Assim, por que não vemos quais os dez mangas mais vendidos de 2012, pelo critério de volumes vendidos? A lista, que cobre o período entre 21 de Novembro de 2011 e 18 de Novembro de 2012, simples, eficiente e sem mais delongas como sempre, abaixo:

1 – One Piece [Eiichiro Oda/Shueisha] | 23.464.866
2 – Kuroko no Basket [Tadatoshi Fujimaki/Shueisha] | 8.070.446
3 – Naruto [Masashi Kishimoto/Shueisha] | 6.495.240
4 – Uchuu Kyoudai [Chuuya Koyama/Kodansha] | 5.413.899
5 – Fairy Tail [Eiichiro Oda/Kodansha] | 4.128.665
6 – Kimi ni Todoke [Karuho Shiina/Shueisha] | 4.039.715
7 – Gin no Saji [Hiromu Arakawa/Shogakukan] | 3.603.710
8 – HUNTERxHUNTER [Yoshihiro Togashi/Shueisha] | 3.439.839
9 – Magi [Shinobu Ohtaka/Shogakukan] | 3.437.182
10 – Bakuman. [Tsugumi Ohba e Takeashi Obata/Shueisha] | 3.211.191

Um [One Piece], dois [Naruto], três [HUNTERxHUNTER], quatro [Bakuman.], cinco [Kuroko no Basket] mangas da gigante Shounen JUMP na lista – pelos motivos em sua maioria corretos é a grande revista da área e estende seus domínios inclusive para as vendas de volumes. One Piece, Naruto e HUNTERxHUNTER dominarem é a constante há quase uma década; assim, o que chama a atenção é o fato de Bakuman. e principalmente Kuroko no Basket – que assusta por estar nada mais nada menos que na segunda posição, muito a frente de Naruto – estarem presentes na lista.

Se o fim do manga [e o do anime também está muito próximo] contribuiu para que alguns fossem as lojas simplesmente completar a coleção completa, o segundo destaca melhor o fato destas cinco obras serem justamente as que que tiveram a chance de brilhar em versões animadas. O que inclusive pode ajudar a explicar o sumiço de Bleach, Gintama e Katekyo Hitman REBORN!.

E se em outros anos Ao no Exorcist e Toriko venderam horrores beneficiados pela versão animada que mesmo no Japão acaba sendo mais consumida que o original [mesmo One Piece e seus três, quatro milhões de volumes vendidos fica pequeno perto dos dez por cento de audiência televisiva que atinge], em 2012 foi a vez de Magi e Uchuu Kyoudai [este, o incrível e único seinen na lista, também beneficiado por um filme com atores reais] darem o ar da graça e surfarem no já famoso efeito anime – isso mesmo sem a série arrebatar os consumidores de discos e otras cositas más que garantem a sempre sonhada Segunda Temporada.

Vale apontar que apesar de para alguns o efeito anime ser passageiro, outros se beneficiam a ponto de nunca mais sair da lista dos mais vendidos – e Fairy Tail e Kimi ni Todoke, amados por uns, odiados por outros, sempre procurados por muitos, permanecem ali, simples, eficientes e muito populares em suas fórmulas de sucesso e carisma.

Por fim, a exceção que confirma as regras e ao mesmo tempo fascina: se Bakuman. deve muito de sua fama ao dos mesmos criadores de Death Note, Gin no Saji, o novo manga de Hiromu Arakawa [FullMetal Alchemist], simplesmente tomou de assalto a Shounen Sunday e desbancou o próprio Magi e Meitantei Conan para ser o principal pilar da revista mesmo contando a história que passa em uma escola de agricultura, mesmo ainda não tendo anime. Ainda.

O poder do anime. 2012 ainda não acabou, mas o […]

14 thoughts on “Os Dez Mangas Mais Vendidos de 2012”

  1. Não sei se esse “5 – Fairy Tail [Eiichiro Oda/Kodansha]” foi trollagem… ou apenas um engano.

  2. se alguma editora publicasse uchuu kyoudai eu compraria 5 exemplares de cada volume pra ajudar (mentira, não tenho dinheiro pra isso, mas se tivesse….)

  3. Se popularidade fosse sinônimo de coisa boa, as novelas da globo e o bbb seriam o supra-sumo da intelectualidade. Por isso, não dá pra levar a sério mangás que estão entre os mais vendidos…

    1. Assim com NARUTO, DRAGONBALL, CAVALEIROS DO ZODIACO, fossem tão popular no Brasil.

      Você está misturando duas mídias diferente entre si. Se há novelas no japão (doramas?) então cabível ser comparada com as novelas brasileiras (considerada por muitos países, as melhores produções deste tipo).

      One PIECE, tem sua qualidade. Todos estão comprando. Assim como há público pra big brother, e outras coisas brasileiras de gosto duvidoso(?)

      1. Se você diz que brasileiro tem gosto duvidoso, esse gosto duvidoso também se aplica à Naruto. Não vou dizer One Piece aqui pois One Piece não teve a mesma divulgação midiática que Naruto teve, mas levando em conta a popularidade em escala global, tudo que é popular não tem conteúdo intelectual :3

  4. Acordem editoras brasileiras
    ta na hora de trazer Kuroko no Basket, Uchuu Kyoudai, Magi, Shingeki no Kyojin, Silver Spoon e Chihayafuru (Todos estes estão entre os 30 mais vendidos de 2012)

    Se vier pro Brasil eu vou comprar todos esses que eu citei.

  5. LOL kuroro no basket superando naruto? o.o. É panini já tá bom de você trazer o mangá pra cá.

  6. kuroko no baskt so passou naruto nesse ano por ter lançado varios volumes na media
    naruto tem 1 milhão e kuroko so 350 mil naruto na media por volume vende 750 mil a mais essa é aprova dos nove caudas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *