Analisando o Fim do Anime de Bleach

Para quem não sabe, dia 27 de Março, Terça-Feira, 18h, será transmitido no Japão o episódio de número 366 de Bleach – e sete anos e meio após a estreia da adaptação da obra de Tite Kubo, este será o último episódio da bem-sucedida franquia.

E como podemos ver aqui, logo na semana seguinte estreia a adaptação do manga spinoff de Naruto chamado Naruto SD: Rock Lee no Seishun Full-Power Ninden, que como o próprio nome já deixa muito claro centra-se em aventuras leves e cômicas focadas no carismático personagem Rock Lee – o que apenas confirma que Bleach simplesmente esgotou aqui sua capacidade de fazer dinheiro o suficiente para bancar uma animação constante para televisão aberta e nacional.

Isto é algum demérito? De forma alguma. Mesmo na muito poderosa Shounen JUMP somente a dupla que consiste em One Piece e Naruto continuam no ar tendo até aqui mais episódios dos que Bleach se contentará em ter [vale lembrar que somados recentemente quebraram a assombrosa marca de mil episódios]; ainda temos Gintama [indo para seu sexto ano] e Toriko [indo para seu segundo] como verdadeiros candidatos a quebrar a marca de Bleach, sendo que no estado em que estão já podem ser considerados sucessos assustadores.

Voltando a falar de Bleach sob o viés da produção do anime, simplesmente tivemos que a TV Tokyo, Dentsu e Studio Pierrot chegaram a conclusão que o atual modelo de negócios não valia a pena de ser mantido, ponto. Uma animação com audiência e faturamento direto [venda de DVDs e singles dos CDs das músicas-tema] abaixo do necessário para dar algum lucro e que, existindo ou não, estava tendo impacto somente marginal na franquia como um todo [que vai do original/manga aos produtos licenciados].

E querendo ou não, o mais caro aqui não é a produção do anime em si, mas sua exibição em horário nobre; afinal, a emissora tem que ponderar muito bem o resultado obtido e o potencial que existe dentro daquele timeslot e calcular se o investimento está realmente valendo a pena. Como vimos acima no caso de Bleach, agora não mais.

O que não quer dizer que outros modelos sejam inviáveis. E se pegarmos os resultados de vendas de DVD, veremos que Bleach, que no começo chegou a vender mais de 10 mil cópias por disco lançado, mesmo atualmente consegue manter uma média entre duas e três mil cópias vendidas. E isto para algo considerado infinito e com certa falta de foco – afinal, precisava-se agradar muita gente.

Agora livre destas amarras, evidente que a produção pode agora fazer uma obra mais focada no fandom mais fiel [e hardcore] da obra, através de dois caminhos: tanto os OVAs adotados massivamente por HUNTERxHUNTER [derivados da série de 1999, antes que a adaptação de 2011 fosse sequer planejada], Saint Seiya e The Prince of Tennis, perfeitamente factíveis para uma obra que se minimamente caprichada venderia cinco mil, quem saber de novo dez mil cópias sem dificuldade.

A outra, também com exemplos a serem dados [InuYasha; e não desconsiderem a possibilidade de HUNTERxHUNTER 2011 ter sido planejado sabendo-se do final iminente do manga], é uma arco final a ser adaptado para televisão: seis meses ou no máximo um ano são mais do que suficientes para adaptar o tão comentado arco final de Bleach, mesmo que este dure mais alguns anos. Se mesmo mangas com maior densidade narrativa costumam-se encaixar-se com maestria no ritmo de dois capítulos por episódio, o que dirá de Bleach, conhecido por um volume ser lido literalmente em meia hora?

Assim, não fique surpreso quando sim, daqui a algum tempo surgir a notícia de que mesmo as animações de Bleach não chegaram ao fim. Não o definitivo. E um adendo: o manga, ao contrário do dito por muitos, não acaba devido a um eventual fracasso ou saturação.

Bleach é atualmente o quarto manga mais vendido da Shounen JUMP, atrás do trio composto por HunterXHunter, Naruto e One Piece e com distância até aqui confortável frente a Bakuman., Gintama e Toriko; claro que Toriko está em pleno processo de engorda e os responsáveis pela revista sabem muito bem disso, mas isto é pensando a longo prazo, afinal a parte séria de Toriko [aonde sua popularidade realmente deve explodir] ainda está longe de começar.

E em uma editora como a Shueisha que trata como reis os sucessos apenas medianos de Shaman King ou To Love Ru realmente deixaria um dos mangas mais famosos e influentes da década ir assim? Se Kubo quiser, pode viver contando a cada mês um pouco mais sobre o extenso universo de Bleach. Não é nenhum pecado e muitos sem a energia criativa de um Inoue ou Togashi não deixam de ser respeitados por isso.

Para quem não sabe, dia 27 de Março, Terça-Feira, 18h, […]

18 thoughts on “Analisando o Fim do Anime de Bleach”

  1. Concordo com o dito, Bleach não merece ser mal tratado porque perdeu o anime, isso não é demérito nenhum e está errado que acha que o mangá está fracassando, como foi dito, Kubo poderia facilmente virar um Kuramada e viver e spin-off.

    Bleach não merece isso!!!!…… se for falar mal, fale dos furos de roteiro, do protagonismo exagerado, da arte preguiçosa, da dramatização exagerada, do medo de terminar a obra…..

  2. Pra min ja vai tarde. tem mais que acabar mesmo e abrir espaço para series melhores.

    Na minha opinião se bleach seguise o caminho que Nurarihyon no mago e bakuman andam fazendo seria muito melhor e mais respeitado oj em dia.

    Pra min esse é o futuro dos animes. Se o anime não tem qualidade pra conseguir mantar uma distnacia pegal do manga Exe: one piece é 1 cap = 1 episodio.

    o FUTURO sao arcos separados !!!

    Igual nurarihyon no mago anima um arco da 1 pausa e volta. bakuman mesma coisa ja teve 2 temporadas de 2 cores e tem uma 3/ pranejada + para frente.

    Se todo anime fosse feito assim. Acabaria os filler ridiculos( e isos bach ganha titulo dos fillers + lixoes do mundo.

    TO MUITO FELIZ de beach acabar a ter q ver outro filler de merda nesse anime !

    1. Aprenda a escrever antes e depois venha no blog.
      fora que vc está pedindo cenas paradas e episódios fillers. Que vergonha!
      Não compare Bleach e One Piece, narrativas sem menor comparação.

  3. Eu penso da seguinte forma,quem é fã de Bleach pode até chorar agora mais pode ter certeza que daqui a algun tempo estaremos comemorando o retorno de Bleach nas Telonas por que afinal Bleach para min é um dos melhores mangás que eu já vi.
    E creio eu que ele tem muita capacidade de vender mais no mangá e arrecadar mais lucros,claro que eu posso tah falando lorota por ser super fã da serie porém não so só eu que penso assim então.
    BANKAI ICHIGO!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *