Kuroko, Basquete e Ameaças de Morte

Quando um manga de sucesso incomoda.

Kuroko no Basket é um manga de esportes – mais especificamente basquete – publicado na Weekly Shounen JUMP [sempre ela, já diriam alguns] desde Dezembro de 2008 e que conta a história do membro secreto da conhecida e temida Geração dos Milagres, Tetsuya Kuroko; ao esta se desmanchar no fim do Ginásio [o período escolar entre a Sexta e a Nona Série], este vai rumo a desconhecida escola Seirin e ao encontro do igualmente desconhecido e cheio de potencial Taiga Kagami – e assim se juntam contra tudo e todos em uma obra com um feeling elétrico e que prima pela diversão em detrimento do realismo, pela alegria das fujoshis juntamente com o público-alvo padrão da JUMP, da molecada que compra semanalmente a revista.

Mas como dito acima, os fatores que agradam a muitos podem incomodar ainda mais outros – e é o que aconteceu com o manga que ficou especialmente famoso após a boa adaptação para anime [que ganhou resenha neste blog] feita em 2012 pelo Production I.G.; assim, desde o começo de Outubro/2012 ameaças estão sendo feitas para diversos envolvidos com a obra – destaque em especial clara e obviamente para o autor Tadatoshi Fujimaki.

A escola Toyama, onde fez seu Ensino Médio, recebeu uma carta com um misterioso pó dia 16 daquele mês; a universidade Sophia, aonde se graduou, um líquido similar a sulfeto de hidrogênio em dose letal para o ser humano dia 12. Dia 13, uma carta enviada a um publisher contia além de bário em pó uma mensagem “Se você não parar o manga de paródia, vai levar sulfeto de hidrogênio”.

Paródia a quê, ao suposto realismo de SLAM DUNK? Alguém está com sérios problemas e infelizmente escolheu descontar toda a sua raiva em um algo simplesmente difuso demais – tanto que não sabemos o mínimo sobre a intenção do autor disto tudo e assim, ficamos em simples conjecturas sobre os dois aspectos mais polêmicos da obra; ainda assim, polêmicos entre muitas aspas pois além de serem inteiramente válidos são tratados como normais por todos.

Sim, qualquer um pode fazer uma obra que agrade a quem procure seu bom yaoi e também pode, na linha de Super Campeões [Captain Tsubasa], fazer algo que ignore o conceito de suspensão de descrença em mangas de esporte. Ou não é legal ver Kuroko literalmente desaparecendo em campo ou Midorima poder acertar uma cesta de três pontos literalmente de qualquer canto da quadra? É diversão concentrada, e só mesmo na internet para levarmos a sério este tipo de argumento.

Mas o fato é que desde então mais de vinte ameaças foram feitas – inclusive uma à emissora que transmitiu o anime. E que um evento foi suspenso possivelmente por conta disto. E vale lembrar que o Japão é uma das culturas mais sensíveis a este tipo de ameaça, preferindo ceder a pressões em vez de correr o risco que algo mais grave aconteça. Todos esperamos que nada de grave aconteça, mas igualmente que não deixem de animar mais Kuroko no Basket ou até mesmo parar por algum tempo com o manga simplesmente por conta de algo infantil ou talvez irracional. Uma obra do naipe de Kuroko no Basket não merece ficar marcada por este caso.

Leia também:

Jovem se Mata na Rússia Após Ver Morte em Naruto

Bullying, Seiyuus, Japão: O Caso Ijime Connect

Quando um manga de sucesso incomoda. Kuroko no Basket é […]

17 thoughts on “Kuroko, Basquete e Ameaças de Morte”

    1. Não tem jeito de ser a pessoa crescer/amadurecer e não matar ninguém? Acho que ninguém tem direito de tirar a vida das pessoas.

  1. Para os fãs de animes/otakus que, mesmo seguindo as dicas citadas anteriormente por mim, mesmo assim não conseguiram juntar dinheiro suficiente para comprar DVDs e BDs legalizados/oficiais de animes (seja nacional ou importado dos EUA ou Japão), ainda existe uma solução:
    Existem algumas alternativas para aqueles fãs desesperados que querem ganhar dinheiro suficiente (ou até mais do que eles possam imaginar) para satisfazerem seus desejos de consumo não só animes e mangás, mas muitas outras coisas.
    Entre as opções para os fãs que estão REALMENTE desesperados e que estão dispostos a tudo para obterem dinheiro em grande quantidade, eis uma lista delas abaixo:
    1. Ganhar na loteria, loto, quina mega-sena,sena e quaisquer outros jogos lotéricos;
    2. Ganhar dinheiro na corrida de cavalos;
    3. Ganhar dinheiro na Bolsa de Valores;
    4. Ganhar dinheiro no jogo do bicho, cassinos clandestinos, bingos clandestinos e demais jogos de azar ( isso se não der o azar de a polícia dar uma batida no local no momento em que estiver jogando, é claro);
    5. Casar-se com uma mulher rica (para os fãs) ou com um homem rico (para as fãs) e assim, desfrutar da grana;
    6. Entrar para a política e, uma vez eleito para um cargo público importante, fazer o que certos políticos fazem muito bem: cobrar propinas, desviar verbas públicas, etc.;
    7 .Virar banqueiro e faturar muito, cobrando altas taxas nos serviços bancários sem que os clientes se dêem conta e pagar baixos salários para os funcionários;
    8. Entrar para o crime organizado e subir de posição até virar líder de uma organização mafiosa;
    9. Virar um grande traficante e faturar o máximo com a droga (aí é um meio muito arriscado, já que a pena para o narcotráfico no Brasil é pesada. Só não é pior do que certos países como a Indonésia, por exemplo);
    10. Sequestrar um grande transatlântico em pleno oceano, cheio de milionários e famosos, e pedir um grande resgate (em dólares ou em euros) pelos reféns;
    11. Falsificar dólares, euros ou até mesmo reais (muito difícil isso dar certo, já que as notas hoje em dia contêm uma série de dispositivos de segurança sofisticados à prova de falsificações);
    12. Vender a alma ao Diabo (ou ao Mefistófeles) em troca de uma enorme quantia, uns 100 trilhões de dólares, digamos (NÃO RECOMENDADO !!! Tanto é que deixei essa última opção porque o custo é muitíssimo, mas muitíssimo mesmo maior do que o benefício.).
    Bom, essas são as alternativas para os que querem MUITO MESMO conseguir grande quantidade de dinheiro em pouco tempo e que estão dispostos a correr qualquer risco. Se estão dispostos a tudo, mesmo, então, a escolha é de VOCÊS…Boa sorte.
    P.S.: Esta lista NÃO deve ser levada a sério. Nenhuma pessoa, em sua sã consciência, seguiria as sugestões enumeradas nesta lista. Qualquer pessoa que seguir as opções mostradas na lista é um LOUCO ou um DESEQUILIBRADO MENTAL, que deve ser internado imediatamente em um manicômio e impedido de ter acesso a itens da cultura pop de qualquer espécie.

  2. Pior que ver um autor ameaçado por uma besteira dessas é ver comentários redirecionando o alvo pra outros autores que não tem nada a ver com isso.

  3. Ninguém merece ser ameaçado por criar uma obra artística, não importa o nível de qualidade. Tanta gente no mundo que ganha rios de dinheiro cometendo crimes, enganando os outros, e o psicopata resolve perseguir justo um coitado de um mangaká?

    Os fãs de Kuroko no Basket estão se mobilizando para demonstrar apoio ao autor, reunindo mensagens e fanarts para enviar a ele. Estão pedindo mensagens em inglês ou japonês, mas podem escrever em português que será traduzido. Procurem a comunidade no Livejournal: http://we-love-kuroko.livejournal.com/ , no Tumblr: http://welovekurokoproject.tumblr.com/ ou no Dreamwidth: http://we-love-kuroko.dreamwidth.org/

  4. Oi, eu queria saber se esse kuroko no basket tem coisas yaoi nele?
    pois eu comecei a ver e gostei muito, só que vejo algumas imagens estranhas na internet com o kagami e o kuroko, nada contra que gosta mas eles tem algum tipo de relacionamento mais tarde? poq ate me desanimou a ver.

    1. Não tem nada de yaoi não, é só amizade entre eles. Na verdade, metade do que se vê de imagens yaoi na internet é pura imaginação de fã, haha…

    2. Sou homem e leio/assisti Kuroko, pode ver a obra sem medo, é só algumas fãs que viajam na batata.
      O que é uma amizade mais forte é visto como sexo selvagem pelas fujoshi.

      Mas como shonen de esporte, Kuroko é um dos mais divertidos. É só não levar as habilidades dos jogadores muito a sério.

  5. Você leu esta reportagem no Sankuku Complex, Qwerty? Ou foi em outro site? Ou diretamente de um site japonês?! Você arranha um pouco no japonês se bem me lembro…
    Só estou perguntando porque vi isto no Sankaku Complex xD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *