Comic Market 83 não foi cancelado, mas ficou com muitas mesas vazias…

cm43

Não é novidade as ameaças que o autor de e tudo relacionado a Kuroko no Basket vem recebendo. Tais ameaças chegaram até a por a realização da 83ª edição do Comic Market, o maior evento de doujinshi do japão e um dos maiores eventos de quadrinhos do mundo, em risco de ser cancelada. Tudo isso só piorou quando o maior evento da própria editora de Kuroko, Jump Festa, optou por não apresentar nenhuma palestra ou mostra relacionada à série. Por sorte, a Comiket segurou as pontas e foi realizada entre os dias 29 e 31 de Dezembro, mas não sem graves perdas.

O risco de atentado era tão forte que a organização do evento foi forçada a desautorizar a participação de certos grupos com temáticas de Kuroko no Basket. O resultado foi um considerável número de mesas vazias durante os três dias de evento. O valor total dos prejuízos para a organização do Comiket foi estimado em mais de 10 milhões de ienes, o que é aproximadamente mais de 230 mil reais. Esse valor representa a devolução dos depósitos de inscrição de mais de cerca de 900 grupos que foram impedidos de participar e custos com segurança extra.

Apesar de tudo isso, o evento contou com mais de 550 mil visitantes, estabelecendo um novo recorde para sua edição de inverno. O alerta para ameaças continua alto, mesmo sem ninguém saber o real motivo por trás delas, mas o autor, Tadatoshi Fujimaki, já avisou que, “não importa o que”, vai continuar trabalhando sem parar.

Sendo sincero, espero que essas ameaças logo terminem. Isso é publicidade negativa para os mangás como um todo, não só para Kuroko no Basket. Quando alguém morrer de fato vão começar a tomar providências mais drásticas?

Para saber mais sobre essas ameaças a Kuroko no Basket, confira no Argama ou no XIL.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Não é novidade as ameaças que o autor de e […]

4 thoughts on “Comic Market 83 não foi cancelado, mas ficou com muitas mesas vazias…”

  1. Saudações

    Lamentável a situação, mas ao menos o evento foi realizado (mesmo com as perdas consideráveis).
    Quanto ao autor de Kuroko no Basket, só espero que tais ameaças contra a pessoa dele parem de uma vez. Isto não é saudável para ninguém, tal como bem colocaste, amigo Diogo.

    Até mais!

  2. Esse é só um dos galpões que estavam estavam mais vazio pois não tinham coisas interessantes a venda. na parte dos doujinshi era 5 da da tarde e as filas estavam monstruosas nem consegui entrar.

    1. @CogaNerd

      É claro que ainda tava tudo lotado, mas perder mesas importantes como essa foi, querendo ou não, um prejuízo considerável.

  3. @Coga @Diogo Podes crer. Mais de 200 mil reais só por causa de umas ameaças de um babaca? Sei que os organizadores não devem estar satisfeitos… Mas acho que Kuroko provavelmente se encaixava melhor na área de doujin yaoi, então creio que o Coga não teria muito problema mesmo, haha

Deixe um comentário!