VQ Review – Suisei no Gargantia – ep. 10

gargantia10_banner

Chamber cada vez mais um personagem incrível… Mas não só ele!

RESUMINDO

Com todas as lulas-baleia do local exterminadas, a frota de Flange e Pinion começa a extrair os “tesouros” do local. Mas ocorre uma divergência de opiniões: Flange quer usar o tesouro para enriquecer toda a raça humana, mas Pinion deseja usá-los para seu próprio proveito, e passa a desafiar outras frotas. Enquanto isso, Ledo continua atordoado com o que descobriu, e Chamber tenta dar um conselho lógico para ele.

gargantia09_01

EU ACHO QUE…

Antes desse episódio, eu re-assisti a primeira parte do primeiro episódio, e depois a segunda metade do episódio 9. Fiz bem, entendi melhor como o anime começou e consegui entender o rumo que o anime tomaria agora.

“A ilha da ambição” é o título do episódio. E nos dois focos do episódio o tema ambição estava envolvido. O poder e riquezas infinitos em mãos começam a fazer Pinion (e uma crescente parte da frota) desejar expandir seu domínio pelos mares. Eles até desafiam os outros piratas e navios a os enfrentarem. Interessante que esse objetivo é bem diferente da filosofia de Gargantia de haver “cooperação mútua”. Lá em Gargantia, explorava-se o mar respeitando os seus habitantes naturais, as lulas-baleia, e evitava-se lutas mortíferas contra piratas. Mas aqui o mar está totalmente banhado em sangue de lulas, e qualquer um que se opor será atacado. Aposto que isso pode levar a uma rivalidade e um possível confronto entre Pinion e Gargantia (rivalidade que já existia desde o começo, representado pelas diferenças entre Pinion e Bellows). Ou pode ser que a ambição leve o próprio Pinion à ruína. Quando um personagem (Melty, no caso) pergunta se “ficaremos bem” é porque tudo isso pode dar merda.

gargantia09_03

E Ledo? Mano, ele estava acabado heim! Eu realmente senti pena dele D=. Repassar as imagens dele esmagando os bebês com seus próprios pés… não é atoa que ele estava completamente sem forças o episódio inteiro.

Aí, Chamber, sozinho, chega a uma conclusão lógica e apresenta para Ledo. O próprio Chamber percebe que tanto ele, um robô, quanto o corpo geneticamente modificado dos evolvers, foram criados com o mesmo objetivo em mente: proteger o frágil corpo humano das condições espaciais, porém, cada um de uma forma diferente. “Um lado busca a civilização, o outro a abandona.” Ambos os lados vão lutar até o final para defender seu ponto de vista do que seria a forma correta de sobreviver. Então, Ledo não teria escolha. “Se você quiser existir, não tem o luxo de escolher”. A Aliança deve lutar contra os Hideous, caso contrário os humanos do lado do Ledo serão extintos. Por mais fria que tenha sido essa conclusão, eu fiquei assustado com o peso dessa lógica. Até porque é isso que acontece em guerras mesmo nos nossos dias: alguém já viu algum lado numa guerra abandonar seu orgulho e ambição para interromper a mesma? As guerras muitas vezes acabam quando um dos lados simplesmente fica sem “munição” ou poder suficiente para atacar (como aconteceu com aqueles piratas neste episódio). Com isso em mente, tente rever a batalha de Pinion com os piratas e perceba como aquilo parece familiar… tem uma crítica muito inteligente ali!

gargantia09_02

(Isso faz até eu pensar se os “tesouros no fundo do mar” em Gargantia não seriam como as reservas de petróleo muito disputadas hoje =O)

Agora, um defeito no episódio… Como é que eles de uma hora pra outra conseguiram fazer funcionar aquele canhão de plasma que estava há séculos no fundo do mar? E ainda conseguiram operá-lo sem ler manual algum? Ficou forçado isso aí!

Ah, e ainda teve um cliffhanger final… O que vocês acham que vai acontecer? Deixem seus comentários!

Chamber cada vez mais um personagem incrível… Mas não só […]

16 thoughts on “VQ Review – Suisei no Gargantia – ep. 10”

  1. (reaproveitando o comentário)

    infelizmente tenho dizer que este episodio no todo para mim foi horrível……. o Ledo esta instável emocionalmente pelo o ultimo motivo aceitável por nós espectadores.

    poderia ser orgulho ferido por ter sido engando a vida toda sobre a natureza do inimigo…

    poderia ser indignação pela futilidade da guerra! (eu estou lutando a vida toda por um motivo tosco deste?)

    poderia concluir que a aliança escolheu a pior resposta possível! (não dava para coexisti e evitar tantas mortes dos 2 lados)….

    poderia ser raiva da aliança, por chega a constatação que ela roubou dele… sua infância.. seu irmão, sua felicidade/humanidade para lutar por um farsa.

    poderia ser QUALQUER coisa, menos o desgosto de matar outros “humanos”… pq isso ele já demonstrou qual NÃO tem, o episodio 2 destrói toda credibilidade emocional/motivacional deste episodio.

    o numero de episódios TB contribuiu para a falta de sustentação do conflito emocional do Ledo… se tivesse mais alguns episódios de um debate de argumentos afiados entre Ledo x alguém sobre: a coexistência / conceito de humano / ser um soldado é diferente de viver como um soldado / a humanidade dentro de nós e etc…

    alem de mais um pouco de slice of life e uma passagem no tempo com Ledo vivendo em Gargantia (meses a anos), para nos convencer que ele se tornou emocionalmente humano de verdade! e que comprou novos conceitos… TALVEZ aceitaríamos melhor muitas coisas aqui… mas alem de problemas no roteiro… os poucos episódios (e salta de desenvolvimento do personagem) faz tudo parecer muito falso..

    Por outro lado Chamber brilhou!!! eu vi uma machina argumentar, embasar e
    Persuadir um humano? lol prefiro a explicação do Chamber para continuar a guerra, mas pelo que ele mesmo mostrou…

    alias, so eu interpretei isso ou a eletricidade do mundo depende das lulas, nas nano-alguma-coisa (luzes que fica na agua e faz as rotas maritimas) que fornece energia, fazem parte do organismo/casca das lulas pelo que entendi! logo a coexistência no atual mundo é uma questão de sobrevivência para os humanos “naturais”…

    enfim… não gostei do final, acho que vai sai merda desta historia…. estou comedo do pouco que não se perdeu neste episodio, venha se deperde com este novo Mecha na historia…

    Ledo vai lutar contra o seu comandante, ja que este é ignorante sobre as lulas que agora Ledo quer defender?

    possivelmente o comandante sabe da verdade! não de a minima para isso! não ligue para os humanos primitivos do planeta e sua dependência das lulas para ter eletricidade! e queria finalizar o trabalho e o Ledo vai tentar impedi…

    me pergunto se com esse novo pequeno detalhe (o comandanta e seu mecha) + atual localidade do Ledo + poucos episodio para o fim… Ainda vai ter espaço da Amy neste anime?

    Ela foi so isso? o pombo correio e uma dança? ate o irmão dela e a outra caçadora (Bellows) tiveram mais importância na construção do Ledo do que a Amy!

    1. Serão só 12 episódios? O cara apresentou toda uma cultura… Para um anime de 12 episódios? Isso sim para mim é erro de roteiro. Eu confio(ou, confiava) em Gargantia pois para mim seria um ótimo anime se seu desenvolvimento continuasse calmo e lento. Acho que está correndo rápido demais as coisas e o emocional dos personagens acabam sendo atropelado. Bem, que seja, se for apenas 12 episódios, uma grande ideia jogada fora. (Onde eu já vi isso? Sw… Swor… Hmm…)

    2. Eu também pensava assim, mas aí veio um porém: o Ledo do episódio 2 não é o mesmo do episódio 10. Sua interação com os humanos de Gargantia deveria resgatar suas emoções, e fazê-lo repensar suas ações passadas. Ele chorou ao lembrar do irmão, começou a sentir algo mais pela Amy (um passo gigantesco para um rapaz que provavelmente só pensava em mulher como “possibilidade de reprodução”), começou a se questionar sobre sua vida de um modo geral (se ele só é útil para guerrear, o que fazer num mundo onde as pessoas procuram evitar conflitos?).

      Por outro lado, concordo com você que o desenvolvimento do personagem não foi suficiente para que tais mudanças fossem mais claras, tivessem peso e importância tais que pudéssemos aceitar a reação dele.

  2. Esse episódio foi INCRÍVEL, adicionou uma profundidade enorme ao roteiro, caracteristica do Urobuchi, fazer coisas tão complexas e profundas que muita gente simplesmente passa batido.

    A explicação do Chamber foi a seguinte:

    Os seres humanos utilizam o intelecto e constroem civilizações porque são frágeis fisicamente, eles precisam um dos outros, e do seu intelecto ( cristalizado na forma dos Machine Calibers ), pra sobreviver a situações extremas.

    Já os hideous adquiriram um corpo absurdamente forte, que sobrevive a praticamente tudo, eles não precisam mais do intelecto, e nem mesmo uns dos outros, porque eles não tem mais a fragilidade que torna tudo isso necessário.

    Não são duas ideologias, são 2 modos de sobrevivência, um é uma ameaça ao outro por essência, apesar de que talvez a coexistência seja possível, já que os hideous abandonaram o intelecto, talvez isso seja instintivo, um dos lados vai ser destruído.

    O episódio foi tão bom porque isso “hideous x humanos” é só uma metáfora de algo que acontece entre os próprios humanos, da força, do abandono da coexistência.

    1. E ah, praqueles que estão falando que o Ledo ficar culpado por matar humanos não faz sentido, vou explicar.

      Ele ficou depressivo porque não via sentido no que fez a vida inteira, a aliança vendia a guerra contra uma raça inferior, então ele descobre que são todos humanos, que a guerra que ele acreditava simplesmente não tinha sentido se são todos iguais…. isso faz algum sentido pra vocês dentro da própria existência humana amigos ?

      1. humanos matam humanos em guerras humanas por muito menos e faz sentido para eles, (se não fizesse eles não lutariam), e mesmo assim do modo que vc colocou a coisa ficaria ate “aceitável”, a origem dos “hideous” para o contexto de 2 raças se matando é totalmente irrelevante.

        emocionalmente falando ate da para entender! eles ja foram humanos, eu luto para proteger humanos, eu não deveria matar “humanos” modificados pq são humanos…

        o problema é que a pouco tempo atras (episodio 2), ele matou humanos a sangue frio e ainda ficou se perguntando o que fez de errado pela revoltou que criou… ou seja fica muito obvio que inimigo é inimigo e vai ser tratado como tal, independente da raça…

        se com outros humanos ele nem relutou pq com Ex-humanos “hideous” que abandonaram sua humanidade seria diferente?

        vou usar parte do post de um amiga…
        — Beta —

        Não importa o que o texto tente insinuar, lula-Hideauzes são apenas criaturas que merecem respeito da humanidade por serem o que são, não seres humanos. Não mais. A perspectiva que eu tenho é a mesma de gados sendo abatidos. Por um ponto de vista lógico, a revolta de Ledo deveria ser sobre os arquivos secretos, a farsa ideológica, uma indignação homem-estado ao invés de homem-moral social, não por ter matado meia dúzia de lulas que convenientemente ganharam forma humana por alguns segundos na tentativa de sustentar um conflito tão capenga.

        ————-

        e completo pelo que falei antes…. a revolta é valida! Ledo tem N motivos para estar revoltado, mas o anime se focou no pior possível, o único que torna o episodio 2 contraditório.

        1. A questão é mais ideológica…
          Ele matou humanos a sangue frio porque eram “inimigos”… ele ficou em duvida porque simplesmente não tinha mais certeza do motivo pelo qual ele lutava. Qual é o ponto da guerra se todos sairam do mesmo lugar ? Entende ? O chamber explicou a lógica, mas a duvida era essa, simples, e não contradiz o episódio 2.

          1. os piratas tb sairam do mesmo lugar!

            volto a falar… é irrelevante o fato de terem saido do mesmo lugar as 2 raças, um passado unico nada tem relação com hostilidades futuras, descobri que as lulas um dia foram humanas, não termina a hostilidade tanto por parte da aliança galática quando por parte hideous…

            ou seja coexistem ou se matam… é bem simples, o Clamber explicou a logica e concluiu que a coexistência é impossível.

          2. Cara concordo com você, e acho que falta um pouco de profundidade no assunto do pessoal que não concorda, mas e só uma questão de superficialidade da interpretação que com alguns episódios a mais de introdução dos personagens já deve ajudar, e muita informação no EPI 09-10, pois do 02-08 foi muita introdução a nova cultura e não acrescentou muito ao anime.

  3. Bom… se o episódio 10 foi assim tão ruim por contradizer o episódio 02… será que realmente o problema foi neste episódio 10? Ou será que o defeito está no episódio 02?

    Um defeito mais gritante pra mim (embora menos importante) foi a restauração mágica do canhão laser xD. Eu tenho uma filosofia de que não dá pra tirar proveito de um anime direito se você o assiste procurando defeito (até rima). Por isso prefiro pegar o que houve de bom nos episódios, e como um “episódio fechado em si”, achei este muito bom.

    Mas é bom também ler comentários contrários pra perceber coisas que deixou passar. =D

  4. O tema da guerra é interessante, mas o que vai acontecer agora com o ecossistema do planeta, visto que ao que tudo indica os humanos conseguem energia elétrica das nanomaquinas existentes nos corpos das lulas gigantes (insetos de luz) e me parece não tem conhecimento tecnológico suficiente para reproduzi-las (nanomaquinas) por conta própria… Em determinado momento Chamber utilizou o termo “co-existencia” o que indica que pode haver algum tipo de mensagem ecológica no fim do anime…

    Claro que é somente um anime… Não um mundo real… E claro também que posso ter entendido tudo errado…

  5. Porra o episódio 09 desse anime foi um plot twist foda, mas este anime está muito bom está conseguindo passar tudo oq quer passar de uma forma fácil de se entender, enfim foi a salvação do mechas nessa temporada!

Deixe uma resposta