Toku Quest – Origens

Olá, eu sou o Azrael, trago para vocês uma pequena introdução sobre o que é Tokustsu. Nesta introdução eu vou falar sobre generos, franquias e produtoras. Me acompanhem nesta nova aventura!

A Origem

O termo Tokusatsu é uma abreviatura da expressão japonesa “tokushu satsuei”, que quer dizer “filme de efeitos especiais”. Antigamente o termo se aplicava a qualquer produção cinematográfica ou televisiva que utilizasse efeitos especiais. Godzilla, por exemplo, já foi considerado Tokusatsu. Atualmente, tornou-se sinônimo de filmes ou series live-action de super-heróis produzidos no Japão.

Este conceito de super-heróis japonês surgiu após a segunda guerra. Enquanto os “aliados” haviam ostentado seus heróis com ideais de liberdade e patriotismo, os japoneses criaram os seus com conceitos de honra, amizade e determinação. Podemos ver esses ideais expressos em varias series de super-heróis japoneses, como por exemplo: Jaspion, Kamen Rider OOO, Kaizoku Sentai Gokaiger, National Kid, etc.

Neste cenário, surgiram as grandes produtoras de Tokusatsu, é com elas que vou começar este guia.

Produtoras

Nos dias de hoje nós temos uma supremacia de quatro grandes produtoras: A Toei Company, a Toho, a Tsuburaya e a Takara Tomy. Dessas a Toei é a maior e mais importante, porém a Tsuburaya, por produzir apenas o gênero Ultraman, também tem uma força considerável no campo dos tokusatus. Em todos esses anos vimos produtoras ascenderem e morrerem, como a P-Productions, que se destacou em series como Lion Man e Spectreman, mas infelizmente faliu. Mas focando nas quatro grandes, vamos a elas:

  • Toei Company: A maior produtora de televisão do Japão, é também a responsável pela maioria das series e filmes de Tokusatsu. As franquias Kamen Rider e Super Sentai são dela. Mas além dessas ela também criou os Metal Hero. Eu sou muito suspeito para falar da Toei, pois tenho uma relação de amor e ódio com a mesma. Faz muita coisa boa, mas as vezes saem coisas bizarras como Kamen Rider Fourze.

    Os melhores uniformes dos Tokusatsus!

  • Tsuburaya: Criada por Eiji Tsuburaya, que é considerado um mago da televisão no país, produz a franquia Ultraman, considerado o super-herói mais popular do Japão. Também já produziu outras séries como Denkou Choujin Gridman, que foi a base para a serie americana Super Human Samurai. Apesar de não ser muito fã da Familia Ultra, eu respeito muito a franquia pelo fato de ela continuar a ser importante até hoje. Já Gridman eu não assisti, mas não gostava de SHS.

    Familia Ultra reunida.

  • Toho: Dessa eu sou fã incondicional, pelo fato de ter feito Cybercop, a melhor serie fora da Toei (se bem que esta colado com Kamen Rider Black, que é minha serie preferida). Além de Cybercop, ela é responsável também pelos filmes do Godzilla e pelas series Guyferd e a trilogia Chouseishin (Gransazer, Justiriser e Sazer-X).

    A melhor serie de Tokusatsu fora da "Gigante".

  • Takara Tomy: Está já começou da forma certa: como uma produtora de brinquedos, concorrendo diretamente com a Bandai. Atualmente possui um núcleo que produz as series Madan Senki Ryukendo e a franquia Tomica Hero Series (Tomica Hero Rescue Force, Tomica Hero Rescue Fire). Até o momento eu assisti alguns episódios de Rescue Force e gostei muito. Pretendo terminar essa e começar Rescue Fire em breve. Já Ryukendo, eu estou com medo de assistir, mas vou me esforçar e dar uma opinião mais completa depois.

    Uma franquia que promete!

Gêneros

As séries tokusatsu são divididas em grupos ou franquias. Cada um desses grupos possui suas peculiaridades e sua “identidade visual”.

  • Sentai/Super Sentai: São séries nas quais equipes de três a cinco guerreiros, cada um vestindo um uniforme de cor diferente, defendem a Terra das forças do mal. Até 1979, a franquia se chamava apenas “Sentai“, mas após as duas primeiras séries (Goranger e JAKQ), as demais equipes passaram a dispor de veículos mecânicos que se transformam em um robô gigante (mecha), passando a denominar-se Super Sentai. Em 1975, estreava Himitsu Sentai Goranger, o primeiro Sentai a ser produzido, depois disso foi feita uma serie por ano e continua até hoje.
    No ano de 2011 foi ao ar o 35º Super Sentai: Kaizoku Sentai Gokaiger, que prestou uma grandiosa homenagem a todas as series anteriores. Eu já falei dela aqui, e como eu falei foi uma das melhores, se não a melhor, equipe até o momento. Este ano estreia Tokumei Sentai Go-Busters e vamos ver se a qualidade se mantém.
    No Brasil, as séries a terem sido exibidas são Goggle V, Changeman, Flashman e Maskman.

    Homenagem mais do que digna a segunda melhor franquia do mercado!

  • Metal Hero: Mais uma das grandes produções da “Gigante”. A premissa principal desse gênero é: jovens que usam armaduras metálicas para combater organizações do mal que querem dominar/destruir a terra. Os Metal Hero tiveram sua grande estreia com a trilogia dos Policiais do Espaço: Gyaban, Sharivan e Shaider. Dentro dos Metal Hero há alguns sub-generos, como os Rescue Heros, uma trilogia formada por Winspector, Solbrain e Exceedraft. Também fazem parte desse gênero: Jiraiya, Metalder, Jiban, Jaspion, Spielvan, etc. Em 1996 foi ao ar a ultima serie do gênero: B-Fighter Kabuto. Com a derrocada do gênero e as constantes reformulações, a Toei decidiu por encerrar a produção do gênero.
    Em 2012 sai o filme Gokaiger vs Gyaban, uma especial que comemora os 30 anos dos Metal Hero.
    No Brasil, foi o gênero que teve mais séries exibidas, desde Gyaban até Solbrain: Gyaban, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain.

    Series legais que se perderam com o tempo.

  • Kamen Rider: Franquia criada por Shotaro Ishinomori e produzida pela Toei Company em parceria com a Ishinomori Productions. Teve sua estréia em 1971 com Kamen Rider. A premissa original da serie era um jovem que foi transformado em ciborgue por uma organização do mal que quer dominar a Terra. Esta premissa foi utilizada até Kamen Rider Super-1 e depois no filme Kamen Rider ZX. Após isso houve uma mudança na premissa, ao invés de ciborgues, os jovens eram transformados em mutantes. Já os Riders atuais deixaram essa premissa de lado e ficaram mais tecnológicos, com temáticas novas a cada serie.
    No Brasil, as únicas séries exibidas foram Kamen Rider Black e sua continuação, Kamen Rider Black RX.

    Esta é a melhor franquia do mercado!!!!

  • Ultraman: Esta é a franquia mais popular no Japão. A ideia principal é: uma família de guerreiros vieram de outra galáxia, Nebulosa M-78, procuram hospedeiros humanos para poder combater outros aliens que querem invadir a terra. Para lutar, tanto os Ultras quanto os inimigos ficam gigantes. Algumas series não possuem seres “Ultras” (seres gigantes), como Ultra Q.
    No Brasil, foram exibidos Ultraman, Ultra Seven, Ultraman Jack e Ultraman Tiga.

    A Familia da Galáxia M-78!

  • Henshin Hero: Alguns tokusatsus não fazem parte dos já citados gêneros, isso faz deles “Henshin Heros”. “Henshin” significa transformação. Levando em conta que a maioria dos heróis de tokusatsu se transformam para lutar, exceto raras exceções, isso fica meio redundante. As series que fazem parte deste “gênero” não são ligadas a nenhuma produtora, ou seja, cada produtora tem pelo menos uma serie desta classificação. Além disso possui subgêneros, como os “Other Heroes”, “Super Heroines”, “Classic Heroes” e vários outros.
    No Brasil, foram exibidas as séries National Kid (Toei Company), Kousoku Esper (Senkousha Productions), Kaiketsu Lion Man (P-Productions), Fuun Lion Man (P-Productions), Machineman (Toei Company), Bicrossers (Toei Company), Cybercops (Toho), Patrine (Toei Company) e Ryukendo (Takara).

Bolas de Baseball e capas de plastico. (Segundo o Kitsune)

  • Kyodai Hero: Nada além de heróis gigantes que não pertencem a Familia Ultra. Não tenho muito que falar sobre esse gênero, pois não acompanhei muito as series. A única que eu assisti alguns episódios foi Spectreman, e foi muito bizarro, mas um bizarro bom. A primeira serie do gênero foi Vingadores do Espaço, que estreou dois anos antes de Ultraman. Durante a década de 70 houve um boom de series Kyodai como Redman, Thunder Mask, Silver Kamen Giant, Mirrorman, Megaloman e muitos outros, mas acabou entrando em declínio nos primeiros anos da década de 80, o que acabou por sepultar sua produção.
    No Brasil, as séries exibidas foram Vingadores do Espaço (Magma Taishi ou Ambassador Magma), Robô Gigante e Spectreman.

    Luta contra a poluição e macaco loiro maluco!

Conclusão

Essa foi uma pequena introdução ao mundo dos tokusatsus. Durante os vídeos eu vou dando mais explicações sobre termos, nomes, franquias, etc.

Agora eu vou deixar na mão de vocês: qual será o primeiro Toku Quest? Votem na enquete ai embaixo e escolham, vocês tem até Sábado 12:59hs.

Olá, eu sou o Azrael, trago para vocês uma pequena […]