Koizora – Emocionante!

Estou sem palavras para começar a descrever essa excelente série. “Koizora” (O céu do amor)  é lindo, emocionante, dramático, realista e chocante. Acompanhe a seguir o que passou na minha cabeça ao chorar, pensar e admirar essa obra.

Um fenômeno literário no japão, publicada em sites para celulares (“Mahō no iLand“) por Mika, “Koizora” ganhou repercução nacional, adaptação para mangá (desenhado por Ibuki Haneda e supervisionado pela própria autora), um filme e posteriormente o Dorama.

A sinopse é simples: Acompanhamos a vida de Tahara Mika, uma estudante bastante doce, infantil que descobre o amor com Sakurai Hiroki (Hiro).  Ele a ensina sobre as coisas boas e ruins da vida durante todo período em que estiveram juntos (muita coisa acontece, há muitas reviravoltas e se você esta interessado em assistir e se emocionar, não posso falar mais do que isso).

Confesso que o primeiro episodio não me cativou. Fiquei preconceituoso com relação ao cabelo do protagonista e ao jeito explosivo dele. Achei exagerado, ele não sabia argumentar nenhuma frase decente, só sabia distribuir socos e dar ordens para a Mika, que inicialmente era uma “tontinha” que fazia tudo o que ele queria. Pensei que a série iria manter essa linha de atuação no personagens, mas felizmente fui surpreendido com o rumo da história. Hiro passou a diminuir essa tendência exagerada nos capitulos seguintes, e percebi o que realmente estava acontecendo.

A grande história a ser contada aqui é o crescimento da adolescente para a fase adulta. Passando por diversas etapas difíceis em que temos que tomar decisões para o futuro. Há o conflito com os pais, as divergências de opiniões e o peso da responsabilidade de se criar um laço com outra pessoa. Sim, laço, pois mesmo que sua vida tome um rumo diferente do planejado, você não apaga o que aconteceu anteriormente. Houve uma história, um acontecimento que ficará marcado na sua vida.

Eu tenho a seguinte filosofia:Tudo que acontece na nossa vida é uma lição“. Aprendemos com os erros e acertos de nossas decisões todos os dias. “Koizora” mostra isso da forma mais realista possível. A vida é dura sim! Você vai enfrentar muitas dificuldades sempre! Mas você precisa lidar com isso. Não há atalho, não há caminho mais fácil. Ninguém pode viver a sua vida se não você mesmo. Suas decisões trarão consequências diretas para você lidar, seja no trabalho, na escola, no amor, nas amizades, na família, em tudo!

E o que podemos fazer para melhorar isso? A resposta é simples: Encontre algo que te mova. Que te faça feliz, que sempre devolva a energia de enfrentar mais um duro dia na sua vida. Em outras palavras, o Amor.

Eu recomendo essa série sim, mas ela não é para crianças. Os temas abordados são tão fortes e os conflitos morais dos personagens são complexos  de uma maneira que você vai repensar a cada momento sobre a sua vida. Fiquei realmente surpreso e satisfeito como a obra intencionalmente nos proporciona essa reação.

Obs: O único defeito da série é deixar quase que estampado na nossa cara o final. A narração do primeiro capitulo é a culpada, mas isso não tirou o brilho da mensagem da obra.

Estou sem palavras para começar a descrever essa excelente série. […]

27 thoughts on “Koizora – Emocionante!”

  1. Mesmo sendo um país pequeno em tamanho, o japão produz ótimos escritores. A cultura deles incentiva fortemente o surgimento desse tipo de obra.
    Se alguém estiver interessado, segue um link para um relatório técnico realizado pela universidade de Illinois em conjunto com outras grandes universidades mundiais. Esse relatório explica como o japonês aprende a ler e gostar de obras literárias e artísticas desde a infância.

    http://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/17512/ctrstreadtechrepv01989i00449_opt.pdf

  2. agora sim fizeram do melhor dorama que existe (e um dos pouquíssimos que vi, mas o que mais gostei)
    serio eu chorei muito com aquele final
    e serio quem fala “chorar coisa de viado” é pq tem medo de chorar

  3. Ok, não sei se é porque eu sou super tarada por shoujo e doramas, mas a verdade é: Koizora é um dos meus doramas favoritos – nem entendo o porque de ter tido ratings tão baixos no japão, tsc…
    Ahistória te cativa (em especial o casal T_T) e as personagens também. As lições que são ensinadas ao público também são lindas e-… ok, eu realmente sou super paga pau de Koizora. Super recomendado (e para quem não têm paciência para assistir o dorama, também tem o filme – que apesar de ser com atores diferentes, também é muito bom).

    1. O dorama não teve muita audiencia?
      Putz, ganhou adaptação pra manga, filme e dorama pra não sair tão bem? Será que o manga e o filme se sairam melhor?

  4. Caramba, Danilo, ta mandando ver mesmo nos posts. Ainda bem que tem de outros países também.
    Já tinha ouvido falar bem de Koizora só falta mesmo assistir agora. E sobre as atuações no dorama? Ajudam na obra ou ficou a desejar?
    Enquanto aqui só aparece uma ou outra mensagem “boa” nas novelas ao lado de muito comercial, por lá surgem títulos como Koizora, Clannad, Good Luck, Daisuki!! Higashi no Eden.

  5. Engraçado, Koizora foi um dos meus primeiros dramas japoneses e confesso que não me cativei muito e desisti logo do segundo episódio… acredito que pela falta de carisma dos atores, não necessariamente dos personagens. No entanto pretendo ver o restante por causa da resenha, vai que o Hiro de cabelo descolorido e armado não melhora com o tempo e eu largo de ser tão chata XD
    Eu cheguei a ver o filme, e gostei, apesar de eu já saber o final, justifico isso devido à algumas cena realmente sensíveis, como as dos 10 minutos finais.
    Ótima resenha, acho incrivel como você consegue escrevê-la sem conter spoiler e nem deixar a obra previsivel para quem pretende vê-la depois =)

  6. Gente também queria entender quem é o pai da filha de Mika no final, torci pra que eles tivesse ficado grávida dele antes de morrer, será que foi isso?? tomara 🙏

Deixe uma resposta