VQ Review – Shingeki no Kyojin – ep. 02

shingeki 02

Somos todos fracos.

RESUMINDO

Depois do clímax, a poeira baixa, e a realidade bate: toda a tecnologia, os canhões, as cordas, os muros, a fé… nada disso é suficiente para parar os Titãs. Alguns dos cidadãos conseguem escapar por barcos, mas a maioria é dizimada pelos gigantes, que destroem a segunda barreira. O trio Eren, Armin e Mikasa se vê sozinho no último refúgio humano; e assim os três tomam a decisão que definirá Shingeki no Kyojin.

EU ACHO QUE…

snk01

“Você não pôde salvar sua mãe porque é fraco. Eu não consegui encarar o titã porque tenho medo.”

snk04É isso. É isso que faz de Shingeki no Kyojin essa obra que (por enquanto) não atrai nada além de elogios: a maneira como o roteiro e a direção, juntos, nos fazem acreditar no completo desespero daquela situação. São as expressões dos personagens diante dos titãs, o grotesco andar dos gigantes comuns, nus, feios, simplesmente esmagando, quebrando e devorando os humanos. A carga dramática do momento em que o titã, que parece ter um exoesqueleto protegendo seu corpo, destrói a segunda muralha com um tackle só, levando dezenas de pessoas no caminho.

Uma parte para mim importantíssima desse episódio foi a chegada à muralha interna, e a exposição à podridão daquele povo. Aparentemente, existe uma extratificação social baseada na área em que se vive. Os da primeira camada, mais externa, são os mais pobres. E mesmo (ou especialmente) numa situação de crise como essa, ainda existe preconceito e segregação. E é nesse momento em que Mikasa brilha: não adianta chorar, ou achar que vai mudar o mundo sendo “revoltadinho”. Levanta a cabeça, come o pão que o diabo amassou (quase que literalmente) e segue em frente.

snk02Esse episódio 2 não é feito só de momentos dramáticos, mas também de um pouco de exposição necessária. Inclusive, usaram as vinhetas comerciais pra passar algumas informações interessantes sobre a topografia do lugar (pelo que me contaram, essas informações aparecem nos tankobons do mangá). Uma coisa que me deixa intrigado é dizerem que esse é “o último refúgio humano”. Não consigo acreditar que existam apenas esses humanos, nesse espaço tão reduzido (É o que? O tamanho de um bairro de São Paulo? Só isso de gente num planeta inteiro?). Mas eu sei que isso deve ser explicado mais tarde, portanto, SEM SPOILERS.

E os dois momentos mais FUCK YEAH desse episódio: o já citado titã com exoesqueleto ( “titã blindado” como bem corrigido pelo Chapéu Panamá nos comentários… apesar de isso não ter sido dito nesse episódio), jogando rugby com os soldados. Gosto da direção, e de como ele realmente dá medo; mas ele vai de encontro ao que havia dito no Side Quest de SnK: os gigantes não têm estilo; já esse é bem estiloso. Não chega a incomodar tanto, mas vale citar. E, depois, as crianças decidindo juntarem-se ao exército, o corte, e todos eles já de uniforme, prontos para virarem os protagonistas da série. Expectativa sendo jogada lá no alto.

snk03

Difícil superar aquele primeiro episódio. Esse segundo foi a parte descendente da curva dramática. Mas é necessário. Não faço ideia de como a história vai se desenrolar, mas ia achar legal se tivéssemos pelos menos um episódio com o treinamento das tropas, talvez mostrando a tal explicação pros aparelhos que todos já me disseram que existe no mangá (e aliás, não me digam o que vem a seguir; eu curto a expectativa).

Índice de Reviews – Temporada de Abril 2013

Somos todos fracos. RESUMINDO Depois do clímax, a poeira baixa, […]

52 thoughts on “VQ Review – Shingeki no Kyojin – ep. 02”

  1. Haha, imaginava que vc, como fã de Pokémon, iria pensar no ataque do titã como um “tackle”… um tackle nível 100 com todos os Evs colocados em atk. Mas só esclarecendo, aquele não era o Titã Colossal. Era o “Armored Titan” ou Titã Blindado. Acho importante diferenciar pois os dois terão importância tarde na história.

      1. De nada, realmente não foi dito no episódio, mas é que deu a impressão de que os dois titãs eram o mesmo quando vc se referiu aos dois como “colossal”. Algo mais, no Anikenkai tem um post sobre as proporções do refúgio dos humanos comparado com a geografia do nosso mundo, caso mais alguém nos comentários tenha essa curiosidade. É bem grande. Abraços da sua peça de vestuário mais icônica o/

  2. esse episodio foi razoavel, embora tenham se desviado do mangá, vamos ver como vai ser mais para frente, o mangá ja me decepcionou, mas espero que melhore, quanto ao anime que continue do jeito que tá

    1. Digo o mesmo: o manga me decepcionou! Esperava que ele não seguiria a mesma premissa de todos os battle shonens… eu acompanhando o anime quando tenho tempo. Perdi todo aquele hype inicial. Só a música de abertura que vale muito.

  3. A cena do titã encouraçado/blindado foi excelente: animação, sentimento/desespero dos personagens, trilha sonora (chegou a arrepiar)! O anime está se mostrando, até agora, uma adaptação nota 11, achei melhor que o mangá! Mas tem uma passagem, no episódio 1, que eu senti falta:
    http://i50.tinypic.com/so4784.jpg

    “Uma coisa que me deixa intrigado é dizerem que esse é “o último refúgio humano”. Não consigo acreditar que existam apenas esses humanos, nesse espaço tão reduzido (É o que? O tamanho de um bairro de São Paulo? Só isso de gente num planeta inteiro?). Mas eu sei que isso deve ser explicado mais tarde, portanto, SEM SPOILERS.”
    Nós ainda tb não sabemos de nada rs, mas talvez mais pra frente no mangá apareça algo… Estou muito curiosa tb.

  4. Na verdade a área da muralha possui tipo, mas de 100 quilômetros de raio u.u
    Continua sendo pequeno para o mundo todo, mas considerando que segundo vocês, o pessoal teve que servir de isca para os gigantes enquanto construíam as muralhas, é bem possível xD

    1. O modo como as muralhas foram construídas é um dos mistérios do mangá e pouca coisa foi mostrada a respeito disso até agora. ALiás é bom citar uma coisa: nos eyecatchs e nos bônus do mangá onde mostram as informações daquele mundo, essas informações vem sempre acompanhadas de um “Informação pública disponível no momento”, ou seja, além deles viverem na era da merda, as classes dominantes fazem questão de manter a população com pouco conhecimento acerca dos p´roprios meios de defesa.

  5. Putz, meu post se perdeu por conta de um erro… enfim, tentarei de novo. =/

    ==========

    Eu curti o gigante Iron Man (é muito parecido, haha!), eu achei ele mais interessante porquê ele me intriga, talvez até por isso ele seja diferente, no mais eu concordo com todo o post.

    Na minha opinião o episódio um foi “Tenso” e o episódio dois “Interessante”, ele amarra bem para os próximos, e mostra também que a série não está se “apressando”. O ritmo está ótimo.
    Quanto ao número de pessoas vivas no mundo, teve um post bem legal no Anikenkai agora há pouco (ele não é spoil, já que se baseou nas cenas de intervalo do anime).

    Ah, e aqui vai um extra.. Kyojin é um excelente anime para renovar/expandir o nicho… o clima da série foi tão bom, que consegui convencer meus amigos que odeiam anime a assistir, e todos deram uma resposta muito positiva. O clima da obra favorece isso, então, parabéns para todos envolvidos na produção.

  6. Para quem assina o Crunchyroll, Shingeki no Kyojin entrou na programação. Mas, por enquanto está disponível só para a América do Norte. Mas, como o bloqueio é por ip e não por região da conta, se vocês quiserem assistir, saberão o que fazer.
    E o aplicativo do Crunchyroll, para PS3, também estreia hoje 16/04/2013 na PSN Brasileira.
    Bem, a maioria que tem PS3 já deu um jeito de pegar o aplicativo pela PSN Americana. Mas, a diferença é que agora as legendas em PtBr passam a estar disponíveis.
    Agradeço a todos os fansubbers. Mas, vamos cada vez mais, favorecer a distribuição oficial, né gente.

    Concluindo: Se você quiser, já tem como assistir (basta fazer poucas configurações) Shingeki no Kyojin em HD, no seu PS3. Ou só assistir o restante do acervo, já disponível para o Brasil.

  7. Muito bom o Post, também muito bom esse episódio do anime, da vontade de ir la ler o mangá por que você fica com muitas duvidas na cabeça querendo resposta. O anime ta muito bem dirigido e animado, até com ótimas trilhas sonoras(Tudo isso até agora, vai saber…) o que eu não consigo parar de me perguntar é, Por que diabos aquele primeiro Titã sai fumaça ele? sera meio que igual ao Luffy do One Piece que quando entra no Gear Second também sai fumaça,simbolizando que aumentou sua pressão sanguínea, ultrapassando seus limites físicos? e agora esse meio que “blindado”. Ha só sei que até agora esta legal

    1. Ha lembrei de uma coisa, no anime primeiro parece que cai um Raio e depois o Titã gigante zé fumaça aparece, sera que ele é fumaçento por veio da quele Raio, dai estava muito quente tipo pegando fogo, dai a fumaça? Ha ele poderia ter caído tão rápido quanto um raio que sua pele literalmente queimou, por isso dele ser em pele….huu…isso é teoria minha, Nunca li o mangá(antes que achem que estou Spoilando) to brisando nas possibilidades

        1. Já estou com todo os volumes do manga, mas ainda não tive tempo para ler e ter certeza. Mas, já havia concluído que o o Mega Titã estava diretamente ligado ao relâmpago.
          Algumas hipóteses: O titã chega através do raio, se materializando a partir de sua queda. Ou o titã era um daqueles menores normais, que ao ser atingido pelo raio, se tornou um mega titã.
          A segunda hipótese permite uma explicação para falta de pele. O crescimento repentino por saturação de energia, não teria permitido tempo para o crescimento da pele.
          Lembrando que origens místicas, tecnológicas, divinas, alienígenas, etc, não podem ser descartadas. Pois, mesmo no contexto do anime não se sabe nada da origem e motivações dos titãs.
          Vou além: Se ainda não tiver sido mencionado no manga, talvez nem o autor saiba ainda o que eles são.
          Lembro da minha reação WTF, quando depois de anos assistindo Dragon Ball e de repente o Goku é alienígena. Tá, ele era um garoto com rabo de macaco. Mas o Oolong era um porco, então? :p

          1. Só dizendo que o autor parece ter bastante controle dos rumos da história sim. Em fóruns gringos algumas pessoas descobriram a mais de um ano revelações que só estão acontecendo agora, em 2013 no mangá, só seguindo pequenas pistas espalhadas nos volumes. Frases ditas por certos personagens, reações estranhas, eventos aparentemente randômicos, as coisas não são colocadas ao acaso. A não ser que os editores o façam desviar do próprio rumo, coisa não tão fácil de acontecer já que a revista onde SnK é publicado é conhecida por permitir uma boa liberdade na criação.

        2. Na verdade esse universo é mais fantasioso, algumas coisas muito absurdas ainda acontecerão provavelmente nos próximos três episódios a história vai mudar de rumo completamente, particularmente não gosto desse novo plot que será inserido à história, mas me parece que, como nosso amigo Chapéu Panamá disse, o autor tem controle sobre os rumos que a história irá tomar. Mas espere alguns episódios para definir o quão fantasioso é o universo desse anime, você irá se surpreender, isso não é necessariamente uma coisa boa nesse caso.

  8. Algo que promete também é o segredo da chave. Ela foi mencionada no primeiro episódio e voltou agora no segundo.
    Também fica o mistério de por que a Mikasa nega o fato do encontro deles com o pai, levando o Eren a crer que foi um pesadelo. Mas, o fato de ele estar com a chave no pescoço, mostra que realmente aconteceu.
    Mas, o que aconteceu? Por que o segredo? Para onde foi o pai deles? Qual o significado e a função da chave?
    E tem algo que me ficou na cabeça, do primeiro episódio: O Eren tem habilidades proféticas ou mediúnicas? Pois, o primeiro episódio começa com ele acordando de um sonho que previa tudo o que aconteceu.
    Será que foi um recurso de roteiro, ou terá alguma função no futuro?
    No mais, SnK tá valendo. E quebrou o meu trauma com Code Breaker, da temporada passada, que prometia muito num trailer fodástico. Mas, que foi uma meleca.
    SnK está fazendo jus ao hype criado pelo trailer.

    1. O Eren ganha a chave do pai dele no primeiro episódio, se eu não me engano.

      Sobre os sonhos, eu acredito que sejam recursos do roteiro pra demonstrar a sanidade mental do Eren, não acho que seja nenhum tipo de habilidade especial…

      Bom, não leio o mangá, então são só minhas “teorias”…

      1. Não, no primeiro episódio o pai deles tá com a chave presa ao pescoço e mostra para o Eren, dizendo que quando ele voltar ira revelar o segredo do porão. Ele vai embora levando a chave.

  9. No geral achei o episódio muito bom, principalmente a cena do “Armored Titan”(?) que foi muito boa, a trilha sonara e a animação estavam em uma “time” perfeito, a direção do anime ta muito foda.

    Uma coisa que eu achei meio chatinha foi esse negócio da Mikasa dando uma lição de moral no protagonista, achei meio estranho pra uma criança ter esse tipo de atitude, muito “madura”, fora que essa atitude do menino não é de “revoltadinho”, o cara acabou de perder a mãe por causa dos titãs, qualquer pessoa estaria com raiva e iria querer “vingança”, sei lá, cortou o clima do episódio pra mim…

    Bom, ainda é o segundo episódio, se o anime vai melhorar, piorar ou só manter mesmo o ritmo, tanto na questão de enredo, quanto na questão técnica, só vamos saber com tempo.

    Ótimo texto, Kitsune, continue com as boas reviews!

    1. Tow quase abrindo espaço na memória do meu iPad, para colocar o 10 volumes do manga para ler no metrô, indo para o trabalho. Tenho só que vencer a preguiça, pois é o tempo que uso para cochilar e completar o sono.

  10. Boa review. Por enquanto o anime tem me impressionado bastante, mas ainda estou paciente… o problema é que se continuar assim vou pro manga e ai queimo ele em algumas horas ^^

  11. Shingeki no Kyojin continua com seus mistérios, vou deixar uma dica a todos que vão acompanhar o anime e não o mangá (pelo menos por enquanto): Não desanimem com nada que vier pela frente.

    Ótima review Kitsune, continue o bom trabalho o/

  12. Nao creio que as muralhas de SnK sejam tão pequenas, se fossemos levar em consideração a população atual da terra terra e que somente um porcento dela tenha sobrevivido ainda assim restaria mais de 70 milhões de pessoas, porem nenhum dado de desses nos foi passado. Creio que deva ter o tamanho da cidade de Vilhena.

  13. Quanto maior o gigante e mais forte é o gigante menos pele ele tem,interessante é tentar descobrir o porque disso.Se tem algo haver com o mistério ou simplesmente uma jogada de design.

  14. Gostei muito do protagonista, sem aquelas frescuras de motivação a la herói, sem motivação afetiva, simplesmente pura vingança. Isso sim é bonito de se ver, esse negocio de colocar o protagonista atrás de um sonho de ser grande, não pra ele, mas pra pessoas ao redor é ridículo, acaba passando a imagem de que a opinião dos outros que é a importante e não a sua própria. E tbm aquela motivação chula de vingancinha pq o amor da vida dele morreu tbm não tá colando mais. A do protagonista de SnK é muito mais humana, palpável digamos, não há quem não assista e concorde com ele, todos queremos sermos livres, todos nós ficaríamos furiosos pela perda de um ou mais entes queridos, pela perda do mundo no qual estávamos acostumados, foi isso que me fez me identificar com o Ehren, pq ele é tipo, muito humano ao meu ver. Gostei muito do animê, se continuar assim não vai demorar pra tirar o lugar de alguns animês aew cof cof fairy cof tail cof shippuden cof cof que são super valorizados sem motivo algum.

  15. Tenho mó vontade de ler os comentários e debater com a galera, mas me da um PUTA medo de alguém dar um spoiler, então é melhor ficar só com a review mesmo XD

    Ps: Ótimo texto, Kitsune o/

  16. Boa Review Kitsuni. Parabéns.

    Ao meu ver, o segundo episódio de Shingeki no Kyojin consegue manter o bom ritmo e drama subsequente do anterior, nos prestigiando com mais lindas imagens líricas de pessoas agonizando e mortes brutais. Além de descobrir também que os corvos não temem gigantes e comem suas refeições ainda quentinhas no meio do campo de batalha com milhares de seres transitando e gritando.

    Aparentemente os distritos mais ao centro devem ser acessados através de barcas de emergência. Não seria mais rápido com cavalos? Carroças? Talvez ambos os três de uma vez…?

    Uma cena importante que quase me passou batido foi a do pai de Eren e Mikasa sobre uma charrete na floresta. Deixou-me subentendido que existe outros humanos em sociedades (menores ou não) em algum parte afora.

    Falando dele, poucos comentaram dos “Pesadelos” de Eren. Para mim é obvio que se trata de memórias retidas. Clichê! Mas despertou minha curiosidade. E tem a chave também… Que pouco me importa.
    Na verdade toda essa jogada de expectativa não conseguiram ganhar a atenção que buscava. O enredo e o ambiente estão tão caóticos e com tantos conflitos que as “deixas mistériosas” do protagonista se perder um pouco.
    Foda-se a porra da chave ou a injeção de suplemento de proteína. Temos gigantes por toda parte e uma humanidade a se organizar.

    E por fim, os três protagonistas decidem se alistar no “exército” um ano depois, mesmo sendo menores de idade. Drasticamente cresceram e Eren ganha uma voz de adulto. WOW
    Foi muito estranho ver isso. Embora o impacto estético tenha sido eficiente para mim.

    Minha conclusão:
    Continua sendo um excelente “Shonen”.
    Pessoalmente eu gosto do clima, da drama, dos gigantes, do guerreiros “alados”, mas os protagonistas me são clichês e sem interesse.
    Continuarei assistindo.

      1. Eu havia tentado, mas infelizmente pra mim lista apenas os do disqus… tentei até com outros navegadores para descargo de consciência. 😛

    1. Estamos sincronizando os comentários ainda. O Disqus diz que demoram umas 24 horas. SUPOSTAMENTE os outros comentários do blog (todos os 15 mil, hahaaha) estarão no Disqus depois disso, hehe

      1. Ah, beleza!

        Piadinha infame… o Disquis diz 24 horas, mas…
        – E então, quantos comentários tem o Video Quest?
        – Tem mais de oito mil!!! *crash*
        – MAIS DE OITO MIL?!?

  17. “Gosto da direção, e de como ele realmente dá medo;”. Concordo 100%, por isso que por enquanto o tio dos principais (acho que era o tio), é o meu personagem preferido da série. Ele ficou com medo do titã que comeu a mãe do principal, admitiu seu medo para as crianças e depois tentou salvar o máximo possível. Não o considero um covarde, pois o medo é parte do ser humano. Eu não lí o mangá, mas pelo q entendi vendo os 2 episódios, quanto menos pele mais forte o titã é.

  18. A cena do pão que o diabo amaçou foi muito bem colocado

    introduzindo a decisão do governo la.

    tbm curti o destaque o titã encouraçado/blindado teve

    Pra descontrair OP ver. WTF

  19. A cena do pão, ou “quando o menino Eren perdeu a inocência” – https://ww1.sinaimg.cn/bmiddle/70745653jw1e3pftp4s4ng.gif

    O mangá, que eu terminei de ler os capítulos disponíveis, não é linear. E cada ida e vinda temporal é pensada pelo autor, aumentando bastante a emoção. O anime parece que vai colocar tudo na ordem, e não sei como isso irá afetar o anime. Por mais que a adaptação seja boas, as novas cenas sejam condizentes, pode acabar diminuindo as qualidades que fazem Shingeki ser o que é. No mangá, já pula para a formatura deles, não mostra treinamento. Lá no volume 4 o mangá volta para aquela época, mas é para mostrar mais dos personagens, não o treinamento.
    Essa omissão do trainamento e pular direto para a ação, tenho certeza que contribuiu muito para o sucesso do mangá, é um shounen bem direito e seco.

    Não vou falar muito, apenas dar uma dica, para assistirem com o máximo de atenção possível. Shingeki é o Lost dos mangás, com respostas. Vai ser o novo Another. Será bem interessante ver o pessoal fazendo teorias.

  20. 01. Shingeki no Kyojin #10 (417,414)
    02. Naruto #64 (192,021 / 840,857)
    03. Moyashimon #12 (113,191 / 204,457)
    04. To Love-Ru Darkness #7 (94,786 / 298,793)
    05. New Prince of Tennis #10 (77,862 / 228,195)
    06. Tonari no Seki-kun #4 (66,378 / 135,376)
    07. Sket Dance #30 (56,648 / 166,911)
    08. Sakamoto Desuga? #1 (55,542 / 448,458)
    09. Kingdom #30 (51,088 / 168,435)
    10. Yozakura Quartet #13 (48,699)
    11. Kuroshitsuji #16 (45,636 / 494,059)
    12. Toshokan Sensou Love & War #11 (41,601 / 98,103)
    13. Youkai Apart no Yuukai na Hibi #4 (39,925)
    14. Ohkami Heika no Hanayome #8 (38,548 / 94,363)
    15. One Punch-man #3 (37,733 / 111,984)
    16. Kyou no Kira-kun #5 (37,510)
    17. Medaka Box #20 (35,241 / 116,081)
    18. Taiyou no Ie #8 (33,784)
    19. One Piece #69 (33,570 / 2,836,527)
    20. Shingeki no Kyojin #1 (33,441 / 1,122,864)
    21. Shingeki no Kyojin #2 (31,663 / 1,083,099)
    22. Berserk #37 (31,306 / 277,396)
    23. Shingeki no Kyojin Limited Edition #10 (30,404)
    24. Douse Mou Nigerarenai #4 (30,193)
    25. Shingeki no Kyojin #9 (29,527 / 683,407)
    26. Sengoku Ichiryuuki #3 (29,482 / 58,432)
    27. Shingeki no Kyojin #3 (28,409 / 1,038,342)
    28. Moyashimon Limited Edition #12 (27,734 / 101,413)
    29. Saint Seiya Meiou Shinwa Gaiden #7 (26,315 / 26,558)
    30. Shingeki no Kyojin #4 (26,128 / 917,167)
    31. Shingeki no Kyoijn #5 (24,962 / 873,601)
    32. Shingeki no Kyojin #8 (24,942 / 718,634)
    33. Crows Zero II Suzuran×Housen #2 (24,831)
    34. Shingeki! Kyojin Chuugakkou #1 (24,077)
    35. Psychometrer #8 (23,533 / 49,232)
    36. Shingeki no Kyojin #6 (23,187 / 831,763)
    37. Shingeki no Kyojin #7 (23,125 / 749,973)
    38. Aitsu no Daihonmei #6 (21,667)
    39. Black Jack Seisaku Hiwa Tezua Osamu no Shigotoba Kara #3 (21,554)
    40. Yozakura Quartet Limited Edition #13 (21,323)
    41. Kaibutsu Oujo #20 (18,212)
    42. Shokugeki no Souma #1 (18,011 / 89,378)
    43. Na Q Aden #2 (17,631)
    44. Kanojo wa Uso o Koishi Sugiteru #11 (17,340 / 141,609)
    45. Ansatsu Kyoushitsu #3 (16,742 / 578,573)
    46. Meiji Hiiro Kidan #7 (16,344)
    47. Yamato Nadeshiko Shichi Henge #33 (15,875)
    48. Kaibutsu Oujo Limited Edition #20 (15,440)
    49. Terra Formars #4 (15,144 / 313,920)
    50. Haiyore! Super Nyaruko-chan Time #3 (15,074)

    12 mangás no ranking! Isso mesmo, todos os 10 volumes + a edição especial do volume 10 + o primeiro volume do spin-off da série. É O PODER DO ANIME que veio ajudar a aumentar ainda mais as vendas do mangá.

  21. Achei muito morno, no mangá a cena o gigante derrubando a muralha foi mais impressionate que no anime, mas mesmo assim pretendo acompanhar, pois se o anime seguir a receita do mangá vai ficar viciante, quase impossível de diexar de ser assistido.
    Vou para por aqui se não vou entrar em spoilers e isso não pode!

  22. infelizmente não teve o gore que eu esperava nesse episodio. mas mesmo assim, continuo sendo um otimo episodio. com um bom ritmo.

    também curti a mikasa. pra min ela é facil a melhor de todas. ;3

  23. só um adendo o real tamanho das muralhas é se não me engano 250 Km (a mais interna) 380 (a intermediaria) e 480 (a mais externa, o que juntando com as outras daria uns mil e poucos Km) esta ultima foi quebrada, como mostrado nesse episódio, então por isso aquele desespero de alguns personagens, pois a área humana foi reduzida a quase a metade.

    Só pra efeito de comparação as muralhas seriam suficiente pra cercar mais de metade do japão e ainda uma boa parte do mar que o cerca.

    Mas nem liga quando eu li o mangá também achei que a área era pequena, tipo tamanho do estado de SP.

Deixe uma resposta