Video Quest 10 – Puella Magi Madoka Magica, e a Morte do Moe

 

Numa marca importante para o VQ, analisamos um animê à altura (pretensão nossa? hehe)
PUELLA MAGI MADOKA MAGICA, de 2011 

Chegamos à 10ª edição do Video Quest!

E-mail: [email protected]
Blog: http://video-quest.blogspot.com/
Twitter: https://twitter.com/video_quest

Sites parceiros:
http://www.jbox.com.br/
http://www.punch-fansub.com.br/
http://yokaianimes.com/

  Numa marca importante para o VQ, analisamos um animê […]

49 thoughts on “Video Quest 10 – Puella Magi Madoka Magica, e a Morte do Moe”

  1. Ótimo post!! Gostei bastante da análise de vocês (e as OST do anime no fundo ficou foda xD)Só discordo absolutamente sobre os fanarts. É cheio de fanarts demoníacos e afins sobre Madoka, cheio mesmo. (Claro que tb tem os moes sem contexto, mas tem sim e bastante coisa mais creepy (e são os melhores aliás). E tb o que mais tem são imagens brincando com a morte da Mami xDD

  2. gostei muito desse video quest, muito bem argumentado (como sempre) e queria muito que vc´s descem sua opnião ou se possivel fizessem um video quest do anime chamado Seitokai Yakuindomo. agradeço pelo seu arduo trabalho pq isso nao é facil de se fazer.ate a proxima

  3. SaudaçõesEsse Video Quest ficou ótimo, sem maiores palavras.Devo deixar claro: odeio o Kyuubei, com quase todas as minhas forças. Mas tem quem o defenda. Então, querendo ou não, o Kyuubei é o "ponto xis" do anime, um tipo de "alicerce de sustentação" (por mais que eu não queira admitir isso).Uma observação que merece ser ponderada: onde que "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha" é anime para "otaku punheteiro"? Quanta maldade no coração de vocês…Quanto aos spoilers: eles existiram neste Vídeo Quest. Mas são perdoáveis. Até porque falar de um anime como esse e não soltar um único spoiler é difícil demais…Ah sim: impressão minha ou Fábio "O Urso" não gostou do anime? aashaushausha…Ótimo trabalho, rapazes.Até mais!OBS: em breve haverá um post especial sobre o anime no meu blog. Ou melhor, sobre alguém deste anime em especial…

  4. Uma coisa… a casa da Mami não é triste e vazia… Quando ela é mostrada no episódio 10 e na versão Blu-Ray, a casa é toda repaginada e cheia de coisas, como uma casa normal. De fato, isso não deixa de tornar a Mami solitária, mas pelo menos a casa em si não é mais vazia. E mais uma coisa, a Mami vai sim pra escola, ele é solitária lá mas ela vai pra escola.

  5. Na verdade, a Mami ia sim para a escola.Madoka foi muito bom por vários motivos, dentre eles a – belíssima – trilha sonora de Yuki Kajiura e a mensagem final.Achei que Madoka ousou, porém o anime devia ser mais longo já que muita coisa não foi explorada.E, sinceramente, não acho que o moe vá cair. A simplicidade dessas histórias é o que atrai o povo e adicionar uma trama complexa repele pessoas. Tanto como Eva agora é lembrado mais por ter a Rei e a Asuka, Madoka será lembrado pelas garotas fofas.O mercado japonês é controlado por otakus que usam os animes como fuga da realidade, é difícil esperar que algo venda por mostrar uma realidade dura, ao menos não coisas voltadas para o público otaku hardcore. Muitos animes bons virão, mas se não derem designs fofos eles não vão vingar, assim como teria acontecido com Madoka.

  6. Ótimo VQ!Madoka talvez tenha sido o melhor anime na temporada que passou, muito bom!ADMITO que quando vi a abertura e o primeiro episodio, LARGUEI… só depois de ler os blogs depois do 2º episódio, criei coragem pra ver de novo. E sem duvida a MORTE DA MAMI é o ponto que realmente me fez assistir MADOKA, é quando vc percebe o objetivo do anime.sobre o TEMA MAHOU SHOUJO: de fato hoje em dia é coisa de Otaku Punheteiro. mas teve suas glórias nos anos 90. e se foi escolhido ao inves de "Slice of Life" e "Harem", é pq esses temas (na minha humilde opiniao) não tme potencial pra uma historia tao foda quando a de Madoka. =D

  7. e, pra nao perder o habito… gostaria de recomendar pro futuro um VQ de ANO-HANA [o nome é maior]… acabou de terminar, 11 episodios de DRAMA de muito boa QUALIDADE… alem de C: money [etc…] simplesmente o Noitamina desse trimestre ta incrivel!

  8. bem legal esse video quest,gostei muito de madoka,está competindo para ser o melhor anime do ano junto com fate/zero,mas tem duas coisas que gostaria de falar…primeiro é que Nanoha também mudou um pouco o termo Mahou Shoujo,porque é como se fosse um Gundam com garotas magicas em vez de robos gigantes,além de ter lutas bem no estilo shounen.E segundo que das fanarts,algumas foram feitas por gente da própria shaft (como a primeira imagem mostrada no video por exemplo,que é do mangá que foi lançado depois do anime)mas enfim,espero que continuem assim e valewah,vocês poderiam divulgar o meu blog,ele é novo então por enquanto não tem nada ^^http://segatasanshiro.blogspot.com/

  9. cara otaku punheteiro de onde esse f de um p tirou isso pra mim esses caras não entendem nada de anime anime primeiramente pra quem curte anime é que eles passam uma imagem de amizade,bondade,corageme esses noobs não sabem nem o q estão falando critica construtiva é normal mas o q eles fizeram foi o tempo todo ridicularizar anime so isso pra mim se não gosta de anime não assiste droga!!

  10. Achei bom o Vídeo Quest, acho que depois de tanto tempo ficou pra mim mais fácil analisar certas coisas em Madoka que diferente do que você disseram, uma grande parte do público pensou, aliás um erro que percebi em alguns casts e é usar o Fandom, que na verdade é um público bem menor do que pensa na maioria dos casos, como fonte pra falar de quem acompanhou a série. O que eu vi em grande parte da Blogsfera foi na afirmação de que Madoka Magica não tinha nada de fofo.Quase tudo que falaram eu concordo, mas acho que faltou um pouco de pesquisa sobre o gênero Mahou Shoujo para que pudessem ver que o gênero já alterou de formato, elementos, público e estética várias vezes e Madoka eu considero mais um mudança, uma mudança grande ao ponto de não criticar tanto o termo Desconstrução. Outro ponto é que há sim um subtexto de Yuri e isso é uma recorrência em muitos animes do Shaft.Por fim, boa sorte nos próximos videos e recomendo um anime dos anos 90 com cara de 80 chamado O Irresponsável Captão Taylor.

  11. Bom excelente analise de vcs sobre madoka,depois de assisti o quest assisti 5 episódios do anime,não gosto muito do estilo mahou shoujo,o unico que nem assisti todo eu li foi o mangá foi guerreiras magicas,excelente mesmo os quests de vocês assisto todos continuem com esse trabalho excelente,bom gostaria de colocacr os videos-quests de vocês no blogger do meu fansub que é novo,sou anderson(krattos22) 23 anos Duque de Caxias RJ.

  12. Gostei da análise. Eu acho que vcs deveriam falar com spoilers mesmo (colocando uma tarja avisando), pois assim eu acho que vcs poderiam falar mais a vontade sobre determinado anime.

  13. Na verdade acho que Mahou Shoujo Lyrical Nanoha não é anime de otaku punhetero,não tem scchi, fanservice e nem romance tem, é o puro Mahou Shoujo com boas lutas, e o Mahou Shoujo Lyrical Nanoha StrikerS é muito bom anime, tanto plot como cenas de aão são acima da média.Animes de Otakus punheteiros é To Love-Ru, Kiss X Sis ou Queens Blade, tem uma longa lista.

  14. Adorei esse anime. A animação é super bem feita, adorei aquelas cenas de batalha. Só discordo quanto ao fandom, acho que vocês não foram muito a fundo nesse assunto. O que mais tem por aí é fanart da morte da Mami (que foi sensacional) e as discussões no /a/ da época que saía um episódio por semana mal falavam do moe, tanto que as teorias, análises e explicações que eles criavam para o anime eram tão complexas quanto as de Higurashi/Umineko no Naku Koro ni. Pelo que percebi, o público só tratou o moe como um ''extra''.

  15. "Nossa, os caras tão falando do anime como se tivessem analisando o novo filme do lars von trier"Acabou que isso chamou minha atenção e vi os doze episódios ontem…Realmente fazia tempo que eu não via um anime que prestasse… acho que o último foi no Death Note.

  16. conseguiram me fazer ficar com vontade de assistir e analizar xDisso mesmo sem eu gostar do traço.O publico literalmente vê o que quer mesmo que o que está claro seja completamente o inverso, mesmo que o criador da história diga não foi isso que eu quis dizer, a maioria dos seres humanos buscam aquilo que é mais confortável aos olhos deles,de forma sub-consciente, inconsciente ou até mesmo consciente, logo dizem "é um anime fofinho com final feliz *-*"muito boa análise continuem com o ótimo trabalho.Parabéns.ps:acho muito chato o fato que "nenhum" mangaká parece sair dos 15 anos de idade ja que a maioria dos grandes heróis do mundo tem essa idade ¬¬'faixa de idade média para salvar o mundo:Homens (na verdade Meninos)12a17 anosMulheres (na verdade Meninas)10a16 anos(se sasuke morrer sem naruto salvar ele eu volto a dizer que esse anime foi bom)xD

  17. Sem dúvida alguma, o melhor foi o comentário do Urso: "Achei uma merda, acho que não vou mais recomendar essa porra não."Adoro as análises por que não tem aquele 'quê' de fanboy, são análises embasadas e estruturadas. Não querendo pedir VQ como os outros, mas adoro One piece, ao meu ver é o melhor que existe. E pelo que entendi do que foi descrito no perfil dos 2, acho que seria interessante termos uma análise deste tipo sobre One Piece.Novamente, parabéns pelo ÓTIMO trabalho.FuiObs.: Urso! To cuntigo, recomenda essa porra não! hahahaha

  18. Fernando falando mal de Madoka Magica, um dos melhores (se não o melhor) anime do ano, enquanto acha One Piece of Shit o melhor de todos os tempos. Meu cu né. Eu não precisava ter lido uma coisa dessas.

  19. cham, eu disse que One Piece é o melhor ao MEU ver, e não ao seu. Opiniões pessoais são incontestáveis, afinal podemos falar anos e nunca chegar a uma conclusão.Sobre minha Observação, eu fiz um comentário sarcástico sobre a atitude hilária do Urso que durante todo o vídeo deu indícios que iria recomendar o anime, mas no fim não fez isto.Não posso dizer que o anime é bom ou não, afinal eu nunca assisti 1 episódio se quer. Se vc não gosta de one piece eu respeito pois, esta é a SUA opinião. Só acho que um comentário infame e infantil do tipo "Meu cu né. Eu não precisava ter lido uma coisa dessas." precisava ser exposto. Isso é ser Fanboy, ou seja, acreditar que seu gosto é a verdade universal. Em fim, vou assistir o anime para ver se realmente é bom como o Kitsune disse.

  20. Saudações*Luana:Desculpe, mas "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha" não é anime de "otaku punheteiro" nem aqui e nem no………Japão.Ah! Pega leve, por favor…O anime de Nanoha não é chato (A's e StrikerS que os digam).Mas, tudo bem…Até mais!

  21. Josemar Nascimento,16 anosFeira de Santana,BAYo Kitsune e Urso,descubrir o video quest por coincidencia enquanto procurava um vlog do genero pois estava pensando em fazer o meu e adorei o geito que vcs abordam o assunto mais para o analise da historia coisa que vejo em falta em outros vlogs em que se analisa pelas qualidades comerciais,por isso que acompanho vcs desdo video quest 2,o madoka magica é um dos animes da meu acervo porem começei assisti lo agora,mas vou as perguntas.1-Algum dos dois é formado em filosofia?(seus analises chegam aser filosoficos)2-Em relaçao a madoka o kiuubi seria uma especie de troca euivalente?3-O desingner de madoka nao seria para apenas fazer seu espectador ficar mais ligado a cena principal do que o seu cenario?Gostaria de pedir o analise de 7 ghost,estou lendo pela panini e tambem nao sei se fazem analise de mangas gostaria de ver um,o Urso lhe chamou de punheteiro indiretamene Leonardo,provas:Vc fala que ja assistiu diversos titulos inguais a madoka e em seguida ele diz que esse genero é para otakus puneteiros Continuem assim nao cedam a pedido dos fans ppois se segui los o vlog vai ir a ruina

  22. acho que algumas pessoas que comentaram aqui nem sabem o que é realmente um otaku ,nem sabe o que é moe e o problema que isso está gerando para a industria de animes e mangás

  23. @Alisson basta o publico (não todo o publico) mas uma grande quantia do publico que vira fã do anime dar motivose dar uma busca em google imagens, e ver a mentalidade de muitos (não todos) dos fãs entenderá pq que considero "anime de punheteiro"ninguém aqui falou que você ou demais que gostam são, só que uma boa quantia do pucblico você olha pro ser e ve isso: http://3.bp.blogspot.com/_XHrFMxanJOY/TQwt9_WtOWI/AAAAAAAAANs/SDGCeP58Hto/s320/otaku.jpgechii tem um pouco sim pelo menos no mangáhttp://i25.mangareader.net/magical-girl-lyrical-nanoha-strikers/15/magical-girl-lyrical-nanoha-strikers-2062123.jpgfalo baseado em pessoas que conheço que assistem anime e também que nao assitem animenão é preciso mostrar a calcinha da menina ou ela sem roupa para que a imaginação do cara faça o resto, basta mostrar uma garota o resto o "otaku punheteiro" cuida…@Carlírio Netoentendo seu ponto de vista =]@video questrumo ao quebra pal na leitura de e-mails o/

  24. Bem estou no episódio 07 do Madoka e até agora pude analizar que o Kyuubei força as situações para que ele consiga as Mahou Shoujo.Não sei a história das outras Garotas Mágicas, mas creio que ele deve ter usado artificios para "forçá-las"Nota-se isso claramente quando ele "indiretamente" instiga a Sakura a lutar com a Sayaka pelo território, tentando assim "forçar" a Madoka a se converter em Mahou Shoujo.Com isso concordo que o Kyuubei é um FDP sem escrupulos, que por mais que realize 1 desejo o que ele pede em troca as garotas é muito, fora que para ele, elas são inteiramente descartavéis e substituivéis.

  25. @LuanaAo meu ver, os mangás de A's e StikerS são mais spin off e complemento extra desnecessário do que o anime em si.Na sua imagem, poderia ser bem pior, não acha? Tenho certeza que se fosse em outros mangás REALMENTE de "punheteiros", o close estaria bem mais nos seios do que nas personagens. lolhttp://2.p.s.mfcdn.net/store/manga/5804/02-007.0/compressed/hrecord_07_28.jpg Detalhe: É a mesma personagem das "roupas molhadas" que você postou.http://3.p.s.mfcdn.net/store/manga/5804/03-013.0/compressed/urecord_13_24.jpgComo dizer que Nanoha continua sendo sendo de punheteiro deste jeito?Gosto tanto de Nanoha quanto de Madoka, talvez eu até goste mais de Nanoha. O único defeito ao meu ver é que quase ninguém morre em Nanoha, apesar de tudo, mas bem, não era comum pessoas morrerem em mahou shoujo até Madoka, não?

  26. Outra coisa que esqueci de falar: Sobre imaginação, isso é normal. Olhe os shounens da Jump em sua maioria. O que temos? Fujoshis vendo yaoi em tudo. Acho que classificar o anime pelos tipos de fãs fica meio vago, até porque, estamos na era do "fanservice". Até Madoka teve seus scans de praia.Aliás, ótimo video quest.Sobre o fandom, acho que isso acaba fazendo parte… Foi como disse agora, estamos na época do fanservice, então a imaginação rola solto, independente do anime.

  27. Adorei o video quest!Vocês poderiam ter mencionado mais alguns fatos que são de certa forma curiosos…Madoka Magica não foi feito como um desenho para vender brinquedos, tanto é que durante a exibição de Madoka no Japão não havia praticamente nada de figures, plushes… os primeiros figures já estão a venda, mas há muitos modelos que ainda estão para serem lançados por volta de setembro. E são muuuuuuuuuuuuuitos mesmo!Além disso, Madoka é uma série curta… o que mostra que, aliado ao fato de não haver brinquedos programados antes e durante a sua exibição, não houve muita aposta no anime antes do lançamento e da repercussão gerada.Também é legal notar que o episódio 11 iria ao ar no dia 11/02, quando tivemos a catástrofe do terremoto e tsunami no Japão… várias séries atrasaram algumas semanas até que tudo estivesse mais estável, mas Madoka ficou engavetado até a quinta-feira santa, quando foram exibidos em sequência os episódios 11 e 12 e o final… bom… o fandom achou a escolha da data bem adequada, fazendo vários memes em comparando-a com Jesus. (o episódio final ainda foi reexibido no domingo de Páscoa… 3 dias depois da… morte…).Só não concordei mto com a questão que levantaram a respeito do fandom e dos fanarts… eu mesma tenho uma coleção de fanarts bem violentos e cheios de humor negro (principalmente envolvendo o que aconteceu com a Mami…)Fora isso, vcs estão de parabéns!A série é fantástica e todo otaku deveria assistir.Como dizem por aí, Madoka está para o Mahou Shoujo assim como Evangelion está para os Mechas.abraços

  28. Gostei do videoquest, Madoka é mto bom… tá mais para um seinen do q um típico Mahou Shoujo, e eu tb odeio o Kyubei, especialmente depois do ep 6. Eu coloco ele na minha lista de personagens q eu odeio junto com o Makoto de School Days e a Maria de Umineko, o q eu chamo de trio do mau. De fato, Madoka não é um Mahou Shoujo convencional, está longe disso, é mto sombrio, e enganava no começo, especialmente com aquela abertura. Na verdade, foi um anime mto surpreendente. Entretanto, só qria relembrar q Nanoha já começou com essa parte de fugir do Mahou Shoujo convencional, especialmente depois do A's e StrikerS, pq o anime se tornou um shonen de ação, com mta pancadaria, mesmo o anime sendo Yuri (coisa q eu odeio). Nao vou dizer q é anime de otaku punheteiro, pq o anime tem fan service, mas o anime nao é só isso. Tem as cenas de luta q impressionam, como eu disse, shonen de ação… acho q esse é o diferencial em Nanoha.. mesmo eu nao gostando da primeira temporada.(prefiro o filme q resume essa temporada).Bom, abcs e continuem assim ^^

  29. Todo mundo tem seu "preconceito" animalesco vocês falaram que o anime Nanoha é pra "punheteiro" isso pode soar uma trollagem so para brincar mas como vocês fazem analise a coisa muda e não vira uma brincadeira acho errado massacrar as pessoas por gostar de moe e ecchi nem todo moe é erótico e nem todo ecchi é ruim porem tem ecchis muito irritantes tipo Hoshizora.Eu vi esse tal de Nanoha os 3 primeiros episódios não achei la essas coisas mais depois do 4 em diante a historia tem muita coisa tensa, eu simplesmente não vi nada apelativo da maneira que vocês falaram não se pode julgar uma obra pelos desenhos feitos em fanart por que tem ate fanart de Dragon Ball de sacanagem.Repetindo se você não gosta tudo bem ninguém vai te criticar por isso mas sair xingando as pessoas so por que não gosta é agir imaturamente, se for assim os homens que não gostam de yaoi podem dizer que todas as mulheres que gostam de yaoi ficam se masturbando com isso é bom respeitar todo tipo de gênero.

  30. Vlw pelo VQ, a escolha foi muito boa, mas…FALTOU ALGO IMPORTANTISSIMO!!, ninguem comentou nada sobre a utilização da arte surrealista no anime que atrai um publico um pouco mais intelectual por exibir obras de arte de artistas renomados como por exemplo o quadro Guernica de Pablo Picasso no ep11, isso é um dos fatores que mais me chamou a atenção, o unico que conheço que fez isso até agora foi Elfen lied (otimo anime, e ainda com uma crítica social muito polêmica, racismo).Discordo totalmente que esse anime seja de punheteiro, é concordo que é um tema que pode dar bastante discussão, pois existem animes como Seikon no Qwaser, que vai ao extremo do ecchi e ao mesmo tempo dá uma aula de química e física, fala sobre o clero, e o visual do anime em si é muito bom e violento, também temos Elfen Lied que em parte é isso também. A questão é: será que esses animes foram feitos para o publico "punheteiro" ou por para um grupo de adultos intelectuais?Enfim, pelos motivos acima e entre outros já citados no tópico, em parte tenho que concordar com o que o diozar disse. Cham, concordo com você em quase todos os post, mas comparar Madoka com a serie When they cry… é incabivel, o nível de complexidade de when they cry é muito superior ao de Madoka, SE você só assistiu o anime não conhece nem 1/3 da serie, joguei o jogo e digo que se não fossem as Tips do Ryokishi07 (que dão um livro de tão grande) não entenderia por completo, alias ainda estão algumas coisas em aberto, ele lançou o 7° jogo de Umineko no ano passado e na tv só mostrou a história até o 4°. Provavelmente terá uma série estilo Kai(só de explicação) de Umineko.Seiji, realmente, considero Madoka mais como um seinen do que um estilo mahou shoujo, e acho que M.S.L.Nanoha está mais para shounen apartir da segunda temporada, tanto é que os 3 primeiros ep do A'S é só pancadaria pura! e a Nanoha deu a impressão que morre. Só assisti o filme por pura curiosidade, pois também tinha certo preconceito com o genero mahou shoujo, mas depois que vi o filme e em seguida o começo do A's, achei muito bom. Minha lista de piores personagens é quase igual a sua, Kyuubei e Makoto Itou (pior que ele se dá bem em 16 dos 36 finais do jogo), mas a maria não, acho a voz da Yui Horie muito boa.Conclusão: Espero que não falem que CODE GEASS é de publico "punheteiro" por conter cenas de fanservice, seria o cumulo.Ate mais.

  31. Parabéns pela proposta de mostrar via vídeo, um modo bem mais dinâmico e acessível para a molecada, aquilo que tento fazer miseravelmente com meus textos.No entanto, concordo apenas em parte com o Video Quest 10. Dá a entender que o anime é uma completa desconstrução do início ao fim, uma cusparada nos otaku, mas não é bem assim. Madoka brinca de agredir o moe e o mahou shojo por um tempo, mas termina reafirmando seus valores.A existência de fanarts descontextualizados era prevista por seus criadores. Entendo que Madoka conseguiu atingir um público crítico quanto ao moe (que apesar do final, conseguiu gostar da série por essa suposta desconstrução) quanto os otaku que apenas querem ver suas menininhas adoráveis bem no final.Madoka não pode, ao meu ver, ser colocado ao lado de Gundam e Evangelion. Ele morde e assopra. Não que a culpa seja dos criadores, o mercado em crise obriga isso, não dá para, hoje, abrir mão do público hardcore.Escrevi no otakismo uma comparação entre Madoka e Evangelion: http://t.co/AIOsC9J

  32. Pelo que eu saiba "Desconstrução" é você fundir ficção com traços de realidade, descontrução do moe seria você ter o moe com traços de realidade na historia.descontrução de um estilo não significa destruição do estilo.

  33. “Puella Magi” e não “Magia” :/
    E, aproveitando adeixa, Ano Hana seria a melhor escolha seguir a Madoka 😉
    O meu Video Quest favorito sobre o meu anime favorito – Mahou Shoujo Madoka Magica!

  34. Meu Deus, ainda bem que vi o vosso comentário antes de ver Madoka. Eu não percebo como alguém pode ver aquele anime e achar algo fofo! É muito triste e extremamente violento, no que me habituei a ver nos shoujos com raparigas de poderes mágicos.
    É óbvio que mesmo antes de Madoka a história mostrava o lado negativo de possuir poderes mágicos, é uma grande responsabilidade, temos o caso de Sakura que caso falhasse o teste final toda a gente se esqueceria de quem ela era. Mas Madoka é uma chapada de luva branca.
    Acho que depois deste anime nunca mais irei assistir um shoujo da mesma maneira. E certas coisas são horríveis! Só de pensar que elas são meninas, crianças por Deus! E mesmo assim têm de assistir a coisas que ninguém deveria ver. Agora consigo perceber porque Akemi estava contra a que elas se transformassem. As vezes apenas quero retirar aquelas meninas dali e levá-las para outro lado, dá-me um aperto no estômago.
    Fizeram um excelente apanhado da essência da história. Adorei o vosso vídeo. Continuem com o bom trabalho.

Deixe uma resposta