DC: “Compre Americano”, Troque Seu Manga Por Comics [ATUALIZADO]

Robama quer que VOCÊ compre americano! Traga QUALQUER Volume 1 de manga, receba QUALQUER DC #1 DE GRAÇA!

Sim, como divulgado no Bleeding Cool a DC Comics além de aprovar este anúncio da loja especializada em quadrinhos A Comic Shop – que utiliza o personagem Ciborgue reimaginado como Robama [Robô + Obama] em um pôster [retirado da Liga da Justiça #5] descaradamente nacionalista – está pagando 75% do valor desta operação que visa divulgar seu polêmico reboot [que alguns meses após seu lançamento já está cambaleando nas vendas] às custas do não-americano. Afinal, a culpa do fracasso da DC Comics é toda dos japoneses, não é mesmo?

Preconceito é pouco para definir pessoas com visão tão tacanha, baixa não só de mercado como da vida. Claro que uma ideia estúpida dessas consegue provocar burburinho – afinal, não estamos falando de DC Comics – no Seu Porto Seguro para Animes? – mas realmente vale a pena ter um gesto que soa puramente como desespero vindo de pessoas que parecem ainda não ter engolido que sim, por mais problemas que o quadrinho japonês tenha, ele conseguiu inclusive no Ocidente ser mais popular que as obras surgidas nos Estados Unidos?

E ao perder tempo e dinheiro com algo assim o declínio dos quadrinhos dos chamados supers, mesmo com nomes com Batman e Homem de Ferro na boca do povo principalmente por conta da indústria cinematográfica, segue de forma lenta, gradual e segura.

P.S.: Nos comentários da notícia no Bleeding Cool [aqui utilizando o Anime News Network como fonte], a loja A Comic Shop responde que a divulgação da ação é tão-somente uma brincadeira, sendo que os volumes de manga serão simplesmente revendidos a um dólar cada [a comic doada tem valor de capa de quatro dólares; e lembre-se – como dito acima, os outros três dólares são pagos à loja pela DC Comics]. Além disso, a ideia de utilizar o personagem Robama veio da comic Steampunk Palin, na qual este é um ciborgue.

Dito isso, mais um comentário: claro que o tom do artigo, principalmente no parágrafo destinado ao comentário, foi de certa forma pesado e com viés fanboy em não aceitar a “brincadeira” proposta. Mas quando se faz uma campanha no qual não dá para ver qualquer ponta de ironia, algo está muito errado – até porque, qual o objetivo de uma pessoa trocar um manga por uma comic? Novos leitores, mesmo?

Robama quer que VOCÊ compre americano! Traga QUALQUER Volume 1 […]

23 thoughts on “DC: “Compre Americano”, Troque Seu Manga Por Comics [ATUALIZADO]”

  1. Eu até quero ler os clássicos da Marvel e da DC , mas meu Deus me livre dessa cronologia da Marvel :X eu até li um pouco do reboot da DC , eu li Batman e Catwoman , até curti bastante o Batman, mas não , eu não sou fã de HQs mesmo , pelo menos não agora , um dia eu ainda espero ter a disposição pra entender a cronologia do universo 616 da Marvel e ler centenas de HQs , afinal o que eu quero ler mesmo são HQs da Marvel né xD

    Marvel>>>>DC

  2. MANGA [anime] em sua grande MAIORIA [salvo os grandes titulos populares já tem COMEÇO, MEIO e FIM… e mesmo alguns mangas “infinitos” ganham seu fim 1 dia…

    os quadrinhos americanos estão o tempo todo mudando TUDO para se tornar novo e atrativo, mas é dificil prender os leitores de hoje como era antigamente…

    MANGA voce vai ter os 5 volumes de Devilman e SÓ. vai ter os 24 eps de Mawaru e SÓ. Evangelion teve seus episodios originais, e por vontade publica [e pra aproveitar] sairam os filmes… os filmes atuais são de fato tentativa de “ganhar dinheiro”, mas que VALE MUITO A PENA “ser enganado”

    e por ai vai…

    dos herois americanos só me interessa hoje em dia os FILMES mesmo….

  3. Essa agora meu doeu no coração. Não achei que chegariam tão Baixo assim.
    Esses reboots estão uma droga e querem por a culpa em algo que vende mais… Ai Ai, humildade passou longe dessa galera né?

    Que Deselegante =P

  4. Eu acho o traço das comix americanas grosseiras tsc~ fora os machimos,sexismos e mais uma infinidade de coisas que há de errado nas comix dos supers *infinitos reboots* eu sou fanzona do Neil Gaiman e do Will Eisner mas convenhamos né Sandman está em outro nível,assim como as graphics novels do Eisner,o único super que eu adoro é o Batman e isso faz muito tempo,costumo colecionar as coisas mais antigas ou quando saí algo como Batman preto e branco eu compro sem pestanejar e admiro a mulher maravilha também,mas dela tenho pouca coisa *odiei o novo uniforme dela,o design corporal,TUDO*.Acho que o negócio ta feio pro lado das comix americanas,tendo que apelar até pra esse tipo de propaganda tsc tsc.

  5. Generalização: a gente vê por aqui (nos comentários). Pessoas dizendo que a DC é isso, que é aquilo, que o Batman é isso, é aquilo… Traço grosseiro, sexismo, histórias infinitas… como se todas as HQs fossem assim. Preconceito também por parte dos “otakus” que não se dão ao trabalho de procurar e ler comics por pura birra (não estou dizendo que todos devem). E sim, acho lamentável a campanha, realmente é uma tentativa desesperada…

    Contra as “acusações” às comics, digo sobre o argumento “histórias infinitas” que se esquecem das histórias autocontidas, das minisséries, da Vertigo; sobre o “traço grosseiro” que há desenhistas do traço suave e com influência de mangá (Frank Quitely, por ex.). As pessoas só olham para os periódicos e as repetitivas megassagas atuais e esquecem das pequenas histórias, minisséries, compilações com fases geniais de escritores como John Byrne na Marvel, Grant Morrison na DC, e por aí vai…

    1. Verdade o que você fala , percebo que eu generalizei um pouco também , eu disse fã de HQs como se pra ser fã de HQs fosse obrigatório ser fã da Marvel ou DC , eu sei que tem ótimas minisséries como Watchman e V de Vingança a qual eu pretendo ler um dia.

      Peço desculpas pela minha generalização , eu pretendia falar só de HQs Marvel e DC no meu coment.

      Saiba que eu não tenho nada contra HQs , eu até comprei algumas , mas na questão Marvel e DC eu acho muito complicado o lance da cronologia ‘-‘

  6. PS: Sobre o sexismo, a Estelar na sua nova fase emancipada discorda. Idem as várias personagens femininas ganhando publicações próprias e tratadas como mulheres de força e independentes.

  7. As comics de supers não estão em decadência (bem talvez a DC, mas talvez nem isso), e nem mangás são mais populares que comics nos EUA. Uma simples análise de mercado mostra isso.

    De qualquer maneira é uma campanha muito tosca (só podia ser a DC rsrs), mas parece ser apenas em uma comic shop não em todo lugar.

    E o Filipi Cloud está correto sobre as generalizações acima. “Otakus” que não entendem quase nada de comics em geral tem pura birra, inventam uma polarização que nem existe de fato.

  8. Eu realmente pensei que isso era uma piada quando li hoje mais mais cedo. ESSA é a estratégia de vendas deles? Isso é meio patético.

    Filipi Cloud, acontece que a nova Estelar promíscua não agradou nem um pouco o público feminino. Ela é mais uma caricatura do que as editoras americanas, com o perdão da generalização, pensam que seria uma mulher forte e independente. Esse texto do Shoujo Café e os links de lá explicam muito bem: http://shoujo-cafe.blogspot.com/2011/10/estrategias-para-perder-leitoras-ao.html

    1. Sim, sei que a nova Estelar desagradou, já li muitos comentários parecidos nos blogs internet afora, mas também vi muitos comentários positivos. Acho que qualquer mudança drástica causa estranhamento, afinal. De toda forma, não citei ela não como exemplo de “sucesso de público” e sim como exemplo de personagem feminina “independente”, algo que não se enquadra na adjetivação de “machista” pelo comentário lá em cima, porque “assumir” sua liberdade sexual dessa forma é uma atitude corajosa e feminina. Agora, porque ela é mulher ela é a ESTELAR PUTA, se fosse um homem “exercendo sua liberdade sexual” seria O PEGADOR. Classificar dessas duas formas sim, é sexismo.

      Mas o ponto aqui é a publicidade da Comic Shop aprovada pela DC. Que é uma lástima, inclusive.

    1. Que nem o Carlírio disse , humildade norte-americana??Não.

      Agora eu percebi que no meu comentário eu nem falei nada sobre essa ação de marketing ,eu nem devo ter percebido como ela não é lá a ação de marketing mais humilde,concordo com o Filipi,é lamentável mesmo, mas eu também não tenho nenhum motivo pessoal pra ligar pra ela , ela vai mudar alguma coisa??

      1. E por que uma ação de marketing deve ser humilde? Não desrespeitaram ninguém, apenas promoveram a si mesmos. É crime se auto-promover? É arrogante?
        Brasileiros, em geral, tem uma concepção de mundo meio estranha….

      2. Não sei te responder isso senhor Kauê não é que ela tenha que ser humilde, eu tive uma visão parecida com a sua , eu não vi problema nenhum no começo mas depois eu percebi que não é uma campanha lá tão simples assim, também não é algo horrível e monstruoso né, acredito que dependendo do ponto de vista pode sim ser um desrespeito a Yuuya ali em cima chegou a achar que era uma piada.

        Eu não acho que vou conseguir te explicar algo em relação a essa campanha muito bem, não sou a pessoa mais indicada pra isso.

  9. Considero essa ação da Comic Shop péssima pelo baixo impacto que deve ter em vendas, porém não é a primeira vez que essa estratégia é utilizada. Outra comic shop reaizou o mesmo tipo de ação em 2010 utilizando as revistas da Marvel, porém a troca era por uma revista da DC e não um mangá.

    Acredito que a visão aqui no site foi de um exagero tremendo. O sistema de vendas de comics é simples: a comic shop encomenda o número de revistas que precisa e caso não venda fica com o prejuízo. Neste caso, a comic shop deve estar se livrando do estoque de #1 referente ao The New 52.

    Voltando ao texto dizer que a DC esta cambaleando nas vendas é muita infelicidade ao ponto que o próprio texto que você utilizou com referencia para a citação diz nada mais que 8 das 10 revistas mais vendidas de DEZ/11 é da DC.

    Acredito que houve uma postura dramática demais referente a isto. Se fosse o contrário duvido muito que estaria esse choro todo. Isso é negócio, não uma guerra entre ocidente e oriente.

  10. Pra você ver o quão debochados eles são eles ainda pedem a primeira edição dos mangás,muitas vezes raros e que tem grande valor sentimental pra trocar por uma merda de edição horrenda da DC.O que será que eles fariam com as edições desses mangás?Jogar fora?Queimar?Colocariam no e-bay e venderiam aos olhos da cara!

  11. Eu tb gosto de HQs, não chego a colecionar como mangás.
    (Mas estava pensando em começar com algo do Batman.)
    Não é a primeira vez que a DC faz esse tipo de propaganda, ela já fez uma propaganda muito semelhante antes onde, vc poderia trocar um HQ da Marvel por um da DC.
    E a Marvel fez o mesmo com os HQs da DC…
    Tenho certeza há americanos que devem ter vergonha de verem uma propaganda dessa….

  12. “Pra você ver o quão debochados eles são eles ainda pedem a primeira edição dos mangás,muitas vezes raros e que tem grande valor sentimental pra trocar por uma merda de edição horrenda da DC”

    Do jeito que você fala, parece que os americanos colocaram uma arma na cabeça e falaram ‘Quem não trocar mangá por HQ americana vai pro forno!”. Não é Revolução Cultural, galera.

    Quem tem relação sentimental com mangá tem liberdade de ignorar a campanha e guardá-los. Quem tá CAGANDO para seus mangás (eles existem e são numerosos, otakus) e apenas quer ler algo novo, está aberto a trocar por livre e espontânea vontade, se achar que vale a pena. Mas nããão, o Japão tem que ser intocável, todos devem se ajoelhar e oferecer o reto em homenagem ao grande país que oblitera o mundo com sua cultura insubstituível ¬¬’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *