Lançamentos de BD no Japão: Parte 1, Filmes

Quem acompanha semanalmente os lançamentos de anime no Japão consegue ter em mente um calendário aproximado das datas de lançamento desses; afinal, Terça é dia de Chihayafuru, Quinta, de Guilty Crown e Sábado, de Fate/zero. Mas quando entramos no terreno pantanoso dos lançamentos para vídeo de Original Video Animation [OVA] e principalmente de filmes por muitos aguardados, a situação complica. Afinal, descontando um mega-lançamento como qualquer um dos filmes de Rebuild of Evangelion, é raro um lançamento fazer um real alarde entre o fandom.

Assim, o objetivo deste post [e de outros que virão de tempos em tempos; inclusive este inicial contém uma segunda parte a ser conferida aqui] é basicamente servir como guia para os lançamentos vindouros, com principalmente a data de lançamento dos filmes em home video e adicionalmente informações relevantes para aqueles que não sabem do que algum lançamento se trata. Mãos à obra!

Parte 1 – Filmes

Hoshi wo Ou Kodomo [25/11/2011]

Finalmente Makoto Shinkai decide arriscar-se um pouco, mesmo que seja para seguir tantos outros e fazer uma fantasia a la Miyazaki; sabemos que podemos esperar um visual [particularmentwe nos objetos e planos de fundo] fantástico, mas será que teremos roteiro e direção à altura deste consagrado – até demais – diretor?

Genkijouban Sengoku Basara ~The Last Party [07/12/2011]

Após duas temporadas de muita ação, gritaria e personagens históricos japoneses virando alvo das fujoshi, Date Masamune, Sanada Yukimura e cia. foram aos cinemas encerrar a saga animada em grande estilo – espere arte e ação um tico mais refinadas que nas aventuras para a TV; e olha que o Production I.G. já havia caprichado nestas.

FullMetal Alchemist: The Sacred Star of Milos [08/02/2012]

Ironicamente FullMetal Alchemist foi ao cinema para contar, no universo da versão 2009 [que é elogiado pela fidelidade ao manga] uma aventura paralela que é executada por uma equipe diferente da que fez a versão televisiva. Sucesso de bilheteria e de pré-vendas de DVD+BD no Japão, deve ser solenemente ignorado por aqui.

Hotarubi no Mori e [22/02/2012]

Uma história curta feita pela mesma autora do consagrado Natsume Yuujinchou, Hotarubi no Mori e promete trazer o mesmo feeling que mistura a calmaria do campo, os seres sobrenaturais [em uma visão shinto da coisa] presentes neste para contar histórias profundamente dramáticas e humanas; afinal, com o mesmo diretor e estúdio de animação da bem-sucedida série de TV citada acima com quatro temporadas até aqui, a expectativa é de termos um produto à altura.

Gekijouban Sora no Otoshimono: Tokei-jikake no Angeloid [24/02/2012]

O primeiro filme animado de uma franquia da Kadokawa nos últimos anos traz um conhecido arco pelos fãs do manga para a tela grande – e é de se perguntar se esta versão maior e melhor da comédia ecchi de sucesso realmente faz jus a este formato cinematográfico – provavelmente veremos uma mistura de ação e drama nessa fórmula. Resta saber se teremos algo tão divertido quando Gintama Benizakura-hen.

Gekijouban Hayate no Gotoku: Heaven is a place on Earth + 99 [29/02/2012]

A grande comédia romântica da atualidade chega aos cinemas em seu terceiro estúdio – e apesar do character design estar muito ruim, o estúdio manglobe é praticamente garantia de que o mordomo mais famoso dos animes ganhará um filme a sua altura. Mais uma vez, um importante arco do manga ganha adaptação para a até aqui charmosa adaptação animada.

Ainda essa semana, os OVAs mais aguardados e os relançamentos em alta qualidade de diversos clássicos da animação japonesa.

Quem acompanha semanalmente os lançamentos de anime no Japão consegue […]

5 thoughts on “Lançamentos de BD no Japão: Parte 1, Filmes”

  1. Muito bom esse tópico, mas de minha parte eu gostaria de ver mais os BDs que já sairam. Tipo, um tópico com os últimos filmes dos últimos 6 meses ou algo assim. Digo isso pois quando sair Hotarubi no Mori eu não vou lembrar dele exceto se alguém que eu conheça fale sobre, pois o filme não tem Makoto Shinkai por trás e nem é um filme de um anime relativamente ‘famoso’.

    Foi o que eu disse um dia pra você no twitter (não sei se você se lembra) que fico esperando bastante alguns filmes que são um pouco desconhecidos, e quando saem, ele passa completamente batido pois ninguém fala dele.

    Um post no Nahel Argama do tipo “os últimos filmes que sairam no Japão” seria de extrema importância para pessoas como eu que não ficam dando F5 no 2chan ou em outros blogs. Acompanho poucos blogs, você sendo um cara que faz isso, basta eu entrar aqui e depois ir direto pro nyaa procurar o torrent. Baixei assisti. Fez meu dia. Sim, buscando facilidade mesmo.

    O problema é que talvez você tenha o mesmo problema que eu, ou melhor, é algo bem mais trabalhoso de se fazer do que um tópico como este. Detalhe que isso não se resumo a animes. Pelo menos eu sempre estou lendo sobre várias coisas ao mesmo tempo. Acredito que quanto mais informação (e informações bem curtas, de noticias com 2 parágrafos, mas sobre muitas coisas diferentes) mais fácil fica esquecer. Engraçado que isso também acontece comigo com filmes normais. Eu fico na expectativa de ver o filme no cinema e por algum motivo não pude ver. Esperar BD. BD saiu e eu não vi ele saindo e os dias vão passando e esse filme vai ficando no esquecimento.

  2. Nunca vi nada do Makoto Shinkai, apesar de ter lido a adaptação pra mangá de Hoshi no Koe. Mas Hoshi wo Ou Kodomo parece bem interessante, a julgar pela capa e pelo título.

    Apesar do filme mais esperado por mim ser Sengoku Basara, acho que o melhor deles é Hotarubi no Mori e. A produção e o visual devem estar lindos.

  3. O que dificulta acompanhar esses filme é o tempo de espera, eu só agora vou assistir Katte ni Kaizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *