Review: Pokémon BW Episode N (05-06)

005---banner

Um filler e um episódio com o N de volta!

05 – O nebuloso Rancho Floccesy! Acenda Ampharos!

O que dá para comentar sobre esse filler?

005---imagem-1

Neste episódio, Ash e seus amigos chegam em um rancho que fica nos arredores da cidade Floccesy. O local também existe nos jogos, chama-se Floccesy Ranch. Lá eles conhecem a garota Ellie e seu avô, os dois cuidam de um rebanho de Mareeps (pra quem não se lembra, são pokémons ovelhas do tipo elétrico… a Pokédex do Ash ajuda a relembrar). O problema é que os Mareeps vivem fugindo do local, porque um Ampharos (forma evoluída final de Mareep), responsável por cuidar deles, não consegue impor respeito.

005---imagem-3

Ellie conta que está tentando fazer Ampharos aprender o ataque soco do trovão, pois assim os outros Mareeps o respeitariam. Mas Ampharos não consegue usar o ataque. Nesse momento dá a impressão de que o importante para manter o controle do rebanho é usar a força bruta, mas não é exatamente esse o problema… Íris liberta seu Dragonite (é, ela capturou um na temporada anterior), e como este sabe usar o soco do trovão, tenta fazê-lo ensinar o Ampharos a usar o golpe. Aí sim dá pra notar  que o real problema, Ampharos não tem confiança suficiente para usar o soco.

005---imagem-2

Então surge a Equipe Rocket, desejando roubar o Pikachu, mas antes decidem roubar os Mareeps do rancho (atraindo-as com uma espécie de laser elétrico… em geral pokémons elétricos gostam de fontes de energia, então a isca funciona). O plano é usar a eletricidade para ter poder suficiente para vencer o ataque raio do trovão do Pikachu. Aqui uma curiosidade: muitas vezes erroneamente traduzem o ataque de Pikachu por “choque do trovão” na dublagem brasileira… choque do trovão é o ataque “thundershock” nos jogos, um ataque bem fraco que o Pikachu só usava lá nas primeiras temporadas. Hoje na verdade ele sabe o raio do trovão, ou “thunderbolt” (no Japão, o nome do ataque é literalmente “100.000 volts”).

005---imagem-5É assim que surgem os ovos de Pokémon… oh wait

Os Rockets conseguem apenas 3 Mareeps antes de serem descobertos pelos pirralhos, o que não é o suficiente para derrotar Pikachu, e acabam perdendo. Mas ao invés de fugir, tentam novamente roubar mais Mareeps em outro local, só que dessa vez o Ampharos que as protege, primeiro usando uma espécie de luz própria para que a Ellie e os outros o encontrem, e depois finalmente conseguindo usar o soco do trovão, derrotando os Rockets em definitivo.

005---imagem-6

Engraçado que os Rockets muitas vezes se tornam a solução do problema do episódio. Aqui, foram eles que fizeram Ampharos ganhar confiança e lutar, e a partir daí os Mareeps passaram a respeitá-lo. Isso já aconteceu muitas vezes. Até diria que em 80% dos casos, são os Rockets que fazem a história de Pokémon andar, direta ou indiretamente. Vida longa aos Rockets!

06 – N de novo! Operação Resgate Braviary!!

Sério, gostaria muito que assistissem esse episódio antes de continuarem a leitura. Site sugerido: Tsuki no Ryu Fansub.

006---imagem-1

Já assistiram? Então vamos lá!

Os plasmas estão levando um pokémon pássaro, Braviary, em um caminhão para ser usado nos experimentos, mas encontram um bloqueio na pista. Era uma armadilha de N para libertar o pokémon preso. Quando os plasmas percebem, mandam seus pokémons Serviper e Zangoose atacá-lo, o que derruba Braviary e N de um penhasco. Porém um rastreador está implantado no pokémon, o que permite que os plasmas o persigam.

006---imagem-2

Ash, Cilan e Íris encontram N caído na estrada (foto abaixo) numa posição nem um pouco suspeita (na boa… esses desenhistas parece que adoram criar cenas de duplo sentido, ou sou eu que tenho mente suja demais?). Todos vão para o centro pokémon tratar do Braviary, que está com a asa ferida, e N, que está com as mãos feridas (atenção porque esse detalhe é importante, logo explico). Lá N conta que o Braviary foi pego pela Equipe Plasma, e os protagonistas dizem a ele que já os viram antes. N diz: “Os pokémons tem habilidades que são fabulosas. Mas se essas habilidades estão nas mãos erradas, elas podem ser usadas como armas.” Ele também se pergunta sobre qual o propósito dos pokémons existirem e quais os efeitos de sua existência em nosso planeta. Não é um questionamento novo. Embora o anime evite ao máximo mostrar, existem sim animais comuns naquele universo, e os pokémons podem ter sido inseridos no planeta em algum momento no passado. O anime já mostrou algumas teorias, a mais forte e a mais repetida é que eles podem ter vindo do espaço e evoluído no planeta. É uma referência à teoria que alguns cientistas acreditam, de que a vida na nossa Terra possa ter evoluído de microorganismos vindos do espaço (particularmente não acredito nisso, porque esses microorganismos precisariam ficar vivos ou latentes por milhares/milhões de anos vagando no espaço em algum asteróide, e depois sobreviver à entrada na atmosfera… mas a teoria existe).

006---imagem-3
De conchinha mano…

Voltando ao episódio, N continua conversando, empolgado: “Com habilidades fabulosas… Eles não existem para machucar as pessoas e nem destruir tudo à nossa volta“. Lembram que no 2º episódio surgiu a questão se seria possível tolerar diferenças de opinião entre as pessoas? Então… aqui, os pokémons simbolizam nós mesmos, seres humanos. Porquê existimos, e porquê temos habilidades tão superiores aos outros animais? Sim, alguns animais tem habilidades melhores que as nossas (visão, audição, força, ou capacidades como nadar e voar), mas é inegável que nossa inteligência nos torna muito mais capazes do que os animais. Até hoje nenhum outro animal terrestre construiu com suas mãos/patas um submarino para mergulhar, um avião para voar ou um foguete para pisar na Lua, por exemplo. Agora volte para a frase de N no começo deste parágrafo… Porquê temos essas habilidades e as usamos para machucar as pessoas e destruir tudo à nossa volta? Sim, o anime está falando de nós mesmos. Bem, mas os pokémons em geral só fazem o que seus capturadores  pedem, seja de livre vontade ou forçados (como os Plasmas desejam fazer). E isso, será que se aplica aos humanos? Não somos capturados por ninguém, não é? Errado, isso acontece sim, simbolicamente. Quando um governante usa um exército treinado e armado numa guerra, é basicamente isso que ele faz: usa as habilidades que ele próprio não possui, para destruir outras pessoas e coisas ao seu redor, às vezes para defender um ideal nacionalista dele ou por não concordar com o ideal de outro governante. Dessa forma, nós às vezes nos tornamos “monstros de bolso”, e usamos nossas mãos (ou habilidades), para atacar o próximo e o meio ambiente, forçados, ou por vontade própria. Reflitam.

006---imagem-4

Os Plasmas então chegam ao centro Pokémon, e cortam a energia para poderem entrar despercebidos, mas com a luz apagada, N consegue ver que havia um rastreador no Braviary. Ao perceber, leva o pokémon para perto de Ash e dos outros, enquanto leva o rastreador para fora do centro, afastando os plasmas tanto do Braviary quanto do centro, onde poderiam incomodar os outros pokémons doentes (é bom ver que os dois lados estão sendo inteligentes).

006---imagem-5

Os heróis levam Braviary para uma reserva, mas o pokémon decide voltar para ajudar o N, que está sozinho sendo perseguido pelos Plasmas. O episódio volta a mostrar N, que mesmo sendo atacado pelo Zangoose e Seviper dos inimigos, diz que deseja libertá-los também. Prestes a sofrer mais um ataque, Braviary chega e o defende, e logo após Ash e Íris liberam seus pokémons para lutar. Neste momento, N não pode impedir a luta, mas apenas observar.

006---imagem-7

Pikachu fica muito fraco em certo momento, e aí Braviary entra na luta para protegê-lo. Mais uma pausa para pensar: “lutar para proteger”, esse é o ideal de Ash, e de Braviary também. Talvez, mais do que tentar achar uma desculpa para a franquia existir, o episódio queira dizer que esse é o único motivo válido para uma batalha, como um último recurso para proteger alguém. Finalmente os Plasmas são derrotados, e N consegue levar Braviary para a reserva natural. Foi bem apropriado eles terem usado um pokémon voador neste episódio, afinal, as asas são um símbolo forte de liberdade. E as nossas asas, que nos dão liberdade de fazer o que quiser, são nossas mãos. E aí, você pretende usar a sua liberdade para o bem ou para o mal?

006---imagem-8

O episódio termina com N recebendo cuidados no Centro Pokémon, pela segunda vez, como que querendo destacar que os pokémons no episódio simbolizam humanos, e vice versa (não me lembro de ter visto um humano sendo tratado em um Centro Pokémon antes). E à convite de Ash, N acaba se juntando ao grupo, o que espero render mais temas interessantes. E então, o que acharam dos episódios? Não deixem de comentar!

Twitter deste que vos escreve:
@DaniloT_DS

Um filler e um episódio com o N de volta! […]

6 thoughts on “Review: Pokémon BW Episode N (05-06)”

  1. Pokemon BW – N, Episódio 5:

    “Eu sou Satoshi e esse aqui o é Pikachu”
    “Eu sou Iris e esse aqui é o Axew”

    Impressão minha ou eles nomeiam seus pokemons com os próprios nomes técnicos?
    “Oi, eu sou João Costal e esse aqui é o Canis lupus familiaris.”
    Quanta criatividade…

    A trama: Ampharos tentando aprender Thunder Punch com muita dificuldade e sem sucesso (seria por acaso porque ELE NÃO TEM PUNHOS!?!). A desculpa apresentada é que um golpe de trovão seria para mostrar mais autoridade para Mereep, o que é estranho já que além de ser mais forte por ser uma evolução, ele já tem ThunderShockr… Aprendam crianças, isso que dá pegar um pokemon no Lv3 e usar a pedra do trovão.
    Ainda acho que seria mais fácil enfiar um TM41 de TunderPunch na bunda do Ampharos que resolveria tudo! Ou coloca um Haunter pra por medo nessa merda! Quero ver alguma Mereep criar coragem para sair.

    Equipe Rocket ao invés de estar furtando Charizards ou saqueando cidades, estão atrás do Pikachu…. de novo.
    Devem ser clientes VIP da companhia ACNE, já que no meio do NADA eles montam uma prisão automática com satélite lazer eletroeletrônico para capturar OVELHAS! YEAH! O negócio é hardcore aqui mano.
    A genialidade não para por ai… Íris manda Dragonite fazer uma vasculha aéria… EM CIMA DE UMA FLORESTA! Ai que burro dá zero par ele! -10 pontos para a Grifinória..

    Equipe Rocket é derrota, Ampharos queima seu cosmo aprende ThunderPunch e Satoshi/Ash promete voltar algum dia para vê-los… assim como disse para outras 547 pessoas nos finais das ultimas temporadas.

    PS:
    -Tem sopa pra nóis no início do Episódio! S2
    -Ely entende a língua do DRAGONITE??? Oo

    Episódio 6:

    Finalmente N aparece de novo! Aeeeww. Toma no cú e cai do penhasco, mas nem suja a roupa branca. De boas, ele é fodis. Pelo menos no game… aqui ele passa é mais café com leite (Sacaram? Café e Leite/Back and White? Ãh? Ãh?.. tá parei)..

    A energia é cortada pela Team Plasma. Isso que é vilão de verdade. Mandam um foda-se para todos os pokemons que estejam em recuperação por máquinas. Ainda bem que tem gerador… um gerador que só funciona manualmente! Bem inútil…
    Uma dica para a Team Plasma: na próxima não criem um rastreador que pisque como uma árvore de natal! Isso não ajuda a quando se quer rastrear um fugitivo.E por favor, aprendam a diferenciar cobertores com fronha de aves gigantes de dois metro e altura.

    A Team Plasma perde os DOIS ÚNICOS POKEMONS que possuem e fogem.
    Eles são tão mal remunerados assim? O que custa dar mais uns 2 pokemons para cada? São 649 agora O.O

    Conclusões:
    Embora eu tenha essa vontade sádica de falar mau das coisas, Pokemon cumpre dá boas mensagens ao seu público alvo (infantil).
    Gostei da redação e da interpretação Danilo. Parabéns.

  2. Bom review, o segundo episódio comentado parece interessante, e o tema, se foi realmente tão aprofundado, a ponto de refletirmos, é uma boa mudança em pokémon.

    Porém o primeiro perde qualquer importância no momento que é Rockets querendo capturar o Pikachu, isso já deu o que tinha que dar!
    Vão atrás de algo mais interessante! Pikachu já era! Tem opções o bastante para fazerem isso!

  3. Olha, eu tô acompanhando essa saga, como acompanhei BW inteira, e digo que está ótima, por mais que tenha um ou dois fillers, que não foram ruins. Eu achei o episódio 6 bem legal também e sua análise ficou ótima! Continue postando, sempre vou ler. Até mais!

  4. Uma curiosidade que eu reparei é que o N salva o Braviary da mesma maneira que o menino do pokémon REburst salva uns pokémons. No caminhão, com a maquininha e tudo.

    Aliás, só eu que fiquei meio incomodado com os pokémons atacarem o N assim com tudo, tipo, diretamente, já que ele não tem nenhum pokémon. Acho que isso já aconteceu várias vezes, mas o fato de N estar desprotegido, deixou as coisas mais tensas.

Deixe uma resposta