Primeiro Episódio: Hikounin Sentai Akibaranger, Season 2

Hikounin Sentai Akibaranger [Primeira Temporada]

akibaranger_season_2_01

Uma Segunda Temporada que promete ser ainda mais pirada que a primeira.

akibaranger_season_2_02

Antes de tudo, assista a Primeira Temporada e leia o texto sobre esta; caso já o tenha visto e lido irá lembrar-se que há nove meses atrás este blog comentou a respeito de seu final:

este clássico instantâneo do gênero tokusatsu que fechou tão bem a ponto de uma Segunda Temporada tornar-se algo temerosa. Um desafio caso a Toei realmente queira fazê-la.

akibaranger_season_2_03

Bem, a Toei confirmou uma Segunda Temporada cujo enredo está sendo guardado a sete chaves; compreensível, visto que muito da graça da série é o fato de transceder uma paródia fácil e entregar uma obra tanto surpreendente quanto recheada de metalinguagem, para um público que adora seu uso mas também está acostumado o suficiente para perceber quando uma série tem qualidade neste aspecto ou não.

Assim, o Primeiro Episódio de Akibaranger é quase perfeito em entregar somente o que interessa ao mesmo tempo que reapresenta os personagens e estabalece a promessa; enquanto isso, a abertura até torna-se mais engraçada pelo fato de deliberadamente esconder muitos SPOILER através da substituição de muitos versos por um lalala intencionalmente descompromissado e por diversos rascunhos ocuparem trechos sensíveis da parte visual. O que acaba gerando no público uma imensa expectativa que pode ou não ser cumprida.

akibaranger_season_2_04

E esta questão da expectativa parece estar enraizada em uma série que começa seu Primeiro Episódio com uma aparentemente decepcionante recapitulação da Primeira Temporada [lembrando que o último episódio da temporada passada havia sido também uma recapitulação] que pouco a pouco vai revelando sua natureza; a expectativa de alguma virada no final pouco a pouco se desmorona a medida que novos eventos sugerem a verdade – SPOILER! – de que estamos em um universo alternativo ao da Primeira Temporada. Ou algo ainda mais complexo e sinistro acontece por trás dos panos.

Tivemos aqui uma jogada algo arriscada que acabou comprometendo os critérios normais de avaliação do episódio; afinal, como se divertir revendo cenas e mais cenas aparentemente feitas simplesmente para relembrar os mais incautos e introduzir novos espectadores a série? Mas sem dúvida foi uma grande brincadeira que fez o espectador em seu final dar um sorriso dos mais profundos ao mesmo tempo que soube ter seus momentos divertidos; sim, a nova batalha final contra Malshina é hilária.

akibaranger_season_2_05

Outro fator que permaneceu intacto aqui foi o cuidado com os detalhes, mesmo os aparentemente não-importantes; as pequenas referências na medida para os fãs do gênero Sentai [e uma ou outra para o otaku médio, como as espadas tsun e dere] permanecem nas alturas e alguns dos defeitos especiais são simplesmente fascinantes. E claro, a atuação continua exagerada na medida.

Temos neste Primeiro Episódio da Segunda Temporada de Akibaranger uma nova obra que promete entregar um novo feeling, uma nova surpresa ao mesmo tempo que busca manter-se digna do nome – com mais onze ou doze episódios para contar uma nova história, provavelmente ainda mais focada no enredo, a possibilidade de termos um novo clássico é a mesma de perder a magia presente no original. O escritor Naruhisa Arakawa e o diretor Ryuta Tasaki, ambos de volta da série anterior, tem plena capacidade de conseguir o feito – mas será que conseguirão entregar mais uma temporada ao mesmo tempo engraçada e envolvente? Esperamos que sim.

akibaranger_season_2_06

Hikounin Sentai Akibaranger [Primeira Temporada] Uma Segunda Temporada que promete […]

One thought on “Primeiro Episódio: Hikounin Sentai Akibaranger, Season 2”

  1. AkibaRanger é uma comédia parodiando super sentais, que ao mesmo tempo em que é uma hilaria desconstrução [e sem limites de uma serie infantil, pois pode abordar sexualidade e bebidas por exemplo] tanto do genero super sentai como do tipico OTAKU… e em varios momentos acaba funcionando bem tambem como um SUPER SENTAI… não tenho do que reclamar da S1, e essa nova temporada começou tao interessante quanto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *