Sakurasou no Pet na Kanojo, 2ch e Coréia

Depois de Kokoro Connect, agora é a vez de Sakurasou no Pet na Kanojo atrair a fúria dos otakus japoneses – mais especificamente do todo-poderoso 2ch.

Sakurasou no Pet na Kanojo é um anime de 2-cour/24 episódios que, transmitido a partir de Outubro/2012, tem uma recepção em geral positiva do público que acompanha – em escala bem menor, lembra um pouco outro anime do mesmo estúdio, o bastante popular ToraDora!, que satisfez a muitos com sua comédia romântica otaku. Porém, o sexto episódio do anime, considerado entre muitos que assistiram o melhor até aqui, ficou marcado no Japão pela reação xenofóbica de muitos a uma troca aparentemente inocente: enquanto na Light Novel original o protagonista oferece congee [um tipo de mingau de arroz] a garota que está com problemas de saúde, no anime é mostrado o prato acima: o samgyetang, uma sopa com ginseng e uma galinha inteira.

Pela descrição da Wikipedia inglesa, é um prato que segundo as culturas chinesa e coreana ajuda a prevenir doenças; algo popular também no Japão, como mostra a pesquisa do Google feita em caracteres japoneses [que tem oito vezes mais respostas que a feita em caracteres romanos], só o racismo de muitos favorecido pelo anonimato proporcionado pela internet para fazer o Blu-Ray do anime ser criticado em massa nos comentários da Amazon local e a discussão que deveria ser sobre a obra tomar um rumo diferente e tosco.

Ao contrário de Kokoro Connect, esta polêmica acaba tendo efeitos práticos bem menores: primeiramente a série não tinha mesmo antes força suficiente para estar na lista dos animes mais populares, mais pedidos [sim, aquela Segunda Temporada não deve rolar]; segundo, isto acaba sendo algo bobo e sem maiores consequências – algo destinado mesmo a ser um post descartável em um blog de segunda categoria que fala sobre desenhos animados japoneses. É a vida, mas também é material referencial para quando algo mais sério acontecer nesta relação tensa que o gigante Japão tem com a ascendente Coréia; sim, qualquer dia alguém acende o pavio e a coisa não vai ser bonita. E como o vídeo abaixo mostra, já tentaram:

Fonte: 0takomu

Depois de Kokoro Connect, agora é a vez de Sakurasou […]

7 thoughts on “Sakurasou no Pet na Kanojo, 2ch e Coréia”

    1. Poxa, tem uns quatro reviews parados aqui; eu sei que deveria estar falando de coisa boa, mas essas pautas são tão tentadoras…

  1. Imagino que os mangas e animes sejam para eles o mesmo que o futebol e para os brasileiros,não consigo encontrar Racionalidade em tais protestos,

    1. Esse foi um dos melhores comentarios que vi nos ultimos tempos. Mas isso não vale apenas para os japas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *