Pocket Monsters Best Wishes!

Pokémon ganha um reboot. Novo lugar, novos ares.

Em 2010, houve a estreia de Best Wishes!, uma nova série de Pokémon, o que não seria novidade para ninguém, uma vez que a franquia Pokémon é poderosíssima no mundo inteiro e, terminando uma série, claro que outra viria em seguida. No entanto, Best Wishes! surpreende logo de cara ao propor um reboot na série. Aqui, Ash perde para treinadores iniciantes, a Equipe Rocket – por boa parte do anime – deixa de ser aquela que só tem como objetivo pegar o Pikachu, e, sobretudo, em Best Wishes! não há mistura de gerações. A proposta é renovar a fórmula, dar novos ares para a franquia e se ajustar à audiência atual.

E nisso é impecável. Ao agregar cada vez mais conceitos dos jogos (centros de batalha, berries, etc.), o anime ganha uma dinâmica maior, além de isso contribuir para uma quebra da mesmice que uma história episódica, principalmente sendo Pokémon, pode cair. Também para a renovação da fórmula, a Equipe Rocket recebe uma nova missão. A organização que é a clássica antagonista desta história começa a arquitetar um plano secreto que necessita de ferramentas diversas.

Ao mesmo tempo que isso foi bom para um reboot, as aparições de Jessie, James e Meowth ficam soltas durante os episódios, pois na maioria das vezes não há ligação com a história de Ash e companhia. Além disso, devido aos terremotos que ocorreram no Japão, dois episódios fundamentais para a história dos Rocket foram cancelados, acabando com toda a construção feita em vinte e dois episódios do anime. Após este incidente, voltam, por um curto período de tempo, a ser os personagens de antes, indo atrás de Pikachu. No entanto, isso é breve e retomam a fazer planos malignos posteriormente. Há uma quebra de ritmo e roteiro infelizmente necessária.

Não poderia falar de Best Wishes! sem elogiar a ótima quinta geração de Monstros de Bolso. Criticada por nostálgicos, é o que o seu público quer: algo diferente, inusitado. Sim, temos nessa geração um pokémon originado de um saco de lixo que entrou em contato com material nuclear. Mas também temos na primeira geração um muco com olhos e boca. Os monstros continuam na mesma linha, só adaptando ao que seu público demanda. As crianças de hoje em dia não são as mesmas do final da década de noventa.

O time de protagonistas dessa quarta série de Pokémon é o destaque do anime. Iris, com seu sonho de se tornar uma Dragon Master, adiciona um drama na quantidade certa a essa história. Além disso, quebra a mesmice de Ash, que poderia cansar depois de quase 700 episódios sendo o mesmo de sempre. Tendo dois extremos em um grupo, nada melhor do que ter um outro membro para equilibrar. É aí que entra Dento, com toda a sua singularidade;  tem o importante papel de substituir Brock e faz isso muito bem. Se Brock era mulherengo e exaltado, Dento é… exótico. São personagens que funcionam perfeitamente juntos, sendo o grupo mais carismático da franquia. A química destes três protagonistas é o que faz Best Wishes! ser tão bom.

É fato que o espectador comum ignora Pokémon por ser infantil, “mais do mesmo”. Preferem manter como uma memória da infância. E realmente, não é para todos. A estrutura narrativa se repete com certa frequência, o que cansa. Mas são breves momentos que acabam por não estragar a experiência total. Os protagonistas, os antagonistas e o universo acabam por tornar o anime uma obra extremamente agradável de ser assistida.

É comercial, é infantil, às vezes se repete, mas isso não o deixa menos divertido ou com menos personalidade. Pocket Monster Best Wishes! é a melhor série de Pokémon. Best wishes para a segunda temporada ser tão boa – ou melhor – quanto a primeira!

O Bom: Dinamismo; Protagonistas; Diversão; Tentativa de ser diferente; Drama na quantidade adequada.
O Ruim: Às vezes cansativo; Equipe Rocket inconstante; Plot Roquet x Plasma censurado devido ao terremoto; Não é para todos.

Pokémon ganha um reboot. Novo lugar, novos ares. Em 2010, houve […]

14 thoughts on “Pocket Monsters Best Wishes!”

  1. Concordo com boa parte do que foi escrito, mas tenho que discordar em alguns aspectos…
    Mas já deixo claro que não procuro confusão. Só estou mostrando meu ponto de vista sobre o assunto.

    “São personagens que funcionam perfeitamente juntos, sendo o grupo mais carismático da franquia.”
    Acho de longe o pior grupo já proposto pelo anime. Principalmente pela presença do Dento, que raramente se sobressai em suas falas ou ações. O trio atualmente é estático, passivo e dificilmente mostra as personalidades que lhes foram atribuídas no começo da temporada.

    “Pocket Monster Best Wishes! é a melhor série de Pokémon.”
    Essa eu realmente preciso discordar. Toda a “season 1” foi parada, sem um enredo maior envolvendo os personagens (oposto do que ocorreu em DP), e na minha opinião, só não foi tão repetitivo quanto a parte central de Johto.
    Os personagens estão sem foco e sem objetivo. O próprio narrador dificilmente comenta sobre a liga, que sempre foi o objetivo principal de Ash. É como se eles só estivessem fazendo uma viagem sem rumo.
    Os próprios Pokémon dos protagonistas estão sem destaque e sem personalidade definida, com exceção do Mijumaru, que já foi usado a ponto de enjoar.

    Eu realmente espero que a season 2 continue mudando o rumo do roteiro, como ela já começou a fazer. Como eu disse anteriormente, só estou expondo minha opinião. Mas gostei do texto, e é sempre bom saber a opinião de outras pessoas. 🙂

    1. Pois é, Best Wishes sofre de falta de um enredo mais estruturado. Mas particularmente gosto disso. É divertido ver os três (que gosto muito, aliás. Dento é meio apagado na maioria das vezes, mas faz o seu papel muito bem. Acho estranho tanto destaque na Iris, mas não me incomodo, acho o plot dela bom. Sem contar que gosto demais dela) em pequenas aventuras por aí. CLARO que eu gostaria de maiores acontecimentos, mas… Sobre os pokémon: acho que estão coerentes com o todo. Se fossem melhores, não seriam coerentes com os protagonistas, não? xD E realmente, a Season 2 promete. Primeira liga que vou acompanhar semanalmente (mas que deve demorar…).

  2. Eu simplesmente amo Best Wishes! É diferente de boa parte de Pokémon, mas para mim foi a série mais divertida de se acompanhar.

    Original Series tinha o mesmo ar episódico de BW, com um feeling carismático e simples, sem maiores pretensões por trás de tudo. Aliás, no quesito de plot desses episódios acho muito deles mais legais do que em BW, mas com Brock e principalmente com a Misty como acompanhantes não há o mesmo charme. Por outro lado, a Equipe Rocket era um trunfo para o anime naquela época e OS foi onde eles mais brilharam. Os episódios fillers de Johto, porém, estragam um pouco do brilho que essa série deveria ter tido. Menos destaque pros ginásios e episódios bem cansativos e a maioria deles bem preguiçosos, mesmo com plots pequenos.

    Advance Generation foi um marco para a série com os contests e os personagens rivais. A Haruka/May era uma excelente protagonista e mostrou toda a evolução de uma personagem que Pokémon até então não tinha mostrado. Os rivais dela eram excepcionais e Jessie ainda conseguiu brilhar mais ainda participando de Contests também. Mas mesmo com esses ótimos pontos pecavam nos fillers fraquíssimos, assim como Johto, e as lutas também não foram das melhores (até a chegada da Battle Frontier. <3)

    Daí vem o famigerado Diamond & Pearl…começa ótimo, apresentando o melhor rival do Ash e batalhas inimagináveis para Pokémon, era realmente outro nível. A Hikari é o extremo oposto da Haruka e entrou como mimadinha predestinada à contests por causa de sua mãe. Foi evoluindo com o Ash e era outra pessoa quando estava nos palcos, vindo muitas vezes a falhar e chegar com depressões e conflitos extremamente inúteis! O subplot dela não foi resolvido graças ao mal posicionamento de seus rivais, entre vários outros problemas, como ganhar um Pokémon de terceiro nível de mão beijada (sem envolvimento nenhum) e largar de lado seus bichos, que nem golpes novos aprenderam. Enquanto Haruka foi da lama à glória, Hikari foi da glória à lama. Pura decepção, achei uma péssima persongem. Voltando, o plot do Ash que estava indo muito bem com ótimos ginásios também decaiu e MUITO a partir da (ridícula) luta contra o Crasher Waker. Desde então tivemos UM ANO de filler até o próximo ginásio (poxa, isso é quase BW inteiro), o que é um baita de um subaproveitamento de anime. Seu rival Shinji foi a melhor coisa de DP, mas abriu brechas para coisas meio absurdas, como gastar vários episódios para o Torterra do Ash no final virar um zé-ninguém e utilizar DEMAIS o macaco Infernape (apesar de que eu gostava dele, mas ok). Enquanto o Grand Festival se manteve (apesar dos Togekisses e minha Mussalina…T-T), a liga começou bem e foi decaindo, mas o final de DP foi satisfatório. Bom, mesmo com tantas falhas e uma péssima "segunda parte", DP talvez seja a melhor série de Pokémon em certos pontos, mas muitos insistem em ver coisa onde não tem.

    Best Wishes!…coitado. Começou muito bem mas já começaram caindo a ficha muito mal acostumados com a mudança de DP. Os fãs estavam nostálgicos demais (grandes novidades. De OS pra AG veio "mimimi nunca aceitarei Haruka no lugar da Misty" e de AG pra DP era um "mimimi essa Hikari feia naum vai entrá no lugar da Haruka deosa!!1" e por aí vai). Daí veio a chuva de reclamações de que a Equipe Rocket apresentou uma brusca "mudança de personalidade" (que eu não acho correto chamar assim, mas ok), o Ash perdeu para um rival insosso, as batalhas eram menos emocionantes, não tinham mais contests, etc. etc. Até hoje tem gente tentando achar pelo no ovo, sendo que grande parte dos reclamadores são pessoas ADULTAS reclamando de um anime INFANTIL. Bom, BW! tem esses defeitos mesmo, mas ao mesmo tempo tem ótimos personagens. Iris e Dento são os melhores acompanhantes de Ash de longe, dando ótimos episódios solo. Eles têm uma personalidade constante e palpável e se relacionam bem com o herói. Dento é exagerado, mas isso é o charme de seu personagem, aliás, como reclamar de ele ser multiuso e sempre alheio ao mundo? Diferente do Gk, acho que as falas e ações dele são o que movem boa parte da série. Iris é criança mas é mais madura que Dento, apesar de dar suas derrapadas e tentar fazer o melhor para ser uma Dragon Master (mesmo que capturando esquilos…ok). Acho que são personagens mais interessantes do que o manjado "quero chegar ao topo para ser um Pokémon xxxxx", é algo que a série precisava. Será que alguém estaria feliz se alguém do grupo participasse de Pokémon Musicals (isso existe…?)? Acho que não. As batalhas estão piores do que em DP, mas continuam rápidas e dinâmicas, e acho errado reclamarem de batalhas quando fica claro que o foco em BW não é mostrar isso. Outro ponto forte da série são o grande leque de rivais recorrentes, rendendo boas piadas. Um ponto negativo é Ash deixar de lado alguns de seus bichos, assim eles acabam ficando sem personalidade, já que muitas vezes o charme de DP era ele soltar todos para fazerem uma boa bagunça e treinamento. Bom, acho que BW é a melhor série de Pokémon num geral e acho muito boa, não sei o que desagrada a tanta gente assim! É dinâmica, cativante, engraçada, e tem tudo que Pokémon sempre teve. É como se OS tivesse sido melhorado. (só não gosto de ter promovido a Hikari de novo em BW2…sai do meu anime, que já deu sua hora) Acho que ele se sobressai a DP, por exemplo, na situação do terremoto, já que BW conseguiu se manter bem, enquanto DP tinha todo o tempo de mundo e gastou mais de um ano com bobagens, só decaindo a qualidade do anime.

    1. Pior que a maioria cagou, mesmo (no bom sentido. BW2 deve ser melhor que 1). Mas é a vida animústica.

  3. Assim como o GK, não quero brigar com ninguém, apenas dar a minha opinião de que… BW é a pior saga, pra mim ._.”

    Isso porque ela trabalha com uma espécie de “retrocesso”. De Kanto até Sinnoh, a história da série passava por constante evolução. De um Ash iniciante que não tinha muita noção das coisas até um Ash pouco mais maduro e caminhando para ser um Mestre Pokémon (seja lá o que isso seja de fato, mas ok…). Aí chegamos em Unova e a equipe toma a decisão de mudar o foco da história, que estava no crescimento dos personagens através da relação com os Pokémon e nas batalhas, para mostrar os novos Pokémon em seus habitats e como eles se relacionam com a sociedade humana em geral. E, para isso, decidiram trazer de volta o “Ash de Kanto”, meio que ignorando toda a história que havia sido desenvolvida até então, em mais de 10 anos.

    Tem gente que curtiu isso, mas eu achei retrocesso. E a audiência, pelo menos, também concorda. Sempre que uma série está no seu final, os índices costumam cair (foi assim com AG e também com DP), mas também sempre que uma nova começa, os primeiros episódios costumavam ficar com índices muito altos. O que não aconteceu com BW que, logo de cara, já teve seus índices próximos ao final da saga anterior e se manteve assim até o final da season 1. Outro fato comprovando que a maioria não curtiu, foi a season 2, que aos poucos tenta (mas ainda não conseguiu) trazer o clima de DP novamente, principalmente colocando a Dawn em todos os episódios exibidos até o momento – e a audiência tem aumentado.

    Enfim… Não digo que trabalhar as batalhas seja melhor que explorar os Pokémon em seus habitats. Acho que os dois tem sua importância, tanto que os episódios de BW, isoladamente, em sua maioria me conquistam, mas pecam como construção de uma história sólida. Acho que o problema todo foi a transição – de DP pra BW foi muito brusco, não foi gradual e assustou e decepcionou muitos.

    1. Opiniões sempre são bem-vindas. 😀 Quanto ao retrocesso, entendo o desapontamento. Particularmente gostei disso, achei bom renovar a fórmular. Agora, claro que, em termos de franquia, decepcionou muitos. Anos acompanhando a jornada do Ash para… isso? Aí vai do que você espera da série, acredito. Mesmo que quisesse algo roteirizado de uma forma mais bem feita, o jeito que Best Wishes! foi me agrada. Não é um primor, tem vários defeitos, mas é simpático, divertido e tem personalidade. Mas é isso, entendo perfeitamente a decepção com o retrocesso de Ash. E obrigado pela informação da audiência. bom saber. Melhor ainda é estar se recuperando com a Season 2. “tanto que os episódios de BW, isoladamente, em sua maioria me conquistam, mas pecam como construção de uma história sólida” É, além de “vamos pegar as insígnias”, BW não tem outra coisa. Equipe Rocket ganha lá seus momentos, mas são isolados da narrativa. Como disse, o que BW me apresenta me agrada. É essa despretensão que me fez maratonar 84 episódios de anime. Mas sim, analisando com as outras séries, é sim um defeito.

  4. Concordo plenamente com você Gustavo! As séries de Pokémon (Original, AG e DP) passavam por uma certa evolução (não muita, mas pelo menos passavam por uma pequena evolução, como o Satoshi mais maduro, que aconselhava, ensinava os seus companheiros novatos, etc…)

    Fatores Negativos: em BW parece que o Satoshi começou realmente do zero. Já no 2º episódio de BW, o Satoshi esqueceu de que, para pegar um Pokémon é necessário batalhar com ele primeiro! ELE ESQUECEU DE FAZER ISSO, DEPOIS DE + DE 600 EPISÓDIOS!!!! Eu fiquei muuito triste quando vi aquilo. Outra coisa que aconteceu foi já no 1º Episódio, em que o Pikachu fica sem poder elétrico, depois do ocorrido com Zekrom, em que, numa batalha com um treinador iniciante (Shooti) e seu Snivy inicial, ELES PERDEM!! Tudo bem, o Pikachu só podia usar Iron Tail e Quick Attack, mas com a experiência de ambos eu acho que ganhariam fácil mesmo com essa desvantagem de 2 ataques somente! (depois de vencer um Dragonite, de empatar com um Latios, as experiências adquida nas Ligas, 32 insígnias + 4 da Liga Laranja e a vitória na Battle Frontier, ou seja, experiência não faltava mesmo!).
    Pra mim BW se resume a um excesso de nostalgia, tentar desesperadamente resgatar o que tinha na 1ª Série de Pokémon, o que não tinha necessidade nenhuma! Apesar de Pokémon, não render a mesma audiência e popularidade de antes (fator que não ocorreu por causa da dinâmica da série e sim por causa do longo tempo em que a série perdura, só pra ter idéia eu assistia Pokémon quando tinha 6 anos e agora tenho 19, nem todo mundo continua gostando do que assistia quando era criança e o agora o público é diferente também!!!).
    Mais também há bastante fatores positivos em BW que são:
    – Uma Equipe Rocket pensante, com planos bem elaborados e que não decola mais ahsuahsu;
    – Ginásios com uma nova temática (um ginásio dentro de um restaurante, museu, etc…);
    – Traços bellíssimos, evoluções, golpes…;
    – Sem muita enrolação nos episódios e um time com mais pokémon (eram sempre 6, agora são 10 no time do Satoshi);
    – E principalmente sem nenhum abandono de Pokémon até agora, muito pelo contrário (na nova abertura de Season 2, Primeape aparece no Laboratório junto com os outros Pokémon já capturados pelo Satoshi, só que detalhe o Primeape tinha sido deixado com um treinador de Pokémon lutadores! Aliás, como será que farão para o Primeape voltar pro time ou será uma jogada dos roteiristas de Pokémon… Vamos ver né!).

    Enfim, Best Wishes não é a pior saga pra mim, mas podia ter sido a melhor se não fosse o retrocesso do protagonista, mas espero que Best Wishes Season 2 salve tudo! A volta de Hikari (Dawn) e Piplup, minha personagem preferida em toda a série, mais que o Satoshi (Ash)! E a luta com o Champion, será que Satoshi ganhará a Liga Isshu e depois batalhará com Adeku (Alder) pelo título de Champion Master! Sonhei agora né!!? KKKKKKK

    OBS: Pode ser a última saga de Pokémon galera……… KKKKKKK Brincadeirinha, vai passa dos 1000 episódios, fiquem tranquilos!

    1. “ELE ESQUECEU DE FAZER ISSO, DEPOIS DE + DE 600 EPISÓDIOS!!!!” SIM! XDD É, vendo que o “”reboot”” incomodou uma boa parcela do fandom. É claro que incomodaria, são anos acompanhando o crescimento da história. Mas acho que o reboot tem seus prós. É uma revisita ao universo de Pokémon, uma tentativa de dar novos ares. Fracassou em agradar os fãs? Sim, mas temos a Season 2 aí, apesar do Ash ainda ser o de BW. Isso não devem mudar. Mas adorei poder acompanhar como se fosse “tudo de novo”. Vai de cada um. “Uma Equipe Rocket pensante, com planos bem elaborados e que não decola mais ahsuahsu;” Gosto bastante da Equipe Rocket de BW também. xD Mas ela oscila muito, e ainda tem a censura do episódio duplo Plasma x Rocket. No entanto, com certeza tem ótimos momentos. É, acabei esquecendo de comentar essa parte de visuais… É tudo colorido, novo, belo. Cada ginásio passa uma atmosfera única, é bom pra não cansar. Também gosto disso de o Ash ter um time maior, mas acaba por não desenvolver muitows pokémons. Tirando o Mijumaru e o Pikachu (óbvio, lol), os outros ganham pouco destaque. BW NÃO PODE SER O FIM! D: Mas se for, que dure muito tempo. E obrigado pelo comentário gigante!

  5. Na minha opinião os pokemons tão com personalidades apagadas(espero que isso mude com a 2 temporada), vc não vê personalidades como tinha o totodile,charlizard ,squirtle , Butterfree ,lapras, Krabby , Pidgeot,Snorlax,chicorita,Primeape,Chikorita, Cyndaquil ,Heracross, Grovyle,aipom,Chimchar, Buizel e Phanpy.Tanto que não to torcendo mto por essa liga oq é estranho ja que pra todas as outras eu estava super animado pra ver como o Ash e seus pokemons reagiriam a liga.
    Pokos do time atual do Ash tem uma personalidade que eu ache interessante Snivy(que eu queria mais participação),Oshawott(não quero comentar) e Krokorok.Por isso to torcendo pra juntarem vários deles(os da primeira lista) pras ligas…Não que eu não goste desse anime atual alias achu mto legal a menos interação da Equipe Rocket que ja tava ficando enjoada e o Foco com a liga,os ginásios e o Gráfico do desenho em si estão ótimos.
    Parceiros eu não Achu esse o melhor,o melhor ta entre Ash,Brock e Misty(ah saudades da misty chamando o Ash de idiota) e Ash,Brock,May(O max eu não curto mto)….Deixa eu ver oq mais posso dizer as batalhas tavam mais dinâmicas ate DP mas com a volta da Dawn achu que pode mudar um poko.Ash sempre parecendo mais novo e ingenuo eu achu chato tbm.
    Mas em geral gosto de todas as Series de pokemon o unico ponto Ruim é o Ash não amadurecer nenhum pouco,mas fazer oq é um fato que não posso mudar.Antes que falem Pokemon é um desenho infantil vários desenhos infantis tem um personagem principal que cresce e aprende pelo menos um poko(ah se o Ash aprende-se com os abandonos,filmes e ate com as historias dos lendários em si que aparecem ao longo da série).Agora pra ficar perfeito Ash Capturando pelo menos um lendário ou Raro,ou fazendo um time extremamente forte pra liga e ir pra liga dos campeões se tornar um mestre e começar uma nova série com outro protagonista.

    ESSA É MINHA OPINIÃO!

  6. Pois é, Best Wishes Season 2 se encaixa perfeitamente como uma última saga. Pelo fato da história estar agregada aos mais fortes de Isshu (Shaga, Caitlin, Shizui e Adeku). A Champion League (Liga dos Campeões) no anime, nada mais é do que uma grande luta com o Champion da região, que seria Adeku (digo no anime, porque nos jogos seria a Elite 4 e referente ao episódio 191 de DP, Ooba enfrentou Shirona pelo título de Champion Master, então só pode ser assim…). Só que Satoshi precisaria primeiro ganhar a Isshu League e virar um Pokémon Master pra depois enfrentar Adeku. Se tornando um Champion Master e assim dar espaço para “uma nova série com outro protagonista”. Só que como estamos falando de Pokémon, acho bem difícil isso acontecer! NOSSA MAS POR QUE TÃO DIFÍCIL!? Tá! Pensem então, em uma nova série de Pokémon, novo protagonista, mais velho, nova temática, legal, tudo bem, tudo ótimo… só que cadê o Pikachu?…… Não que eu venere o Pikachu, NÃO MSM!! Mas vcs acham que o Mascote (depois de Mario) da Nintendo e bam bam bam de Pokémon sairia!? NUNCA!! É como Naruto sem o Naruto, One Piece sem o Luffy!!! Sinceramente na minha opinião, Pokémon está chegando em seu clímax, Best Wishes Season 2 pode não ser o fim, mas é muito possível que seja na próxima saga (Pokémon Best Wishes Final Season ou outra talvez ashuashu). Porque se analisarmos bem as colocações em que Satoshi ficou nas ligas:

    Sekiei League (Liga Indigo): 16 melhores
    Jouto League (Liga Johto): 8 melhores
    Houen League (Liga Hoenn): 8 melhores
    Shin’ou League (Liga Sinnoh): 4 melhores
    Isshu League (Liga Unova): ?

    ?: Ou fica entre os 4 melhores denovo ou vai para final (finalmente XD) e arrasa bi! KKKKKKK

    Concluindo, eu não quero o fim de Pokémon, muito pelo contrário! Queria que Satoshi ficasse mais velho (11 anos KKKKK), reencontrasse seus velhos companheiros (Misty, Brock, Gary, May, Max, Jigglypuff ASHUASHU), mas ele só reencontra realmente quem participou da saga anterior (no caso desta vez a Dawn e posteriormente com certeza o Brock). Enfim, essa é a minha opinião polêmica (mamilos!! XD) e só tô publicando agora porque o artigo não é tão recente (SO SINCERO QUE DÓI rrss), e eu posso quebrar a cara no futuro, mas nada me tira da cabeça que o anime infinito Pokémon se torne finito e surpreenda muitos que esperavam por um Ash jovem encarando tudo e todos (assim não teria graça, o charme de Pokémon é ele ganhar e principalmente perder bastante! Na vida é assim!! Bem diferente de vários animes que eu já assisti e assisto, em que o protagonista sempre vence, com o poder da amizade e determinação!! É eu to me referindo a vc msm Fairy Tail!! HAHA mas eu gosto msm assim!).

    * Desculpem oscilar entre nomes americanos e japoneses, é que eu assisto legendado msm XD
    ** Aaahh e esqueci de agradecer!… Muito bom o artigo sobre BW, pude expor as minhas opiniões sobre o anime que mais gosto: Pocket Monsters (séries em geral), e olha que gosto de muitos hein!

    Arigatou lmalafaia-sama por expor Pokémon como um anime atual e ainda curtido por muitos e não o simples “desenho nostálgico” que os outros curtiam na época do programa da Eliana, dos tazos, cartinhas, etc… Obrigado msm 😀

  7. Não cheguei a assistir esta fase, mesmo assim, não dá pra negar as inovações que trouxeram e isso é um fato que vem acontecendo desde que a fase clássica foi encerrada. A única coisa que me incomodou e que incomodou muitos foi justamente o traço, pois ele ficou muito mais infantil comparando com o que usavam anteriormente. Também é uma pena que não querem desenvolver o Ash como personagem, pois nas fases Houen e Shinnoh ele até amadureceu como treinador e isso agradou bastante o público.
    Claro que seria bom se trouxessem os personagens mais queridos da trama – ah saudades da Misty, nestas horas… – mas, é mais preferível que tragam apenas os que acompanharam o personagem recentemente. Não fui muito com a cara da May, mas, ela é uma excelente coordenadora e a Dawn tinha mais personalidade, só que focaram muito nela na animação e isso deu uma prejudicada no anime em si.
    Em questão de rivais para o Ash, o Paul foi um dos melhores e ele se encaixa bem no perfil, seguindo um estilo diferente de usar os seus pokémon, claro que não esqueço do Gary e do Ritchie – treinadores com mais experiência – e que foram os primeiros rivais do Ash. Faltou um rival digno de nota na fase Houen…
    Agora um fato que ainda me incomoda e não é uma opinião isolada é justamente o nível de experiência do Pikachu: se seguir uma certa lógica, ele deve estar acima do nível 50, mas, em questão de ataques… até mesmo os outros treinadores conseguiriam dar uma lavada no ratinho elétrico. O que está faltando nele é um ataque que não seja do tipo elétrico e que seja bom de impacto: tipo um mega-soco, o swift (o que chamam de rápido ou rajada de lâminas, como era usado na fase clássica – ou até mesmo a surf – ele tem as condições pra usar tal ataque aquático – mas, fazer o quê… E dai-lhe cauda de ferro…
    Fora que tem a questão dos pokémon que ele captura, pois na maioria dos casos, capturar é o de menos: fato comum nos games, eles erram e feio no anime. Espero que como ocorreu nesta fase atual, eles invistam em permitir que ele adquira mais pokémon de diferentes tipos, pra formar uma equipe mais equilibrada.

    Esta é somente uma pequena análise do que acho a respeito de “Pokémon”. Acredito que seja tudo e ótimo post.

    1. É, concordo com você, apesar de achar que o não crescimento do Ash não seja um contra ao anime. Gosto muito do clima dessa série, da despretensão, de assistir deixando o cérebro desligado. E é exatamente por isso que não é para todos, pois normalmente espera-se algo mais construído e em constante crescimento. Não é o caso de Best Wishes! (apesar de BW2 prometer isso).

      Rival… Pois é, o rival de BW é tão insignificante que esqueci de comentar. O Shootie é morno, perde o brilho no meio dos outros personagens, mais carismáticos e que se mostram mais em cena. Cada protagonista tem um antagonista mais legal que o Shootie, incluindo o Ash, com o cara do cabelo vermelho (esqueci o nome xD). As outras séries se superam nisso. Aliás, o Shootie é tão fraco que ele vira um secundário como qualquer outro. Não tem aquele competição que existia na primeira série, por exemplo. Uma falha feia.

      Agora, quanto ao maior leque de pokémons: ao mesmo tempo que varia as possibilidades e sai da mesmice, compromete o desenvolvimento dos bichos. Alguns pokémons do Ash são puramente FERRAMENTAS, que só servem pra evoluir e serem usadas pelo Ash em batalhas e pequenas situações. É uma faca de dois gumes.

      É um regresso na franquia? Com certeza, mas é válido por dar novos ares. Pokémon precisava respirar novamente. E muito obrigado pelo comentário, é sempre bom saber das opiniões de quem acompanha/acompanhou a franquia. 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *