Guia Nahel Argama para o #tezukaday

Muito boa e bonita a parceria entre muitos dos blogs brasileiros que falam sobre anime e manga para em uma série de artigos lançados dia 17 de Dezembro de 2011 falarem, da forma e jeito que achassem melhor, sobre qualquer característica da obra do homem que pode não ter dado o primeiro passo mas com certeza deu o mais importante para esta importante vertente da cultura pop japonesa.

E foram muitos, muitos textos produzidos. O que para alguns pode ser liberdade de escolha para outros pode ser simplesmente textos demais para poder aproveitar algum satisfatoriamente. Por isso, é válido apresentar alguns textos que na visão do Nahel Argama [que tem dois artigos sobre o assunto; um sobre o Star System e outro sobre lado Pai do Anime de Tezuka], não podem se perder no mar de postagens existente.

Para começar temos o texto denso, recheado de informações e para alguns cansativo do ótimo blog Otakismo mistura de biografia e análise que conta como Tezuka mudou o paradigma dos mangas, com grande foco na cultura pop americana e sua influência na pessoa de mente aberta que era Tezuka.

A seguir, vem do Shoujo Café um belo complemento que explica [com algum foco nos quadrinhos para garotas, como não poderia deixar de ser em um blog com este nome] detalhadamente os pontos aonde o autor deu sua imensa contribuição para o manga ser o que é hoje. Recomendadíssimo.

Após quebrar o gelo no Mais de Oito Mil, vale ler o texto do Blog do Graveheart sobre Buda que deve fazer em pleno final de ano muitos terem vontade de estourar ainda mais o cartão de crédito e/ou cheque especial para comprar mais este manga.

Outros bons textos que instigam os leitores a saber mais sobre as obras são os reviews de Dororo pelo Radix e de Barbara pelo Elfen Lied Brasil; textos bem-feitos e peculiares que mostram tanto a obra como o potencial ainda em desenvolvimento dos redatores.

Mas é o Mangas Undergrounds com Ode to Kirihito que vai mais longe [bela escolha de obra!], principalmente pelo belo uso de grandes imagens que chamam a atenção [as picantes de Barbara também chamam, pena serem pequenas].

Claro em que um evento que pretende ser completo não poderia faltar críticas a Osamu Tezuka, que como todo ser humano também não foi perfeito. Assim, o Panina Manina está em bela forma em sua análise de Astro Boy X Pluto [que também é Osamu Tezuka X Naoki Urasawa] no Subete Animes.

Mas se preferir tem o artigo virulento do John Master no Visual Novel Brasil que é exagerado e infelizmente com erros de português demais para passarem despercebidos; mas mesmo assim expressa a opinião de diversas pessoas, portanto válido.

Para finalizar, muita, mas muita gente bateu na tecla de que Osamu Tezuka se redimiu na fase adulta – portanto, seus mangas para crianças devem ser um lixo, não? Para o Lancaster, errado. Em seu artigo para o Maximum Cosmo ele discorre sobre isso para chegar a conclusão que escrever para crianças é igualmente complexo e desafiador. [em um parêntese, vale recomendar também este polêmico artigo que expande a discussão].

Sei que escolher é desagradar a alguns, mas temos aqui um belo guia de onde começar a ler o #TezukaDay. Mas pode ser que descubra seu artigo preferido em algum outro da lista, portanto vamos a ela:

Across the Starlight – [Tezuka Day] Metropolis: As disputas pelo poder da ciência
Anime e Mangá TNT – REVIEW para o #TezukaDay – Agentes especiais, agentes espaciais, coelhos, patos, cavalos e Disney – The Amazing 3
Chuva de Nanquim – Review – Pluto, o Astro Boy de Naoki Urasawa no #TezukaDay
Gyabbo!Apollo’s Song, O Amor e A Verdadeira Essência do Ser
MBB AnikenkaiPhoenix 2772 – Um Sci-Fi De Osamu Tezuka Para O #TezukaDay
Moon Stitch – [#TezukaDay] Angel’s Hill – Quando as lendas encontram o ser humano [Angel no Oka]
NETOIN! – Especial Tezuka Day: a divertida e interessante história da pequena Melmo… [Fushigi wa Melmo]
Otaku Yousai: Especial Tezuka Day: Maa-chan No Nikkichou – Os primeiros passos do mestre!!
Planeta do MoeRibon no Kishi e o Teatro de Takarazuka – Um mangá bem simpático com uma grande inspiração teatral
Visual Novel BrasilFuusuke, A ero-comedia de Tezuka
Troca Equivalente – Simplicidade, Otimismo e Fantasia – O mundo de Osamu Tezuka
Virtual Meinsanity – #TezukaDay: MW

Muito boa e bonita a parceria entre muitos dos blogs […]

3 thoughts on “Guia Nahel Argama para o #tezukaday”

  1. Obrigado pela recomendação – mas o fato é: quadrinhos para crianças e jovens e quadrinhos para adultos são igualmente importantes. Um mercado não é saudável sem o material infantil nem é maduro sem material adulto. Aqueles que esnobam um em detrimento do outro só o prejudicam.
    E escrever para crianças e jovens exige mais habilidade do que escrever para adultos, sem brincadeira: exige uma capacidade de passar mensagens importantes e até duras de uma forma mais sutil e menos direta do que para leitores mais velhos. A chance de errar a mão é ainda maior. A menos que você prefira ser vazio, mas acredite: crianças não são burras e percebem isso.

  2. Ótima ideia cara, realmente estava faltando algo assim.

    Acho que no final das contas o #TezukaDay foi um enorme sucesso, quando eu sugeri a ideia nunca pensei que tomaria essas proporções, ainda mais quando inocentemente sugeri a ideia.

    O negócio agora é pegar o impulso que o evento deu e fazer mais Blogagens coletivas(porque não fazer bimestralmente?) , acho que não daria pra fazer isso com mais nenhum outro mangaka, mas sim blogagens temáticas.Enfim, foi bem legal isso pra unir o fandom (acho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *