Togashi está certo. Todos os outros é que estão errados!

Yo!

Polemizar, porque sim, né? Bora ver! A cada retorno de Hunter x Hunter, os fãs já esperam pelo próximo hiato. É uma relação de amor e ódio por uma obra que é única, apesar de outras obras que sofrem do mesmo mal, como Berserk, Vagabond e Bastard!!.

Yoshihiro Togashi, o autor da aventura de Gon atrás de seu pai (e com um monte de coisa no meio) já fez seu nome no mercado e tem uma base de vendas boa o bastante para não precisar seguir regras estabelecidas e ainda ser bajulado pelos editores e até pelos donos da empresa. Não é fácil gostar de Hunter x Hunter.

dai001

A série, que começou em 1998, tem praticamente o mesmo tempo de vida de One Piece, que é praticamente um ano mais velho apenas, mas tem 74 volumes enquanto a série de Gon tem apenas 32. Os 42 volumes de diferença mostram claramente o tempo perdido.

Com média de 4,3 volumes anuais, One Piece é um exemplo de periodicidade, com pouquíssimos casos de atrasos em seus 17 anos de serialização semanal e o melhor exemplo do mundo para mostrar como poderia ser uma publicação semanal de sucesso. Já Hunter x Hunter tem a média exata de 2 volumes por ano nesses últimos 16 anos. Uma média abaixo da metade do que One Piece faz, mesmo que o sucesso de ambas as séries seja equiparável.

No entanto, apesar de ser um nível ridículo para a Shonen Jump, a média de Hunter x Hunter ainda é superior a qualquer mangá mensal, que solta apenas um volume por ano. Berserk, apesar dos lendários atrasos, estaria na média, com 1,3 volumes por ano, 37 em 25 anos, não fosse a periodicidade da Young Animal, bimensal (saindo duas vezes ao mês). Poderia ter 2 ou 3 volumes por ano.

berserk1

Mas qual é o grande problema nesses atrasos? Cada autor tem seus motivos. Para Togashi, a experiência de serialização semanal na Shonen Jump foi quase traumática. Quando ele saiu da revista, decidiu se dedicar à sua carreira amadora e viver do rendimento de YuYu Hakusho. Os anos que passou na série (que nem é tão longa assim) lhe trouxeram problemas de saúde e stress. Se ele fosse voltar a fazer mangá, seria em uma revista mais tranquila, em um ritmo mais desacelerado.

Quem mudou seus planos foi Kazuhiko Torishima. O lendário editor da Shonen Jump voltava à revista para uma revitalização após a crise que derrubou a revista na década de 90. Em seus planos, estava o retorno de medalhões da casa, como Masakazu Katsura, Akira Toriyama, Masanori Morita e ele, Yoshihiro Togashi. Com o retorno, cada um fez suas exigências. Séries mais curtas, um pouco mais de liberdade para criar…

Togashi foi além. Em seu retorno, ele publicou Level E (publicado no Brasil pela JBC), com uma exigência muito diferente. Ele publicou sua série mensalmente na revista, que é semanal! Dessa forma, ele também diminuiu drasticamente a quantidade de assistentes (praticamente trabalhando sozinho).

Na época da estreia de Hunter x Hunter, Togashi voltou a publicar semanalmente, mas isso veio acompanhado de uma outra exigência: ele poderia parar e voltar quando quisesse. Claro que o sucesso da série influenciou muito para que a exigência fosse mantida até hoje, e Togashi pode gozar de uma posição invejável: ele publica livremente dentro da maior revista de mangás do planeta e vende mais mangás do que todos que se reviram entre as posições do ranking semanal da Shonen Jump.

Mas como ficam os leitores? E o direito que temos de ter nossas histórias periodicamente?

A verdade é que nós não temos esse direito. Você não pode exigir que as histórias sejam feitas e entregues. O que acontece é que as editoras se comprometem a isso, em certo nível, para que você tenha uma segurança para acompanhar o material. Não é um dever, mas um compromisso firmado entre a editora e os leitores. Se você não quiser mais, pode parar de ler e esperar a editora correr atrás de você.

Pode parecer rude, mas é a verdade. Os autores não são seus escravos e nem todo o dinheiro do mundo obriga ele a fazer sua história e entregar a todo custo. Da mesma forma que ninguém lhe obriga a estar no trabalho todos os dias. O que acontece é um compromisso mútuo, de que você vai ao trabalho todos os dias e vai efetuar o seu papel na empresa para poder receber. Mas esse compromisso muda, de pessoa para pessoa.

Togashi conquistou seu lugar ao sol com Yu Yu Hakusho e provou que pode manter seu público com o início de Hunter x Hunter. Em seus primeiros hiatos, seja proposital ou não (oficialmente, ele teria problemas de saúde, boatos dizem que sua saúde se chamava Dragon Quest), o público leitor de Hunter x Hunter não só se manteve mas cresceu. Com o tempo, os leitores da Shonen Jump até se acostumaram com a forma especial que a série era publicada e hoje, quase 16 anos depois, ninguém contesta isso, simplesmente aceita.

O compromisso que Togashi e os seus leitores firmaram com o tempo é de que ele vai fazer histórias quando ele quiser. E nós vamos comprar se quisermos. Ora, somos vermes, vamos comprar mesmo com meses de atraso e descaso total em explicar o por quê!

Mas será que sua posição é realmente mesquinha e ele devia mesmo é tomar vergonha na cara e trabalhar?

O trabalho de mangaká é um dos mais estressantes do Japão. Um autor de mangá passa seis dias da semana imerso em seu trabalho praticamente 20 horas por dia, um volume de horas desumano em qualquer situação. A cobrança por parte de público e editora é grande, o que agrava a pressão que é exercida contra o autor, que ainda é dono de uma empresa, seu estúdio, e precisa pagar impostos, funcionários (os assistentes, gerente, etc), manter a ordem como qualquer dono de negócio. Não é um trabalho dos sonhos, mas é exatamente que quem está ali precisa amar o que faz.

Nem mesmo todo o dinheiro do mundo (que alguns poucos artistas ganham) vale a pena, pois você em geral é privado até de chances de usar seu dinheiro, já que muitas revistas proíbem seus artistas de tomar avião e viajar de férias para fora do país. Algumas proíbem até o uso de internet, para que o autor não receba críticas diretas. O dinheiro vira números em uma caderneta. Não é à toa que o Togashi comprava Ferrari todo ano. O que mais ele poderia comprar?

TamoJunto

Verdade seja dita, o mercado japonês faz os artistas se portarem como ela precisa que eles se portem.

Nesse cenário, a revolução que Togashi exerceu na maior revista do mundo foi silenciosa e gigantesca. Não teve faixas, não teve black bloc protestando na frente da sede da Shueisha… Togashi conquistou sua posição de publicar de forma humanamente suportável, viver sua vida fazendo o que gosta, seja sair com sua esposa ou até, por que não, passar dias jogando videogame. Além disso, ele tomou as rédeas de seu trabalho, se negando a ter assistentes, uma medida que o mercado criou para manter prazos, e ainda decidiu que publicaria de acordo com sua produção, ao invés de produzir de acordo com a publicação da Shonen Jump. Não é como se ele um dia chegasse emburrado na editoria da Jump e esperneasse  como uma criança mimada. Ele conquistou seu espaço, ele provou que seu público é fiel, ele fez o que se espera de um autor de histórias, e se afastou do que o mercado, as editoras e os leitores acham que ele deve ser.

Nem mesmo o poderoso mercado dos animes e produtos relacionados o pressionou a mudar. Pelo contrário, o primeiro anime de Hunter x Hunter precisou se adequar ao autor, saindo da TV e indo para OVA. E isso não impediu a série de virar um novo anime, que também deve sofrer do mesmo mal em breve, quando alcançar o mangá.

20110713001538fa4

Enquanto nós, malditos viciados, sofremos de abstinência, ele se mantém firme e forte. Hunter x Hunter se reinventa a cada arco e surpreende os leitores, se mantendo atual mesmo sendo mais velho que boa parte do seu público. Togashi venceu o mercado e pode gozar de sua posição, que está além de ser o mais vendido. Está acima de ser o mais popular do ano. E é mais amplo do que ser um clássico instantâneo.

Togashi faz de Hunter x Hunter um trabalho prazeiroso, altamente lucrativo, que faz os outros felizes e ao mesmo tempo, revoluciona, de várias formas, a própria indústria. E isso o coloca ao lado de outras pessoas muito mais respeitadas, como Katsuhiro Otomo, Hayao Miyazaki, Masamune Shirow… gente que faz quando quer, como quer e se quiser. Gente que pode.

Então, se acostume. Togashi vai publicar quando ele quiser e você vai, sim, continuar acompanhando. Porque sua jogada foi tão boa que até nós, seus leitores, entramos nela sem perceber.

PS: Queria citar em algum lugar e não consegui, então jogo o link do texto de Neil Gaiman sobre o dever de George R. R. Martin em publicar logo o final de Game of Thrones (ou Crônicas de Fogo e Gelo, pros puristas).

George R.R. Martin is not your bitch.

79 ideias sobre “Togashi está certo. Todos os outros é que estão errados!”

  1. Que baboseira.
    O cara deve ter algum problema de saúde bem grave.
    Se não fosse isso, a editora certamente já teria processado e forçado ele a produzir, já que essa tal cláusula contratual claramente estaria sendo usada de forma desmedida e tornando o acordo sem peso de igualdade, se é que ela existe, claro.
    Também poderia solicitar judicialmente os direitos para a criação, já que ela também possui contratos que são derivados deste inicial.
    Não importa se o cara é bilionário, tem de respeitar contratos, pois isso move dinheiro no mundo todo.
    O mais provável é que seu problema de saúde não seja tão simples, só não é veiculado pra preservar a imagem e a privacidade do autor. Ou talvez ele seja um viciado em drogas mais pesadas, como cocaína, por exemplo, ou tenha depressão grave, ou os dois, ou algo pior ainda, talvez viva entrando e saindo de clínicas de reabilitação, e nisso sua capacidade de produção tenha se reduzido a 0.
    O que acho mais bobo é que alguns leitores, e produtores de conteúdo não abordam isso, como se dor nas costas impedisse alguém de trabalhar.
    Se fosse assim, não haveriam motoristas de ônibus no Japão kkk
    Estamos na era da inclusão, cegos, tetraplégicos e tantos outros deficientes produzem de igual nível quanto à qualquer outro.
    Apenas sinto muito que não seja dito o que realmente acontece com ele.
    Pelo menos poderiam dar um final digno pra publicação e matar de vez essa história.
    Pelo menos acabaria com as teses de que Togashi na verdade é um zumbi, um E.T. ou sabe-se lá o quê.

  2. Cara, ok, é um trabalho estressante, mas já está mais do que provado que ele não precisa de dinheiro, nem de trabalhar muito… ele pode simplesmente desenhar quando estiver a vontade e lançar um capítulo quando der. Mas ele já está há um ano sem publicar absolutamente nada, isso prova que ele não ta fazendo nem questão de desenhar uma página por mês praticamente. Enfim, Togashi vai morrer, e essa obra magnífica vai pro ralo junto, a menos que alguém continue por ele… e pra mim, isso é um desrespeito com os fãs, se ele sabia que não ia terminar, que não começasse, ficasse só com o bom e velho yu yu hakusho (que também teve seus tempos de hiato pelo que soube).

  3. o togashi planeja muito bem o ritmo do mangá,isso obviamente se da pelos hiatos,tenho certeza que o arco das formigas quimeras seria 10x pior se ele fizesse semanalmente,um exemplo,o oda no arco de dressrosa em OP pecou muito no ritmo,estendeu demais,pôs muita coisa desnecessária,se houvesse hiatos entre o arco ele ficaria com certeza melhor,ou o arco da guerra de naruto que sofreu do mesmo problema,os mangakas tem muito pouco tempo pra pensar no enredo,daí obras que tem um nível de complexidade no mínimo um pouco grande podem acabar meladas no final,por falta de planejamento no enredo

  4. Eu sou um leitor de hxh e acho que é melhor o hxh ficar assim mesmo
    Porque com ele levando a vida de ele pode ter várias inspirações diferente de um mankaga que fica só no mangá (sinceramente acho que o togashi não termine os desenhos sempre parece o esboço sem ter terminado ) bem ele pode ficar um dia dois dias até mesmo um ano
    Desde que traga um hxh bem feito

  5. Primeiramente, parabéns pelo ótimo post. Não irei mentir. Queria hxh toda semana. Mas é de tempo que conheço essa rotina pesada e insana dos mangakas. Togashi tá certíssimo em fazer isso. Vi matérias falando que yuyu saiu totalmente dos planos deles, e foi influenciado pela editora para se assemelhar a outras obras de porradaria pura da época. Eu vejo que em hxh ele expõe suas verdadeiras idéias, e idéias essas que acho fenomenais. Toda vez que revejo o mangá ou anime me vem a impressão de originalidade, principalmente com a ausência daquelas batalhas vencidas pela Força final da amizade. Enfim, hxh é uma leitura prazerosa e revolucionária.

  6. Eu sou muito fã do Togashi e do Kentaro!!! Concordo plenamente com o ditado de que “não se apressa o artista”. A única coisa que me atormenta o coração, é da possibilidade desses autores falecerem (pois estão ficando velhos né?) e nunca ver a conclusão dessas magníficas obras… Imagine se Da Vinci não tivesse concluído “A Ultima Ceia”?

  7. Meus amigos, concordo com o Togashi, mas será que se não existissem os mangakás que cumprem o prazo semanal ele ainda teria tamanha estabilidade? o que mantém a revista são estas publicações semanais que te viciam em comprar e tornam a compra da revista uma rotina, se elas não existissem as vendas, certamente, cairiam (ou não, o mercado é imprevisível) Não o estou criticando, com certeza se saísse semanalmente ele não teria tamanha qualidade, mas não podemos dizer que os semanais são “errados” sendo que são eles que mantém o mercado circulando. Querem prender a atenção de jovens de 8 a 16 anos com publicação mensal? preciso lembrar a vocês o quanto é dificil para uma criança esperar UM MÊS para algo? ou até para nós de 18 a 25 anos (é dificil, mas conseguimos entender) é burrice dizer que os semanais estão errados, eles estão certos mantendo o mercado vivo e ativo! Togashi está certo, mas com certeza os outros não estão errados.

  8. Adicione também Masami Kurumada e a publicação de Next Dimension que também segue com 2 volumes por ano :D

      1. Sua opinião apenas, Kurumada é um conversador e tem também seu público fiel, quem você pensa que é para sair determinando algo assim? Você tem o direito de não gostar de seu trabalho e expôr isso, mas não de determiná-lo como ruim.

  9. Eu também não ligo muito pras pausas…mas anos de pausa é de doer…no mais, como alguns já disseram, tenho medo dos caras morrerem sem finalizar as histórias…Berserk e Claymore sem final…não posso nem imaginar!!!

  10. Há autores que são escravos da industria. Há Togashis. E há Odas e Mashimas, que são monstros. E eu amo todos eles e bato na cara deles com meu dinheiro (Bem pouco aliás) e reclamo mesmo. Não importa quantos hiatos o Togashi fizer, ou quão longos serão, vou continuar acompanhando essa joça e vou continuar reclamando dos hiatos :v

    De qualquer forma, excelente post ;) Aliás, tem One Punch-Man. Ele tende a ser quinzenal, mas se o Yusuke Murata quiser prolongar mais em prol daquelas magníficas artes, quem é que vai impedi-lo? :P

  11. …Por isso falo que acompanhar qualquer coisa que vire sucesso seja um inferno: os autores e envolvidos abusam.

    Ser mangaka pode até ser um dos trabalhos mais estressantes que tem… mas ninguém forçou o cara a viver assim, o cara entra nessa pq quer. Se entrou, devia ter um mínimo de respeito com seus leitores e se esforçar na medida do possível… pq a vida de um mangaka da Jump não é só estresse, mas tbm MUITO dinheiro. E divido que o Togashi fique doente na hora de gastar essa grana (nem que seja com FerrariS, ô dó dele) e se divertir…

    O cara podia publicar numa revista shonen mensal pra ficar menos evidente a picaretagem e para um público mais maduro que aguenta esperar mais… MAS NÃAAOOO, a obscena fortuna que ele já deve ter não é suficiente, ele PRECISA ganhar MAIS dinheiro ainda publicando numa shonen semanal…

    Me lembro do “estudante” do Tropa de Elite pq a culpa é todinha do fã: se está insatisfeito com a (falta de) periodicidade de um mangá, deve protestar atacando o maior ponto fraco do corpo humano: o bolso. Se os fãs boicotarem, as vendas começarem a cair e os caras começarem a sentir no bolso, eles (editores & autores) vão fazer das tripas coração pra dar um jeito qualquer de resolver a questão. Se não tiver coragem de fazer isso, o leitor deve calar a boca e engolir tudo calado, que nem mulher de malandro… pois o autor está abusando do poder que O LEITOR deu a ele. Não a Editora, não o Torishima, mas o leitor, que é quem paga o salário dele.

    “Ah, mas falar é fácil! Vc teria coragem de boicotar um mangá que realmente gosta?” Ué… Berserk é (foi) meu mangá preferido e já boicoto ele há anos… tanto pela falta de comprometimento do Miura quanto pelas atrocidades que ele tem cometido no roteiro.

  12. Se ele está certo ou errado, não faço idéia.
    Só espero que essas pausas, ele consiga trazer arcos melhores que o Chimera Ants, não consegui gostar, enrolado e sem identidade, sem falar nos personagens que poderiam ser melhor aproveitados que acabam morrendo (Digo sendo descartados como “moscas” sem importância). Mas por outro lado, as músicas de abertura e encerramento são legais =D

  13. “Uma média abaixo da metade do que One Piece faz, mesmo que o sucesso de ambas as séries seja equiparável.” WHAT? Sucesso equiparável???? Menos, bem menos… Adoro Hunter x Hunter, mas dizer que seu sucesso é equiparável a One Piece, já é demais…

    1. Acho Hunter x Hunter o melhor mangá da atualidade e One Piece uma merda. Qual o problema dele dizer que são equiparáveis?

        1. Se você pegar a média de vendas no Japão dos tankobon’s de HxH e a da “tríade” da Jump (One Peace, Bleach e Naruto) verá que seriam praticamente as mesmas se HxH fosse lançado semanalmente. Ah, e não consegui gostar de One Peace…

          1. hunter tem 32 volumes,65 milhoes de cópias vendidas,média de 2 milhoes de copias vendidas por volume

            one piece tem 78,mais de 300 milhoes de cópias vendidas,media de cerca de 4 milhoes de cópias vendidas por volume

            hunter nao se equipara a one piece nao

          2. Isso eh se equiparar, pois ele tem uma media de 1 milhão a menos q One Piece (Por enquanto), isso está equiparável, na minha opinião, enquanto a maioria dos mangas famosin (Fairy Tail, Toriko) não vende 1 milhão por volume. One Piece e Hunter X Hunter são equiparáveis, pois os 2 são os q mais vendem na Shonen Jump e entre outras revistas tbm.

          3. Rapaz, One Piece vende O DOBRO de Hunter, não tem nada de se equiparar

      1. ele falou quanto a sucesso,nao quanto a qualidade,em qualidade os dois sao equiparáveis,sem mimimi,cada um gosta do que quer e em sucesso OP fez bem mais que hunter

    2. One Piece é horrível. Anime completamente infantil: sem história, lutas mal feitas e sem “novidades”. E, claro, sendo um anime infantil não poderia faltar um protagonista bobo alegre.

      1. Cara acabei de ler tanta merda, obrigado por me fazer rir, primeiro de tudo anime infantil sem história? lutas mal feitas? KKKKKKKKKKKKK cara ta na cara de que você não viu nem 20% de One Piece, vc é um fanboyola de HxH está na cara, seu comentário está um tanto equivocado parece aquelas crianças que brigam entre Naruto e Goku, chega a dar pena, One Piece com 78 volumes estupra HxH desculpe mas são apenas vdds :)

        1. HxH só não supera One Piece por que não é lançado com a mesma frequência, e em todos episódios de One Piece que eu assisti eu acabei dormindo, mas no caso do Hunter x Hunter eu sempre fico ligadão, meus olhos não desviam da tela, é um anime que me prende até o fim. Pode ser que após 3 vezes assistindo o anime inteiro eu esteja me sentindo enjoado do arco Exame hunter e Familia Zoldyck, mas a partir da Torre dos sonhos a Adrenalina volta e eu lembro por que eu sou fã de HxH. One piece é um anime que você praticamente sabe o que vai acontecer ao contrário de Hunter que surpreende o publico, muitas batalhas aconteceram e é muito dificil dizer quem ia vencer (como aconteceu em Hisoka vs Gon. Kite vs Pitou. Meruem vs Netero, Kuroro vs Zoldycks, Hisoka vs Gotou, Gon e Killua vs Knuckle e Shoot , só citei as que eu lembrava ) . Bom, nos episódios que eu assisti de One Piece (mais ou menos no fim do Arco do God Enel) sempre se seguia uma linha de eventos em todos os arcos. Luffy e sua tripulação chegam em um lugar, daí tem um vilão, Zoro se perde, Luffy se encontra com o vilão, o vilão da uma surra no Luffy que acaba se afastando dos outros e logo em seguida ele aparece sem energia e pedindo por carne, daí ele encontra o vilão e fica muito bravo por algo que ele fez, então ele da uma surra no vilão com suas habilidades de borracha que ele inventa (tenho que dizer que algumas são maneirissimas) Luffy e sua tripulação vão embora e se despedem no Porto da ilha ou cidade, seja lá onde eles estão, então se inicia outro arco e o ciclo se repete (bom, pelo menos até onde eu assisti foi assim…). Pra mim é isso cara, eu prefiro hunter por que é um Anime imprevisível, com Comédia,Drama, Ação e Aventura bem distribuídos e sem nenhum exagero em quaisquer elementos. E por favor, vamos parar de hipocrisia pois pelo seu comentário você é um grande Fanboy de One piece, então olha o seu rabo antes de olhar o dos outros e ficar dizendo merda…

          1. maano para…sou fande one piece e tu meio q fez perder a magia pramim ç.ç … ta exagerei XD mas realmente one piece eh basicamente isso que vc falou,porem eh mais pra frente que o negocio começa a ficar mais interessante, ha coisas que acontecem nos arcosque acabam ligando com uns que se passaram muito tempo,cito o exemplo o de eines lobby que remete a estrutura do esconderijo do arlong, e depois na ilha dos tritoes vc percebe que a porra da marca de sol que o arlong tem eh super importante,vc descobre altas coisas importantes que ocorrem em cada arco porem na trama como um todo tem um efeito estrondoso

        2. Eu li MUITO One Piece, e sei bem como é. É como FairyTail: o protagonista sempre toma uma surra duas ou três vezes pro mesmo cara, ai começa a falar de amizade e que quer proteger todo mundo e, então, a mágica do protagonismo acontece.

          Todo mundo que conheço com mais de 20 anos, acha OP ruim e infantil, os que gostam dessa frescura, pois “einçina lissões di vida ehuehahuh” são, 90% das vezes, nego com 16 anos (ou menos).

          1. o luffy lutou uma vez com o don krieg e venceu,o mesmo pro kuro,o mesmo pro arlong,o mesmo pro hody jones e pra vários outros adversários

            o luffy sempre que teve que lutar mais de uma vez com um personagem só venceu ele na segunda através de algum artifício

            -contra o crocodile ele descobriu a forma de anular a intangibilidade dele

            -contra o lucci ele desenvolveu o gear second e o gear third,duas técnicas que nao foram simplesmente tiradas do nada,as duas tiveram explicação e com essas duas técnicas ele ficou MUITO mais poderoso e foi algo que ele levou pro resto do mangá

            -contra o doflamingo ele teve que usar o gear fourth e o doflamingo teve que ser enfraquecido pelo law com a gamma knife

            -contra o foxy ele descobriu a maneira de burlar a AnM dele

            -contra o clown ele só perdeu a primeira vez por descuido,ele era muito mais forte que o clown,tanto que demonstrou isso depois

            quando o adversário era forte demais,o luffy nao vencia,nao importa o quanto tentasse,foi assim com o magellan,com o kizaru,com o aokiji e com o mihawk(o qual ele nao chegou a lutar,mas o zoro foi humilhado e o mesmo aconteceria com o luffy)

            entao basicamente tu nao leu o mangá e nem viu o anime,fez comparação IDIOTA com fairy tail,one piece SE TEM protagonismo é pouca coisa

          2. Principais Protagonismos do Luffy:
            Luffy VS Crocodile
            Luffy VS Enel
            Luffy VS Caesar Crown
            Luffy VS Donflamingo

          3. Luffy atropelou o Doflamingo que estava muito ferido, quem viu protagonismo ali foi com a bunda, o mesmo pro Caesar que era MUITO mais fraco que o Luffy, venceu uma primeira luta porque o Luffy não sabia que o Caesar poderia tirar o oxigênio do ar e atropelou ele no resto da luta toda, Crocodile venceu o Luffy 2x, perdeu quando tava em um terreno pior pra ele além de ter tentado lutar no físico, sem a AnM, também não teve protagonismo, contra o Enel o Luffy era um total COUNTER do cara, para de falar merda

          4. Voce falando que luffy atropelou o doflamingo eu desconfio que quem não entende nada de One piece é voce.

            Agora na real, eu leio one piece e ate gosto, mais a formula é mais do mesmo e bem repetitiva por sinal. O luffy salvou o zoro, salvou a nami, salvou o chopper, salvou a robbin, salvou o franky, e pra cereja do bolo parece que vai salvar o sanji. O protagonismo rola solto com a obrigação do luffy sempre vencer o “capitão” do bando inimigo. venceu o crocodile sendo muito mais fraco, venceu o moria sendo muito mais fraco, venceu o luci sendo mais fraco, venceu o doflamingo sendo mais fraco (melhor dizendo quem venceu o doflamingo foi o law). Sim, existe uma trama maior por tras dos panos, o que na minha opinião é a unica coisa realmente boa em one piece, mas one piece muitas vezes carece de uma formula mais original, claro que sendo serialisado a tanto tempo da para entender o pq de as vezes parecer faltar ideias ao oda, ou o pq de tantos arcos arrastados de forma lenta e dolorida até o climax que acontece tão rapido que parece fogo de palha. One piece é bom isso é inegavel, porém tambem é inegavel que o trabalho feito em hunter tem um cunho artistico muito maior que a obra do oda, se one piece fosse enxugado para uns 35 volumes seria uma verdadeira obra prima (como é hunter) com uma leve diminuição da chatice e protagonismo do luffy!

          5. Você me falar que o Luffy salvou o Franky, Chopper e o Zoro que me faz ver que você que não entende nada de One Piece

            Não cara, o Luffy não é de vencer sempre o capitão do bando inimigo. Ele tomou um pau do Kizaru, tomou um pau do Aokiji, ta tomando um sufoco gigantesco pra vencer um subordinado da Big Mom, se ele tivesse esse protagonismo todo que você fala, ele já teria partido o Cracker ao meio e neste momento estaria derrotando a Big Mom, ele fez isso? Não

            Moria mais forte que o Luffy? Ta de sacanagem né? Crocodile até concordo, ele era mais fraco mesmo

            Se você não entendeu o porque do Luffy ter derrotado o Doflamingo você leu o mangá com a bunda, sinceramente, o cara precisou usar a técnica mais poderosa dele, além de ter encarado o Doflamingo enfraquecido e ter tido a ajuda do país pra poder usar o G4 de novo

            Esse “cunho artístico” de Hunter é na verdade babação de ovo. Eu já li Hunter, já vi o anime, curto pra caralho e não tem porque de tanta pagação de pau. O único arco de fato bem diferente da fórmula shonen é o das Formigas Quimeras, de resto, apesar de serem arcos muito bons, não são nada de tão absurdo como os fãs tentam fazer com que seja

          6. A historia do franky e chopper são muito similares, grandes habilidades que não estavam sendo exploradas e problemas com a autoridade local (foram salvos pelo luffy sim, não no mesmo contesto que a robbin, mas foram).
            O zoro se voce não lembra iria ser executado pelo morgan e o helmeppo. reveja a primeira luta do moria contra o luffy antes de ele se tornar nightmare luffy que voce vai ver quem é mais forte.

            Quando um personagem é muito mais forte que o outro tão mais forte que o outro não tem chance ( caso do luffy X dofla) o normal é o mais forte vencer. O luffy usou o gear 4 com tudo que tinha e não derrotou o cara que ja estava semi morto depois da tecnica do law, precisou ser salvo carregado e fugir pra depois voltar e conseguir ganhar quando ainda assim não tinha chance ( isso se chama protagonismo), inventar o mizu luffy pra ganhar do crocodile que era mais forte e ja tinha “matado” o luffy mais de uma vez (isso se chama protagonismo), inventar o nightmare luffy pra derrotar o moria (isso se chama protagonismo), ter sido nocauteado pelo robi lucci e mesmo assim ganhar a luta isso se chama protagonismo. O unico caso que o luffy era mais fraco e venceu por logica foi o caso do enel.

            Sobre o arco da big mom, é provavel que nem haja luta entre eles. tem o gancho da lola que foi salva pelo bando la em thriller bark o mais provavel é se juntarem contra o kaidou (isso tudo é achismo)!

            sobre hunter.
            1 – exame hunter gon X hanzo (hanzo muito mais forte) –> gon perdeu
            2 – arco do leilão de york shin gon X genei ryodan –> gon não venceu uma luta
            2.1 torre gon X hisoka –> gon perdeu
            3 – greed island gon X bomber (bomber bem mais forte) –> gon venceu com muita estrategia (mas foi protagonismo)
            4 – chimera ants gon nem chegou perto do meruen, mas usou de protagonismo pra vencer a pitou.

    3. e ss e comparavel hxh e simplesmente o 6 anime mais conhecido do Brasil na atualidade perdendo apena pra pokemon,dragon ball,yu-gi-oh,digimon,naruto

    4. São equiparáveis em qualidade e em publico. Sim, em sucesso também… daqui a pouco vai achar que “hokuto no ken” não é “equiparável” a one piece só pq ele não quebrou os próprios Records em sua época ¬¬

      1. HnK não tem comparação com nada, é o que veio primeiro, é o início e o fim, tudo que veio depois foi inspirado de alguma forma por HnK, Togashi que o diga

    5. ONE PIECE É O MAIOR TRUNFO DA JUMP, o MANGÁ COM MAIS CÓPIA vendidas, UMA MERDA FEITA POR UM PREGUIÇOSO , QUE NÃO TRABALHA TANTO COMO o ODA, não chega aos pés de one piece. AH VAI TOMA NO CU, como você pode gostar dessa merda, um monte de pirralho jogando volley??? mds…. ONE PIECE >>>>>>>>>>> ABISMO>>> hunter x bosta

      1. Quanta raiva! Qual o problema de gostar de ambos? Não vejo sentido em todo esse seu mimimi. HunterxHunter é bom e ponto. Se não gosta nem deveria estar aqui lendo essa matéria. Cara sem noção.

        1. Merda eh One Piece q nao tem nada de novo, toda saga eh a mesma coisa. E em HxH nao estavam jogando volley, era queimado e foi so durante 2 episodios. Melhor q One Piece q passa o anime todo na mesma merda, cheio de acontecimentos mega exagerados e fucking protagonismo. Eh por isso q HxH eh melhor que OP, pq ele tem arcos bem estruturados e nada previsiveis (Chimera Ants q o diga), alem de ter um nivel de protagonismo mto menor q OP.

      2. Merda eh One Piece q nao tem nada de novo, toda saga eh a mesma coisa. E em HxH nao estavam jogando volley, era queimado e foi so durante 2 episodios. Melhor q One Piece q passa o anime todo na mesma merda, cheio de acontecimentos mega exagerados e fucking protagonismo. Eh por isso q HxH eh melhor que OP, pq ele tem arcos bem estruturados e nada previsiveis (Chimera Ants q o diga), alem de ter um nivel de protagonismo mto menor q OP. HxH pelo meno nao repete as sagas e tem lutas estrategicas e nao protagonizadas.

  14. Não sei se vocês pararam para observar, mas quando o autor de HxH entra em Hiato, a série fica incrivelmente melhor do que quando era semanal.
    Essa nova saga é um exemplo. Foi preciso quase 4 anos para ele fazer esse espetáculo de arco, que seria impossível sem essa pausa.

  15. Sakuda, concordo até certo ponto. A gente não é obrigado a acompanhar mesmo. Ele deve ter se traumatizado. Mas dois anos de hiato é preguiça sim. O Oda é o total oposto dele, não que isso seja um mérito. Ele prefere fazer manga do que tratar doença. Me lembrou o Mashiro no começo de bakuman. De jeito nenhum vi aquilo como algo louvável como os autores tentaram passar. Essa história toda me lembrou o homem da sopa do Seinfild.

  16. Quando falo sobre isso, sempre me pergunto o que seria de algumas séries semanais se os autores tivessem mais tempo para moldar as histórias como o Togashi tem. Com certeza veríamos um One Piece mais enxuto, ou talvez um Naruto menos pior (mas esse último eu tenho minhas dúvidas). A questão é que Hunter x Hunter com certeza não teria a mesma qualidade se fosse feito semanalmente, porque dá pra ver que a riqueza de conteúdo ali não se dá com pouco tempo de pesquisa e análise.

    Ah, e ótimo texto!

    1. Acho que não é bem assim, acredito que este abismo entre os dois tipos de mangakás acaba fazendo outra cisão, forçando o Togashi a manter a qualidade da história, de certa forma, ele tem a responsabilidade moral, talvez vaidosa, de manter a sua imagem de gênio e autosuficiente, enquanto outros autores, como o de One piece, por exemplo, têm a liberdade de fazer algo “menos trabalhado” e cometer mais erros, desde que cumpram o prazo.

      Isso é natural em qualquer lugar, quando você é bom, você não se sente pressionado a seguir as mesmas regras que os outros, não se trata simplesmente do “efeito lúcifer”, você é exposto a facilitações por parte das pessoas que deveriam te cobrar!

      Ps: Pode ser que você seja bom e siga as regras, mas normalmente isso acontece quando a pessoa é boa, mas tem medo da derrota :P

  17. Se ele se reserva ao direito de tá pouco se fodendo pra mim, eu me reservo ao direito de estar pouco me fodendo pra ele e não gastar um centavo no mangá dele .3. . Vlw flw.

  18. Podia publicar mensalmente esses capítulos normais de HxH, afinal cada pagina tem um texto gigante, vale como um capitulo pro mês inteiro.

  19. Isso que sempre digo pra mim mesmo depois de um episódio de H X H, o Togashi venceu o sistema apenas sendo o melhor da turma. Enquanto o resto dos mangakas se estapeia nos rankings ele ta lá de boa criando o que ele acha o melhor e quando ele acha melhor …. e vende mais que todos. Outro dia tinha gente da comunidade do Genkidama achando que ele é ranqueado.

    Gosto dos Hiatos?, claro que não mas sei que quando ele fizer novas história será recompensador. Se ele fizesse 1 capitulo por mês o mundo seria mais feliz XD.

    Senhor Sakuda ta copiando a receita do sucesso dele é?

  20. Disse tudo, Sakuda. O Togashi teve conseguiu provar o seu valor e agora pode viver tranquilo fazendo o que gosta, sem se estressar, parabéns pra ele. Meu sonho é conseguir chegar a uns 5% do nível dele XD

  21. eu n acho correto uma pausa de 2 anos por exemplo. acho falta de respeito com o leitor por ser uma série semanal. e já q ele tem tanta liberdade assim, daria pra fazer capítulos sem pressa alguma, e sem aqueles traços bosta em alguns cap do chimera ants.

  22. O Togashi vai de boa tem tempo, mas o R.R, putz, o cagaço que o povo tem e o mesmo que o do Azaghal, de que ele morra antes de terminar, e é isso que preocupa.

  23. Sakuda não só voltou com um texto sobre hiatos, como voltou com vários textos! Parece até alguém aí que voltou trabalhando bastante e desenhando bem…

  24. Bizarramente esbarrei com a versão em três volumes do Ten de Showaru Cupid em um Sebo, tão amarelo que só de abrir e respirar dá dor de cabeça, mas comprei só porque é do Togashi (e porque tava 15 reais). E olha que ainda tem o povo que reclama do desenho dele, em comparação com o Cupid, o desenho dele hoje ta ótimo.

  25. Muito bom o texto, além de ser a verdade. Talvez Togashi
    também precise desses hiatos para poder pensar no próximo arco, para poder
    melhorar sua história e não deixa-la decair, como acontece com outras séries
    semanais. Ele toma o seu tempo e escreve quando tem confiança na história. E as
    pessoas continuam acompanhando por um motivo: até agora ele não decepcionou. E
    apesar de ele fazer pausas na história, ele não a abandona, sempre volta com
    algo original, interessante, fazendo com que valha a pena a espera. É chato
    esperar, mas é melhor voltar a ler uma história depois de um hiato de dois anos
    sabendo que você vai gostar do que ler uma série que sai toda semana, mas já
    decaiu em qualidade. Togashi wins.

    1. 5% disso é verdade, o resto é só o Togashi jogando DQ (falando nisso, ouvi falar que em setembro lança um novo….). O cara é um gênio e não precisa de meses pra firmar uma boa história. Eu não tou reclamando, eu acho até engraçado esses hiatus dele com todo mundo “aff, HiatusxHiatus de novo”. E ele sempre volta com algo bom no final….só espero que ele conclua antes de morrer

  26. Por mais que nego chame o Togashi de vagabundo, eu não consigo imaginar que ele tenha montado todas as nuances que a saga atual trouxe assim “do nada”. Tipo, um belo dia ele zerou Dragon Quest e pensou: “Hum, tá na hora de publicar mais 3 capítulos!”, e duas semanas depois a Shounen Jump anuncia a volta de HxH. Independente do motivo de suas pausas, fica claro ao menos pra mim, que elas são para o bem da obra também. Se passar o dia inteiro jogando video game te desse conhecimento “instantâneo” sobre política, economia, filosofia, sociologia e etc, todo mundo teria um doutorado maroto com 18 anos. xD

    1. E ele praticamente redesenha tudo pro tankohon. Tá certo que não dá pra dizer que tá assim, desenhado, desenhadão assim o mangá nos capítulos semanais. Mas é um trabalho que, sozinho, deve tomar uns bons meses. E te dá a certeza de que aquilo é uma obra do Togashi, 100%, sem pitaco nem ajuda de ninguém.

      1. Sim, a maioria das scans de quimera ants que existe por ai são dos rabiscos que ele mandou pra shounen jump na época. Muita gente não sabe que ele redesenha pro tankohon. Tem certas coisas que eu não gosto no traço do Togashi mas é um traço que tem personalidade e está fora de um “padrão”. Isso é algo que sempre me chama atenção de forma positiva numa obra.

      1. Mas o quanto Hunter x Hunter lucra de diferença aos demais Mangas da Jump? Ha uma porcentagem que de pra saber qual o tamanho da sua popularidade Sakuda?

Deixe uma resposta