Titãs e UFC: A relação de Shingeki no Kyojin com o MMA

TitansUFC

Yo!

O que os “Gladiadores do Novo Milênio” (copyright Bueno, Galvão) tem com os Titãs do Fim do Mundo? Bora ver!

—ATENÇÃO— Post contém leves spoilers, alguns spoilers importantes e outros sem relevância nenhuma. Indicado pra quem já viu o anime ou está acompanhando o mangá. TEJE AVISADO!

Todo obra tem uma ideia inicial. Todo autor tem suas referências. Cada referência adiciona alguma característica que dá novas camadas para a leitura da obra. Em Shingeki no Kyojin, temos claras inspirações em mangás apocalípticos, no filme do Homem Aranha (a ideia dos 3D Maneuver Gear), Ultraman (a ideia do “Henshin Hero”, herói que se transforma, fica gigante e tem um ponto fraco)… Não só isso, Hajime Isayama, o autor da série, cita em entrevistas que o clima da série é completamente inspirado nos dias de bullying na infância, cercado nos muros da escola, com inimigos maiores, mais fortes, em maior número e dominantes neste mundo injusto. A impotência e o clima desesperador da série deve ser um fator que remete fácil para pessoas que já estiveram nessa situação, onde ninguém te ajuda e a melhor chance é viver em negação, escondido.

Isayama transpõe esses sentimentos no mangá e depois cria suas soluções fantásticas, a resposta que só o sonho pode dar. Shingeki no Kyojin nos mostrou essa visão. Mas no mundo real, ele viu outro ângulo para os problemas. Apaixonado por MMA, Hajime Isayama passou a se interessar pelo esporte agressivo por causa da perspectiva de um cara magrelo poder derrotar um maior e mais forte só com habilidade, e o fator de que sobre o ringue, os dois lutam com as mesmas regras. A luta que criou esse interesse foi o desafio Pride x K-1 (é, teve crossover de evento de luta!!), com Bob Sapp contra Rodrigo Minotauro e os quase cem quilos de diferença de peso. Uma das melhores lutas que o MMA já proporcionou.

Quer que o autor responda uma mensagem sua? Só falar da última rodada do UFC. Ele sempre posta em seu blog pessoal as suas impressões e apostas pros fight cards do UFC e outros eventos.

A própria trama de Shingeki no Kyojin nasceu de uma ideia simples: Colocar o Ultraman para lutar MMA. O resto veio depois.

E inspirado no MMA, os personagens de Shingeki no Kyojin lutam com uma grande desenvoltura e um certo realismo, na medida para não atrapalhar a fantasia, claro! Não bastando isso, muitos gigantes são inspirados em lutadores, inclusive o Moe Titan, aquele com cara kawaii. Vamos ver uma lista de personagens e titãs com suas inspirações?

Fonte: Blog do autor.

Eren Jaegar em forma gigante – Yushin Okami

ErenOkami

O herói, representado na forma de um lutador que tem a postura de herói. Okami é um dos lutadores top class no Japão, já enfrentou Anderson Silva (venceu no passado, perdeu pelo cinturão no UFC Rio) e ganhando ou perdendo, tem o jeito do arquétipo de herói japonês, que é um pouco diferente do que a gente se acostuma na visão do heróis perfeito ocidental. É o herói esforçado, falho, com um código de honra inabalável, que perde às vezes, mas só para poder voltar e ter sua revanche.

As semelhanças vão além da imagem, a postura de luta, seus principais golpes, até as nuances são completamente idênticas. O próprio autor diz que usou o corpo do lutador como modelo。

Southpaw

Entre os golpes, ele usa o No-Motion Punch, de Akiyo Nishiura, o estilo do Norifumi Yamamoto KID e até do Takanori Gomi, todos lutadores mais rápidos e com socos potentes, fugindo de uma luta muito técnica para algo mais veloz e eficiente. A pose é o southpaw, comum do boxe.

Selvagem irregular e imprevisível, Akiyo Wicky Nishiura.

 

O DNA da luta, nascido numa família de wrestlers mas preferiu o boxe, o auto-proclamado filho do deus dos ringues, Norifumi “KID” Yamamoto.

 

Gomi, implacável. Sempre pelo knockout, nada de pontos, nada de segurar luta, nada de ganhar tempo.

A ideia da mão se romper com socos muito fortes veio de Fedor Emelianenko, que quebrou seu próprio punho com um soco.

Ele já estava ruim, mas nessa luta, ele quebra de vez. Repare no tempo do vídeo. É uma luta inteira.

Toda luta pode gerar uma nova ideia. Por exemplo, a luta de José Aldo contra Kenny Florian.

AldoFlonoKyojin

Mas talvez o maior exemplo sejam nas lutas Titã x Titã. Isayama aponta esses momentos como “pra isso que eu faço mangá”. As lutas são técnicas, envolvem estilo de cada lutador, como o Kick Boxing de Annie, e podemos encarar como lutas reais de UFC, com posicionamento, ground break, guilhotinas e triângulos. Cada luta envolvendo dois gigantes parece ser uma desculpa para criar lutas imaginárias entre dois lutadores reais.

Não duvido se a luta de Eren e Annie for inspirada em Masato x Yamamoto KID, uma luta exatamente com dois nomes fortes no cenário japonês e com os estilos de luta certos em comparação à cena do mangá. Além disso, é o selvagem contra o técnico.

Confira outros exemplos.

Armored Titan – Brock Lesnar

ArmoredTitan

Se comparar, até o alter ego do Armored Titan é parecido. Claro, eu tomei spoiler pesquisando imagens. Se não quiser, não procure.

Mob Titan/Moe Titan – Jerome Le Banner

MoeJerome

Bem, não esperava, mas não é que parece? Fora o olho, claro! Mas faz sentido. Apesar de mal encarado, Jerome Le Banner é bem carismático com o público japonês. Depois, leva em conta que o Isayama é tão bom desenhista quanto o Le Banner é moe.

Capa do Volume 5 – Nick Diaz

Nick5

Igualzinho. Levando em conta a habilidade do Isayama, claro!

Nack Tiaz – Nick Diaz

NickNack

Quem? Fui pesquisar e ele faz parte da equipe do Eren durante a invasão dos gigantes, quando o Eren vira gigante pela primeira vez. Ou seja, cara que entrou pra morrer.

Gigante que tenta comer a Sasha – Jake Shields e Ronaldo Jacaré

ShieldJacare

Tinha todo o jeito de ser inspirado em alguém, o titã que quer comer a Sasha (ui). E os movimentos da comemoração de vitória do brasileiro Ronaldo Jacaré dão um ar mais bizarro pra coisa.

Keith Shadis – Keith Jardine

Keith

Hã? Ok, parecido o suficiente, principalmente o nome. Mas… nada a ver!

Milius Zermusky – Marius Zaromskis

MilliusMarius

Acho que nesse caso foi só o nome. É outro bucha que morre quando o Eren vai salvar o bucha do Almin.

Mira Carolina – Gina Carano

GinaMina

Oia a Gina! Inspiração pra mina que morre? Ela merecia mais. Acho que fisicamente, ela parece a Mikasa, não parece?

Levi?

Levi não é inspirado em nenhum lutador, mas Isayama diz que o porte físico seria o de John Dodson. Ele explica sobre um poder concentrado em um corpo pequeno e de como essa relação é importante. Ele diz que os ossos de Levi são mais densos, por isso permitem que ele faça movimentos improváveis. Aliás, Mikasa tem o mesmo peso e altura de Levi, 1,60m e 60kg.

John_Dodson_1001433

Pessoalmente, eu fugi do que tem relação com coisas futuras que ainda não estão no anime por motivo de: não quero spoilers. Talvez um dia eu busque o resto pra fazer um segundo post. Agradeço a compreensão.

Plus: com o fim do anime, Hajime Isayama fez uma arte que fecha o capítulo (pelo que eu vi, no Crunchyroll essa imagem nem apareceu). No blog, ele postou o rascunho e o original.

Ao que parece, nem o autor sabe de uma segunda temporada, já que ele diz que “espera que a segunda temporada seja feita e que seja com a mesma equipe”. O pessoal que foi assistir no cinema disse que não teve nenhuma notícia disso depois da exibição, como todo mundo esperava. Brochante.

Curtiram? Então compartilha com os botões abaixo, dá essa força aí pra gente continuar!

10 ideias sobre “Titãs e UFC: A relação de Shingeki no Kyojin com o MMA”

  1. Achei show o Isayama também ter se inspirado em alguns lutadores brasileiros! *-* é uma honra pra mim isso! *O*

  2. A “luta de MMA” mais legal de SnK não foi mostrada nessa temporada. Quem sabe na próxima… Aliás, agora pensando, as lutas entre titãs são as únicas partes bem desenhadas do mangá. Dá impressão que o Isayama só gosta de desenhar essas partes, e faz o resto todo no desleixo, rss.

  3. “Aliás, Mikasa tem o mesmo peso e altura de Levi, 1,60m e 60kg.” Errado, a Mikasa tem 1.70 de altura e pesa 68kg de acordo com o arquivo original do perfil dos personagens

    1. Ana, o post em que o Isayama fala disso é esse http://blog.livedoor.jp/isayamahazime/archives/6939885.html

      Lá ele explica o negócio de peso e tamanho ideal, etc, e fala que os dois tem o mesmo tipo de corpo. Talvez não seja o número exato, já que não deve dar pra especificar um peso e tamanho EXATO e se desse, seria impossível manter o peso sempre no ideal. Mas, é, o texto ficou errado no ponto em que eu supus que fosse o mesmo número, e não uma certa proporção corpórea ideal.

  4. Okami n era aquele q vendeu o Anderson Silva pq os juiz viram um golpe “ilegal” (sim pq pra mtos akilo n foi nada) do Anderson e deram a vitoria pro cara? O Anderson humilho ele na ultima luta que tiveram em 2011 o cara nem sabia o que fazia no octogono nem sabia o nome dele depois da luta. Se esse for um dos lutadores tops do Japão coitados em.

  5. que foda nesse ultimo epi teve uma luta de chão legal, mas eu queria ver mesmo é aquele chute da Annie no MMA e agora ta explicado alguns cabelos bizarros nos titãs

Deixe uma resposta