Shingeki no Burajirujin – Open Letter for Shonen Jump

ShingekinoBurajirujinOpenLetter

Yo!

Esta é a carta aberta de Shingeki no Burajirujin para a Shonen Jump! Bora ver!

Japanese

集英社週刊少年ジャンプ編集部様へ

はじめまして作田さとしと申します。よろしくお願いします。

このメッセージを利用して、今回行った「Shonen Jump Manga Competition」を実現した事に喜びと感謝の気持ちをお伝えしたいと思います。世界中の方々に「少年ジャンプ」の夢を見させて本当に有難うございます。こちらはブラジル代表とは言えませんけど、この機会を使ってあるイベントを勝手に行いました。

私は10年間ほど日本で働きまして、その時少年ジャンプへ何回か投稿したことがあります。残念ながらそこで止まったがその体験を自分のブログにのせたことで他のブラジル人達がすごく興味を持ってくれました。今回の「ShonenJump Manga Competition」のことを知り、夢が再びよみがえた。他の人もこのチャンスは見逃さないでほしいと、ひとつの記事をアップしました。

その記事はブラジルで漫画家になりたいと夢見てる人を呼びかけるつもりが思った以上に盛り上がりがあって、半分冗談で書いた記事が皆をやる気にさせた。それが今でもブログ内でアクセス上位になっております。名前にはその冗談な部分があって、「進撃のブラジル人」にしました。でもそれには理由があります。ブラジルのアーチスト達を今開いた扉に体当たりする勢いを現す、と前に少年ジャンプで連載希望してた作品を指すように冒険感を忘れてほしくないと。

勝ち負けは個人の目的、皆ライバルだけど誰もが同じ気持ちになれるのは少年ジャンプがちょっとでもブラジルに目をつけてくれること。昔からアメコミがあって、15年前から大幅に日本の漫画が出回りはじめた私たちの国は未だに誇れるブラジル人漫画家は数少ない方に限られる。理由は一つではない簡単に解決出来る訳でもない。そこで目をつけたのは日本外で出てる少年ジャンプの漫画誌。そのシステムでは新人と大物が同じ雑誌で売り、無名な若者を育つことが出来て世代交代が自然にできる。少年ジャンプの漫画家さんとなら、それもまた他にない機会だと思います。

ブラジルで公式な少年ジャンプを出すってことは夢のまた夢。それは集英社様でもVIZ様でも考えて出す者とは思っていません。だから、これをブラジルで少年ジャンプの作品を出してもらってるPaniniComicsとEditora JBCにもわたるようにしています。ただこれをまた新たな火をつけられる事に希望をかけて両社と少年ジャンプ編集部の方々にお知らせをしています。どの形であろう、我々が望むのは少年ジャンプの様な環境で立派な作品を作る事。だから今回投稿したブラジル人達は希望二つも持って選ばれることを望んでいる。それがなくても今存在を残しておきたい。可能性はアイディアから生まれる。

これをオープンレターの形にしました理由はもっと広げてほしいから。

お長くてすみませんでした。

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Portuguese

À Shueisha – Editoria da Weekly Shonen Jump.

Prazer, meu nome é Satoshi Sakuda.

Uso esta mensagem para expressar minha alegria e agradecimento pelo “Shonen Jump Manga Competition”. Muito obrigado por proporcionar este sonho de Shonen Jump para as pessoas do mundo todo. Não sou exatamente um representante do Brasil, mas aproveitei a chance para criar um evento.

Trabalhei por dez anos no Japão e nesse tempo, participei dos concursos da Shonen Jump algumas vezes. Experiência que infelizmente parou aí, mas a postagem que fiz em meu blog sobre esta experiência despertou o interesse de muitos outros brasileiros. Quando soube deste novo concurso, meu sonho reapareceu. Fiz um novo artigo para que os outros não perdessem essa chance.

Tinha a intenção de chamar os aspirantes à mangaká no Brasil, mas a empolgação foi além, um post feito metade na brincadeira acendeu a chama de todos. Ainda hoje, é um dos posts mais acessados do blog. O nome do artigo tem um pouco dessa brincadeira, “Shingeki no Burajirujin”. Mas tem um motivo. Aponta a vontade dos artistas brasileiros em se atirar nessa porta que se abriu e também uma obra que esperava serialização nas páginas da revista, pois não queremos que percam o espírito aventureiro.

Vencer ou perder é uma meta individual, somos todos rivais, mas com um sentimento em comum: que a Shonen Jump coloque seus olhos no Brasil ao menos um pouco. Há tempos já temos quadrinhos americanos aqui, há 15 anos, passamos a ter mangás japoneses circulando também, mas não temos muitos artistas brasileiros para se orgulhar. O motivo não é só um e a resposta não é simples. E foi aí que mirei nas revistas da Shonen Jump fora do Japão. Esse sistema vende o novato e o grande autor na mesma revista, cultivando o jovem desconhecido e fazendo a passagem de geração naturalmente. E se isso fosse com autores da Shonen Jump, seria uma chance única.

Lançar uma Shonen Jump brasileira é um grande sonho. E sei que não depende da Shueisha ou VIZ para acontecer. Por isso, estou fazendo chegar esta carta para a Panini Comics e Editora JBC, que publicam seu material no país. Apenas com a esperança de que isso acenda uma nova chama nas duas empresas e na editoria da Shonen Jump. Não importa como, o que desejamos é publicar decentemente em um ambiente como o da Shonen Jump. E é por isso que os brasileiros enviam seus trabalhos desta vez com duas esperanças em uma vitória. E mesmo que ela não aconteça, queremos deixar uma impressão. A chance nasce de uma ideia.

Fiz isso em uma carta aberta para que mais pessoas pudessem saber disso.

Desculpe me alongar.

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Saiba mais sobre o manifesto de Shingeki no Burajirujin.

Shingeki no Burajirujin – Attack on Shonen Jump

SnB – FAQ sobre o Concurso Internacional da Shonen Jump

Shingeki no Burajirujin – Bate-papo com a Guarda da Primeira Muralha

O que eu tenho a dizer? Bem, desde o começo isso foi feito com a intenção de chamar a atenção. CLARO que não é fácil negociar os direitos de uma revista dessas. CLARO que não vai ser uma carta e um monte de gente mandando trabalho pra lá que vai fazer a Shueisha tomar uma decisão de mercado tão louca quanto fazer essa revista nascer na base da carteirada. Mas se mexer por um ideal, por menor que seja, é um movimento pra frente, o que já é muito mais do que sentar a bunda na cadeira e ficar falando “Ain, essa molecada fica falando Shonen Jump pra cá e Shonen Jump pra lá, devia é procurar jeito de publicar aqui”. Então, se isso virar uma fagulha na lembrança de alguém que tenha capacidade real de transformar isso em realidade, já é lucro. No mais, foi a desculpa absoluta para muita gente tirar a ferrugem das penas e riscar o papel.

Uma coisa leva a outra, um dia de cada vez. Colhemos os lucros do dia e tentamos aproveitar.

Espalhe essa ideia!

19 ideias sobre “Shingeki no Burajirujin – Open Letter for Shonen Jump”

  1. Eu estava trabalhando em 2 mangás, porém, tive minha mesa digitalizadora roubada. De última hora decidi fazer um mangá do zero, na mão, só pra participar disso tudo. Enfim, por mais que o prazo tenha ficado apertado, não me arrependo e tenho orgulho de ter feito parte desse movimento. =D

  2. Dois malucos, O Trevesã e O Lobo criaram um mangá Online! Seria difícil um bando de gente que falam mal dos Genkidamas, criar algo melhor??? Sem falas do que gostam!!!

  3. Caraleo porque não fazemos uma cooperativa!! Cada fã, autor, sonhador não coloca um pouco do seu!
    Pequenos estúdios caseiro. Amigos, irmãos, desconhecidos, vamos nos junta e dar nossas ideias, roteiros, personagens, piadas, trama. Vamos usar nossa vontade juntos! E ver no que dar. Até com internet de um 1k daria pra reunir bastante contingente na formulação de uma história!!! Ou apenas sonho de um louco???
    Assim como eu busco ser um escrito, deve ter muito doido trabalhando em algo que não gosta, mas com ideias, histórias melhores que as minhas, e si de mole melhor que estão no mercado!!!
    Eu ainda sou ingênuo neste mercado…
    Como o MMA que começou em garages, antes de ganhar o mundo pelo brasileiro….
    Seria muito difícil mais de um história boa ser produzida pelo numero de Otakus no Pais??

  4. Não participei desse movimento ai mas sou super a favor!! o//

    Um dia chego lá no japão ganhando dinheiro c meus desenhos… xD

  5. Bom, desenho desde criança, comecei tentando imitar os desenhos animados que via na TV, principalmente dragon ball. O tempo foi passando e hj em dia essa paixão por quadrinhos e animes só cresce. Admiro muito a iniciativa que o pessoal está tomando para chamar a atenção dos japoneses para o nosso país, não vou poder participar do concurso (além de ainda ter q aprender muuita coisa kk) mas vou torcer pro pessoal que ta participando, boa sorte Brasil xD

  6. Acho muito legal a sua iniciativa. É muito bom alguém tentar mostrar à Shonen Jump (e as empresas que trabalham com produtos dela) que há interesse no mangá e na competição da Shonen. Como também acho que é um estímulo para quem acompanha o seu blog aqui.

    Eu só não entendi uma coisa na sua carta, quando você escreve “mas não temos muitos artistas brasileiros para se orgulhar”, você diz como mangaká ou só como desenhista? Eu entendo que você quis dizer como mangaká, mas pode parecer que é como desenhista.

      1. Acho que no contexto nacional, temos poucas publicações sim, mas em São Paulo temos até que uma boa quantidade. É só saber onde procurar, e você pode encontrar coisas de boa qualidade. O problema é que o brasileiro valoriza pouco as HQ brasileiras.
        Mas o mercado internacional não está cego para os artistas brasileiros, até que a Marvel e a DC tem feito peneiras para desenhistas aqui no Brasil.

        Não sei se você é de São Paulo, mas se for, conheça a Quanta Academia de Artes e acho que lá talvez você tenha uma noção real do mercado, dos artistas e das publicações. Eu tinha uma ideia errada do mercado e dos artistas brasileiros antes de fazer o curso de desenho lá. E caso você não seja de São Paulo, dê uma olhada na série Maurício de Sousa 50. E você vai ver como tem gente talentosa no Brasil com bons produtos.

        E falando no Maurício, apesar de termos publicações do mundo todo, acho que provavelmente é dele a HQ que mais vende no Brasil, um autor reconhecido internacionalmente, que publica internacionalmente e com um traço que lembra muito o de mangá (e por isso quase chegou a ter uma parceria com Osamu Tezuka).

        1. eu nao me orgulho de mauricio de souza, me desculpe e me julgue!!!!
          sakuda ta fazendo uma coisa para mudar nosso brasil, e o pessoal quer criticar, quer achar erro, acho que o brasil precisa sim dar valor nos seus artistas, mas nao é dos artistas que agente ta tentando cobrar mudança, e sim de nossa politica e mercado

          1. Eu não critiquei e nem apontei nenhum erro. Se você ler o meu primeiro comentário aqui vai ver que eu estou elogiando.
            E cada um tem direito a sua opinião, não tenho que lhe desculpar e muito menos julgar por isso. Eu, na minha opinião, acho o Maurício de Souza um ótimo artista e um empresário (na área de HQ) melhor ainda. E acho admirável o que ele faz com a série Maurício de Sousa 50, onde ele apresenta novos artistas.
            Sobre a política, muitas HQs brasileiras estão sendo lançadas graças a ajuda de uma lei a apoio a cultura. Já o mercado tem espaço para isso, e como disse antes, já tem muita coisa publicada.
            A questão não são os artistas, a política ou o mercado, é o consumidor que realmente não valoriza, ou que está já condicionado demais ao produto americano e japonês. Um bom exemplo da falta de valorização do brasileiro pelos seus artistas e obras é a HQ “Daytripper” dos gêmeos, que ganhou um Eisner, mas o brasileiro pouco conhece.

        2. Massato, eu sou de São Paulo, moro perto da Quanta, conheço alguns professores de lá, acompanho quadrinhos americanos desde criança, já trabalhei com a Petra, roteiristas da Turma da Mônica Jovem e estou trabalhando em uma editora que tenta publicar autores nacionais, eu incluso.

          Mas acho que o ponto de todo o projeto é exatamente ir além das publicações pingadas e não-periódicas, criando autores profissionais e um mercado de autores nacionais, no sentido de termos gente que ganhe dinheiro pra viver só disso algum dia.

          Vi que citou os Gêmeos, que eu leio desde que o 10 Pãezinhos era fanzine e eles são exatamente o que eu digo. Em um mercado saudável, eles publicariam aqui com o mesmo sucesso de lá.

          O lado cultural vai além dos quadrinhos, é uma mentalidade geral que precisa de muito mais do que uma revista pra mudar. Eu sei.

          Mas, pensa comigo, se tivessemos autores brasileiros que vendem o mesmo que vende um quadrinho mediano japonês aqui, ele poderia viver disso? Numa vida sem luxos e com algum privação, sim. Já é o suficiente para alguns, acredite. E nesse cenário, não iria tardar para que alguém se destacasse e virasse a mesa. Da mesma forma que temos um Tezuka para cada dez mil profissionais que comem arroz com conserva todo dia lá no Japão, se criarmos um ambiente de trabalho constante aqui, sempre teremos talentos se destacando daqui pra fora e não de fora pra cá.

          O Maurício é um dos que conseguiu isso e eu respeito isso pra caramba. Mas até ele tem trabalhado para criar sucessores no mercado, porque quando o inevitável vier, capaz de nem Mônica resistir. E acho que a maior contribuição que ele deu pro mercado futuro foi deixar o Sidney Gusman trabalhar. Ele transformou o Danilo Beyruth em um nome internacional que cresceu no Brasil. E virou o primeiro editor de quadrinhos nacionais de verdade, que sabe tudo que precisa para viabilizar obras.

          Voltando aos artistas para se orgulhar, me orgulho de todos que estão fazendo, seja lá como. Mas gostaria de ter mais e mais artistas que fiquem famosos AQUI tanto quanto Masashi Kishimoto e por mérito de seu trabalho. Não acho impossível pelo talento, acho pelo espaço e cultura. Mas toda fortaleza começa com um tijolo de cada vez.

          1. Eu entendo, respeito e apoio o seu argumento. Acho muito boa a ideia de mostrar que há artistas bons no Brasil. E entendi o seu argumento sobre não termos artistas para se orgulhar no Brasil, quando se comparado com a enxurrada internacional.

            Bom, quanto ao resto, não tenho muito o que comentar. Você disse tudo o que tinha ser dito. E me aproveitando da sua analogia, a fortaleza não terá problemas para ser construída, já que no Brasil tem tijolos para isso, o problema é o solo nacional que ainda é frágil culturalmente.

  7. É isso aí, mais um passo foi dado!
    Fico feliz só por ter mandado a história, estava tremendo na hora em que fiz o upload XD

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