Samurai Flamenco – Primeiras Impressões – Kick-Ass reinventado

PISamuMenco

Yo!

Ainda não sei bem, mas… Bora ver!

Uma das minhas apostas pra temporada, esse anime da Manglobe começou bem morno.

Em Samura Flamenco, um garoto que nunca abandonou o sonho de se tornar herói e proteger os inocentes, decide finalmente tomar uma atitude e realizar suas fantasias. Masayoshi Hazama adota o nome de Samurai Flamenco e passa a andar fantasiado, lutando contra injustiças menores do dia a dia, como um treinamento para o futuro. Logo em sua primeira atuação, ele esbarra no policial Hidenori Goto, que tenta colocar juízo nele.

A sinopse bate quase como um remake reambientado no Japão para Kick-Ass, HQ de Mark Millar e John Romita Jr, que virou filme em 2010 pelas mãos do diretor Matthew Vaughn. É quase impossível não notar a quantidade de coincidências na trama e nesse primeiro episódio do anime, a história chega a ter cenas completamente chupadas dos quadrinhos americanos. Claro que coisas são trocadas. Heróis americanos são pouco conhecidos no Japão e seria difícil colocar as raízes dessa cultura de forma crível para a trama. No lugar, temos os tokusatsus, que já estão no imaginário dos japoneses há décadas. O tipo de criminosos também muda, mas um detalhe continua o mesmo: vai tudo parar no Youtube. E isso desencadeia a trama principal, levando às consequências.

Temos uma arte bem firme no anime, mas talvez meio engessada. Muita cartilha e pouca identidade, o básico bem executado, mas falta um sabor ou dois para elevar o especto plástico do anime, ainda mais em tempos onde algumas empresas elevam a animação comercial a um nível de arte. E se falta na arte, o roteiro que parece tão copiado também não ajuda. A vergonha alheia que sentimos por Masayoshi, diferente do original americano, não parece se justificar. Só se ele ganhar mesmo super poderes pra receber um pouco de respeito, mesmo que não mude o fato de que para herói, ele está mais pra Watamote.

samurai_flamenco01

Resultado:

Vou acompanhar alguns capítulos, mas já coloquei o pé pra trás, e se essa temporada precisa de um herói, acho difícil ser Samurai Flamenco. Uma pena!

Guia XIL dos Animes da Temporada de Outono 2013

3 ideias sobre “Samurai Flamenco – Primeiras Impressões – Kick-Ass reinventado”

  1. Concordo que não foi um primeiro episódio espetacular, mas gostei, talvez por não conhecer Kickass. Achei interessante o Hazama ser um cara tão infantil (“gosto de ser modelo por que estou sempre cercado de gente que me ajuda em tudo”). E ele apanhando até de um cara caindo de bêbado foi hilário… E ao mesmo tempo deu um pouco de pena.

  2. Achei legal esse post. Mas, devo dizer que me surpreendi.

    Também fui assistir já com um pé atras, acreditando que seria só mais uma tentativa falha de imitar algum sentai qualquer. (Achei q ele já tinha poderes), mas justamente o fato dele ser um modelo desengonçado que acredita em ideais de justiça em um mundo real, é que me chamou a atenção.

    O policial também me mostrou ter uma boa participação, acredito que a história ainda tenha algumas reviravoltas. Na minha opinião, recomendaria esse anime não pra quem é fã incondicional desse gênero,mas para aqueles que têm uma certa curiosidade no desenrolar da tentativa de um sujeito qualquer virar um herói a là power rangers.

    Espero um certo progresso nesse aqui, posso até me enganar, mas acho que no mínimo vai me entreter.

Deixe uma resposta