Primeiras Impressões – Watamote – Watashi ga motenai no wa Dou Kangaetemo Omaera ga Warui!

PIWatamote

Yo!

O XIL não ser o maior blog de otakice do mundo só pode ser culpa de vocês! Bora ver!

Um dos dark horses da temporada. Apesar disso, surpreendendo com um anime fora do comum e que transborda personalidade. Como sempre, preferi saber pouco antes de ver o anime e tive uma boa surpresa. A história é rasa. Quer dizer, pra mim ou pra você ou quem tenha um mínimo de vida social. Mas dá pra perceber a tensão e profundidade da trama para o ponto em que a personagem está. Transformar pequenas coisas do dia-a-dia em verdadeiros desafios é uma coisa difícil, mas que a história resolve com uma solução simples. Fazendo a protagonista, Tomoko Kuroki, estar em um nível muito, muito abaixo das pessoas comuns.

1373304280629

E não é criando barreiras fáceis. Ela não é tímida, nem feia, nem gorda, nem tem complexos, nada que crie uma personalidade fraca. Muito pelo contrário, ela tem uma personalidade forte, um orgulho enorme e uma auto estima desproporcional para seu nível de skill social. Mas para isso, ela precisou ignorar certas coisas da vida, sempre com alguma desculpa que a convence. Não é que ela não faz amizades, ela não quer é se misturar com pessoas fúteis. Não é que ela não seja atraente, ela só não se cuida tanto. Nem é culpa dela que ela não consegue falar, mas depois de meses… MESES!! sem conversar com ninguém, ela simplesmente não consegue falar com estranhos. No entanto, ela continua positiva. Tomoko tem certeza que os anos e diversas tentativas que teve durante sua vida nos games de simulação de encontro e lendo artigos na internet a tornam uma expert em homens. Só falta encontrar um que seja ideal para ela.

O que parece engraçado no começo, vai logo ficando cada vez mais tenso, duro. Você começa a sentir pena dela, do esforço que ela faz para tentar ser normal e pra não sucumbir à pressão. E a cada esforço, cada tentativa que Tomoko faz para poder viver sua vida dos sonhos no colegial, eu sentia um aperto no coração por ela. Dá pena de tantas formas que ativa um sentido paternal, de querer ajudar. Dá vontade de dizer que ela não precisa fazer tudo isso.

E foi apenas um capítulo.

Resultado:

ccf52d3b56ab65e398107828c936e16e3fdf9ac31373378016

Watamote é uma comédia tensa. Difícil de digerir. Mas imersiva e intensa, assim como sua abertura, genial em vários sentidos. As referências claras à Death Note são um charminho que eu ainda não entendi. Até o ending com cara de anime dos anos oitenta tem um charme, com aquela brincadeira com celulares.

Se você decidir assistir, tem que abrir um pouco a mente. Se você for com anseios claros, pode ficar confuso. O anime não vai te dar momentos fáceis pra rir, mas também não vai te incentivar a ter pena. E essa sensação não é como a montanha russa de emoções dos bons e velhos clássicos. É como um escorregador de lama bem grossa, onde você não vai deslizar, vai ir grudando, descendo lentamente.

A direção consegue ter uns lampejos criativos muito bons, tranformando cenas de piada em momentos de terror, mas um terror que não te assusta. Até os momentos estáticos, aquelas esperas, são ótimas. Acho que muito do mérito é do desenvolvimento da direção mesmo, que conduz a cena com eficiência. E o que poderia ser um anime bobo de comédia com protagonista ferrado vira um anime pegajoso, melancólico e por isso mesmo, carismático.

Acho que na temporada, poucos animes me deixaram tão interessado pelo capítulo seguinte. De cara, tá valendo os vinte minutos preciosos e acho que nem preciso pular abertura e final, como faço quase sempre (temporada passada, só OP de Shingeki no Kyojin e Valvrave).

Outras opiniões no Genkidama
Anikenkai
Argama

E veja meus comentários gerais da temporada!
Guia XIL da Temporada de Verão 2013

10 ideias sobre “Primeiras Impressões – Watamote – Watashi ga motenai no wa Dou Kangaetemo Omaera ga Warui!”

  1. Não é timida? Ela é tão tímida que não consegue sequer cumprimentar normalmente alguém que não seja da família, até com os balconistas da lanchonete ela não consegue se expressar sem dificuldade. Entretanto a intensa obsseção de ser popular que a leva a pagar tantos micos pela série. Ela não é feia, mas considerando as palavras do irmão que disse; “Parece um corvo sujo de óleo” somada a o seu estilo de vida nerd nada saudável nos faz entender que ela é relaxada com seus cabelos, pele, unhas, etc… Ela não usa perfume, pois acha que o estrogênio feminino tem o poder de deixar uma mulher com perfume de rosas… affe kkk… Então nem cheiro gostoso ela tem (um rapaz que passou por ela sentiu um cheiro igual ao da casa do avô). Além de tudo ela não desenvolveu um corpo de mulher, parecendo ainda uma menina do fundamental (lolicon)… Se a Tomoko se perfumasse, cuidasse dos cabelos e usasse roupas menos caretas, poderia não ser a mais popular, mas com certeza chamaria muito mais a atenção… Essa série é muito engraçada e se tornou um dos meus animes favoritos.

  2. Achei ótimo o anime, sinceramente. Assiti todin em menos de uma semana haha. Acho assim: o anime não é de comédia, é de humor, não é terror, nem suspense não… O anime tem umas situações bem surreais, mas é possível que uma pessoa se isole tanto, que em algum momento NINGUÉM não dá mais a mínima atenção pra ela. E eu posso dizer, porque já fui bem assim. Na escola, a minha única sorte é que eu era inteligentíssima, porque se não ninguém ficava perto de mim e meus amigos eram TODOS meninos. Eu achava TODAS as meninas falsas,piriguetes e patricinhas e não me achegava perto de nehuma. Em relação à família, eu era isoladíssima nas festas, e a melhor coisa do mundo era quando a minha mãe arranjava desculpa pra eu não ir. E se vcs já tão surpreendidos pelo início, vcs não vão conseguir entender muita coisa do final. Not spoiller hahahaha

  3. Cara, QUE ANIME É ESSE? É meio humor, meio terror/suspense… Fiquei nele todo sem saber se ficava rindo ou com medo/tenso; é algo MUITO doido meu. :S
    Resumindo, gostei bastante.

    PS: uns meses atrás até tentei ler o mangá mas dropei no cap.1. Não consegui sentir o feeling nele como senti agora no anime. [talvez pq li em inglês e o ritmo é meio lento?]
    PS2: tb gostei pra caralho da abertura. E o encerramento também! [geralmente não gosto de encerramentos]

  4. Olha, eu não me identifiquei com a personagem, e o humor não faz o meu tipo, honestamente falando. Porém o que me incomodou mesmo é que o anime é surreal demais e acaba não sendo verossímil ao meu ver(ah, é sério que alguém vai se isolar daquele jeito sem sofrer bullyng?). Mas mesmo assim eu vou acompanhar sim, porque me pareceu que o anime é uma crítica aos otakus e a sociedade em geral, e isso realmente pareceu interessante ao meu ver. Mas se a protagonista começar a sair com o Jesus do colégio ou algo do tipo eu dropo na hora, juro.
    Ps: Não que eu seja tão diferente da massa otaku, mas esta vai hypar o anime pelo mesmo motivo que hypam tão arduamente Death Note: a protagonista é alguém que se acha superior a sociedade em geral.
    Pss: Não façam flaming comigo ou algo do tipo, sério, minha intenção não foi ofender ninguém.

  5. Eu me identifiquei com a protagonista. Já passei por tudo aquilo (sem os exageros estéticos, claro) em algum momento, e ainda hoje não posso dizer que esteja muito melhor. Já passei meses conversando (só o mínimo necessário) com minha família. Sempre fui tímido, e quando eu engrenava uma conversa mais longa com alguém (o que era raro e dificilmente por iniciativa minha) minha garganta começava a DOER. Eu também ficava incomodado com a presença de pessoas (especialmente casais) felizes ao meu redor. O apoio dela é o irmão mais velho, o meu é minha irmã mais nova. Até mesmo a hora que ela vai embora da escola me fez lembrar perfeitamente de como eu era. Eu fazia aquilo. Saía do trabalho, ficava mais de uma hora lendo em uma livraria, depois ia comer alguma coisa em uma lanchonete. Assustadoramente parecido. A única diferença mesmo é que ela é positiva e cheia de auto-estima, enquanto eu já era bastante depressivo quando me tornei assim. Fico curioso para saber se ela conseguirá se manter assim.

  6. Foi uma ótima estreia ,Watamote tem um trunfo.Não a como não se identificar com a Tomoko é quase impossível,quem nunca teve dificuldade de fazer amigos,teve duvida sobre o que as pessoas acham de você … por isso digo Watamote estará no top dos melhores animes dessa temporada , se bem que não tem muita coisa relevante , mas não tira o mérito dele …

    Achei a OP e ED muito boas, ouve pessoas que disseram que a OP não tinha nada haver com o que a proposta da trama, eu discordo se levar pro lado simbólico ela tem tudo haver …

    Bom post ate a proxima .:D

  7. óoó eu comecei a ler o mangá 2 dias atrás, nem suspeitada que tinha anime já kkkkk. Legal, acho que vou dar uma olhada,nesse tipo de história acho que rola de dar pelo menos uma comparada entre as duas mídias… valeu!

  8. Namoral é serio, eu acho q posso dizer q é um anime inovador, em muitos aspectos nao achei nada clichê mas muito pelo contrario como uns dois anime desse temporada iguinora completamente isso xD… e sobre a situação do personagem, quem nunca passou por tudo q ela ta passando, quem é otaku normalmente tende a ser menos popular ou se preferir anti-social, sei q muitos vão discordar de mim mas é a mais pura verdade rs

    enfim… sem mais delonga com certeza esse anime ta substituindo o Ore no Imouto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai que adorei muito, e sim aconcelho a todos assistir :p

  9. O mangá divide opiniões por causa disso, é uma comédia, mas ao mesmo tempo não é engraçado. Mesmo os fãs não sabem o que pensar, eles não conseguem se divertir realmente desde antes do final do primeiro volume, porque pena que dá em ler não deixa sentir graça.
    É um mangá de comédia sim, ou talvez humor seja melhor dizer, só que não é sobre coisas engraçadas, é só coisas tristes e trágicas. Eu percebi que a autora (uma roteirista outra desenhista) sabe do que fala, ou pelo menos acerta ao falar. É um mangá depressivo que retrata muito bem pessoas na mesma situação que a Tomoko (melhor ou pior que ela). Os problemas são claros, as soluções são simples, então porque tanto problema? Tantos erros? Em um capítulo ela reflete sobre isso, por que? Ninguém sabe, ninguém tem uma resposta, chega uma hora que a pessoa simplesmente se vê naquela situação e não consegue entender como chegou até aquele ponto. É fácil lembrar o caminho até ali, apontar tudo que possa ter feito de errado, ainda assim não tem uma explicação para ter errado.

    Ninguém sabe aonde esse mangá irá levar, como vai terminar.
    Por hora todos que leem apenas estão na torcida para que a Tomoko consiga se recuperar emocionalmente e interagir e se expressar melhor. Resumindo, os leitores estão na torcida para ela ser feliz.

  10. caralho puta que pariu, vc consegui colocar nesse texto tudo o que eu senti vendo esse anime, cara gostei muito desse anime e um conhecido teve a mesma reação ele falou que quando estava assistindo que deu vontade de ir conversar com ela.

Deixe uma resposta