Primeiras Impressões – Devil Survivor 2

PIDevilSurvivor2

Yo!

Primeiro anime da nova temporada que rola aqui no XIL! Bora ver!

Antes de começar a escrever feito louco, quero que saibam que sei pouco sobre a série e preferi ficar assim, para não ter expectativas e assistir o mais zerado possível esse anime.

Já de cara, tem um climão hipster. Já começa em Shibuya, o bairro pop, o bairro da moda, o bairro onde tudo acontece. Chega a ser até meio insistente em querer alguma identificação com um público descolado com as locações, indo só em lugares que esse pessoal curte. Quem já foi no famoso cruzamento de Shibuya, inclusive, sabe que o papo que eles têm é no Starbucks do cruzamento. Eu já sentei no mesmo lugar onde eles tão! Mas pra mim, foi um contraste forte quando a história vira um Digimon apocalíptico. Não sou fã de Persona, nunca tive interesse em jogar ou ver os animes. E o fato de que a Atlus de Persona é a dona dos direitos era a única coisa que eu sabia de Devil Survivor 2. Então, eu até esperava algo parecido com Persona, descolado e cheio de estilo. Mas todo mundo sabe que o forte desse público está em Akihabara ou em Shinjuku.

DevilSurvivor2Starbucks

O engraçado é o clima todo de tecnologia ser quebrado por personagens usando celulares antigos. Nenhum deles tem um smartphone?

Quanto à história, temos uma rede social bizarra, que dá acesso ao momento da morte de seus amigos. E quando um evento começa a destruir toda Tóquio, o aplicativo da rede se mostra algo mais, baixando um plugin indesejado de summon de monstros. Isso já me encheu de perguntas que não me deixavam entrar na história. Como assim um app de ver a morte dos contatos vai ficar popular a ponto de falarem na rua? E quantos mortos você vai ver durante… sei lá, um ano ou dois que você fica com o aparelho? Eu, no Facebook, tenho uns 700 contatos e só soube de um que faleceu em anos!

Vamos relevar isso. Vamos falar de coisa melhor. Que tal ver o roteiro? Em 5 minutos, eles nos jogam todo o cenário e uma visão superficial dos personagens pra te jogar no primeiro plot point. Os dois garotos, Hibiki e Daichi, são adolescentes terminando o colegial e completamente entediados com a vida. Hibiki é inteligente, mas não tem a menor ideia do que fazer da vida. Tem uma interação estilo “comercial de margarina” dos dois e entra para o fator que vai tirar eles do cotidiano, um evento que destrói a cidade e os mata. Mas eles recebem uma nova chance. Se fosse algo simples, ok, mas tem tanta pergunta, tanto conceito estranho que se os personagens morressem ali, eu nem sentiria nada por eles. Não deu tempo de transformar os desenhos em personagens, dar uma alma para eles. Se fosse em um game, eu entenderia, afinal, em geral o protagonista nem nome tem para que você o personifique. Num anime, a falta de background para criar empatia antes da ação foi um furo.

devilsurvivor2_anime_121229

E isso continua por praticamente todo o episódio. O anime se concentra em jogar vários conceitos estranhos, que seriam a identidade da série. O mundo sofrendo um misterioso evento catastrófico. Uma rede social bizarra que vira moda. Uma agência do governo (e da AGÊNCIA METEREOLÓGICA) que tem poderes acima da lei. Digimons. Talvez eu esteja sendo chato, já que Sword Art Online também tinha quase tudo isso e eu nem liguei. Mas tem algo que não me deixou ter empatia por essa história. Eu nem exijo muita coisa, se fosse divertido, relevaria todo o resto.

Resultado:

1d41a372

O ponto forte é que a animação e a arte em si é muito bonita. A música do Ending também é legal. “Be”, pelo Song Riders. Não conhecia e fui pesquisar. É um grupo de “hip-hop” (aspas necessárias) de Osaka, que ficou famoso por ter integrantes mais ajeitados pra média do hip hop japa. Tem um jeito de Dragon Ash, principalmente por ter uma pegada mais rock do que hip-hop. Mas gostei sim, me lembra outras bandas japas que eu curto, como o Yama Arashi e o Uzumaki, só que mais light. De resto, acho que vou aproveitar meu tempo pra ver outras coisas dessa temporada, simplesmente não me pegou e a temporada tem outras coisas mais ao meu gosto.

 

Outras opiniões no Genkidama
Anikenkai
Video Quest

E veja meus comentários gerais da temporada!
Guia XIL da Temporada de Primavera

Uma ideia sobre “Primeiras Impressões – Devil Survivor 2”

  1. “O engraçado é o clima todo de tecnologia ser quebrado por personagens usando celulares antigos. Nenhum deles tem um smartphone?”

    é certo que eles querem mostrar log e partir para a ação mas ele meio que para min funciona como misterio nesse primeiro capitulo acho que eles tinham a intenção de mostrar logo qual seu “foco” eu fiquei curioso vou dar um voto de confiança para o anime mas sem duvida foi bem observado a sua analise e alias bom post sakuda

Deixe uma resposta