Os indicados a Melhor Mangá de 2013 do Manga Taisho

Yo!

E aí, qual foi o melhor mangá de 2013? Provavelmente foi algum que você e a maioria do pessoal nem sabia que existia! Bora ver!

Chegou essa época do ano. O Manga Taisho, que premia o melhor mangá do ano, escolheu seus dez finalistas. Vamos conhecer eles.

Obs. A lista está com os nomes em japonês. Quando encontrei nome ocidental, coloquei antes da sinopse, se não achei, traduzi por conta própria.
Ashizuri

足摺り水族館 – Ashizuri Suizokukan – panpanya

O Aquário da Angústia. Coletânea de histórias do autor, contemplativas e abusando de uma arte que mistura cenários detalhistas com personagens bidimensionais e caricatos.

Ajin

亜人 – Ajin – Gamon Sakurai

17 anos atrás, na África, um novo ser vivo imortal foi encontrado. As pessoas não podiam entender o que aquela forma de vida representava e passaram a chamar ele de Ajin.  Nos tempos atuais, no Japão, Kei, um adolescente sofre um acidente mas volta à vida. Agora, ele é apontado com um Ajin, e é caçado por todos.

OtomeGatari2014

乙嫁語り – Otome Gatari – Kaoru Mori

No século 19, em uma tribo asiática, a noiva de 20 anos, Amir se casa com um menino de 8 anos de uma outra tribo. Recheado de detalhes da vida pacífica daquele povo, a trama só toma um rumo dramático quando Amir é requisitada por sua família.

Sakamoto

坂本ですが? – Sakamoto Desu Ga? – Nami Sano

I’m Sakamoto, you know?. Sakamoto é um novato no colégio e tudo que ele faz é brilhante e cool. Esse seu estilo de vida acaba atraindo a atenção de toda escola.

Tamachan

さよならタマちゃん – Sayonara Tama-chan – Kazuki Takeda

Adeus, Bolinha. Tama-chan é uma forma carinhosa de chamar um testículo. Mas apesar do nome parecer de uma gag, a história é triste, emocionante e motivacional, sobre a doença que atacou o próprio autor e o fez perder o testículo. Muito mais do que uma história sobre doença, é uma história sobre superação.

Juhan

重版出来! – Juhan Shuttai! – Naoko Matsuda

O Sucesso está Pronto! . Juhan é um termo do meio editorial para publicações que recebem várias republicações, ou seja, que são sucesso. O termo completo significa algo como “A publicação de sucesso está feita”. Na história, temos uma visão mais adulta e de mercado para a vida de mangaká, falando sobre viver de criar histórias e o que acontece se você nunca faz um sucesso.

Nanatsu

七つの大罪 – Nanatsu no Taizai – Nakaba Suzuki

Seven Deadly Sins (versão americana).  Do artista de Rising Impact, que saiu da Shonen Jump e hoje está na rival Shonen Magazine. No reino de Lyonesse, um golpe de estado derrubou a realeza e colocou um regime tirânico no lugar. A princesa Elisabeth consegue fugir e vai atrás dos Cavaleiros dos Pecados Capitais, que sumiram depois de serem acusados de tramar contra o reino.

Hikidashi

ひきだしにテラリウム – Hikidashi ni Terrarium – Ryoko Kui

Terrário no Armário. Coletânea de pequenas histórias, de todo tipo, desde sérias até bobas. O nome do livro faz referência aos terrários, uma espécie de aquário, mas para vida terrestre, que estariam crescendo nas gavetas de histórias deixadas pra lá.

Bokudake

僕だけがいない街 – Boku dake da Inai Machi – Kei Sanbei

A Cidade Sem Mim. Do ex-assistente de Araki em JoJo. A história mostra um mangaká que tinha tudo para dar certo, mas passou dezoito anos sem fazer sucesso. Ele se reencontra com sua mãe e lembra de um antigo caso em que uma colega de classe dele foi assassinada. O caso foi resolvido, mas agora essa colega de classe reaparece para ele depois de todos esses anos. Um suspense com toques de ficção científica.

OnePunchMan

ワンパンマン – One-Punch Man – ONE, Yusuke Murata

O simples, mas brilhante mangá online de ONE, reinterpretado pela arte de Murata (Eyeshield21), que foi criado para testar um programa de computador mas acabou sendo adorado no cenário independente e foi comprado pela Shueisha. Nela, o jovem Saitama salva um garoto de um monstro e decide se tornar herói. Ele vai treinar e fica tão forte que pode resolver todas as batalhas apenas com um soco.

Quem vai decidir o vencedor são vendedores e distribuidores. O vencedor vai ser anunciado dia 27 de Março.

Fonte: AnimeAnime

O que eu acho? Esse ano tem bastante coisa boa! Acho que é a quarta vez que eu vejo Otome Gatari concorrer, quem sabe não é essa a chance? Mas tem boas coisas pra enfrentar, entre underground e mainstream.

O bacana é que tem dois materiais aí que eram originalmente webcomics, uma coisa que mostra o quanto tem crescido esse meio novo, seja em quantidade quanto em qualidade. O Hikidashi ni Terrarium era publicado pela Amazon e One-Punch Man é da Tonari no Young Jump, site de webcomic da Shueisha.

Nanatsu no Taizai é de um ex-Shonen Jump que se deu melhor na Magazine. A série é bem elogiada, dizem que é o Fairy Tail sem copiar One Piece.

Entre desconhecidos e coletâneas, tem um que eu fiquei super interessado. Sayonara Tama-chan, sobre o câncer que levou um dos testículos do autor. Eu pensei: “Tá me tirando, deixa eu ver essa porra pra…” e abri uma página qualquer. Caramba! Aquilo é pesado! E olha que tem um desenho bem simples, até infantil. Na medida certa, isso funciona, mas queria ver até que ponto isso potencializa a história.

E você? Se interessou em algum? Tá lendo um deles? Façam suas apostas!

 

27 ideias sobre “Os indicados a Melhor Mangá de 2013 do Manga Taisho”

  1. Destes, apenas li três(Otome Gatari, Nanatsu no Taizai e One-Punch Man), fiquei interessada por outros mangás da lista, na verdade, quase todos eles…rsrs Pena que provavelmente não há nenhum scan traduzindo(Por enquanto). Enfim, na torcida por One-Punch Man e sem falar que eu já gosto muito de Otome Gatari!

  2. Dessa lista só acompanho one punch man e sakamoto desu ga, ja estava interessado no nanatsu, mas aacho que vou conferir o Aijin e talves o otome. EU vou torcer por Sakamoto vir de uma revista pouco conhecida e fazer tanto sucesso é dificil

  3. Tenho vontade de ver Nanatsu, mas a minha torcida é por One Punch-Man. Sou fã do mangá e principalmente do Saitama.

  4. Caraca.. me interessei muito por Aijin, Sakamoto Desu Ga? e Nanatsu no Taizai
    Parece ter realmente muito potencial, vou dar uma olhada.
    Obrigado pelo post õ/

  5. Só leio o Ajim e One punch man e sinceramente do tanto que eu li de Ajim ja digo de cara que ele é um dos meus mangás favoritos : p
    Torço pra Ajim obviamente hehehe

  6. Só acompanho Ajin, Sakamoto Desu Ga?, Nanatsu no Taizai e OnePunch-man dentre os finalistas, senti falta de muitas obras ai como Shokugeki no Souma, Magi, Minamoto-kun Monogatari, Kangoku Gakuen, Shingeki no Kyojin, Tokyo Ghoul e Yamada-kun to Nananin no Majo, creio que ambos tiveram destaque máximo em 2013.
    Enfim.. torço para OnePunch-man.

      1. Pow, nem consigo ler, mas se tiver todos os mangás que citei ai, foi uma puta falta de sacanagem alguns deles não irem pra final.

      1. É, torço pra que seja um anime mesmo, tenho um grande carinho pelo mangá, se fizerem merda com ele eu nem vou ver.

    1. A premiação é para mangás com no máximo 8 volumes, então desses que você citou só Shokugeki no Soma e Minamoto-kun são elegíveis.

      1. Atah, foi mal, é que isso não foi explicado no post, fico sem entender porque SnS e Minamoto não entraram como finalistas.
        Terra Formars e Apocalypse no Toride poderiam ter entrado também.

          1. Put’s, Terra Formars foi muito foda em 2012, vai entender os japas…

  7. Fico chateado de não ter Koe no Katachi aí, não sei se ano que vem ainda terá a quantidade de volumes necessário pra competir. Dito isso, dos indicados torço pro Sakamoto porque é o melhor mangá do mundo.

    E curiosidade, o autor de Nanatsu no Taizai tem séries na Magazine, na Jump, na Sunday e na Champion, um dos poucos autores que conseguiram esse feito. Acho que sua outra série mais famosinha inclusive nem foi a da Jump, foi o Kongou Banchou da Sunday!

Deixe uma resposta