One Piece – Curiosidades Level Master

CLMOnePiece

Yo!

O post de curiosidades de Dragon Ball bombou e eu até tô preparando mais um (Dragon Ball tem mais coisa). Mas antes, que tal aumentar o conhecimento inútil sobre One Piece?

NOTA: Como eu leio em japa e usei fontes em japonês também, muitos termos podem não bater com a tradução da Panini. Quem lembrar de algo, me avise nos comentários pra eu arrumar.

Aliás, TEM SPOILER!!! Leia por sua própria conta e risco.

Todo mundo que lê este blog deve conhecer One Piece, vai… A história de um mundo que entra na Era dos Piratas quando a morte de um grande pirata inspira uma nova geração a enfrentar o mar em busca de aventuras. Protagonizado por Monkey D Luffy, um jovem ativo que comeu a Fruta do Diabo “Gomu Gomu no Mi” e ganhou propriedades da borracha, podendo esticar o corpo. Ele vai ao mar para se tornar o rei dos piratas!

Eeeee… isso rendeu tanto que One Piece é o mangá em publicação que mais vendeu na história (ainda perde pra Dragon Ball em números totais no mundo). Cada volume novo do mangá bate seu próprio recorde de tiragem, atualmente na faixa dos 4 milhões, tendo batido o recorde de Harry Potter e as Relíquias da Morte em tiragem inicial.

Mas o que as pessoas mais querem saber não são dados técnicos, né?

Roronoa Zoro recebe o nome de  François L’Olonnais (em japonês, vira Roronoa), pirata que atuou no Caribe durante o século 15. Era conhecido como “Desgraça dos Espanhóis” e torturava seus prisioneiros cortando pedaços de seu corpo. Foi morto no Panamá, como vingança de uma tribo local.

Sanji vem de 3ji (3時), três horas, por causa do lanche das 3. Mas seu nome deveria ser… NARUTO!! Naruto é o nome de uma comida feita à base de massa de peixe, com um desenho de uma espiral no meio (como a sombrancelha de Sanji). Mas na mesma época, estreou o mangá de Naruto e Oda precisou mudar o nome do personagem.

O restaurante Baratie, onde Sanji trabalhava antes de ir com Luffy, recebe o nome do restaurante onde o autor, Eiichiro Oda, trabalhou antes de virar mangaká. Na verdade, o nome do restaurante é Goumet House Baratei, e fica em Kumamoto, terra natal de Oda.

t02200293_0800106710885308093

(ERREI as fotos. Desculpa quem viu antes de eu arrumar… Aparentemente, existem DOIS restaurantes com o mesmo nome na mesma cidade. Mas enquanto eu não puder confirmar que são filiais, fico com este, que foi confirmado como o lugar onde o Oda trabalhava mesmo)

Falando em Baratie, o dono do restaurante, Zef, lembra um pouco o dono do restaurante Baratei, não é? Mas ele é inspirado, na verdade, em Long John Silver, antagonista do livro “A Ilha do Tesouro” de Robert Louis Stevenson. Ele foi o primeiro pirata de perna de pau e com um papagaio no ombro e a história também tem muito da primeira história de One Piece, com um garoto de uma cidade litorânea que conhece um pirata e acaba indo viver aventuras em alto mar.

Bellmer, ou belle-mère significa madrasta ou mãe adotiva, exatamente o que era a personagem que foi como uma mãe para Nami.

Alguns personagens têm modelos reais. Nico Robin é inspirado em Mia Wallace, personagem de Uma Thurman em Pulp Fiction.

A Mariner Hina é inspirada em Angelina Jolie.

Nami é inspirada em Ryoko Hirosue, atriz japonesa que fez Wasabi, com Jean Reno, além de estar em A Partida, filme ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro. Na época em que One Piece estava começando, ela era uma das atrizes mais requisitadas e sua personalidade batia muito com a de Nami.

RealOnePiece

Tem mais. Acredita-se que God Enel é inspirado no rapper Eminem, que Oda já declarou publicamente que gosta. Coincidência ou não, a música tema de Enel é um hiphop. Eminem ainda dá o primeiro nome real, Marshal, ao vilão Barba Negra, Marshal D. Teach. O sobrenome vem do pirata inglês real, conhecido por Barba Negra. Edward Teach atuou durante o século 17 e 18, famoso por seus métodos mais humanos e por ser muito ligado à sua tripulação. Assim como Edward Newgate, o Barba Branca. É curioso que os dois tenham a mesma inspiração depois de saber o destino do Barba Branca. Mas não é só. Outro sobrenome atribuido ao Barba Negra real é  Thatch, que acabou sendo o nome do Capitão da Quarta Divisão do grupo de Barba Branca. A verdade é que a história do pirata Barba Negra é permeada por incertezas, inclusive seu nome real. Ah, e a personalidade do Barba Branca é inspirada no dono de um bar que Oda frequenta, inclusive usando algumas falas reais.

Eustace “Captain Kidd” foi inspirado em William Kidd, pirata escocês, contemporâneo ao Barba Negra. Também existia um pirata chamado Eustace.

Trafalgar Low tem seu nome tirado de dois lugares também. Trafalgar é o nome de um lugar na Espanha onde ocorreu uma grande batalha naval durante as Guerras Napoleônicas. Low deve vir de Edward Low, um dos piratas mais cruéis da história, que não perdoava nem sua própria tripulação.

Scratchman Apu de um pirata chinês chamado Chui Apu.

X Drake é Francis Drake, corsário inglês que ganhou a posição de cavaleiro por seus serviços à Inglaterra.

Basil Hawkins é a mistura de Basil Ringrose, bucaneiro inglês, com John Hawkins, primo de Francis Drake e mercador de escravos à serviço da Rainha da Elizabeth I.

Capone “Gang” Vage é Al Capone, o famoso mafioso de Chicago, misturado com o corsário inglês William le Sauvage.

Jewelry Bonny vem de Anne Bonny, famosa pirata holandesa.

Urouge provavelmente é inspirado em Aruj Barbarossa, o famoso Barba Ruiva.

phpThumb_generated_thumbnailjpg

Bartholomew Roberts dá nome à Bartholomew Kuma, o grandão que derrota sozinho os piratas do chapéu de palha. No mundo real, ele foi o pirata mais bem sucedido da era de ouro da pirataria (isso antes do MegaUpload) e foi concorrente de Barba Negra.

Samuel Bellamy foi outro grande pirata dessa era. Conhecido como “Black Sam”, ele dá nome à Hienna no Bellamy, um dos novos piratas.

Portgas D. Ace, irmão de Luffy, recebe o sobrenome de Bartolomeu, o português, conhecido como Bartolomeu il Portugees, o homem que criou o código do pirata, que iria servir de regra de conduta dos piratas durante a era de ouro.

Onote no Morgan aparece no arco em que Zoro aparece pela primeira vez. Ele é inspirador em Sir Henry Morgan, corsário inglês que roubava dos espanhóis a serviço da Inglaterra.

Shanks é inspirado no pirata otomano Hayderrin Barbarossa (Barba Ruiva), irmão mais novo dos irmãos Barabarossa, e conhecido por não ter um dos braços. Eles atuaram na África, durante o século 15 e 16.

Um fácil é Crocodile, inspirado no Capitão Gancho, de Peter Pan.

Boa Hancock recebe o nome do homem que mais amou a borracha, o criador do elástico Thomas Hancock.

Falando em Boa Hancock, sua fala cheia de orgulho e auto confiança é cuspida e escarrada da letra de uma música do Pizzicato Five, chamada Watashi no Subete.

Outra, Alwida, inspirada na princesa escandinávia Awilda, que para fugir de um casamento arranjado com o príncipe dinamarquês Alf, pegou um navio com algumas amigas e se tornou pirata.

Gold Roger, o rei dos piratas, aquele que iniciou a Era de Ouro da pirataria (antes do MegaUpload) teve o nome tirado da bandeira pirata, conhecida como Jolly Roger, um erro de compreensão dos ingleses para Jolli Rouge, a bandeira marítima francesa que nega rendição. Mas enquanto a francesa era vermelha, a Jolly Roger é preta e com uma caveira com ossos cruzados. Sua função é assustar suas vítimas antes mesmo de atacar.

Os Shichibukai, sete piratas que servem aos Mariners, devem ter o nome tirado de uma Shiryakusen, as privatas ou corsários, piratas a serviço do governo, que atacavam e roubavam para os seus países, principalmente para a Inglaterra.

Os personagens do Shichibukai têm nomes de animais misturados em seus próprios nomes. Boa é uma serpente. Kuma significa Urso em japonês. Jinbee é uma espécie de tubarão. Doflamingo, Flamingo. Mihawk – hawk (gavião). Gecko Moriah, gecko é um lagarto. Crocodile é, claro, crocodilo.

Os três generais Akainu, Kizaru e Aokiji têm os nomes inspirados em duas coisas. Cada um é um dos animais que acompanha Momotaro, da lenda japonesa: um cão, um macaco e um faisão, respectivamente. As cores são as cores do semáforo (japonês). Vermelho, amarelo e azul (em japonês, tanto o verde quanto o azul podem ser chamados de Ao. No sinal de trânsito, costuma referir-se  como ao shingo).

one_piece_anime_kizaru_akainu_aokiji_admirals_1920x1200_wallpaper_Wallpaper_1920x1200_www.wallpaperhi.com

Os três ainda são inspirados em três atores respeitados no Japão. Tooru Minegishi (Black Jack), Kunie Tanaka (Lupin Sansei -fez o Jigen) e Yusaku Matsuda (Chuva Negra). Todos se consagraram fazendo papeis de durões, como mafiosos ou detetives.

Toda a tripulação do Thousand Sunny tem algum detalhe do lado esquerdo do corpo que não permite espelhar a imagem.

Sanji, por exemplo, tem o cabelo caido no olho esquerdo. E nunca teve seu olhos esquerdo desenhado no mangá. No anime, já deram mancada e mostraram o olho dele algumas vezes. UPDATE: Depois do timeskip de 2 anos, Sanji mudou o olho que aparece, cobrindo o direito. Além disso, a espiral de sua sombrancelha também muda de posição, indo para o meio ao invés da ponta.

O personagem Pandaman foi criado por Oda quando ele era criança, para um concurso da Shonen Jump, para criar vilões para o mangá Kinnikuman, um dos favoritos dele. Na ocasião, ele não ganhou mas anos depois, o personagem apareceu como lutador em um game da série Kinnikuman Nissei, continuação da série original.

Pandaman, aliás, protagoniza diversos easter eggs durante a história, aparecendo escondido em várias cenas. Mas o que poucos sabem é que ele também protagonizou uma aventura secreta, feita na contracapa interna dos volumes japoneses, a partir do volume 25 (tenho confirmação até o 50). Algumas edições, ele não aparece, mas é em um momento em que ele entra na água, representando o tempo que ele ficou submerso. Mas antes disso, no 24, ele está escondido em um lugar bem inusitado: no logo da Shonen Jump! E ainda, ele aparece na capa interna, misturado na arte bicolor da capa ou até no lugar da arte.

PandamanAdv

Existe uma suposição não confirmada sobre a tatuagem de Ace. Nela, está escrito ASCE com um X no S, como se ele tivesse errado o próprio nome. De acordo com a lenda, a história real seria que ele teria tatuado AS.L, para Ace, Sabo, um espaço representado por um ponto e Luffy. Por causa da morte de Sabo, ele riscou o S e em volta do ponto, colocou um C e depois ainda transformou o L em um E.

Luffy nunca teve nenhum balão de pensamento. Isso porque Oda diz que ele nunca esconde o que pensa, sempre diz tudo.

Oda tem várias regras para criar em One Piece. Primeiro, ele sempre pensa em cada capítulo como uma história para meninos, crianças ou jovens. Por isso, ele não coloca romances, nem cenas muito violentas ou ideologias. One Piece é diversão, não panfletagem. Todo capítulo que ele termina, revisa como se fosse um garoto de quinze anos, para ver se está tudo em ordem.

O final de One Piece existe desde o primeiro capítulo, de acordo com o autor. Tanto que todos os editores que já passaram por ele sabem a linha da história completa, mesmo que sem detalhes. Ela deveria durar cinco anos, mas a cada nova história o tempo ia aumentando, a história ia crescendo. A ideia atual é terminar com 20 anos. Com o tempo, Oda incluiu em suas regras o dever de ser um mangá que se possa ler com os filhos. Porque com tanto tempo, seus leitores já podem ser pais. E ele preferiu não crescer com seu público, mas manter o mesmo enquanto agrega os mais novos.

One Piece é criado em um sistema de personagens livres. Oda não prende eles à roteiro, deixando que cada um tome sua decisão, coerente com sua personalidade. E isso acaba mudando seus roteiros. Por isso, ele passou a só criar uma cena importante do clímax e depois ir criando livremente, sabendo que deverá chegar ali. Em cenas mais fortes, Oda tenta entrar o máximo possível na cena. E se ele não chorar ou sorrir, o personagem também não chora nem ri. Por isso, existem cenas fortes, mas que os personagens não derramam lágrimas. Ele também proíbe os editores de darem ideias. Assim, ele não os culpa pelos erros. Também tem uma preferência por não usar recordatórios ou longas falas de explicação. Mas tem coisas que são impossíveis de se explicar só com desenho. Oda diz que mais do que a arte ou a história, a narrativa é o que importa.

Seu ritmo de trabalho é 3 ou 4 dias para o roteiro, com mais dois para a arte. Toda a arte, mesmo quando tem páginas coloridas. Na Jump, ele é conhecido como o mais rápido artista da casa, e é o que tem mais frequência em páginas coloridas também. E isso que ele quase não usa assistentes, não gosta. Os assistentes basicamente só fazem cenários. Tudo que é vivo ou se move é ele quem desenha, até mesmo os personagens de fundo, que ele também detalha bastante, fazendo um por um, pensando em como ele realmente estaria reagindo à cena e até criando pequenos históricos. Ele é um dos poucos autores que tem autonomia total para fazer praticamente tudo. A história, as ilustrações, o desenho… Somente as ilustrações para capa da Jump que são feitas em cima de propostas do tipo “faz uma de Natal”. E só.

One Piece é o único mangá da história da Shonen Jump que tem dois editores cuidando. Um toma conta apenas do mangá, o outro se especializa em licenciamentos, como o anime, figures, games…

Yasuaki Kita, que publicava na Shonen Jump nos primeiros anos de One Piece o mangá de comédia ácida Makuhari, disse que a cada volume de One Piece que sai, a conta de Oda aumenta um zero. Isso em uma entrevista em 2007. Calculando que cada nova edição vende cerca de 3 milhões, e mesmo as outras mais de 60 edições ainda vendem bem (One Piece tem vários números na lista dos 100 mais vendidos do país), que existem mais versões do mangá, como uma feita para lojas de conveniência, e que ele ainda ganha royalties do anime e de produtos relacionados no mundo todo, por mês ele deve receber o equivalente ao PIB de um pequeno país.

23230nami_berry

Somente em 2010, One Piece fez acordos de uso de marca com empresas como Coca-Cola, Pepsi (concorrentes!!), J-League, Liga Profissional de Baseball (ou seja, beisebol e futebol), House Shokuhin, Domino’s Pizza, Nihon Yubin (Correios), Axe, Lipton, Seven Eleven, Uniqlo, KFC e muitas outras marcas. E a tendência seria só subir, pois 2011 e 2012, a popularidade de One Piece teve um crescimento muito grande.

Internacionalmente, nos últimos anos, finalmente One Piece ultrapassou Naruto e Bleach.

Oda é bem casado. Casou com uma ex-modelo, que interpretou Nami em um musical de One Piece. Safadinho! Já tem duas herdeiras. Hora de planejar o golpe do baú!

yome

Além disso, ele é conhecido por ser muito atencioso. Mayumi Tanaka, a dubladora de Luffy, ganhou um gravador de DVD dele uma vez. Nunca usou por não saber mexer (ela já tem uma certa idade). Então, Oda fez um manual todo desenhado, explicando detalhe por detalhe como usar o aparelho. Isso foi narrado pela dubladora em um programa de TV e o manual foi exibido na ocasião.

Ele nunca falta às festas e comemorações, tanto da editora quanto do staff do anime. E costuma dar presentes à todos.

Ainda tem mais um grupo que ele faz questão de participar. O Watsuki Gumi, grupo de ex-assistentes do autor de Rurouni Kenshin, Nobuhiko Watsuki. O grupo fez um dojinshi de Gundam, já que todos são fãs. Também há um dojinshi feito para comemorar o fim de Rurouni Kenshin. O grupo fez muitos outros, como de Final Fantasy 8, Hikaru no Go e até de One Piece, mas o Oda não participa da maioria. Watsuki, pelo contrário, está em quase todos. O nome do dojinshi é Drill Capsule, e as variações são quase sempre incluindo o Drill, como Drill Kenshin e Drill Gundam.

nemuisidarui-img426x600-119063053038

Olhe bem o quadro amarelo.

Eles vão anualmente visitar o túmulo de Shinga Gin, também saído do grupo, que faleceu em 2002, com 29 anos. A família dele manda frutas de seu pomar para todos eles na mesma época, em agradecimento. Quando aconteceu, Oda pintou de preto as bordas da arte que abre o capítulo 233, em luto. Os outros usaram a última página da Jump, onde os autores deixam mensagens aos leitores, para lamentar a perda. Watsuki não estava publicando, mas logo que retomou o trabalho, usou a mesma área para falar de Shinga Gin, mesmo que muito depois.

images (3)

No ano seguinte, estreava o filme Dead End no Bouken, sexto longa metragem de One Piece. Na exibição de estreia, o editor-chefe da Shonen Jump na época, Toshimasa Takahashi, desmaiou e acabou falecendo a caminho do hospital.

No capítulo 519, Oda colocou retícula nas bordas da arte de abertura, para representar o número de capítulos que Dragon Ball teve. Era seu mangá favorito e sua meta.

Eiichiro Oda e Mitsutoshi Shimabukuro, autor de Toriko, estrearam mais ou menos na mesma época e ficaram muito amigos. No começo, Shimabukuro liderava a popularidade, com Mirai Leader Den Takeshi. Seu anime até já estava sendo providenciado. Mas ele foi preso depois de três acusações de abuso de menor, por pagar 80 mil ienes (1600 reais cada!!) para ir pro motel com meninas de 16 anos. Seu mangá foi cancelado e ele ficou preso por dois anos. Enquanto isso, One Piece virou o sucesso que é hoje. Quando voltou aos mangás, Shimabukuro recebeu apoio de Oda, e o encontro entre One Piece e Toriko foi ideia deles e não dos editores.

Quando criança. Oda jogou futebol por influência de Captain Tsubasa (Super Campeões, no Brasil). Só foi largar no colegial, para se concentrar no mangá.

Quando estreou, Oda usava outro nome. Publicou seus primeiros one-shots sob o nome de Tsukihimizukikondo, que nada mais é do que todos os ideogramas dos dias da semana, sendo lidos como um nome.

Um fã famoso de One Piece tem uma arte exclusiva feita pelo Oda. Takuya Kimura, cantor e ator, que pertence ao grupo SMAP. Foi seu prêmio como maior fã de One Piece em um programa de TV, somente com atores, cantores e comediantes. Outros famosos que adoram One Piece são a cantora Amuro Namie, Minami Takahashi, do AKB48, Mari Yaguchi, ex-Morning Musume, Atsushi Tamura, comediante e apresentador, Kato, do Funky Monkey Babys, Hideo Masu, baterista do Bump of Chicken, Sylvester McCoy, o Dr Who (um deles), Musashi, lutador do K-1 e Hulk Hogan, Pro-Wrestler, entre outros. São tantos que, no Japão, em diversas ocasiões, foram feitos programas especialmente para falar de One Piece, coisa que não acontece com praticamente nenhum outro mangá.

b9245a384d0d13f4571f2d5adb0c17a2b742e768

Eiichiro Oda disse que acredita que seu papel no mundo fazendo mangá, além de divertir, é criar assunto para as pessoas se conhecerem. Enquanto elas puderem ter One Piece como um gosto em comum, elas terão algum assunto para iniciar uma conversa. E, como podem ver por este post, essa conversa pode ir muuuuito longe!

13207-one-piece-one-piece

Gostou do post? Dá um curtir ou compartilha no Twitter! Isso dá uma força e ajuda a aumentar os nakamas!

  • LUCAS

    Naruto humilha. one piece nao tem roteiro e é imaturo. Mas tem lá suas qualidades

    • LuNaIchiGokuEdGonYusuVash-Sama

      One Piece não tem roteiro? Hahahahahaha. Você daria um ótimo comediante! Curtiu o final de Nafuros, quer dizer Naruto?

    • Mauro Henrique

      roteiro?Cara o roteiro de Naruto é Naruto e Sasuke os personagens secundários são praticamente excomungados da história.A história e tão furada que eles tem que recorrer a fillers pra explicar a maior parte do anime. One Piece tem uma historia monstruosamente mais complexa do que Naruto e esse fato e tão evidente que o anime passo dos 700 capítulos e você tem a impressão de não saber nem a metade de toda a historia. Quando tentaram modifica One Piece pro publico infantil desistiram de tantas modificações que teriam que ser feitas para se adaptar aquele publico. Ao contrario do Naruto que nem precisaram mexer em nada.

      • Leonardo

        Mauro, você falou besteira. One Piece veio dos estados unidos e todo anime que passa pelos estados unidos são fortemente censurado inuyasha,Naruto,DBKAI e mais uma porrada de anime já sofreram com essa censura dos estados unidos, e também não é que desistiram de modificar One Piece pro Publico infantil porque tinha muitas modificações pra fazer e sim que o anime deixo de ser exebido no Brasil por causa que foi muito criticado por causa da censura mas nos estados unidos ainda continuam censurando o anime, Já Naruto veio direto do japão por isso você não ver censura nele, a versão que passava no cartoon network era tão censurada quanto One Piece.

    • Elemento Alpha

      resumo roteiro de naruto: naruto atras do sasuke, sasuke nao nem ai mas naruto não liga . grande roteiro! além da escrever merda ele ainda posta

  • Gabriel Monteiro

    muito bom o post. o Oda é diferenciado e mto carismático.

  • Mr. White

    Oda é phoda!!!

  • Liebert

    Por favor,alguém poderia me dizer qual é o certo,se é LUFFY ou é RUFFY?

    • Luffy. Ruffy é a forma que a Conrad usou antes, provavelmente sem ter pesquisado direito. Só ver no cartaz de procurado dele.

      • Liebert

        Valeu,Fábio!Sempre que eu falo ou escrevo Luffy me crucificam hahaha

        • Helloise Mota

          Apesar disso, a pronúncia original do japonês é Ruffy (com R forte, como em arara), já que a letra L dificilmente é pronunciada por japoneses.

          • higor

            Na verdade pode ser tanto Luffy , Quanto Ruffy , Ja que o L tem son de R , e o R tem son de L em Japones.

          • Seen, so ah sonoleedhadi inporta. Asseenado: Phabbyo Sacuhtha, do Sheeld

  • MiguelVergara

    Boa matéria, uma ou outra caneladinha, como falar que o sanji nunca teve o lado esquerdo desenhado, depois do timeskip, é o olho esquerdo que aparece e o direito que fica tampado. Mas essa, como as outras caneladas, não interferem na veracidade da matéria em si

    • Mas não muda a veracidade da informação.

      Tanto é que no timeskip o outro lado do rosto foi revelado, mas continua impossível de inverter, pois espiral da sombrancelha agora está para o lado de dentro em vez do lado de fora, hahahah!

  • MiguelVergara

    Algumas caneladinhas, como falar que o sanji nunca teve o lado esquerdo mostrado, já que depois do timeskip só mostra o lado esquerdo do rosto dele, mas nada que interfira com a qualidade da matéria, ou tire a veracidade dos posts.

  • Luciane N.

    Sensacional esse post, Fabio! Tem alguns errinhos como o comentado pelo Pedro Leme, mas as informações e curiosidades não deixam de ser ótimas! Metade delas eu não conhecia, muito interessante.
    Post muito show!

  • Luciano Hayashy

    Show de bola a matéria!!! umas das matérias mais legais que já li em tempos!!!!

    PARABÉNS!!!!!!

  • Raphael Habib

    Parabéns pelo post, num sabia nem da metade das coisas que foi escrita aqui, e isso deixou pelo menos pra mim One Piece mais foda do que ja é.

  • Marcos B.

    sabendo ainda mais de meus mangas favoritos; one piece e dragon ball, so faz eu gostar ainda mais e ficar mais empolgado em acompanhar pela panini, e ainda mais “reviver” as aventuras dessas series. seria muito interessante curiosidades sobre o Togashi!

  • Pacco

    “Oda diz que mais do que a arte ou a história, a narrativa é o que importa.”
    Quando o chamamos de gênio, muitos viram a cara.

    “Ainda tem mais um grupo que ele faz questão de participar (…) mas o Oda não participa da maioria. Watsuki, pelo contrário, está em quase todos.”
    Essa parte me deixou um tanto confuso. Ele participa ou não?

    Enfim, excelente post. Explore mais curiosidades de outros mangás/mangakas também. Ótima ideia.

    • d415uk3

      Acho que ele quis dizer que o Oda é membro do grupo, mas não participa ativamente das atividades de criação (com frequência)

  • Muito bom, me emocionei com o grupo Shinga Gin, muito bonito.

    E o Oda parece ser muito gente boa mesmo, One Piece passa muitas idéias legais pra molecada (e pros velhinhos como eu hehe).

  • Ben Beckman

    Ótimo post, muita coisa eu não sabia, valeu.

  • Muito Bacana o Post.

    Algumas coisas a adicionar ai tbm:

    Muitos personagens tem seus “Aniversarios” em datas especias, Luffy dia 5 de maio ( Dia das crianças no japão),Ussop dia 1 de Abril, Chopper 25 de dezembro, entre outros.

    A Execussão de Gold Roger é uma mensão a Olivier Levasseur, que no momento de sua execussão, em frente a uma multidão, gritou “Find my treasure, ye who may understand it!”

    Ele mesmo jogou um colar para a multidão nesse momento que possuia um criptograma que foi uma das referencias para fazer os poneglyphs.
    https://www.pirates-corsaires.com/img/cryptogramme-la-buse-gf.jpg

    algumas outras inspirações de nomes:

    Jewelry Bonney (Super nova), inspirada na pirata Anne Bonny
    Lafitte (Integrante do bando do Barba Negra), inspirado em Jean Lafitte, pirata francês cuja vida e morte estão cercadas por lendas.
    Trafalgar Law, nome inspirado em um local,Trafalgar é o nome de uma baía da Espanha, palco de uma das maiores batalhas navais da história.

    Existem Akumas no mi que o Oda criou ao longo da serie na seção SBS ( Respondendo leitores) como:
    Samu Samu no Mi – Fruta da Frescura
    Gero Gero no Mi – Fruta da Nojeira

    E não podendo esquecer, One Piece é redentor da maior quantidade de FIGURES já lançadas para qualquer obra!!!

    • Alguns desses tão lá na lista sim. Mas eu cortei muita coisa, como no de Dragon Ball, porque senão ia ficar enorme! Dá pra fazer mais depois, sempre dá.

  • De mais!!! eu sabia boa parte das curiosidades, mas essa da Nami ser a menina do Wasabi eu não sabia! deve ser por isso que eu tenho uma empatia tão grande por esse filme!

  • Geovane;Zig

    Otimo , adorei ….

    OP é o melhor na minha opinião ….

    E Oda é um mestre digno :D

  • Uma coisa interessante quanto ao Sanji é que, na verdade, até antes de passarem 2 anos, Oda desenhava seu corte de cabelo sobre o olho esquerdo e sua sobrancelha se tornava uma espiral para fora do rosto. Após o pulo de 2 anos da tripulação, Sanji passa a ter seu corte de cabelo sobre o olho direito, e sua sobrancelha continua com a espiral, no entanto, agora é para dentro do rosto.

  • Robert – MG

    Nunca comentei no blog, e na verdade nem passo muito por aki… mas esse mereceu! Ótimo post!

  • ótima postagem! E com certeza se fosse pra falar de todas as curiosidades de One Piece e as milhares de inspirações q Oda teve iria ficar uma postagem mto longa rs Enfim,parabéns! E viva o Eiichiro Oda !! o/ o/

  • Rafael Souza

    Qse parei na metade do caminho, matéria muito grande. Mas tava tão boa q não aguentei e li até o fim, parabéns =]

  • Diego

    Lindo post. Deu pra perceber que o Oda além de ser um excelente mangaká, é uma ótima pessoa. Sabia de poucas dessas curiosidades, e ainda não lembrava da maioria. é até espantoso o planejamento e as referências que ele utiliza. Só com mesmo muito trabalho para fazer um mangá genial como esse.

  • Curti!!!

  • Sinceramente, melhor matéria possível !

  • riordan23

    bom post,

%d blogueiros gostam disto: