One Piece comemora recorde com a galera

OnePiece300M

Yo!

Quando a comemoração também é sem precedentes… Bora ver!

One Piece quebra recordes atrás de recordes e é hoje não só um tesouro da Shonen Jump, mas ouvi boatos de que o próprio governo japonês impede o Oda de viajar ou se colocar em perigo… Termina essa porra aí se quiser ir pra Las Vegas jogar nas mesas de roleta! Mas o legal é que One Piece sempre foi uma obra simpática, no sentido de que sempre esteve preocupada em manter uma proximidade com o público. E a comemoração à recente notícia de que as vendas totais do mangá ultrapassaram os 300 milhões de volumes vendidos é um exemplo.

A Shueisha anunciou que vai fazer uma volta pelo país, comprando uma página inteira de jornais locais, aliando os personagens de One Piece com locais ou eventos de cada uma das 47 províncias japonesas. Do dia 1º de Novembro até o dia 20, o país deve ser tomado pela obra de Eiichiro Oda.

Mais que isso, uma promoção vai escolher um design para camiseta por província, que irá criar 47 camisetas locais de One Piece. O prêmio será a coleção completa das artes para jornal em uma série de poster cards. Além disso, 10 entre os 47 projetos serão escolhidos pelo público e ganharão mais mimos, além de estarem presentes no próximo volume de One Piece, o 73. Além disso, a Shonen Jump também deve ter uma surpresa guardada pra breve.

Veja a lista.

  • Dia 1º – Hokkaido e Aomori (Hokkaido Shinbun e Toonippo)
  • Dia 2 – Akita e Iwate (Akita Sakigake Shinpou e Iwate Nippo)
  • Dia 3 – Yamagata e Miyagi (Yamagata Shinbun e Kahoku Shinpo)
  • Dia 4 – Fukushima (Fukushima Minpo e Fukushima Min’yu Shinbun)
  • Dia 5 – Ibaraki, Saitama, Chiba, Kanagawa, Tokyo (Ibaraki Shinbun, Saitama Shinbun, Chiba Nippo, Kanagawa Shinbun, Yomiuri Shinbun, Asahi Shinbun, Tokyo Shinbun)
  • Dia 6 – Tochigi, Gunma (Shimotsuke Shinbun e Jomo Shinbun)
  • Dia 7 – Yamanashi (Yamanashi Nichinichi Shinbun)
  • Dia 8 – Shizuoka, Nagano (Shizuoka Shinbun e Shinano Mainichi Shinbun)
  • Dia 9 – Niigata, Aichi (Niigata Nippo e Chunichi Shinbun)
  • Dia 10 – Gifu (Gifu Shinbun)
  • Dia 12 – Fukui, Toyama, Ishikawa (Fukui Shinbun, Nikan Kenmin Fukui, Kita Nihon Shinbun, Hokkoku Shinbun)
  • Dia 13 – Osaka, Kyoto, Shiga, Wakayama (Yomiuri Shinbun, Asahi Shinbun, Kyoto Shinbun, Kyoto Shinbun de Shiga, Kiiminpo-Yukanshi)
  • Dia 14 – Nara, Mie (Nara Shinbun e Ise Shinbun)
  • Dia 15 – Hyogo (Kobe Shinbun)
  • Dia 16 – Okayama, Hiroshima, Tottori (Yamane Shinbun, Chugoku Shinbun, Nihonkai Shinbun)
  • Dia 17 – Shimane, Yamaguchi, Kagawa (Sanin Chuo Shinpo, Yamaguchi Shinbun, Shikoku Shinbun)
  • Dia 18 – Tokushima, Ehime, Kouchi (Tokushima Shinbun, Ehime Shinbun, Kouchi Shinbun)
  • Dia 19 – Fukuoka, Saga, Nagasaki, Kumamoto (Nishi Nihon Shinbun, Saga Shinbun, Nagasaki Shinbun, Kumamoto Nichinichi Shinbun)
  • Dia 20 – Oita, Miyazaki, Kagoshima, Okinawa (Oita Gasshu Shinbun, Miyazaki Nichinichi Shinbun, Minami Nihon Shinbun, Ryukyu Shinpo)

Fonte: Comic Natalie

O que eu acho? Caramba, não é de hoje que compram páginas inteiras de jornal só pra comemorar alguma coisa de algum mangá. Não faz tanto tempo, Hokuto no Ken fez isso. Antes, Slam Dunk comprou uma pra cada jogador titular do Shohoku. Mas 47 por todo o país?! Seria mais fácil só comprar de algum jornal de distribuição nacional, como o Yomiuri ou o Asahi, de Tóquio. Mas ao pegar o maior jornal local de cada província, acho que ganha uns pontos a mais, japonesada gosta de ter sua província homenageada, tem o tal do Furusato, um termo tão difícil de explicar pro brasileiro quanto “saudade” é difícil de explicar pra um japonês, termos que só existem em uma língua… O mais fácil é dizer que os japoneses tem elos emotivos fortes com sua terra natal, e o emocional sempre é apelativo. Vende.

Mas pra um mangá desses, não só devia comprar a página, mas devia imprimir com tinta de ouro! 300 milhões, cara!! Se ele ganha um real por volume vendido, imagina quantos iates, mulheres, carros, iates, mulheres, carros, dinheiro, iate, mulheres ele poderia ter se não trabalhasse o tempo todo? E isso é só o mangá, não podemos esquecer que ele tira uma grana de pinga dos videogames, do anime, produtos relacionados, figures… E tem o que ele vende fora do Japão, 300 milhões é só naquela ilha do tamanho do estado de São Paulo, meu amigo! Ééééé…

Com o troco do pão, ele pode PAGAR pro país todo fazer uma ola, cruzando de ponta a ponta e fazendo a volta. E ainda ir fazendo um hi-five na geral.

8 ideias sobre “One Piece comemora recorde com a galera”

  1. Ideia muito boa!

    Apesar de não ser novidade, como foi comentado no post, demonstra a atenção que eles tem com o público.

    O que eu acho? Cada vez mais fã!

  2. Daqui a pouco o percentual de cidadãos que acompanham One Piece, no Japão, vai estar como dado estatístico oficial do país. Não duvidem…

  3. E o pior (ou melhor) é que se bobear, esse investimento nos jornais podem alavancar ainda mais as vendas, e talvez até dar um retorno maior do que o que foi gasto no marketing.

    :)

    1. Não duvido nada. Mas os japas tem uma forma de pensar em marketing diferente. Às vezes, eles gastam sem querer um retorno imediato, pra comemorar mesmo, fazer festa.

      Por exemplo, times de beisebol ou da J-League quando são patrocinados por lojas e vencem campeonato, a loja faz no dia seguinte um botafora com preços loucos, que pode até aquecer a venda, mas acho que dá mais prejuizo que lucro e é mais pela festa.

Deixe uma resposta