Novo de Takeshi Obata deve ser publicado online também

Yo!

Olha esse mundo, como é, né? Bora ver!

Estamos em uma era maravilhosa, né? Onde antes só tinha os meios ilegais, hoje, já podemos assinar o Netflix, Crunchyroll e ler uma infinidade de mangás de alto nível, de graça e de forma legal.

E o site japonês Tonari no Young Jump, lar dos webcomics da Shueisha, como One-Punch Man, traz uma boa novidade.

A nova série de Takeshi Obata, All You Need Is Kill, vai ser publicada praticamente simultaneamente na revista física Young Jump e no site de webcomics, completamente de graça. O mangá, uma adaptação de um romance de ficção científica, já estreou nas páginas da Young Jump no começo do mês e agora estreia dia 22 de Janeiro (vulgo hoje) na internet.

Falei anteriormente da série aqui, inclusive sobre a história e que o mangá já virou filme, com Tom Cruise no papel principal.

AUTOR DE DEATH NOTE EM ADAPTAÇÃO DE FILME DO TOM CRUISE – Clica aê!

Também já comentei sobre o site da Shueisha.

MANGÁ GRÁTIS – OPÇÃO 5 – TONARI NO YOUNG JUMP

Site da Tonari no Young Jump

Fonte: Comic Natalie

O que eu acho? As editoras estão percebendo, aos poucos, que o mundo está mudando, e que isso é maravilhoso até pra eles. Foi duro, eu sei. Deram soco em ponta de faca, brigaram com todo mundo, criaram bloqueio, chamaram a mãe, tudo pra que se evitasse o contato da internet com as mídias de entretenimento. Como se o compartilhamento fosse a ruína do império. Mas aos poucos, elas estão saindo pra brincar na rua, perdendo a timidez e se dando bem.

Muitas séries nascidas na internet tem obtido sucesso e o retorno através de tankohon tem sido um bom investimento. Basta ver o Manga Taisho deste ano, com séries feitas pra rede se tornando destaque do ano passado.

OS INDICADOS A MELHOR MANGÁ DE 2013 DO MANGA TAISHO

Claro que pro Japão, esse cenário é perfeito, já que as redes de acesso móvel e as plataformas pra leitura são acessíveis e de boa qualidade. No Brasil, eu não me imagino baixando um mangá e lendo ele no metrô, à caminho de qualquer coisa. Ou lendo on line mesmo, completamente normal numa rede 3G decente ou 4G. Mas quem sabe num futuro próximo, não é?

Pras editoras também é uma boa, porque se sabe bem que as antologias, em sua grande maioria, nascem para dar prejuízo. Aliás, a série curtinha Mangirl (tem no Crunchyroll) explica como isso funciona. Eles cobrem o buraco com a venda de tankohon depois. Acho que poucas antologias conseguem se pagar ou ter lucro, já que o modelo dá prejuízo até em tiragens de mais de 500 mil cópias e são poucas as que vão muito além disso.

Então, tirar esse processo pode ser o futuro para o mangá funcionar melhor e quem sabe, até mesmo baratear (lá, aqui não faz a menor diferença). E com isso, a Shonen Jump, por exemplo, não tem mais motivo pra cancelar séries que não vão muito bem, podendo arriscar com elas mais um pouco, afinal, não faz diferença ter vinte ou duzentas séries simultâneas no formato virtual.

Espero que dê certo e expanda a ideia!

ATUALIZAÇÃO:

Toma o trailer do filme do Tom Cruise!

2 ideias sobre “Novo de Takeshi Obata deve ser publicado online também”

  1. Sakuda e sua mania de fazer ótimos posts…

    Sakuda, que filme é esse? E esse filme é original ou adaptação de alguma outra mídia?

Deixe uma resposta