Mighty No. 9 – Mais Megaman do que o que ficou na Capcom

MightyNo9

Yo!

Pra viúvas do cabeçudo azul. Bora ver!

Keiji Inafune, criador do Megaman, lançou pelo Kickstarter um projeto de crowdfunding por sua nova empresa, a Comcept USA. Rodeado por todo o elenco dos primeiros jogos de Megaman, Inafune quer colocar Mighty No.9 no mundo. O jogo, aparentemente muito parecido com o de seu personagem famoso, mascote da Capcom hoje, é um sidescrolling jump action, exatamente como a minha geração aprendeu a jogar games. Apesar disso, usa também muitos elementos atuais e tecnologias novas para criar uma nova experiência sob o estilo de antigamente.

Quando eu escrevi a primeira versão desse texto, o projeto tinha acabado de ser anunciado e ainda não tava no Kickstarter. Como o Genkidama caiu, acabou ficando só pra agora. E não é que o robozinho azul (não confundir eles, hein?) já conseguiu bater sua meta antes mesmo de completar 24 horas? No momento atual, a página do projeto acusa 1 milhão e 330 mil dólares. Isso é mais de 400 mil dólares do valor estipulado inicialmente! E ainda tem muito tempo para aumentar esse número. O projeto fecha só dia 1º de outubro.

O que o projeto deu além do game? Eles vão manter um blog de produção, um podcast e pretendem inundar de conteúdo de bastidores, com artes, concepts, fan-art, ideias… os apoiadores poderão votar em visual de personagens, dizer o que gostariam de ver, interagir com a criação de um game que já parece muito promissor. É um método diferente, não lembro de ver um game ser feito de forma tão aberta assim e participativa. Nem mesmo fan-games e os de produtoras menores.

E porque um cara que passou mais de vinte anos na frente da equipe de produção de uma gigante como a Capcom decidiu sair, montar sua empresa e fazer isso de uma forma tão diferente? Pelo que ele deixa transparecer no vídeo do projeto, a Capcom frustou e muito ele e os fãs de Megaman. Quantos projetos com o personagem foram abortados recentemente? Até o aniversário do personagem foi abortado, sem nada de especial. E uma empresa como a Capcom não se mexe só porque um criador está insatisfeito.

Então, é claro que a abordagem do game é exatamente uma cópia paraguaia de Megaman. Sem dúvidas. Mas é uma cópia que só não é oficial porque o criador não tem mais direitos sobre a obra, o que é triste, mas faz parte nesse trabalho. Beck, protagonista de Mighty No.9, deve ir muito além e ser o game de Megaman que todos os fãs esperam há anos.

002 (3)

Quer fazer parte? Entre na página do projeto, escolha o pacote que quer e depois é só esperar pra receber! O game já está sendo desenvolvido e deve ser enviado em Dezembro de 2013. Vai sair para PC… e pelo jeito, eles devem aumentar a compatibilidade com o tempo. Os sistemas para videogames está como extensão de 2,5 milhões!!

Participe de Mighty No.9 no Kickstarter

Fonte: 4gamer

O que eu acho? Porra, só porque eu tô pobre e esperando Call of Duty e PS4? Curti muito as imagens do jogo, vi claríssimas referências ao Megaman e isso só torna o jogo mais bacana. Quero jogar a bagaça, mas pelo visto, o jeito vai ser esperar sair na PSN e comprar quando tiver uns trocos sobrando.

Curto muito essas ideias de crowdfunding, acho que isso viabiliza muita ideia louca e aponta pra uma nova forma de fazer as coisas, sob demanda e não sob especulação. Só de ver quanta coisa legal nasceu de projetos desses… Dá uma olhada no que eu já postei aqui no XIL anteriormente…

Hero Party, o mangá via crowdfunding

Dois projetos bacanas para ajudar – Tools Chalenge e Comborangers

Quadrinho Nacional sobre Samurais Zumbis no Catarse

Conexão Nanquim sai da internet

Além desses, o game de Tormenta também foi um projeto bacana, eu ajudei e tô esperando. E você? Já comprou algo nesse sistema?

7 ideias sobre “Mighty No. 9 – Mais Megaman do que o que ficou na Capcom”

  1. Essa está sendo minha primeira participação no Kickstarter!

    Esse é o jogo que eu estava esperando desde ZX Advent! E se a Capcom não lança, então que seja pelo criador!

  2. Ótima matéria, eu acompanho as doações desde o primeiro dia e pirei ao ver que passou de um milhão em menos de dois dias!!

    Ps: Só uma coisinha, robozinho azul? Ele ta mais pra robozinho cinza…

  3. Eu inclusive já doei 20$, que é o mínimo necessário pra receber uma cópia do jogo quando ele lançar, espero estar comprando o GOTY de 2015 né.

Deixe uma resposta