Yo!
O grupo editorial da Kadokawa, um dos mais tradicionais do Japão, acaba de tomar um caminho que deve mexer com o mercado editorial do país.
A Kadokawa Group Holdings, empresa que é dona de várias editoras e empresas relacionadas, anunciou que vai eliminar seus selos editoriais e colocar todos sob o mesmo nome, para reforçar a marca Kadokawa. São nove empresas que devem virar uma só, entre elas muitas grandes editoras. São elas:
- Kadokawa Shoten
- Fujimi Shobo
- Enterbrain
- ASCII Media Works
- Kadokawa Magazines
- Media Factory
- Chukei Shuppan
- Kadokawa Gakugei Shuppan
- Kadokawa Production
Com isso, a Kadokawa Group Holdings pretende reforçar a marca KADOKAWA como selo editorial.
Fonte: IT Media
O que eu acho?
O grupo Kadokawa é muito conhecido por quem gosta de livros. Eles são enormes nesse ramo. Mas nos mangás, sempre levaram um pau para a Kodansha e as editoras do grupo Hitotsubashi, que é dona da Shueisha e da Shogakukan, entre outras. Com isso, eles devem fortalecer a marca, já que muitos produtos fortes estavam diluídos nas empresas menores do grupo. É o caso da bíblia dos games, a Famitsu, que era da Enterbrain, ou dos light novels da ASCII Media (Sword Art Online, ToraDora) e Fujimi Shobo (High School DxD).
A Hitotsubashi, na verdade, até já havia feito algo nesse sentido, quando juntou as empresas que cuidavam dos direitos das obras da Shueisha e Shogakukan, além de cuidar mais de perto da VIZ, sua divisão americana. Isso criou uma agilidade maior para trabalhar os mercados de fora do Japão, que melhorou muito o alcance de seus produtos. No caso da Kadokawa, isso deve englobar a situação em seu país natal, parece que ela quer uma fatia maior do mercado. Mas se isso melhorar a forma como eles negociam com o exterior, melhor. Porque muitas editoras do grupo até negociam material, outras usam agentes e a Kadokawa em si não deve nem saber o que acontece.
Vamos ver o que isso cria a longo prazo!