Hero Party, o mangá via crowdfunding

HeroPartyCrowd

Yo!

Marcelo Cassaro (Dragão Brasil, Holy Avengers) e Érica Horita (Ethora) se reúnem em um mangá para crowdfunding, o patrocínio coletivo. Vamos ver?

Hero Party, o mangá dessa iniciativa de dois artistas conhecidíssimos do público de mangá no Brasil, conta a história de um novo mundo (aparentemente, não é Arthon ou outro mundo recorrente dos dois) onde ser herói é um emprego que precisa de certificado. Dragões invadiam o mundo, mas não conseguiram derrotar os humanos que viviam nele. Então, decidiram se esconder até a hora certa de virar a mesa. Mas os heróis vão em busca deles, seja para testar sua bravura ou pelos tesouros que se escondem nas cavernas. E esta história conta os rumos de um novo grupo que, como diz a lei local, obrigatoriamente conta com um curandeiro, um mago, um defensor e um atacante (tradução chula minha para Healer, Wizard, Defender e Attacker).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA         O bacana disso tudo é o sistema de venda que eles usam. O crowdfunding, pra quem não conhece, é um sistema de patrocínio coletivo, onde várias pessoas engajadas em ver um certo projeto acontecer de verdade, pagam antecipadamente um valor, que pode ser simbólico, pode ser uma compra antecipada mesmo ou um pagamento alto, um patrocínio de pessoa física. Em troca, o autor do projeto dá alguma coisa, dependendo do quanto foi investido. Seja a edição impressa + frete, ou até participações da pessoa na história em alguns casos. Claro, não se resume a impressos, na verdade, é muito mais usado pelo pessoal da música, teatro e exposições.

No caso, é uma forma muito legal de publicar INTERNACIONALMENTE (frisando, isso é importante) uma história que você acredita que pode dar certo, mas é arriscado para editoras ou elas simplesmente não acreditam no potencial. E até tem o fato de que publicar internacionalmente é dificil pra qualquer editora, pela burocracia que envolve, coisa que não impede a iniciativa individual.

Alguns trabalhos já se deram bem nesse sistema. É o caso de Achados e Perdidos, do pessoal do Quadrinhos Rasos. Sucesso no sistema, se deu muito bem e virou exemplo de como o crowdfunding pode viabilizar projetos.

doubleMas não se engane. Não basta você fazer seu fanzine e jogar em alguns destes sites que controlam as negociações. Você precisa angariar esses seguidores, essas pessoas que vão colocar seja um real ou mil, para que seu sonho se torne realidade. Ninguém vai ser sua fada madrinha de graça.

O que acontece é que projetos como o do Cassaro e da Horita, com nomes fortes, atraem mais facilmente. Porém, nada impede de você ser bom o suficiente pra igualar os dois. Basta instigar seus futuros leitores, com uma boa campanha e mostrando que eles não vão se arrepender de dar o quanto quer que eles pretendam dar.

Eu dou meu apoio à Hero Party!

http://heropartycomic.com/

UPDATE! Hero Party já ultrapassou a meta! Começou dia 11 e em menos de um mês fechou seus 4250 dólares! Agora, passou pra fase 2, onde quanto mais receber, mais aumenta as recompensas de todos que contribuiram! Sucesso é outra coisa, né?

 

39a301ae72c75dadd09b4e250bf0ce8f_large

Deixe uma resposta