Guia XIL dos Animes da Temporada de Primavera /2013

Primavera2013Guia

Yo!

Eu nem ia fazer um post pré temporada, mas como eu vi que os outros blogs tiveram bons acessos pediram muito, decidi fazer um guia do que vai ser “in” nessa temporada de primavera/verão! Bora ficar na moda!

Eu vou separar a lista de uma forma prática. Vou listar os que eu acho que valem a pipoca e depois, vou aumentar a lista com animes que eu ainda tenho alguma desconfiança. Assim, você pode usar a lista para escolher o que vai assitir dependendo de seu tempo livre, podendo aumentar ou diminuir a lista dentro das opções. Na verdade, eu é que pretendo fazer assim.

Veja o Chart completo da temporada! 

 

Sem tempo? Acompanhe só esses e seja feliz!

Gundam Seed Destiny HD Remaster – veja notícia anterior

GSeedDestiny

Este aqui é uma reprise, mas com leves alterações no visual. Então porque ele abre a lista? Porque estava perto do começo Porque essa série é provavelmente a melhor entre os novos Gundams! Quando Seed foi criado, a ideia era rebootar o universo de Gundam. Até ali, a franquia havia recebido títulos e mais títulos que só aproveitavam o nome e nada tinham de Gundam. Alguns muito bons, claro, mas em Seed, ele praticamente recriava a atmosfera dos primeiros Gundam, os que são clássicos e não só por serem os primeiros. O nível deles é outro! Seria uma tarefa dura, mas não é que Seed executou muito bem a tarefa? Em Destiny, a história passaria do reboot para algo maior. Muitos fãs dizem que é onde Seed encontrou sua grandeza. Então, se você já viu, vale rever em HD bonitão. Se não viu, é uma grande oportunidade pra correr atrás do prejuízo.

Uchuu Senkan Yamato 2199 – veja notícia anterior

Yamato2199

Remake de novo? É… O novo anime de Yamato traz a Patrulha Estelar clássica de volta, mas sem o cheiro de naftalina. Tudo reanimado, refeito, mas com o clima nostálgico das velhas animações. Todo mundo que trabalha nesse anime é fan que virou profissional, então a fidelidade à obra é regra. O anime já está passando nos cinemas, como uma cinessérie, mas a versão para a TV deve incluir cenas e ser um pouco melhor, como uma versão revisada.

Shingeki no Kyojin – veja notícia anterior

ShingekinoKyojin

Esse é com certeza o mais aguardado da temporada. O trailer foi de tirar o fôlego. Mesmo se as cenas do trailer forem tudo o que presta, é capaz de ele ainda valer mais que muito anime. Qualidade, criatividade e uma certa ousadia. Parece elogio à jogador de futebol, mas é exatamente o que eu acho que define esse anime. E pensar que ele foi recusado da Shonen Jump só por que o editor queria algo mais “Jump”. Na Bessatsu Shonen Magazine, ele deve correr livre e solto, e isso prejudicou um pouco até onde eu ouvi falar. A história cai de rendimento com o tempo. E isso é uma pena. No entanto, ainda nos traz um shonen de ação inusitado e que tem tudo pra empolgar nas cenas movimentadas, pelo menos. A chance de ser uma bomba, pra mim, é baixa.

Aku no Hana

AkunoHana

Eu adoro as capas desse mangá. Nunca li, mas a premissa é legal e as críticas são boas. Também está na Bessatsu Shonen Magazine e faz bonito lá. A história traz um menino chamado Takao Kasuga, que acaba roubando as roupas de ginástica da garota que ele gosta. Mas Sawa Nakamura o vê e passa a chantagear ele.  O estúdio responsável, o Zexcs, faz o esquema de fazer alguns animes apelativos e que dão dinheiro para depois fazer algum mais por prazer, como foi com Mushishi e Speed Grapher. Pelo perfil, é o caso de Aku no Hana. O diretor é o mesmo de Mushishi, Hiroshi Nagahama. Normalmente, eu nem daria muito valor, ficaria só curioso por um anime desses. Mas tem um indicador que eu usava quando tava no Japão que eu usei aqui. Se a Village Vanguard da minha cidade lá recomendasse o mangá, eu pelo menos tentava ler. Só vinha coisa estranha, mas quase sempre valia a leitura. E Aku no Hana foi recomendado. Pra mim, já é um sinal de que tem algo além da sinopse. Pode parecer besteira, mas vai por mim. Pelo menos o mangá deve valer!

Ginga Kikoutai Majestic Prince

MajesticPrince

Fiquei realmente desapontado com meus vizinhos de Genkidama que colocam Valvrave na lista e deixam Majestic Prince. Só pra explicar, essa série é da antologia Heroes, onde sai o novo mangá do Ultraman pelos caras de Tetsu no Linebarrel. Lá, é ele e o Ultraman, batendo ombros no topo da lista.  Tem o character designer do Gundam Seed Destiny. E o diretor é Keitaro Motonaga, de Katanagatari e Rayearth. Na trama, cinco garotos de uma geração engendrada geneticamente para poder pilotar os robôs se unem na pior equipe do batalhão. Porém, quando eles conseguirem se tornar uma equipe, surgirá um herói de verdade. A animação é de qualidade, as cenas de ação estão muito bacanas no trailer e, cá entre nós, dos animes novos de mecha dessa temporada, esses robôs são muito mais bacanas!

Opcionais

Kakumeiki Valvrave – veja notícia anterior

Valvrave

Ele tem um cheiro de genérico, mas é a Sunrise e um dia esse anime vai estar no Super Robot Taisen e ai eu vou ficar curioso pra assistir e vai ser tarde demais. Pelo menos os primeiros capítulos eu devo assistir. No mínimo. E o design de personagens é da Katsura Hoshino, de D. Grayman. Gosta de mecha? Então arrisca comigo e depois me dá sua opinião.

Suisei no Gargantia

Galgantia

Esse tem um jeito estranhão, mechas FEIOS, mas tem o selo de qualidade de Gen Urobuchi, o cara de Fate/zero e Madoka Magica. E pra quem já viu Xabungle, não existe mais mecha feio! Tem muita chance de ser o bacaninha da temporada, caindo ou não no meu gosto.

Jouju Senjin!! Mushibugyo

Mushibugyo

O nome é complicado, mas Mushibugyo é um dos novos talentos da Shonen Sunday. Pessoal sabe até os mangás do fim da fila da Shonen Jump mas não vê o que tá em evidência na Sunday… Ok, nem eu tô ligando tanto assim! Mas Mushibugyo pode ser interessante como Magi, pop como Hayate no Gotoku, empolgante como Kenichi… Ele tá nesse patamar, não tratem ele como se fosse um azarão. Tá vindo com pedigree! Ele é chamado de “Nurarihyon no Mago da Shonen Sunday”, mas não sei por quê, pra mim, tem uma cara de Shaman King.

Photo Kano

PhotoKano

SÓ QUERO VER POR CAUSA DO MEU PASSADO! Quem assistiu o Fala OTAKU viu o momento em que eu ouvi a sinopse desse anime e comecei a rir. Na história, um moleque compra uma DSLR (câmera de lentes intercambiáveis) e começa a ser requisitado para tirar fotos de várias garotas da escola. EU JÁ USEI ESSA CANTADA!! Pô, é velha essa do fotógrafo, mas usada num date-sim é a primeira vez que eu ouço. Ah, tem um game também em produção, não sei dizer quem veio antes, mas. No mais, parece ser simpático.

Otona Joshi no Anime Time – veja notícia do Argama

OtonaJoshi

Histórias curtas feitas para mulheres adultas. Não deve doer assistir isso. Deve ser tipo um “As Brasileiras” no Japão. “As Japonesas”. Foi baseado em contos de um livro premiado. O Argama comentou sobre ele, o que só deu mais vontade de ver.

 

Só vale se você não tiver nada pra fazer no fim de semana.

Quases2013Spring

Asian Risshiden no Shima Kousaku (não é anime!!)

Todo mundo babando ovo desse “anime” e ai eu vou lá procurar saber mais e nem anime é! Vai ser uma série de documentários sobre empreendedorismo na Ásia, apresentados por Kousaku Shima, o personagem do mangá de “sucesso pessoal” (os japas chamam esse tipo de história de “Sucess Story”), que começa como assistente, vira presidente só pra nas fases mais atuais, viver no Brasil. Esse entende da vida! A voz de Shima será a de Toshiaki Karasawa, o Kenji da versão com atores de 20th Century Boys.

Se ficaram curiosos, tem um filme e duas séries para a TV do mangá, lá do começo da década de 90. Ah, e tem um anime parodiando, do Frogman, um cara que faz animações em Flash. Se entender japonês, dá pra rir. Se conhecer o mangá, é melhor ainda!

Karneval

Só de curioso mesmo. Nem sei muita coisa, mas tem um jeito de Darker than Black, é da Manglobe e pode ser uma boa distração, no mínimo. O mangá até que tem um certo hype em cima.

Date A Live

Esse tem nome de anime moe, tem plot muito suspeito, mas eu vi um potencial na bagaça! Vi sim! Na história, o mundo vem sofrendo com terremotos estranhos. Até que um moleque conhece uma menina no epicentro do terremoto e descobre que a causa dos abalos é a raça dessa menina. E ele tem o poder de selar os poderes desses aliens. Só que pra isso, ele precisa fazer a irmã dessa menina se apaixonar por ele. Suspeito pra caramba! Mas eu vi potencial.

Danchi Tomoo

Histórias de um moleque que mora em um danchi, um conjunto habitacional. Aventuras cotidianas simples de um garoto normal. Simpático. Gosto dessas coisas. É inocente, simples, não precisa de plots loucos pra funcionar. Se ele chegar mais ou menos ao nível de um Aventuras de Menino, do Mitsuru Adachi, que saiu aqui no Brasil, já vale a pipoca.

Devil Survivor 2 The Animation

Pelo hype do game. É no mesmo esquema de Persona, é um game que é cultuado entre uma parcela meio hipster dos otakus. Veria naquelas condições: vamos ver qual é a dessa bagaça! Mas a arte é muito bonita.

 

FOGE!!

Tetsujin 28gou GAO! – veja a notícia anterior

Falei dele uma vez e isso é o suficiente. É até demais.

 

Movies e OVAs

MovieOVA

Saint Young Men – leia notícia anterior

Kotonoha no Niwa – leia notícia anterior

Yamato 2199 Movie 5

É a continuação da cinessérie que eu comentei lá em cima quando falei de Yamato, ou seja, é o material que vai virar a série de TV.

Mobile Suit Gundam UC

Não tá só sendo celebrado como um dos melhores Gundams dos últimos tempos, é uma volta ao universo original de Gundam, então tem um pouco de nostalgia misturada. Apesar de cada capítulo demorar meses para sair, ninguém reclama depois que sai. A qualidade tem sido alta e agora que só falta o capítulo final, a expectativa aumenta.

 

Bem, essa foi minha lista de apostas pra essa temporada. Não sei nem quais eu realmente vou ver, já que eu só vou poder ver em tempo real o que vier pelo Crunchyroll e eles ainda não divulgaram o lineup pra essa temporada. Alguns desses animes já tem capítulos rolando lá no Japão, tem coisa que estreia hoje, tô bem no limite para a temporada com este post.

Agora aguardem as primeiras impressões aqui no XIL e no Genkidama pra ter mais detalhes de cada anime!

 

Veja os trailers dos animes da temporada!

Dois avisos do VideoQuest para a próxima temporada. Do Kaneda e do Kitsune.

E o post bombando do Gyabbo!

E o do Anikenkai!