Yo!
Mais uma ideia de safadeza extrema do XIL! Bora ver!
A série mais adorada do blog, após um long run sobre a Shonen Jump, vai virar agora uma série contínua e mais frequente (e que dão menos trabalho pra mim), que vai abranger não só o material que saiu na casa de Dragon Ball e Naruto, mas o universo todo do mangá, anime e otakices em geral. Nesse novo formato, uma série ou até mesmo uma única curiosidade vai ser brevemente comentada, pra estar pronta pra uso em uma roda de amigos!
Mas não se preocupe, sempre que possível (isso quer dizer muito raramente) o formato antigo mais detalhado e maior deve voltar para falar de outros assuntos que estão cheios de curiosidades. Na página de sugestão de leitura mesmo eu já marquei Ghibli Curiosidades Level Master, que já tem um arquivo aqui em casa com um monte de informação pra um dia ser redigido na forma de artigo.
Então, vamos começar. E a curiosidade de hoje é…
Existiu uma série de Lupin the 8th!
Em 1982, a França, terra natal do maior ladrão do mundo, Arsene Lupin, encomendou uma série animada para a Tokyo Movie Shinsha, que traria as aventuras do popular anime Lupin Sansei (Lupin the 3rd no Ocidente) para um público mais jovem… de forma mais… saudável!
A série se passa no século 22 e tem um descendente de Arsene Lupin, que assim como o terceiro, seguia a carreira do antepassado como um grande ladrão, até ser pego por Holmes 8th, a oitava geração de Sherlock Holmes. Lupin passa a trabalhar como detetive. Mas isso é só uma forma de esconder sua verdadeira profissão. Em um mundo onde a tecnologia tornou a viagem espacial uma coisa do cotidiano, Lupin continua indo além de toda medida de segurança para conseguir o que quiser.
O anime é lendário e nunca havia sido mostrado em público. Aparentemente, foram feitos 8 capítulos, mas no meio da produção, a parceria com a França deu pra trás e paralisou tudo. Ainda assim, revistas especializadas do Japão, como a finada The Anime e a Animage, anunciavam a série de tempos em tempos, sem sucesso em nenhuma tentativa. Primeiro, em Março de 1983, a série viraria um especial, passando quatro capítulos na sequência em dois dias, fechando os oito capítulos. Depois, estrearia normalmente na temporada de primaverda de 1984. Mas só em 2012 o público pode conferir um pedaço desse anime em um especial de Lupin, mas do terceiro e mais famoso.
A curiosidade do público vai além, porque a série tomou várias medidas de censura para se adequar ao público infantil da França, como tirar o cigarro de Jigen e trocar por pirulito (onde eu já vi isso?) e transformar a espada de Goemon em sabre de luz. O próprio ofício do maior ladrão do mundo virou detetive particular por causa disso tudo. E ir para o espaço foi uma medida para não usar locais reais e tesouros parecidos com os que realmente existem ou podem existir. Além disso, existe uma Fujiko Mine nessa geração, por quem Lupin tem uma queda. Claro que o cheiro de relação familiar se deflagra com essa bomba, ainda mais que na cronologia do Lupin famoso, ficamos sabendo que Fujiko e Lupin têm um filho, Lupin Kozo, o quarto. Mas pela personalidade de Lupin, de acordo com o autor, não é de se estranhar se ele tiver mais filhos pelo mundo. E isso vale para o próprio Arsene Lupin, o primeiro.
Não bastasse, o diretor da série é Rintaro, aclamado diretor de Vampire Hunter D e Metrópolis (com Katsuhiro Otomo), com um currículo invejável, passando por Astroboy ao lado de Osamu Tezuka, passando por Galaxy Express 999, Captain Harlock, X (do CLAMP) e hoje um dos maiores nomes do estúdio Mad House. E o design de personagens é do não menos lendário Shingo Araki, que fez os traços da versão animada de Rosa de Versailles, Cutie Honey, Yu-Gi-Oh e, claro, Cavaleiros do Zodíaco. Ele depois faria designs para a terceira série do Lupin the 3rd.
E aí a gente pensa: e o criador do personagem, o que pensa dessa bagunça toda? Monkey Punch, autor de Lupin the 3rd… FEZ UM MANGÁ DE LUPIN THE 8TH! O mangá foi publicado em 1982 pela revista Hyakuten Comic, da editora Futabasha, e não durou muito, mas tem um volume que coleta todas as suas histórias. A arte ficou por conta da dupla Oriharukon, que contava com Eiichi Saito, ex-assistente de Go Nagai que se especializou em mangás de séries famosas, como as de Nagai, além de Godzilla, Bikkuriman e Super Mario.
Para fechar, fique com um pedaço de Lupin the 8th! Em uma versão redublada por fã, foi o melhor que eu consegui!
No Nico² Douga tem um episódio inteiro, só fazer a conta no site. Curiosamente, não foi dublada apesar de ter até os efeitos sonoros.
Achei uma proposta justa, Lupin para crianças. Só me incomodou esse cabelo dele. Poxa! Será que no século XXII não existe mais Xampu? PQP!
“Era um grande ladrão, até ser pego por Holmes 8th, a oitava geração de Sherlock Holmes. Lupin passa a trabalhar como detetive. Mas isso é só uma forma de esconder sua verdadeira profissão.” Lembrei da série White Collar kkkk.