Doraemon proibidão

DoraemonProibidao

Yo!

Doraemon tá proibido. Só volta quando ele começar a dançar no final dos capítulos!

O anime Doraemon, baseado nos mangás de Fujiko F. Fujiyo, foi proibido de passar na TV de Bangladesh, vizinho da Índia. E, acreditem, é por causa dos maus exemplos que o anime passa, acredite se quiser!

Em Doraemon, o gato robô do futuro volta no tempo para ajudar Nobita Nobi, um descendente de seu criador. Mas Nobita é preguiçoso, malandro e covarde. Para ajudar a criar confiança em Nobita, Doraemon usa seu bolso dimensional, que esconde vários itens da tecnologia do futuro, como uma lanterna que reduz o tamanho das coisas, helicópteros pessoais, uma porta que te leva para qualquer lugar e até um pudim tradutor universal. No Japão, já ganhou prêmios dos educadores e é a flagship da editora Shogakukan, que tem o Gaku (ensino) em seu nome. É uma das séries mais longevas e lembradas pelo público.

Todas as redes de televisão foram carinhosamente avisadas de que não devem passar Doraemon para suas crianças desde o dia 15 deste mês. Oficialmente, o motivo dado foram o crescimento no índice de crianças que trapaceiam nos estudos, são preguiçosas e contam mentira, assim como Nobita. E assim como muitos no mundo todo, claro. Extra-oficialmente, rola o boato de que é porque Doraemon passa lá em Bangladesh na língua hindi, em detrimento à língua bengali, nativa da região. Mas as autoridades negam.

O que eu acho? Isso tudo começou com um movimento social, de mães e professores malditos ligando por ai, falando que aquele desenho influenciava os filhos ao mal. É o novo formato da censura, aquela mais perversa ainda, a que nós mesmos nos impomos. É uma vergonha ver que isso esconde o fato de que a cada dia, nós dependemos muito mais da TV para educar as crianças do que a atenção devida dos pais. É transferência de responsabilidades, tipo quando a gente quebrava alguma coisa e colocava a culpa no priminho menor. Pelo menos pra mim, quando eu destruia antena e fazia garra de Wolverine, meu pai me fazia entender que eu estava sendo um retardado.

No final das contas, isso é mais uma forma de mimar essa geração leite com pêra e ovomaltino. Com curry!

GolimarOvomaltino

Fonte: Cinema Today

5 ideias sobre “Doraemon proibidão”

  1. Não é so na Teve que os pais estão transferindo as suas responsabilidades, est~çao fazendo a mesma coisa nas escolas.

  2. Que absurdo! É bem típico de pais preguiçosos botar a culpa na TV, nos games, até mesmo na escola, de tudo o que os filhos fazem de errado. A família e as amizades têm um peso muito maior na formação de uma criança do que qualquer programa de televisão. Certa vez li o depoimento de um americano que visitou um orfanato no Vietnã, no pós guerra. Ele viu crianças famintas que deixavam o seu prato de comida de lado só para subir no colo dele e receber um pouco de atenção. Ou seja, mesmo numa situação desesperadora o contato humano ainda é mais importante do que qualquer coisa material (neste caso, a comida). Os pais, desde que ajam como verdadeiros pais, têm milhões de vezes mais poder sobre os filhos do que qualquer programa de televisão.

    Eu sei que lidar com criança não é fácil, mas conheço gente que rala muito, dez, doze horas por dia, pega condução lotada pra ir e voltar do trabalho e mesmo assim consegue dar atenção, carinho e educar bem os filhos. É questão da pessoa querer, do fundo do coração, assumir a responsabilidade por um filho, e amá-lo totalmente – o que implica não somente em dar afeto, mas também disciplina.

Deixe uma resposta