De GANTZ a velho. Nova série de aposentado de Hiroya Oku

Yo!

Acho que todo mundo pensa em fazer coisa tranquila depois da loucura, né? Bora ver!

Hiroya Oku, autor de GANTZ, mudou de revista e de editora. Saiu da Young Jump, da Shueisha, e foi para a Evening, da Kodansha. Mas essa é a mudança menos relevante em sua nova série.

Inuyashiki é uma história de um senhor beirando a terceira idade. Ele passou uma vida completamente sem graça, sem se destacar no trabalho, com uma família comum, sem grandes realizações ou experiências extraordinárias. Mas certo dia, um evento muda tudo isso.

O primeiro capítulo de Inuyashiki tem 57 páginas e estará nas páginas da edição da Evening de 28 de Janeiro.

Em entrevista ao Comic Natalie, junto de seu colega Naoki Yamamoto, de quem foi assistente no início de carreira, Oku falou um pouco sobre as decisões da série. Ao contrário da Young Jump, a Evening lhe deu carta branca pra escrever o que quisesse, independente de virar um hit, um sucesso. Com isso, o autor decidiu se livrar de seus preconceitos e tentar algo novo, com um protagonista que não fosse um menino ou menina atraente, sem apelo sexual ou violência. Para quem leu GANTZ, é um choque. Ele declarou que não terá nenhuma cena sensual, pessoas nuas, mulheres peitudas… Será somente a aventura de um homem simples que se descobre tarde.

Fonte: Comic Natalie

O que eu acho? Olha o cara, vomitando os podres com um sorriso no rosto, veja só você!

Quer dizer que todo o fanservice de GANTZ foi imposto pela editora pra vender? Quer dizer que você fez a série toda só pensando no cascalho, do dindim… Quer dizer que todo mundo que babou os dois ovos da série simplesmente caiu no seu marketing? Quer dizer que GANTZ é uma série propositalmente apelativa?

EU JÁ SABIA!

E se você acha que a série perde valor agora que você sabe disso, senta na tua pilha de mangás favoritos e para pra pensar. No final das contas, você foi buscando um bom momento de diversão, uma distração, um escapismo, qualquer coisa. Acho que (espero que) você não foi ler atrás de uma ideologia de vida, ou pra agregar valor à sua pessoa.

CLAAAAARO que não tenho nada contra quem diz “eu leio XX of the Throne, sou melhor que você, funkeiro”, mas eu conheço muita gente de bom gosto que não vale o que come. Hitler tinha bom gosto pra arte, por exemplo. Agora, se você ESCREVEU Lord of the YY, aí sim, porra, você tem uma realização pra se orgulhar, sem problemas se orgulhar de conquistas.

Se você leu e gostou de uma obra, será que importa o motivo de ela ser produzida ou se ela é modinha ou underground?

(e eu que tinha pensado em fazer um paralelo com Fullmetal Alchemist e Gin no Saji primeiramente)

25 ideias sobre “De GANTZ a velho. Nova série de aposentado de Hiroya Oku”

  1. Na entrevista o autor não afirmou que aceitou fazer um trabalho que não concordava por dinheiro, ele apenas disse que quer tentar largar algumas características antigas que ele usou e abusou em Gantz para atingir uma ideia nova, acho bem maduro da parte dele, e creio que quando ele diz que quer largar certos preconceitos talvez esteja apenas falando de sua inegável mania de criar personagens estereotipados demais, é inegável que Gantz por mais que seja muito bom tem: a gostosa peituda, o valentão bom de briga, o nerd e blablabla, e não estou dizendo que isso é errado mas que foi uma característica que ele usou na série e provavelmente o cansou, afinal tudo cansa. Sempre achei que seria curioso ver uma série Gantz com gente “normal” e menos fantasiosa, não que a série original seja ruim ou puramente comercial.

  2. corrigindo… Hitler tinha mal gosto para arte, inclusive só gostava do que erá arte clássica e censurou e mandou destruir diversas obras da arte moderna por considerar subversivas, é inadmissível afirmar que alguém que assume tal postura tinha bom gosto para arte.

    1. Bem, independente do que ele fazia com outras artes, ele tinha um gosto por arte. Ponto. É como roqueiros querendo que funkeiros morram, ou fanboys de comics querendo tretar com otaku. Só que nas mãos de um megalomaníaco com um exército sob seu comando.

  3. Cara, tenho duas criticas relevantes a essa noticia.

    Primeiro, GANTZ era sim um manga com protagonismo e etc, afinal assim como praticamente todo e qualquer manga é publicado em uma revista, mensal ou semanal, só isso ja implica em certas promessas para a editora. Isso IMPEDE o autor de fazer algo BOM? Nao, talvez impeça de fazer EXATAMENTE o que queria ou esperava, o que pode atrapalhar na qualidade, mas nao foi o caso de GANTZ, por merito do autor mesmo!
    (que segurou a onda enquanto pode) GANTZ é um seinen sci-fi de ação, que segue tendencias das mais variadas desse genero, genero esse que foi revolucionado por obras cmoo Hakutou no Ken e Violence Jack, quem sabe sabe do que estou falando! Cenas fortes e apelativas! Chocantes! Enredo eletrizante quase no melhor estilo “shonen” de se fazer seinen! Porem isso acaba sendo só DETALHE! O enredo de GANTZ continua tendo observações interessantes que dão asas as mais variadas profundidades intelectuais, seja intencionalmente ou nao! (pois toda arte é subjetiva)

    Segundo, Inu Yashiki tem SIM cenas de SANGUE, MORTE e APELAÇÃO até mesmo sexual, ja esta claro que segue o estilo do mangaka! É uma obra PARECIDÍSSIMA com GANTZ nesse sentido! É sci-fi de ação TANTO QUANTO GANTZ! A unica diferença é o cenario, o enredo, enfim, outro manga! Mas o estilo é EXATAMENTE o MESMO!

    Tirando essas duas coisas a postagem foi interessante.

    1. Amigo, lê com calma. Foi uma notícia até o ponto “O que eu acho?”, que é onde começa minha opinião. Não fui eu que falei isso de Gantz e da obra atual do autor, foi ELE MESMO. Então, reclama com ele.

      1. Eu nao disse que eream obras iguais, eu disse que seguiam o mesmo estilo, se reparar minha resposta esta completa

      2. Só pra constar vc poderia me ajudar? Vc sabe que dia da semana que sai capitulo novo de Inu Yashiki??? Obrigado

  4. “O que eu acho? Olha o cara, vomitando os podres com um sorriso no rosto, veja só você!

    Quer dizer que todo o fanservice de GANTZ foi imposto pela editora pra vender? Quer dizer que você fez a série toda só pensando no cascalho, do dindim… Quer dizer que todo mundo que babou os dois ovos da série simplesmente caiu no seu marketing? Quer dizer que GANTZ é uma série propositalmente apelativa?

    EU JÁ SABIA!”

    Da entrevista do cara não é possível concluir NADA disso. Quer dizer que, para fazer um trabalho sincero, um autor criativo deve ficar eternamente preso a um mesmo estilo de trabalho? Não pode enjoar de fazer a mesma coisa sempre? O cara trabalhou em Gantz durante treze anos. Concluiu a obra e quis fazer outra coisa. No entanto, a editora não se interessou por esse novo trabalho. Então, ele simplesmente trocou de editora. Difícil de entender? Parece que sim.

  5. kkk. O cara faz um tópico aonde faz comparação de quem é melhor por que leu um livro o outro -______-… e Antero de Quental, Lakan, Gilberto Freie, Kurt Lewin, Bakhtin, Soussurre e tantos outros autores que realmente acrescentam ao individuo algo para defini-lo em território intelectual? não entre em desmérito por causa de gosto artístico cara se você gpsta de algo que outra pessoa acha escroto não significa que o seja, por exemplo um pintor Barroco, ou um pintor iluminista jamais aceitariam um dos processos de pintura pós moderna anamórficas, cada um tem seu gosto partindo de um contexto social, e pelos procesos filogênicos e autogenicos que se dá em grupos…

    turma da mônica 4ever (zoera)

    Ps: Por que alguém que faz um mangá sanguinario como gantz acaba nisto?
    (bem… pelo menos ele terminou -______- diferente de bersek)

  6. Realmente, é um caso parecido com o da Arakawa. Só acho que a mesma não era forçada pela editora a colocar coisas que não queria em sua história. Ou, se o fazia, camuflava muito bem. Só não acho que o caso dela seja tão extremo, afinal já vemos um pouco da temática rural em FMA.

    Não vou negar: já li algo pra “agregar status”. Bom, não exatamente. Realmente tinha interesse, e o fato de ser algo considerado de qualidade e ter renome me fez ter ainda mais vontade de ler. Infelizmente não gostei, mas ainda assim digo aos outros que li. De fato, a obra era de qualidade, só que não era do meu gosto.

    1. Ah, a Arakawa não era da Shueisha, a Kadokawa também é mais livre. Acho que essas editoras que tem força no mercado literário acaba tendo mais confiança nos autores, libera eles pra fazerem o que preferirem.

  7. É besteira se achar superior aos outros por gostar de X. Não se deve avaliar uma obra por que ela é comercial ou puramente artística e sim por aquilo que ela nos proporciona. E gantz me proporcionou muita diversão e para mim é isso que importa.

  8. Bacana,espero que agora com liberdade possa escrever um final descente,pois o de Gantz me dá asco de tão nojento que foi.

  9. eu nunca me senti especial por ler uma obra e nem inferior a ninguém, eu sempre li Gantz por diversão e claro que a série e lotada de violência e nudez desproposital e eu gostava disso, e claro que gantz tinha mais coisa ali além disso, só é triste sabe que o autor fazia por pressão editorial.

  10. Pra mim, o problema do Oku nem é essa quantidade de p*taria e fan service que ele colocou em Gantz. Com os mangás do jeito que estão hoje, todos muito “ecchis”, competir sem isso é quase impossível. Pra mim, ele peca mesmo quando cisma de colocar no mangá coisas que não tem o menor cabimento colocar, mas que estão empolgando ele pelo momento (e essa empolgação não vai durar mais do que 15 minutos). Os vampiros de Gantz são o pior exemplo dele, mas quem leu sabe que tem muitos outros.

    Vários mangakas cometem esse erro (tipo o Miura com sua fase “Goonies + LotR + Piratas do Caribe”)… tá certo que o cara cansa de desenhar as mesmas coisas e personagens depois de anos de publicação, mas isso é sinal de imaturidade profissional.

  11. Eu me ”desligava ” lendo Gantz …. por isso era um ótimo entretenimento , violência , sexo … alienígenas , mortes … MUITO BOM !!!! mas eu confesso que dei uma leve risada quando li essa notícia e vi que seria um mangá sobre a vida de um ”cara normal ” , vamos ver no que vai sair disso tudo

    1. Na entrevista, ele comenta que desenhar jovens é muito simples e não tem graça, idosos tem rugas, marcas, ossos, músculos… Tem que desenhar tudo, a expressão é muito mais rica.

    2. éeeeee cara vc também percebeu… kkk
      morri de rir achei até que iria ser aquele coroa que ajudava o kurono na capa

  12. Meu mangá favorito é Gantz, ele tem ótimas cenas de ação com todo tipo de doideira possível, violencia e putaria sem contar a arte e o mistério que me prende no mangá. Dependendo do estilo é muito provável que eu não goste do novo mangá do Hiroya, mas pelo menos legal a ideia de um protagonista idoso.

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