As coleções de mangá que mais venderam em 2012

 

Zenkan2012Yo!

O site ZenkanDokuha, que vende coleções completas de mangá, disponibilizou sua lista de mais vendidos do ano que se foi. Bora ver?

A lista reflete os mangás que mais caíram no interesse do público no ano passado, atraindo novos leitores que foram atrás da série completa, ou de velhos leitores que decidiram voltar a leitura. O público do site é composto em geral de pessoas assim, porque não vende números separados, só coleções completas.

Kanzen2012listVamos ver a lista antes de comentar?

1 – One Piece (até o volume 68)

2 – Hunter x Hunter (até o volume 32)

3 – Kuroko no Basket (até o volume 20)

4 – Slam Dunk (31 volumes)

5 – Uchuu Kyodai (ou Space Manos – até o volume 19)

6 – NARUTO (chupa – até o volume 63)

7 – Bokura ga ita (16 Volumes)

8 – Basilisk – Kouga Ninpouchou – 5 Volumes

9 – Jojo no Kimyou na Bouken Parte 1 à Parte 6 (JoJos Bizarre Adventure – (50 volumes)

10 – Yamikin Ushijima-kun (até o volume 26)

 

Não existe surpresa nos três primeiros, né? Atualmente, são os títulos fortes da Shonen Jump. Talvez a maioria ainda duvide de HxH, mas tem que entender que o público japonês já reconhece a série como uma boa história que sai de vez em quando na Jump e não liga tanto pra sua periodicidade. É um caso bem diferente, poucos mangás conseguem isso (alô, Vagabond, cadê você na lista?).

Em quarto, Slam Dunk, é um dedo no olho da otakada. Mas desde o lançamento da edição definitiva no Japão, Slam Dunk vende muito e de forma estável. Tanto que é hoje o kanzenban, edição definitiva, mais vendida. Vende mais que Dragon Ball até!

O Space Manos é o mangá do ano, sem dúvida. Já faz um tempo que vem sendo alardeado pelos leitores da Morning, mas sem dúvida este ano ele explodiu mundo à fora por causa da animação. E teve o filme, que ainda é recente e fez um bom sucesso, foi uma das maiores bilheterias na época. Eu mesmo ainda penso em comprar a coleção completa um dia. Mas a essa altura, eu vou esperar um kanzenban.

Naruto em sexto mostra o declínio da série. Acho que ela está chegando ao fim, finalmente. Em bons tempos, mesmo quando a história estava em baixa, a série ainda ficava em segundo, depois de One Piece, todo poderoso. Mas já faz um tempo que ela vem sendo desbancada por Kuroko e Toriko na revista, e no geral, por Hunter x Hunter por fora. E numa lista geral como esta, fica ainda mais evidente.

O sétimo é Bokura ga ita. O único shojo, virou um filme e foi muito bem recebido. Acho meio estranho a lista ter poucos shojo, porque o gênero costuma ter força em coleções completas, por suas séries mais hypadas serem mais curtas que shonenzão. Não muito tempo atrás, seria obrigatório ter Nana, Nodame Cantabile e Hachimitsu to Clover. O que aconteceu? Quais são as séries obrigatórias do gênero hoje? Sinceramente, eu não sei…

Basilisk, pra mim, foi uma surpresa! Ué? Ele vende tanto assim?? E o que aconteceu ano passado? A animação já é meio antiga! Dai, fui pesquisar e… Pachislo! O termo é usado para aquelas máquinas de Slot (Caça-niquel) japonesas, com game. Hokuto no Ken tem uma série de maquinas dessas que alavancou sua série durante a primeira década do milênio. Ah, e não confunda com Pachinko, é um outro jogo, outro tipo de máquina. Algum dia eu falo disso…

Jojo também teve seu ano de redenção. Talvez a série nunca tenha feito tanto sucesso quanto hoje. O anime e games podem ter influência, mas o título está se espalhando tanto por ai que parece que eles foram consequência de algo maior. Que Jojo é legal, isso não tem dúvidas, mas acho que o que faltava era essa parada, que provavelmente não é o fim, mas chama o pessoal a ler, porque sabe que não estará correndo atrás de uma série longa e difícil de ler.

Ushijima-kun, nosso último, mas ainda assim, ilustre. Porque ele é tão underground que normalmente não deveria aparecer em listas de popularidade como esta. Mas em 2010, ele virou novela (dorama É pejorativo, é igual flango – sai, flango!) e no ano passado, a novela gerou um filme pro cinema. Ah, tá valendo! A história gira em torno de uma “empresa de financiamento alternativa”, onde as pessoas pegam dinheiro emprestado e, quando não pagam, são visitadas pelo tal Ushijima-kun, um sádico e violentíssimo cobrador da máfia. Contrastando com o título que parece comédia, os temas são pesados e sérios, a história é muito violenta, em vários sentidos. Ela segue como uma alternativa adulta para Crows/Worst, uma das minhas séries favoritas. Uma boa dose de Datena na vida de quem acha que o Japão é só colegiais bonitinhas e lojas de eletrônicos.

Oia o trailer do filme

 

Mas a vitória ainda é de One Piece, que realmente quebra todos os recordes e lógica do mercado, nadando sozinho na frente de qualquer outro.

OnePieceFreddie

Curtiu? Aprovou? Reprovou? Comente ai embaixo e aperte os botões de compartilhamento! Essa força que você dá é que move o blog! E vale um abraço ou aperto de mão quando você me encontrar por ai!

7 ideias sobre “As coleções de mangá que mais venderam em 2012”

    1. É o Takayuki Yamada, bicho já fez de tudo. Tava em destaque em Crows Zero, foi o Densha Otoko da versão pro cinema, protagonizou H2, do Adachi Mitsuru, tava em Arakawa Under the Bridge…

    1. É o que eu digo… Acho que tá chegando o fim da popularidade de Naruto. Ainda vai ser bem lembrado, mas não vai ser tão onipresente quanto antes.

Deixe uma resposta