Video Quest 65 – CAESAAAAAARR!!!!! Jojo’s Bizarre Adventure – Parte 2: Battle Tendency

Já falamos aqui de Jojo’s Bizarre Adventure Parte 1, agora é a vez de Joseph e Caesar no Video Quest! Jojo’s Bizarre Adventure – Parte 2: Battle Tendency!

Ficha técnica:
Jojo’s Bizarre Adventure: Battle Tendency (Jojo no Kimyou na Bouken – Sentô Chôryu)

Aventura, Luta, Sobrenatural, Fabulosidade

Autor: Hirohiko Araki
Revista: Shonen Jump
Editora: Shueisha
Demográfico: Shonen
Lançamento: 1987-1989
6 volumes tankohon (do 6 ao 12 da série Jojo)

Já falamos aqui de Jojo’s Bizarre Adventure Parte 1, agora […]

23 thoughts on “Video Quest 65 – CAESAAAAAARR!!!!! Jojo’s Bizarre Adventure – Parte 2: Battle Tendency”

  1. Eu também só cheguei a ver os 3 primeiros Jojos e também acho que o Jopseph é o melhor tanto a fase quanto o personagem. Agora nunca tinha parado para pensar nessa do ser perfeito e dos nazistas. Só sei que achei muito interessante.

  2. Eu imagino que o Kitsune e o Urso não gostarão tanto da parte 3, e com certa razão. É a parte com menos história, é totalmente “foda-se”. Mas o que eu tenho a dizer é: dêem uma chance para a parte 4. Yoshikage Kira, o vilão, é simplesmente um dos melhores vilões da ficção que já vi (na minha opinião supera até mesmo DIO). É de um carisma e inteligência que chegam a dar medo.

    E, sobre o Video Quest em si, muito bom! Não tinha parado pra pensar nessa “viajada” final.

  3. Até que enfim saiu a segunda parte, mas uma coisa que me incomoda nessa parte, é o fato que em vez deles destruírem a pedra lá, eles guardaram só por causa dessa frase “A lenda diz que se a Pedra Vermelha de Aja for destruída, os Homens dos Pilares serão imbatíveis.”.
    Bem pelo que me lembre ela não foi usada em nem uma luta antes da transformação do ser perfeito lá

  4. Eu diria que o Stryder não é o Guile Nazista. O Guile que é o Stryder Ianque. XD
    Achei interessante este subtexto do conceito de perfeição: a eugenia dos nazistas X a “pangenia” do Cars.

  5. Pra mim o melhor do Jojo é ele ser simples. Eu não consigo ficar assistindo ele pensando demais no que tá rolando alí. Acredito que seja realmente pela narrativa contínua, ele não te dá tempo pra pensar se aquilo é relevante porque tudo realmente é relevante.

    ——- Spoilers ——-
    Mesmo que eu não tenha pensado nessa “comparação da perfeição”, eu havia achado extremamente criativa a visão de perfeição, apresentada em Jojo. Porque não apenas ele poderia mudar seu corpo “at will”, ele criava seres do próprio corpo.

    Também jogo aqui uma outra reflexão, um outro “será?”.
    Cars era perfeito, e tornou-se virtualmente invencível, num ponto onde realmente não havia formas do Jojo ganhar. Para um ser que não pode ser “logicamente” vencido, ele foi vencido de forma “ilógica”, ele é derrotado por um “acidente natural”, ou derrotado pela “sorte”.

    E o mais legal é que mesmo assim não foi tirado os méritos e a participação do Jojo nessa “sorte”.

  6. OH MEU DEUS! VIDEO QUEST DA PARTE 2 DE JOJO?!??!?!?! EVEN SPEEDWAGON IS AFRAID!

    XD

    Vamos lá, hora da teoria maluca: eu acho que essa Parte 2, assim como a Parte 1 tem uma temática: enquanto que na primeira parte era a dicotomia (palavra legal que o Kitsune adora) entre Bom X Ruim, que são representados pelo Jonathan e pelo Dio, eu acredito que na Parte 2 o tema seja Ambição X Desinteresse (não consegui achar uma palavra melhor, sorry >_<)

    Se parar pra ver, a maioria dos personagens desse arco são caras ambiciosos, que tem algum objetivo que querem alcançar e vão fazer o que for preciso para concluir esse objetivo. É caso dos Homens do Pilar, que querem se tornar seres perfeitos; do Stroheim, que tem quase mesmo objetivo do Cars, Wham e AC/DC; e o Caesar, que quer vingar o Zeppeli.

    E no meio disso tudo está o Joseph, que não quer nada com nada. Ele não tem nenhum grande desejo e não tem nenhum grande ideal de honra ou qualquer coisa que ele segue. Ele tá de boa, sendo ele mesmo. E aí tem o contraste dele com todos os caras que eu citei antes, especialmente com o Caesar, que está mais próximo dele: o Caesar quer vingar o avô, e o Joseph não está nem aí pro Jonathan, foi a batalha dele, problema dele.

    Tanto que esses caras ambiciosos não estão satisfeitos com o que eles são ou com o que eles têm, eles querem mais, querem ir além. O Joseph se vira com as forças que ele tem no momento, e também se vira com o que ele tem ao alcance, por isso que ele vence as lutas na malandragem, ele não é forte o suficiente pra derrotar aquele cara que ele tá enfrentando, mas no meio da luta ele tem algum truque que vai levar á vitória.

    Eu posso ter viajado um pouco, e se eu fiz isso, desculpa pelo texto longo XD

    Also, curiosidade legal: o Guile foi inspirado no Stroheim mesmo, enquanto que a Rose (também do Street Fighter), foi inspirada na Lisa Lisa, tanto que ela é da Itália e ataca com o cachecol XD

    1. Sabia que a Lisa Lisa me lembrava alguém, desde que eu li o mangá! Adorava jogar com a Rose, alias…
      Não achei sua teoria viajada, até faz sentido. Mas se for para por um peso no texto, acho que vai mais para a questão de destino mesmo, como se, mesmo o Joseph não querendo, ele teria de passar por tudo isso. Claro, a coisa fica meio sem pé nem cabeça depois de certo ponto, então é difícil dizer…

  7. Cara essa parte me fez ler tudo sobre Jojo nossa é tão foda essa animação a nova ta muito da hora apesar que ta muito rápida queria que as lutas durassem mais, e pela primeira vez eu direi que não tenho nada contra a analise de vocês De Jojo’s bizarre adventure parte 2 battle tendency, e para finalizar o quadro mais GAY da hiatoria dos Mangas e comics em GERAL.
    P.S o anime consegui ser bem menos GAY.

  8. Cara essa parte me fez ler tudo sobre Jojo nossa é tão foda essa animação a nova ta muito da hora apesar que ta muito rápida queria que as lutas durassem mais, e pela primeira vez eu direi que não tenho nada contra a analise de vocês De Jojo’s bizarre adventure parte 2 battle tendency, e para finalizar o quadro mais GAY da hiatoria dos Mangas e comics em GERAL.

  9. Cara essa parte me fez ler tudo sobre Jojo nossa é tão foda essa animação a nova ta muito da hora apesar que ta muito rápida queria que as lutas durassem mais, e pela primeira vez eu direi que não tenho nada contra a analise de vocês De Jojo’s bizarre adventure parte 2 battle tendency, e para finalizar o quadro mais GAY da hiatoria dos Mangas e comics em GERAL.
    http://www.mangareader.net/jojos-bizarre-adventure-part-2-battle-tendency/2/120

  10. JoJo parte 2 finalmenteo/o/o/o/o/
    O melhor JoJo de todos os tempos mostra sua fabulosidade ao derrotar vampiros milenares saídos de pilares com ajuda dos nazistas (porque faz muito sentido, claro)
    Divertido, Intenso, frenético e fabuloso. Simplesmente JoJo.

    Porém, nota-se que vocês não gostaram tanto da parte 3, mas penso que isso é perfeitamente justificável. Afinal, Stardust Crusaders é quase Cavaleiros do Zodíaco (filinha de inimigos, protagonistas derrotam fila de inimigos), só q criativo. Ainda assim, eu acho que SC conseguiu corrigir um problema que me irritava desde Phantom Blood, que é a falta de participação dos aliados em lutas (Nas partes 1 e 2, NENHUM dos aliados ganha uma luta sequer), e a mecânica dos Stands abre portas para lutas cada vez mais bizarras e criativas.

    JoJo é uma série bizarra e divertida, e tem bastante coisa muito legal que acontece (Apenas por diversão, duvido vocês encontrarem uma explicação para os poderes do King Crimson). Recomendo que vocês continuem a leitura

    Gabriel Yamasaki, 16 anos, São Paulo

  11. Uma coisa que eu sempre fiquei me perguntando é com relação à cena inicial da parte 1 de JoJo com os Astecas fazendo um ritual de sacrifício e o líder deles usando o que aparenta ser a Mascara de Pedra que foi criada pelo Cars, sem nem sofrer danos com a luz solar. Os esquisito é que essa cena foi cortada do animê, e mesmo na parte 2 eles nem mencionam nada a respeito. O que o Araki quis representar com aquela cena? Pra mim aquilo é completamente inútil e está alí só por estar, pois não acrescenta nada. Queria saber a opinião de vocês.

    1. JoJo é divido em duas linhas do tempo: “Main Timeline” (série principal) e “Alternate Timeline” (série que passa em um futuro alternativo da série principal).
      -Main Timeline (80 volumes) é composto por 6 partes: Phantom Blood, Battle Tendency, Stardust Crusaders, Unbreakable Diamond, Vento Aureo e Stone Ocean.
      -Alternate Timeline (31 volumes até o momento) é composto por 2 partes até o momento e: Steel Ball Run e JoJolion.

      1. Se eu publicasse JoJo
        no Brasil eu publicaria assim:

        #Main Timeline

        PHANTOM BLOOD
        (vol.01 até 2/3 do vol.05)

        Começando por
        Phantom Blood, como esta parte é a mais curta de JoJo, eu publicaria esta saga
        em 2 volumes de luxo de cerca de 450 páginas.

        -Volume 1 =
        Capítulos 001-021

        -Volume 2 =
        Capítulos 022-044

        BATTLE TENDENCY
        (1/3 do vol.05 até 9/10 do vol. 12)

        Como esta parte tbm
        é curta, eu publicaria esta saga em volumes um pouco maiores que um tanko
        tradicional (que tem cerca de 180 à 220 páginas) em 5 edições com
        aproximadamente 280 páginas.

        -Volume 1 =
        Capítulos 045-058

        -Volume 2 =
        Capítulos 059-072

        -Volume 3 =
        Capítulos 073-086

        -Volume 4 =
        Capítulos 087-100

        -Volume 5 =
        Capítulos 101-113

        STARDUST CRUSADERS
        (1/10 do vol. 12 até o vol.28)

        Esta parte eu
        publicaria em 12 volumes de aproximadamente 240-260 páginas.

        -Volume 01 =
        Capítulos 114-126

        -Volume 02 =
        Capítulos 127-139

        -Volume 03 =
        Capítulos 140-152

        -Volume 04 =
        Capítulos 153-165

        -Volume 05 =
        Capítulos 166-178

        -Volume 06 =
        Capítulos 179-191

        -Volume 07 =
        Capítulos 192-204

        -Volume 08 =
        Capítulos 205-216

        -Volume 09 =
        Capítulos 217-228

        -Volume 10 =
        Capítulos 229-240

        -Volume 11 =
        Capítulos 241-252

        -Volume 12 =
        Capítulos 254-265

        UNBREAKABLE DIAMOND
        (vol.29 até 1/3 do vol.47)

        Esta parte eu
        publicaria em 16 volumes de aproximadamente 200-220 páginas. Eu mudaria o nome
        do personagem de Josuke Higashitaka para Josuke Joshitaka, pois no Japão o
        kanji 助 de Josuke
        (仗助) tem duas pronúncias que são “jo” e
        “suke” sendo assim o nome Josuke pode ser lido como Jojo também, no
        Japão isso tem sentido mas aqui no Brasil não, então eu trocaria o sobrenome
        dele de Higashitaka para Joshitaka.

        -Volume 01 =
        Capítulos 266-275

        -Volume 02 =
        Capítulos 276-286

        -Volume 03 =
        Capítulos 287-297

        -Volume 04 =
        Capítulos 298-308

        -Volume 05 =
        Capítulos 309-319

        -Volume 06 =
        Capítulos 320-330

        -Volume 07 =
        Capítulos 331-341

        -Volume 08 =
        Capítulos 342-352

        -Volume 09 =
        Capítulos 353-363

        -Volume 10 =
        Capítulos 364-374

        -Volume 11 =
        Capítulos 375-385

        -Volume 12 = Capítulos
        386-396

        -Volume 13 =
        Capítulos 397-407

        -Volume 14 =
        Capítulos 408-418

        -Volume 15 =
        Capítulos 419-429

        -Volume 16 =
        Capítulos 430-439

        VENTO AUREO (2/3 do
        vol.47 até vol.63)

        Esta parte eu
        publicaria em 15 volumes de aproximadamente 200-220 páginas. Eu também trocaria
        o nome do personagem de Giorno Giovanna para Jorno Jovanna pois GioGio e JoJo
        em katakana são escrito iguais (ジョジョ) e, como no exemplo anterior, no Japão faz
        sentido, mas aqui não, então a troca do nome do personagem é algo justificavel
        para o entendimento do público aqui no Brasil.

        -Volume 01 =
        Capítulos 440-449

        -Volume 02 =
        Capítulos 450-459

        -Volume 03 =
        Capítulos 460-469

        -Volume 04 =
        Capítulos 470-479

        -Volume 05 =
        Capítulos 480-489

        -Volume 06 = Capítulos
        490-499

        -Volume 07 =
        Capítulos 500-509

        -Volume 08 =
        Capítulos 510-519

        -Volume 09 =
        Capítulos 520-529

        -Volume 10 =
        Capítulos 530-539

        -Volume 11 =
        Capítulos 540-549

        -Volume 12 =
        Capítulos 550-559

        -Volume 13 =
        Capítulos 560-569

        -Volume 14 =
        Capítulos 570-581

        -Volume 15 =
        Capítulos 582-594

        STONE OCEAN (Vol.
        64 até o 80)

        A partir de Stone
        Ocean eu segueria o padrão de publicação japonesa, pois os volumes são bem mais
        padronizados.

        #Alternate Timeline

        STEEL BALL RUN (24
        volumes)

        A partir de Steel
        Ball Run, eu publicaria a série com o nome “As NOVAS Aventuras Bizarras de
        JoJo” além de “As Aventuras Bizarras de JoJo”, pois a história
        se passa em um futuro alternativos da trama principal e pode ser lida sem ao
        menos ter lido as séries anteriores pois a histórias das outras não tem nenhuma
        relação direta com a desta história.

        JOJOLION (em
        publicação)

        Como em JoJolion o
        nome do protagonista é o mesmo do protagonista de Unbreakable Diamond no
        original, eu támbem trocaria o nome dele porém eu optaria em Jojo Higashitaka
        ao invés de Josuke Joshitaka ou do nome original Josuke Higashitaka.

        No post seguinte eu coloquei imagens de como “mais ou menos” eu acho que deveria ser os títulos de cada parte de JoJo no Brasil.

        P.S.: Estou torcendo para que JoJo seja publicado pela JBC ao invés da Panini.

  12. E ae galera do VQ, queria fazer uma pergunta: Vcs vão fazer a Leitura de e-mails dos VQs 64 e 65 juntos ou nem vai rolar leitura de e-mails para esses dois últimos VQs?

Deixe uma resposta