Não se cria mais nada novo?

Com tantos filmes e animês baseados em séries antigas e estabelecidas, fica a dúvida: Não se cria mais nada novo? Dependemos tanto assim de franquias e marcas “antigas”? Confira a opinião do Kitsune.

Com tantos filmes e animês baseados em séries antigas e […]

12 thoughts on “Não se cria mais nada novo?”

  1. Cara, esse vídeo fala exatamente do que eu penso da fanbase de Final Fantasy (que inclusive é uma das fanbases mais nocivas que existem). “Final Fantasy VII é o melhor, ele é intocavel. Não tem Cloud então não quero, mimimimi”. Ta certo que FFXIII não é um dos melhores, mas as pessoas focam tanto no VII que chega a ser irritante ler qualquer coisa relacionada. Vai sair o XV, mas o povo continua “não é de turno não é mais FF”; “FF morreu no X”; “Se não tem encontro aleatório de dois em dois passos não é mais FF”. A nostalgia cega as pessoas.

    Por exemplo, Yu-Gi-Oh!. A temporada que ta passando agora, se não me engano é Arc V, quem assiste fala muito bem, diz que é uma das melhores, mas não tem Yugi, não tem Kaiba, então não é tão boa assim. A nostalgia muitas vezes vai fazer a pessoas deixar de ver algo muito bom, só por que não é mais como era na “sua época”.

    Era só isso mesmo, ótimo vídeo Kitsune.

    1. eu sou fã de FF, terminei todos os titulos e seus spin offs e digo que o FF XIII é um lixo , não por não ser em turnos, o XII é bom e não é por turnos, é ruim por si só, história fraca, gráfico bons mas mal aproveitados no cenário mais LINEAR da história de Final Fantasy, até o I tinha mais exploração.

      Sobre a fanbase que ”adora” o Cloud e FFVII, concordo que o VII é foda mas os FÃS de verdade preferem o VI e o IX ao VII, o Final Fantasy VII foi pra muitos players o jogo que mostrou os RPGs e abriu as portas pra esse mundo então criou-se essa aura em torno deles, essas pessoas não são fãs da série e sim do número VII.

      Eu acho que FF não é mais a mesma coisa pq o foco mudou, a Square esta mais focada em visuais do que em exploração(todo RPG precisa disso), Gameplay(vc vai passar horas em RPG, a jogabilidade não pode ser aquele tédio do XIII), mas principalmente a HISTÓRIA pq depois de 60 horas vc descobri que sua jornada vai ter um final MERDA sem premiação nenhuma ao jogador é muito broxante, o Presidente da Square-Enix disse em uma entrevista que os VISUAIS são o aspecto mais importante da Franquia FF e isso pra mim resume o problema, o foco deles estão em fazer paisagens bonitas e não em entregar uma história com a qual nós nos importemos

  2. Recomendação de assunto. Critica/opinião subliminar dentro de filme/serie tem que vir do autor ou qualquer forma de interpretação é valida? E quando que é so viagem mesmo e não tem nada a ver. Exemplo: Eu enxergo uma critica da sociedade capitalista em Clube da Luta, mas se alguém me dissesse que Centopeia Humana é uma critica aos padrões de beleza, eu acharia absurdo. Pensei nisso ao ver o video de Kill la Kill do Kitsune

    Outro tema interessante: quando que final aberto é criativo e quando que ele é preguiça do autor? Isso me vi pensando quando li o final de Sankarea que na minha opinião foi um final aberto ruim e preguiçoso

    1. Martin Scorsese diz que as pessoas veem muitos significados em Taxi Driver (por exemplo) do que ele planejou colocar, Joseph Campbell entende que nosso inconsciente tem varias referencias coletivas que são expressos na arte, é assim que os grandes mitos tem tantos significados e tocam tantas pessoas, credito que muitas vezes um artista pode sem querer usar um signo que toque outros ,as ele mesmo não percebe o que ele fez.

      Vi uma leitura de alguém que comparou o seriado do Chaves com o inferno ou purgatório onde cada personagem representaria a punição de um dos pecados capitais, Neste caso é encontrar significados que só fazem sentido a um interpretador, Tem um site que pega todas as obras possíveis e faz uma analogia onde ele aponta pontos que segundo eles estas obras todas tem súbulos gnósticos, mas acho que meio que ocorre o mesmo que o evangélico que ignora cultura e vê demônios em tudo só porque tem obsessão em provar que o “mal” existe em tudo.

      Pra quem acha o signo nada vai tirar da cabeça dele que ele interpretou algo possivelmente oculto pra maioria, provavelmente é mais conteúdo dele do que intenção do altor.

      Nem todo mundo é Alan Moore que coloca milhares de significados em tudo…

      Creio que não existe uma resposta definitiva, nem acho se quer que é importante existir uma resposta em si, cabe a cada um decidir por si a importância da questão e sua leitura para a própria resposta.

      No fim, todo estão certos em algum nível.

  3. existe sim coisa nova, o problema é que sempre que sai algo ”velho” a atenção de todos vira-se pra isso, a politica do remake e da refilmagem sempre existiu e nem por isso deixou-se de se fazer coisas novas. Scarface do AL Pacino por exemplo, é um Remake.
    quantos filmes do Conde Drácula e do Frankstein vcs acham que existe? do Godzilla?
    acho que é sempre bom revisitar clássicos, mas acredito que tenham que acrescentar algo de bom a obra.
    Não tenho muita expectativa pro Filme do DBZ pq quase nenhum filme dele foi mais do que mediano, mas quanto ao Digimon eu tenho expectativas altas pq parece que a vibe das duas primeiras temporadas vai voltar, não parece um Caça Níquel mequetrefe como o de Dragon Ball ta parecendo, eu espero que ambos sejam bons e com cereteza vou ta no Cinema gritando Kamehameha igual um retardado assim como td mundo euahuehauheuahue

  4. Concordo com o kitsune sai muita coisa boa (tudo bem tem temporadas que é foda), mas o cara é atingido toda temporada por uma enxurrada de porcaria que acaba “abafando” bons lançamentos. E principalmente no caso dos animes os melhores que tenho assistido nas ultimas temporadas não eram muito esperados. PS.: Nanatsu No Taizai é foda e falto comenta de Kiseijuu que também é foda.

  5. Eu adoro Fullmetal Alchemist, qualquer coisa que sair deste universo eu vou me interessar fortemente, é isto que estas séries “clássicas” tem, um interesse já estabelecido que uma série como Ataque dos titãs provavelmente também vai ter (já tem de certa maneira já que até filmes com atores já tem).

    Tem estas duas coisas, a vontade de conhecer algo novo, mas a sede por mais material daquilo que você já gosta, principalmente se conseguirem manter as qualidades do original e corrigirem os defeitos (principalmente nas partes técnicas).

    Acho que coisas boas existem o tempo todo, o que acontece é a evolução técnica (e estilo de roteiro que evolui) que pode dar a impressão do que o material mais antigo ficou feio ou datado, mas tem material que transende época e estilo, que até dá um charme a mais ao material, um material que posso sitar como exemplo é a animação do Superman do Max Fleischer ou Branca de Neve da Disney que são tão bem feitos que o fato de sabermos que não existia a tecnologia atual e tudo era baseado em tecnicas analogicas os deixa ainda mais imprecionantes. massão ecessões que se enquadram nisto, no geral é mera nostalgia mas quando você reve o material se arrepende de ter revisto. dai a necessidade de novos materiais enquadrados aos estilos e tecnicas contemporaneas.

    Dragon Ball é um bom exemplo, é nítida a evolução técnica da obra a cada temporada, se for comparar as fazes então o Goku de GT em termos técnicos em nada lembra o da primeira temporada (alias GT é a antítese do Dragon Ball que vale, pois é muita qualidade técnica e nenhuma carisma do autor original, por isto é uma série que falhou). Estou revendo no Tooncast a infância do Goku principalmente pra entender o inicio do DBZ, e no final, relevando muita coisa, acaba sendo a fase que mais me agrada, mas se eu não tivesse visto lá atras no SBT a primeira versão brasileira ou visto na Band o DBZ, provavelmente acharia só um anime datado sem dar a devida atenção e perderia o melhor do material (mesmo porque não tenho saudade das viagens em DBZ em determinado momento, embora elas já existissem nas primeiras histórias, mas sem duvida sem tanta enrolação, mas ai é mais culpa da Toei…)

    Qual foi o último Super-Herói realmente original americano a fazer sucesso? Spawn (original?)

    Os personagens que temos hoje nos cinemas tem pelo menos 20 anos! Sim, sai muita coisa nova, mas pra virar ícone e transcender mídia, parece que tem que ter décadas… vejam o Akira ou Evangelion, mais de 20 anos e talvez (tomara que não) virem filmes assim como vão cometer o Ghost In the Shell… Enfim, o mercado é estranho, antigamente um Superman ganhava uma série live action ou animação ambos para cinema) com 2 anos de existência, hoje são décadas, a Image que teve algum folego e lançou alguma animação mais rapidamente nos anos 90 e a porcaria do filme do Spawn, só pra citar exemplos de como o mercado é praticamente igual, hoje mesmo saiu uma matéria sobre as franquias infinitas no Omelete onde falam que parece que os produtores não querem sair do porto seguro (e com razão) e expandem o universo a todo custo…

    James Bond aprova!

  6. Hm, um argumento que se mantém válido é que é “fácil” partir de algo já conhecido e famoso, e que não precisa sequer fazer algo de tanta qualidade para ganhar dinheiro em cima. Mas isto está um pouco longe de “sustentar” a indústria (pelo menos no caso de animes e mangás, em que o kitsune citou vários exemplos) e muito menos de chegar ao ponto de não se ver nada novo sendo criado.

Deixe uma resposta