Video Quest 67 – A dicotomia da Trilogia Madoka

Depois de 3 anos, revisitamos nossa deusa Madoka, com os filmes da Trilogia Madoka, no Video Quest 67!!

Ficha técnica:
Puella Magi Madoka Magica: The Movie
I: Beginnings
II: Eternal
III: Rebellion

Fantasia, Drama, Menina Mágica, Homúcifer

Roteiro: Gen Urobochi
Direção: Akiyuki Shinbo (I e II), Yukihiro Miyamoto (III)
Estúdio: Shaft
Lançamento: 2012-2013

Depois de 3 anos, revisitamos nossa deusa Madoka, com os […]

17 thoughts on “Video Quest 67 – A dicotomia da Trilogia Madoka”

  1. Ainda não assisti ao terceiro filme, mesmo assim vou ver esse VQ, pois foi graças ao VQ que passei a ter interesse em ver essa obra e agradeço os dois, Urso e Kitsune por me apresentar Madoka, que é uma das melhores obras que tive o prazer de acompanhar nesse últimos anos.

  2. Não entendi o porquê de vocês considerarem a Homura uma vilã. Ela basicamente toma o posto da Madoka e faz tudo até melhor que ela pois:
    – O próprio ponto dela se considerar um “demônio” é muito mais uma piada com o fato dela agir contra a vontade da “Godoka” do que porquê ela é má.
    – Todas a personagens voltaram com uma vida escolar normal.
    – Parece que quem faz a coleta daqueles cubinhos negros são os próprios incubators, já que no filme a Homura fala com o Kyubey que ela usaria os mesmos para cuidar das maldições que se espalham no mundo (por volta de 1:40:00 no filme). A cena pós-créditos confirma isso visto que os olhos do Kyubey são preenchidos com uma escuridão semelhante a de quando as gemas da vida ficam sem Grief Seed das bruxas.
    – A Homura agiu de modo egoísta, mas ela queria a felicidade da Madoka,tanto que a mesma segue com a vida normal, ao invés de ser uma boneca da outra.

    1. Só reforçando o meu ponto de vista, acho que o fato da Homura agir de modo egoísta não necessariamente a torna má, até porque como disse no meu comentário acima as consequências de tal egoísmo aparentemente tiveram mais benefícios que o próprio sacrifício da Madoka. Sei que o comportamento dela é um tanto quanto suspeito, mas eu interpretei mais como uma mistura da felicidade de ter conseguido fazer as coisas do jeito dela com a própria brincadeira da mesma se considerar agora um “demônio” ou “Lúcifer”. Inclusive a briga dela com a Sayaka no final, ao meu ver, foi muito mais provocação do tipo “eu faço o que eu quiser, bitch”, que vontade da Homura de ferrar com o mundo. No mais abraços e continuem com o bom trabalho.

  3. Adicionando algumas coisas curiosas:

    – No fim do segundo filme (anime), temos a cena da Homura caminhando e começando o processo de se tornar Bruxa, enquanto a Madoka fala palavras de apoio. RESULTADO > Homura se torna a maior “Bruxa” de todas e altera o Universo. No fim do Terceiro filme, mostra a Homura caindo no Abismo, será indícios do que vai rolar no próximo filme? A Homura encarnando a mal pra valer enquanto chega ao fundo do Inferno???

    Estou bem ansioso para a continuação e ver como vão nos surpreender de novo.

    – Outro ponto que quero levantar é sobre o Egoísmo da Homura. Concordo que ela é egoista sim, mas em nenhum momento ela ignora as vontades da Madoka, pelo contrário, muito do que acontece é pela vontade da Madoka, tanto nos primeiros filmes quanto no terceiro.

    Exatamente na metade do terceiro filme, existe o dialogo entre a Homura e a Madoka sem lembranças, no qual a Homura pergunta se a Madoka se sacrificaria pelo Universo, e a Madoka acaba respondendo:

    “Jamais poderia ter a coragem de me sacrificar e deixar as pessoas queridas para trás, pois eu jamais poderia aguentar fazer algo que pudesse fazer alguém tão forte como você chorar desse jeito”.

    Ou seja, Madoka não queria ter virado Deus, e ao perceber isso, a Homura se torna o Demônio para garantir que essa vontade se cumpra, que a Madoka tenha sua vida normal. Essa sempre foi a meta da Homura e ela falhou nos primeiros 2 filmes, mas não no terceiro.

    Outro ponto a lembrar, e que a Homucifer teoricamente falando passou pela transformação de bruxa, então sua mentalidade humana se perde em parte e a obsessão como bruxa aparece também (quando a Sayaka vira bruxa, fica evidente a obsessão dela pelo menino que tocava música clássica).

  4. Como em Ariana, a mulher de Vinícius de Moraes ou O Paraíso Perdido de Jonh MIlton, Homura cai em perdição por amar demais Madoka, como Lúcifer que tem sua queda, não por cobiça ou ganância, mas por amar demais a deus. Há recorrência isso na literatura de quando você perde o ser amado, se tornar o mal encarnado que traz a desgraça ou ruína da humanidade, que nem naquele filme, Drácula de Brans Stoker de Coppola.

  5. – Assisti aos três filmes ano passado por isso não me lembro muito bem de tudo, um dos pontos que me marcou muito foi como os filmes evidenciam toda a evolução sentimental da Homura em relação a Madoka, começa com admiração, passa para amor platônico até se tornar um transtorno obsessivo compulsivo e então o clímax onde ela ‘anula’ todo o esforço da Madoka em relação ao seu sacrifício, trazendo a de volta a existência humana e assim (não lembro se por consequência) ascende a divindade. Uma atitude acredito eu movida por pura ganancia, pois a meu ver ela não se coloca a frente dos desejos da Madoka, mas sim, torna a novamente humana para possui la apenas para si.
    – Este terceiro filme evidencia que, por mais que a Madoka seja a personagem principal e a chave que liga a maquina, a engrenagem responsavel pelos movimentos de todo o mecanismo é a Homura. Contudo não sei se posso dizer que gostei deste terceiro filme, principalmente por achar a transformação em Homucifer (adorei o nome kk) um pouco forçada. Lembro me de assistir a cena do plot twist completamente incredulo, e de me perguntar constantemente se aquilo era realmente necessário, afinal após aquele ponto a Homura perdeu quase todas as carcteristicas de sua personalidade (e também carisma), coisa que não aconteceu com a Madoka, mesmo que para ela tenha sido uma decisão voluntaria mas que a privou de uma felicidade mais pessoal, e na Homura é o completo oposto (transformação involuntária mas tendo um certo nível de satisfação pessoal).
    – Uma ultima questão para mim seria a necessidade e o significado da utilização da bebe isso é algo que eu até hoje não intendo, a Saiaka ser uma ‘agente divina’ da Madokami eu compreendo e aceito. Ela não! Por fim resta me apenas deixar a discussão em aberto além de recomendar e proclamar Madoka Magica (AMÉM),

  6. Ótimo vídeo, estava esperando muito por esse vídeo(e não decepcionou kk), mas eu percebi um ‘erro’, talvez vocês não tenham visto isso antes de fazer esse vídeo mas Gen Urobuchi na verdade queria terminar a história de madoka do terceiro filme como um final bom, mas Shinbou Akiyuki queria que a história tivesse um final diferente para que no futuro fosse possível ela ser contuniada(MoneyMoneyMoneyMoney), tanto é que foi ele quem deu a idéia de Makoka vs Homura como dois opostos.

    Links das entrevistas comprovando(estão em inglês, infelizmente para aqueles que não sabem Inglês): https://feral-phoenix.livejournal.com/685568.html

    https://feral-phoenix.livejournal.com/685936.html

  7. Homurso !! Realmente Rebellion foi algo que surpreendeu assim como Madoka inteiro faz isso.
    Mas sobre o modo como a Homúficer se comportou depois de virar o mal eu não consigo ver ela fazendo algo diferente, foi apenas ela mostrando o puro egoísmo dela.

  8. Antes de mais nada, vocês fizeram bem em ignorar o primeiro VQ de Madoka antes de começar este, pois analisando o anime sem levarmos em conta a descontrução que este se propôs a fazer, o filme Rebbelion realmente se torna algo de qualidade.

    Afinal o que é Madoka sem sua crítica ao Mahou Shoujo? Simples: um emaranhado de shock fator! Como vocês mesmos disseram no vídeo, ele se resume à coisas que o espectador não espera e te deixam impressionado, como pessoas perdendo a cabeça, colegiais viajando no tempo, mascotes fdps, e por aí vai. Personagens? São todos esteriótipos, praticamente! Mas Madoka não se resume a isso.

    Ao desmontar cada estereótipo e clichê dos mahou shoujos, Urobochi encontrou algumas
    coisas inusitadas como mahou shoujos lutando entre si e si matando pra estabelecer territórios, suas roupas coloridinhas que antes eram apenas pra enfeite são na verdade como armaduras de proteção e seus corpos nem sequer estao lá pois se estivessem, os monstros teriam matado essas crianças, seus poderes consomem suas almas e quando acabam elas se tornam bruxas, ou seja, garotas mágicas de verdade, o mascote não é mais o bichinho com apelo cutie, ele está lá com uma razão: usar elas pra manter a ordem de forças no universo, por isso ele realiza desejos e COBRA as consequências deles depois, e é claro ELE NAO FAZ ISSO POR MALDADE ou vilania!

    As mahou shoujos tem seus apetrechos como ARMAS QUE MATAM DE VERDADE COMO FUZIS, BAZUCAS, GRANADAS, LANÇAS, ESPADAS ETC, e sim diferente das mahou
    shoujos clássicas, dessa vez os inimigos SANGRAM E MORREM! Nada de purpurina,flores ou luzes coloridinhas não! Todas as mahou shoujos são escolhidas porque elas sofreram algum trauma psicológico e não porquê sao bonitinhas, também elas estao lutando pra equilibrar um ciclo universal que constitui a própria física do universo e nao algum império de vilòes caricatos então é INEVITÁVEL QUE SE FODAM! Alguém vai ter que se fuder mais cedo ou mais tarde pra poder manter a paz no universo, as coisas nao vem de maneira bonitinha e florida de contos de fadas!

    Esses são apenas ALGUNS dos aspectos que foram desmontados e montados de forma a contrapor-se ao fantasioso modelo original, ou seja foi uma REAL desconstrução!!! É como se pegassem nossa Usagui Tsukino e nossa querida clichê Sakura e dessem pra elas metralhadoras e dissesem que suas roupas são armaduras e que elas devem matar ou morrer pra deter as cartas clown/negaverso e no processo elas morressem mesmo numa poça de sangue! Então não concordo com o fato do primeiro VQ de Madoka ser ruim, muito pelo contrário: considero ele o melhor vídeo que o canal fez, pois nele sim foi explorado a verdadeira objetividade do anime. Mas e quanto ao filme?

    Primeiramente, a série não necessitava de uma continuação. Por deus, o final estava mais do que completo e a desconstrução já havia sido feita, então pra quê uma continuação? Até aprovaria se esta tivesse retratado o mundo apocalíptico resultante do desejo infantil da Madoka e Homura pagando o pato por isso(tal como foi dito no vídeo: Madoka ferrou tudo com seu desejo panaca), mas daí mostrar meia hora de filme mostrando um mahou shoujo típico, com direito à musiquinhas, e o resto algo totalmente nonsense sobre a Homura estar se descontrolando e sugando todas mahou shoujo pra dentro de sua alucinação, mesmo uma que nem existia no anime(Bebe) ou que já tinha ido dessa pra uma melhor(Sayaka) até aquela que tinha tido sua existência apagada(Madoka)! Caramba, que porcaria é essa? E depois temos Homura virando o capeta, resetando tudo de novo e voltando a história da estaca zero, como se o que ela disse no final do anime/mangá, que iria proteger o mundo que a Madoka tentou salvar, não valesse nada!

    Rebbelion tornou sólido todos os desejos e especulações da fanbase, como SayakaXKyouko, MadokaXHomura, Mami com Charlote como bixinho de estimação(e em seguida se transformando em uma mahou shoujo loli), mahou shoujo padrão com musiquinha e transoformações demoradas a la power rangers, etc, etc, etc. Bastava ver os fannarts da época do anime e conferir se várias situações parecidas não foram retratadas. Outro detalhe é que o anime NUNCA DISSE QUE MADOKA HAVIA VIRADO UM DEUS. Kyubey apenas cita essa possibilidade, coisas como Godoka e Madokami foram mais invenção dos fãs, e o estúdio utilizou isso perfeitamente…

    Como ENTRETENIMENTO o filme me deixou curioso, não vou mentir, mas OBJETIVAMENTE FALANDO, ele deturpa totalmente a lógica do anime, chegando ao ponto de desconstruir a desconstrução feita, transformando tudo em um mahou shoujo comum… E num belo caça-níqueis.

    Enfim, só espero que façam logo um término pra essa série e enterrem-na de vez no
    esquecimento, antes que ela seja mais deturpada ainda…

  9. muito foda tanto o vídeo quanto a obra,kitsune e urso são um exemplo(mais ou menos),opostos que se unem pra trazer bons videozinhos de internets pra nós.

  10. Meus caros Madokitsune e Homurso

    Após pensar um pouco, refletir, rever o filme e essas porr@ toda, acho que finalmente posso verdadeiramente falar um pouco do que acho dessa obra que admiro e que é com certeza um dos meus animes favoritos.

    Madoka é uma obra cujo principal destaque é o plot. Algo que quando vi pela primeira vez que me marcou foi o fato que me recomendaram mostrando uma imagem bem “moe” e falaram “Isso é legal, veja isso” e eu ficava naquilo “Porque raios você tá me recomendando essa merda?” e vi praticamente com o intuito de odiar, mas no fim não pude. Uma história redondinha, plot twists bem-colocados, quebra de espectativas absurdas. Eu fiquei boquiaberto, sem reação quando vi Madoka pela primeira vez.

    Visualmente, o Blu-Ray, pelo menos, é uma masturbação visual de animação, e o filme ainda mais. Aquela cor sempre com uma tonalidade meio cinza, opaca, é ideal pra série. Aquela animação meio experimental, surrealista das bruxas foi uma das coisas mais fumadas e mais geniais que vi na vida(por isso digo que genialidade e loucura andam lado a lado).

    Com relação ao filme, eu adorei. Tudo o que ele construiu, tudo aquilo que eles nos fazem acreditar, vai pro saco. Aquele plot-twist me deixou tão absolutamente abismado que eu só não dei uma de Homurso e comecei a bater palmas porque eu tava no meu quarto e ficaria muito creepy eu batendo palmes no quarto sozinho. Homura loucona foi uma coisa mindfucking as hell.

    Parabéns novamente a Gen Urobuchi(ou é Urobochi, sei lá).

    Madoka é um anime necessário e excelente. #Partiu_Filme4

Deixe uma resposta