Side Quest – O Luffy é um péssimo capitão (ou, verossimilhança em One Piece)

Mais um Side Quest didático (?) do Kitsune, dessa vez sobre a questão: até que ponto podemos exigir “realismo” de One Piece? E por que é importante se perguntar se Luffy é um bom capitão ou não?

LINKS:

Truth in Fiction (Verdade na Ficção), de F. E. Sparshott. Mas precisa se registrar no JSTOR para ler.

Side Quest – O Zoro é um mau personagem? (ou, construindo personagens) 

Artigo sobre os deveres de um capitão da marinha

Artigo sobre os deveres de um capitão pirata

Mais um Side Quest didático (?) do Kitsune, dessa vez […]

25 thoughts on “Side Quest – O Luffy é um péssimo capitão (ou, verossimilhança em One Piece)”

  1. Acho esse esteriótipo de personagem principal da Jump um saco, concordo com você nos argumentos dele ser um mal capitão, mais o VQ tiro 2014 pra mexer em vespeiros,se prepararem pros furiosos e furiosos da fã base do ”intocável” One Piece.

    1. Luffy é um mal capitão, mas bom líder.

      Outros comentários foram muito bem argumentados e esclarecem o que você fala. E não há base “intocável ” aqui, só vejo fãs civilizados discutindo.

      1. Um dia farei mestrado sobre verosimilhança. Meu tema favorito dentro de análise literária *_*

        Por isso, vou me ater apenas à obra para tentar provar (?) que Luffy não quebra a verossimilhança.

        Na verdade, vejo mais como um recurso estilístico. Todos os outros capitães do mundo de One Piece se enquandram no imaginário do que é ser capitão. Shanks, Barba Branca, Buggy…São respeitados pela tripulação, demonstram hierarquia, comando mesmo.

        Luffy é o oposto disso. Tanto que quem não o conhece não imagina que ele seja o capitão. Talvez seja a piada máxima dele: um capitão que não é capitão. E ele agir dessa maneira faz sentido se observarmos que ele é inconsequente desde sempre…

        Portanto, a impressão que o leitor vai ter do Luffy é a mesma de todos os personagens da obra em um primeiro contato: “esse cara não é capitão, não tem estilo/ modo/ atribuições de um”. De fato não o é. Mas esse é um traço fundamental da construção do personagem. O fato de ele ser capitão não “fazer sentido” dentro da própria obra – Barba Branca que o dig – é o que garante verossimilhança ao Luffy, na minha opinião.

        Mais: não só Luffy como capitão “não faz sentido”. O bando inteiro. Um bando pirata de uma dezena de pessoas (quando entraram na Grand Line eram cinco) não parece factível no mundo real nem no mundo de One Piece. E isso, ao meu ver, é que torna o Bando do Chapéu de Palha tão singular.

  2. A Nami não define pra onde eles vão, quem decide é o Luffy ou o sistema que o Oda desenvolveu (com aquela bussola que esqueci o nome que aponta para a próxima ilha), o problema é que o Luffy não sabe como levar o navio até lá.
    Mas concordo com tudo o que você disse, Luffy não é um bom capitão mas é um bom líder. Temos que saber dividir essas coisas e entender que ele não ser um bom capitão não significa que não tenha graça como personagem ou não seja importante.
    Detalhe: Franky e Brook sabem navegar muito bem, Brook principalmente pois foi capitão por um tempo. Robin também sabe, provavelmente. O que define a função da Nami é tanto a importância que ela dá para a navegação quanto o conhecimento sobre meteorologia que é avançado demais.

  3. Eu diria que a posição de capitão no Luffy é incontestável (calma, ainda não estou dizendo se ele é um bom capitão ou não). Por mais liberal que o Luffy seja, a tripulação não fará nada que ele não aceite, e ele não se deixa ser contestado. O maior exêmplo disso está em Ennies Lobby, quando Usopp diz para ficarem com o Merry, o Luffy responde “NÃO, nós vamos trocar de navio, eu que mando nessa merda!”, o que o Usopp diz é “Você está errado, precisamos do Merry e ele vai aguentar.”, então vai o Luffy e diz “Se tu não concorda então cai fora do meu navio!”.
    http://z.mfcdn.net/store/manga/106/35-331.0/compressed/331_Complete.ONE_PIECE_331_14.jpg

    O mesmo vale para quando a Nami decide uma rota segura e o Luffy diz: Não, essa rota não parece ser divertida vamos ir por aquela perigosa ali. A ordem do Luffy permanece suprema, não importa o quanto outros opinem. Ele é cabeça dura, mas ele é o capitão, e eu não espero nada diferente de um capitão pirata. Eu falei antes que na minha suspensão de descrença o Luffy se enquadra muito bem como um capitão PIRATA.

    Não podemos confundir o posto de capitão pirata com o de um capitão da Marinha que é uma organização organizada (haha).

    Isso o torna um bom capitão? Não! Ele não é um bom capitão porque vemos várias falhas na forma como ele coordena as coisas. As decisões dele são imprudentes e só dão certo por sabe-se lá o motivo.

    Então qual o meu ponto?

    Ele não é um bom capitão, a própria tripulação reclama, eles reconhecem as falhas dele. As atitudes dele são imprudentes, estão lá pra todo mundo ver. Mas quanto à parte de “dar ordens” ninguém alí é mais supremo que o Luffy. Enquanto ele não tá mandando, a Nami coordena as coisas (pois o Luffy confia nela), mas se a decisão da Nami é oposta à dele, prevalece a do Luffy, independente do quão imprudente isso seja.

    Mas não podemos confundir as coisas também, falei no VQ 62.1, ele é um capitão pirata, ele não tem qualificação, suas atitudes são completamente anárquicas, ele não é qualificado mesmo, mas isso é um pre-requisito apenas para os marinheiros, logo isso não agride a verossimilhança.
    E o maior roubo que a tripulação já fez foi por ordens do Luffy, quando roubaram os tesouros da Ilha do Céu. (tá certo que os caras iriam dar ouro pra eles de qualquer forma, mas roubo é roubo)
    http://z.mfcdn.net/store/manga/106/32-301.0/compressed/301_02.jpg

    1. É, verdade, tem esse roubo da Ilha do Céu por ordem dele…
      Já a página anterior, sobre o Going Merry, é mais uma prova de que ele é um capitão ruim. Uma das únicas ordens de fato que ele dá é justamente uma ordem ruim, sem levar em consideração a situação ou a opinião dos tripulantes.
      Sim, ele é PIRATA, então acaba entrando na ideia, PORÉÉÉÉMMM “pirata”, em OP, na minha opinião, é um conceito bem relativo.

      Ótimo comentário! Thanks!

      1. Realmente ele agride a opinião do tripulante, apesar de que por incrível que pareça essa é a decisão mais sensata da vida do Luffy, onde ele prezou pela segurança da equipe. Mas sim, o fato de ele não dar bola para a opinião dos outros é sim um argumento de “mal capitão”. 🙂

        Quanto ao que é um pirata em OP, dá pra fazer um vídeo só disso! HAHAhAAH!

  4. Concordo com o vídeo, mas o fato do Luffy ser um capitão ruim não quebra a verossimilhança. Afinal de contas pode haver incompetentes em suas funções em qualquer lugar. E não é como se o resto da tripulação que o segue não soubesse disso, tanto que as vezes tramam coisas por trás dele tentando influenciar suas decisões.

  5. Ah, só pra não misturar os posts.
    Gostaria de elogiar o vídeo também pelo embasamento e pesquisa! Mesmo que eu discorde de uma coisa ou outra, ele ainda é bem didático. 😉

  6. Boa coloção sobre o Naruto foi errado essa parada.Matou o Universo Naruto

    Agora o mundo do One Piece não existe ele pode colocar qualquer coisa nele,sempre com logica no Mundo criado pelo Oda.Achar semelhança no mundo real é normal porem não é o que realmente importa.
    Vejo One Piece como um RPG cada um tem uma função porem voce sabe que o 1° tem que ser o mais forte.

  7. Análises didáticas do Kitsune são muito boas. Tô gostando desse estilo de delinear a obra partes por partes para melhor degustar a obra.
    O Luffy só banca o capitão de fato quando tá na hora de tomar decisões. Se ele decide que vão tomar a rota para o capiroto, todo mundo acata a ordem mesmo com as canelas tremendo. Luffy está mais como aqueles pais relapsos que só decidem tomar a responsabilidade quando a responsabilidade cai no colo dele.

  8. A primeira coisa que gostaria de dizer e que apesar de acompanhar o VQ a um tempo e a primeira vez que comento aki , segundo que mais uma vez sou levado a acompanhar um obra por influencia do VQ , confesso que tinha um preconceito contra One Piece , apesar de já ter lido anteriormente os primeiros volumes quando o manga foi publicado pela primeira vez no Brasil pela Conrad , não era um manga que me chamou muita atenção , e com o passar dos anos com a fama que a serie ganhou ( atraindo esse bando de mulecada ) mais o fato de hoje em dia eu me interessar mais por obras mais serias e já estar meio saturado de shonens me fizeram se manter bem longe de One Piece. Pois bem depois de acompanhar os últimos videos do VQ e por estar com bastante tempo ocioso disponível nos últimos meses resolvi dar uma nova chance a One Piece , confesso que relendo os primeiros volumes tive ate vontade de largar a obra mais depois da serie chegar a grand line ate onde eu li ate agora ( volume 35 ) a serie tem me agradado bastante.

    Bem mais vamos ao que interessa sobre Luffy não ser um bom capitão . Em primeiro lugar não acho que o Luffy seja um bom capitão mais ao mesmo não acho que o mesmo seja um capitão tao inverosímil no universo em que ele esta inserido.
    Em primeiro lugar temos que lembrar que piratas não são uma instituição por exemplo como a marinha , onde vc espera que alguém que tem o titulo de capitão o tem devido a seu conhecimento tecnico e competência na área. Piratas são um grupo de pessoas que se unem em torno de um mesmo objetivo ( nesse casso a pirataria ) , então no caso dos piratas o titulo de capitão tem mais o sentido de líder do que qualquer outra coisa. E como um grupo de pessoas que se unem em torno de objetivos semelhantes escolhem um líder? Um líder vem da confiança que os outros depositam nele , confiança que pode vir de várias qualidades como de sabedoria , habilidade de combate ou simplesmente do carisma. No final o líder e aquele que da liga ao grupo , oque exatamente e oque o Luffy faz , apesar de o mesmo ser um cabeca oca e não fazer muitas coisas que se espera de um capitão a sua tripulação tem plena confiança nele e na sua liderança sendo que virão no sonho do Luffy um caminho pra alcançarem os próprios sonhos , alem de ser no Luffy em que todos confiam em quando o pau tora e a coisa fica feia pra tripulação do chapéu de palha rs

  9. Concordo com sua Opinião,e de tudo que falou,mais como você disse,isso não afeta a historia,e acredito que o ODA realmente quis que fosse dessa maneira,pois também ele é jovem ainda(16 Anos)…A cada momento que o grupo cresce essa responsabilidade aumenta e cai sobre ele,começa a perceber a partir do arco da CP9.Diferente dos Piratas acho que o sistema de grupo dele é mais Liberal do que burocrática.

  10. Acho a linha de pensamento válida, mas não acho que quebre a verossimilhança no caso de One Piece pelo simples fato da história entender que aquilo está errado. São apresentados capitães de verdade e é mostrado que o Luffy é um capitão estranho, um capitão, até certo ponto, ruim, como disseram. Não lembro de dizerem na história que ele é um capitão competente. Se dissessem algo assim, ou se todos os capitães fossem como o Luffy, perderia verossimilhança, mas não é o que acontece. A história sabe que aquilo está errado.

  11. Muito bom o vídeo. Eu gosto muito desse tipo de vídeo mais “científico”. Acho muito interessante esse tipo de debate.
    Resumindo o vídeo e a discussão, acredito que não faz muita diferença o que é criado e como é criado (falando relativamente). O que realmente importa é, tão somente, o que o expectador sente.
    Sendo assim, se o expectador (a maioria deles, ao menos) sente que tais fatos não condizem com o que se espera, a história terá uma direção ruim. Por exemplo, acredito que a maioria dos expectadores de OP não têm vivência com o conceito prático de capitão de um navio, daí o motivo que leva essa quebra da verossimilhança a ser algo que pouco importa para a maioria dos fãs.

    Por outro lado, se o Usopp vencer o Shanks com um soco, isso vai contra a experiência que todos já têm em OP (Shanks é foda e Usopp não tem força, só pontaria e inteligência).
    Em virtude dessas informações, acredito que fica fácil ir direto ao ponto que interessa: o que importa é a experiência de vida de quem lê/assiste.

  12. Excelente colocação sobre á vero semelhança e boa explicação o Luffy não ser um bom capitão na verdade se for ver pelo ponto de vista colocado a Nami(Imediata) é a capitã porem é só ver a construção do Luffy como pirata do inicio da estória que já dá pra entender no começo eles tinham um barquinho quem navegava o Zorro depois veio o Merry com o Usoop que fazia a função de piloto, atirador e a parte de concertos depois finalmente Nami ou seja o Luffy é um porradeiro não sabe concertar, navegar, tocar instrumentos musicais, atirar e lutar com espadas ele é um bom líder mas todo mundo sabe que ele não é um bom navegador.

  13. Kitsuni andei pensando quantos capitães apareceram na série que realmente sabem navegar e comandar um Barco eu só vi características em alguns como os piratas Lawn, Crocodale,Bugg marines como Garp e Smooker. Se pensar bem Luffy tem lances de capitão na fuga Impel Down e mostra uma certa pose pois a parada dos 2 anos é só ver o que na Nami fala pro Usoop no navio em Punk Wazard: “afinal ele é o capitão”.

  14. O bom nas análises do Kitsune são justamente essa visão técnica que o meio otako não possui, agregando maior qualidade e uma visão diferente da maioria.

    Porém, nesse caso eu discordo. Do ponto de vista da navegação e da capitania ainda existe verossimilhança no Luffy.

    Tecnicamente o capitão é quem controla o navio a nível de navegação, que é o que a Nami faz. Só que isso não impede, por exemplo, que ele possa ser subordinado a um comandante. Pedro Álvares Cabral, famoso por descobrir o Brasil era o capitão-mor da frota, mas não sabia porra nenhuma de navegação e sequer tinha experiência para isso.

    Retirei da wikipedia pela preguiça de pesquisar:
    “Cabral tornou-se o chefe militar da expedição, enquanto navegadores mais experientes foram destacados para a expedição para ajudá-lo em assuntos navais. Os mais importantes deles foram Bartolomeu Dias, Diogo Dias e Nicolau Coelho que comandariam, junto com os outros capitães, 13 navios e 1500 homens”

  15. Kitsune,concordo com a maioria dos comentários que você faz sobre literatura e críticas sobre animes,porém descordo de sua posição em relação a natureza de Luffy como capitão.Voltando ao Video Quest anterior sobre One Piece,temos o comentário de Urso que reclama sobre o fato de Luffy não saber velejar ou pilotar o Going Merry.Sobre isso tenho a dizer que essa tarefa não é necessariamente atribuida ao capitão,mas sim ao timoneiro.Muitos piratas famosos como por exemplo o Barba Negra não colocavam suas mãos no leme de seus navios,mas sim deixavam para um de seus homens fazer o serviço.Sobre a questão administrativa atribuida a Nami,também não necessariamente é dada ao capitão,mas sim ao imediato,ou também conhecido como quartel-mestre,o braço direito do capitão,que tem como função(estou me baseando aqui na maioria dos casos,existem muitos capitães que preferiam velejar o próprio navio,cuidar da prórpria tripulação etc) a organização de cartas náuticas,avaliar e cuidar do relacionamento com os outros tripulantes afim de evitar um motim,cuidar das reservas de comida e organizar a limpeza e organização do barco e seus tripulantes.Enfim,chego finalmente a função primordial do capitão:Tomar as decisões quando a tripulação estiver em uma situação em que convocar um voto seria impossível,exercer uma figura que consiga emanar respeito entre os outros tripulantes(Todos os tripulantes respeitam o Luffy,mesmo que aparente que não,devido aos tratos que uns tem com os outros),se certificar de que todos no navio estejam fazendo o seu trabalho devidamente.Acredito que não tenha me esquecido de nenhum fator,e gostaria de esclarecer que,sobre a minha ótica,o Luffy é sim um capitão,apesar de se manter na colocação primal do posto.

    Muito obrigado pela atenção e continuem com o excelente trabalho.
    Um grade abraço de um de seus espectadores mais antigos
    Gustavo Gomes de Souza 😀

  16. Kitsune,concordo com a maioria dos comentários que você faz sobre literatura e críticas sobre animes,porém discordo de sua posição em relação a natureza de Luffy como capitão.Voltando ao Video Quest anterior sobre One Piece,temos o comentário de Urso que reclama sobre o fato de Luffy não saber velejar ou pilotar o Going Merry.Sobre isso tenho a dizer que essa tarefa não é necessariamente atribuida ao capitão,mas sim ao timoneiro.Muitos piratas famosos como por exemplo o Barba Negra não colocavam suas mãos no leme de seus navios,mas sim deixavam para um de seus homens fazer o serviço.Sobre a questão administrativa atribuida a Nami,também não necessariamente é dada ao capitão,mas sim ao imediato,ou também conhecido como quartel-mestre,o braço direito do capitão,que tem como função(estou me baseando aqui na maioria dos casos,existem muitos capitães que preferiam velejar o próprio navio,cuidar da prórpria tripulação etc) a organização de cartas náuticas,avaliar e cuidar do relacionamento com os outros tripulantes afim de evitar um motim,cuidar das reservas de comida e organizar a limpeza e organização do barco e seus tripulantes.Enfim,chego finalmente a função primordial do capitão:Tomar as decisões quando a tripulação estiver em uma situação em que convocar um voto seria impossível,exercer uma figura que consiga emanar respeito entre os outros tripulantes(Todos os tripulantes respeitam o Luffy,mesmo que aparente que não,devido aos tratos que uns tem com os outros),se certificar de que todos no navio estejam fazendo o seu trabalho devidamente.Acredito que não tenha me esquecido de nenhum fator,e gostaria de esclarecer que,sobre a minha ótica,o Luffy é sim um capitão,apesar de se manter na colocação primal do posto.

    Muito obrigado pela atenção e continuem com o excelente trabalho.
    Um grade abraço de um de seus espectadores mais antigos
    Gustavo Gomes de Souza 😀

  17. Concordo com o Luffy ser um mal capitão, mas não que isso estrague a verossimilhança da história. O Luffy é um personagem egoísta de “de certa forma” burro (no sentido “baixo intelecto”), o que faz ele ter conceitos deturpados de algumas coisas, como por exemplo: “o que um capitão faz”. Porque ele quer ser capitão? Porque o rei dos piratas era um capitão, então ele tem em sua mente que pra ser rei dos piratas ele precisa ser capitão de um navio pirata e ter tripulantes, ou seja, ele não questiona o que um pirata ou capitão faz, ele quer ser rei dos piratas.

    Então ao longo do anime ele conquista a amizade de algumas pessoas e elas decidem ajudá-lo em sua ambição, não só por ele ter os ajudado, mas ele construiu uma família, conseguiu um lar pra ela e a protege. Então o que o Luffy é na verdade, é um líder. Ele lidera o bando dele e eles seguem a sua causa.

    Ser capitão é apenas uma imagem deturpada que o Luffy tem sobre si mesmo.

    Por isso é interessante ver a reação das pessoas quando conhecem o Luffy, por exemplo, o Law: constantemente ele se espanta com as coisas que o bando do Luffy faz, pq foge do que ser pirata.

    A verdade é que a Nami é a verdadeira capitã do barco, Mas decidir o rumo do bando é o Luffy quem faz, se ele disser que não vai pra tal ilha, é a decisão dele que é respeitada =P

  18. Kitsune, desculpe voltar a este assunto mais uma vez, mas sobre a história do Naruto com a Sakura, não acho que quebrou a verossimilhança. A Sakura cortou a carne do galego com um bisturi (no caso, de chakra), porém não foi mostrada a profundidade do corte, podendo assim ter cortado junto as costelas e o que mais estivesse no caminho. Em um outro quadro, mostra que o chakra envolve todo o coração e o entorno da pele do garoto, como um campo de força, e assim podemos supor que está servindo não só para ajuda na regeneração mas para também bloquear a entrada de eventuais bacterias (ou a areia do Gaara) pela ferida.

    Meu outro comentário segue a linha de alguns outros daqui: O Luffy como capítão pode ser o símbolo, enquanto um subordinado faz o trabalho técnico de capitão. Como se, na estrutura inglesa, o Luffy fosse a rainha da Inglaterra, e a Nami o primeiro ministro (mais ou menos…). É como o Bane e a Talya no Dark Knight Rises. Ou seja, o “dono da bandeira” do barco pirata no mundo de One Pice teria duas funções: a de líder e de capitão. No bando do Chapeu de Palha, o Luffy é o “dono da bandeira”, mas desempenha apenas a função de líder, “terceirizando” o trabalho de capitão para a Nami, mas ainda levando os “créditos”, por ser simbolicamente o dono do barco.

    Coisa que faz sentido, pensando que o Luffy quer ser um pirada do seu próprio jeito (ninja =P), desde o começo.

  19. Acho que nem vão ler isso aqui, mas beleza…
    Sobre o Luffy ser um mal capitão, eu concordo em partes, até porque, vendo pelo lado de que antes de ir para o mar a unica referencia de um capitão pirata que ele teve era o Shanks, eles se inspirou em seus ideais e tals, mas pelo que eu me lembre ele nunca viu o homem realmente entrar no papel de capitão, dando ordens e coisas assim, ele só viu o seu lado mais suave, para que ele se inspirou nisso.
    Outra coisa sobre ele não dar ordens, ele realmente faz isso algumas vezes mas não são ordens de um capitão para seus tripulantes, é mais como de um general para seus soldados, como ele só dá ordens relacionadas ás batalhas que eles estão enfrentando no momento, não são coisas muito explicitas como: faça isso e tals, mas coisas como ele fazendo ações que não dão espaço para aceitar…. Acho que é uma coisa muito mais de os tripulantes perceber as sutilezas de suas ações para saber o que o capitão quer. Mais como eles já o conhecem tanto que não é preciso para ele lhes dizer o que fazer.
    Mas sobre ele realmente não ter funções eu diria que é porque a unica coisa que ele realmente sabe fazer é lutar, para que a unica função oficial de capitão dele é lutar pela sua equipe e pelo que ele deseja…
    Se eu falei alguma coisa errada foda-se porque minha memoria é uma droga e eu posso simplesmente ter visto todas essas coisas em uma fanfic em vez de no anime/mangá e não percebi.

Deixe uma resposta