Side Quest – O Zoro é um mau personagem? (ou, construindo personagens)

Side Quest com ~polêmicaaaaaa~!!!

Todo Video Quest gera temas interessantes que acabam não sendo mais abordados. O Kitsune vai tentar, aqui, expandir alguns dos assuntos do Video Quest 62 pt. 1 – One Piece [East Blue].

Bibliografia:

Artigo do Film Crit Hulk sobre Man of Steel

Manual do Roteiro, de Syd Field

Side Quest com ~polêmicaaaaaa~!!! Todo Video Quest gera temas interessantes […]

44 thoughts on “Side Quest – O Zoro é um mau personagem? (ou, construindo personagens)”

  1. Apesar de gostar MUITO do Zoro, gostei de praticamente todo o vídeo e concordo com a argumentação.
    Porém você esqueceu (ou não achou relevante, mas enfim) de um ponto chave no caminho do Zoro e que meio que derruba teu ponto sobre não haver nenhuma mudança interna: A mudança de objetivo. Zoro é o ÚNICO integrante da tripulação que percebe que aos poucos todos estão lutando mais e mais pelo objetivo do Luffy, e isso o leva ao reencontro com Mihawk para então, sem opção, pedir para ser treinado, engolindo o orgulho, admitindo pela segunda vez que ainda sequer pode ser comparado ao Mihawk. Se isso é suficiente aí já é outra discussão.
    Mas ainda sim concordo que ele é um personagem bastante raso.
    As vezes tenho impressão de que o Zoro tornou-se uma espécie de carta na manga do Oda, que pode desenvolvê-lo mais ao longo da série ou mantê-lo como está, só adicionando poder de luta. Não ter havido um arco todo sobre ele reforça isso, basicamente o que aconteceu com o Sabo por exemplo, onde não tínhamos respostas sobre muita coisa.
    O fato é que, tirando esse detalhe do arco, ele e Sanji são muito parecidos: Extremamente fortes com objetivos que só dizem respeito à eles, sem um desenvolvimento anterior mais bem bolado e piadas ruins. A diferença é que existe uma névoa maior sobre o Zoro.
    Enfim, particularmente tento não analisar todo personagem da mesma forma, acho que pela quantidade em One Piece cada um tem algo a oferecer. Enquanto Nami e até mesmo a Robin são personagens mais completas e envolvem fatos maiores, vão se apagando e precisam constantemente de um “reboot”, o que não acontece com o trio monstro por estarem sempre em evidência e em linha de frente. Enquanto fãs do Zoro se apegam pelas cenas fodas do personagem e o fato dele ser o braço direito do capitão, fãs da Robin se apegam pelo que a envolve e as possibilidades futuras (é algo que noto acompanhando o fandom) e fãs do Usopp por ele ser mais humano e engraçado, e por aí vai.

    1. Você tocou em um momento muito importante para o Zoro como personagem: quando ele engole seu orgulho e pede para o Mihawk treiná-lo.
      O Kitsune poderia ter comentando um pouco melhor esse ponto. De resto, muito bom vídeo.

  2. Concordo que a construção da Nami é melhor que a do Zoro, mas só para acrescentar um pouco, lembre-se que no início do mangá temos a questão dele ser um caçador de piratas que não tinha intenções de interagir no ambiente de “bandidos” (mas a questão do que os piratas realmente são em One Piece não vem ao caso, no final ele é um dos poucos que está disposto a ser um pirata em todos os sentidos). Fora isso, Zoro acaba sim evoluindo ao confiar em seus companheiros e deixar um pouco seu lado mais solitário, mas isso é mero detalhe que acontece com praticamente toda a tripulação, a dele somente é mais lenta pela seu contraste de personalidade com os outros membros.

    Observação: somente as batalhas épicas e frases/momentos de impacto já tornam o Zoro para mim um personagem muito bom, mesmo que possa ser dado como básico ou simples em sua construção até agora.

  3. Gostei bastante do vídeo, você poderia fazer mais vídeos desse tipo Kitsune. Só não consigo entender o fato de você e o Urso não gostarem do Luffy ser um capitão ruim no sentido prático. Se você analisa a maior parte das outras tripulações no universo de One Piece, percebe-se que que a figura do capitão está lá. Por isso a graça da tripulação do Chapéu de Palha é de não possuir uma hierarquia bem definida, tornando-a mais interessante e diferente. Acho que se o Luffy agisse como um capitão comum, perderia muito do humor e personalidade do personagem.

  4. Nossa, o video já valeu a pena pela citação do Manual do Roteiro, que eu já anotei pra comprar e também pelas 7 perguntas de personagem. Até anotei elas aqui. rs

  5. Bem legal Kitsune, bons pontos de vista, caso não se incomode aqui vai minha opinião sobre conflitos do Zoro (que são basicamente 3 pontos):
    1- Zoro vs Mihawk: É o primeiro conflito que assim como tu disse, é um conflito que basicamente tem o propósito de mostrar o quão longe o Zoro está de sua meta. Também serve para ele perceber que o melhor dele não é o bastante, e é isso também é um ponto que mostra que ele precisa melhorar.
    2- Zoro absorve a dor do Luffy: Pra mim é o melhor conflito do Zoro (e talvez o único que realmente seja um conflito), pois é um momento onde ele precisa abandonar seus objetivos para levar adiante o objetivo do capitão. Faz até mesmo sentido, “Cumprir meu objetivo não serve de nada se eu abandonar meu capitão agora.”, mesmo assim, ainda é uma atitude de conflito com ele mesmo (abandonar o objetivo), é uma atitude de conflito com outros personagens (com o Sanji que estava disposto a fazer o mesmo sacrifício), apesar de que com o mundo nem tanto.
    3- Zoro pedir treino ao Mihawk: Mesmo que isso não pareça exatamente um conflito, ainda é um momento onde ele deve se livrar de sua honra… Ele teve que se ajoelhar àquele que ele deveria lutar contra, novamente pelo bem da tripulação. Ou seja, sua honra entre em conflito com seus objetivos.

    No mais eu concordo que ele não seja um personagem tão bem construído quanto outros de One Piece, por mais que eu seja fã da série, curto o Zoro, mas principalmente pelos momentos fodas, mais do que pelos conceitos dele em si. Também, assim como tu disse no vídeo, o Zoro ainda se demonstra como um personagem em desenvolvimento.

  6. Mais a Nami a historia dela fica dentro das introduções das outras historias ex o usopp e Sanji , compara as duas historias vc está de sacanagem. Se vc quer compara mil vezes a historia da Nico Robin do que a Nami.
    Zoro é um personagem foda, historia e fraca pode ser, sendo que o personagem não é vazio,conclusão errada,Digamos que ele seja o personagem mais leal de todos.
    O cara não é fraco , porra o cara treina direto, por causa disso ele dorme basicamente direto.

  7. eu não considero o Zoro mal escrito, só acho que ele não é do seu agrado, devido o bando ter tanta gnt vc acaba aderindo a um personagem ou outro, acho que a análise é injusta pq isso é um mangá shounen com o intuito de ser pra todas as idades, Zoro é aquele cara que tem em todo shounen, aquele que é ”foda pq sim” e por isso o personagem acaba por parecer menos trabalhado que outros, pensa como seria se o Zoro fosse construído da maneira que vc queria… ele simplesmente roubaria o protagonismo do Ruffus(hue), pq ele seria extremamente forte, com motivações e passado mas relevante que o próprio protagonista da história, ele roubaria MUITO espaço dos outros tripulantes, que ficariam quase irrelevantes dentro do mangá, o cara que é ”foda pq sim” se for focado de mais vira protagonista(o principal),
    e sobre a Nami e o seu amado Sogeking(Sogeki no shima de, umareta ore wa…) a.k.a Usopp, eu vou comparar eles ao Batman como personagem, pois eles são os únicos daquele barco que não são ”super” de alguma forma, são humanos totais, para eles fazerem frente aos outros personagens eles precisam de um atrativo diferente pra torná-los interessantes, ambos tem uma construção bem legal e lhe foram dados a ”esperteza” do bando, o passado deles, como o do Batman, tem que ser o mais interessante possível, afinal, eles são só homens perante semi-deuses

    O Zoro fosse construido como se ”deve” ele roubaria o protagonismo da história do nosso Ruffus e tornaria alguns personagens do bando menos relevantes, essa é minha opinião

    1. A Nami (ou a Robin, q tem desenvolvimento parecido) não rouba o papel principal do Luffy de maneira alguma, e mesmo assim é um personagem completo, com arco próprio e desenvolvido em todos os níveis.
      E isso acontece pq O LUFFY tbm é um personagem completo. Um dia falo dele.

      1. Na verdade isso acontece pq Nami e Robin não tem algo que o Zoro tem de sobra: ele é badass.
        Se entendi bem a colocação do colega Ricardo Filho, ele quis dizer que o Zoro já é foda com um passado xing-ling, se tivesse um background completo, aí sim chamaria mais atenção que o Luffy.
        Nami e Robin tem um background foda, mas faltam a elas o apelo que o Zoro tem, só por isso não tem qualquer chance de “roubar” tanta atenção.

      2. mano Kitsune, mas a questão é que o Zoro sobrepujaria todos eles se fosse completo, os ”mais fracos” tem que ter um desenvolvimento melhor pra eles serem relevantes perante aos super-poderosos com quem convivem, como eu citei o Batman na liga da justiça, e o RUFFUS(deviam trazer pro brasil assim hahaha) é o principal, é o cara que tem a OBRIGAÇÃO de ter todas as respostas para aquelas perguntinhas que vc fez no vídeo,

  8. Concordo em parte, mas com essa base teórica que você usou você esqueceu de algumas coisas do Zoro. No inicio o Zoro fala algo como “eu serei da sua tripulação, mas se você ficar no meu caminho eu te matarei” algo assim, e em Thriller Bark o Zoro se sacrifica pelo Luffy indo contra o que ele disse no inicio. Eu também vejo o Zoro como uma base do bando na saga de Water 7, quando o Luffy e Usopp lutam aquele que faz o conflito “acontecer” é de certa forma o Zoro que não deixa o Luffy fraquejar como capitão. O Zoro não é inteligente, mas ele sabe o que tem que ser feito. E particularmente, acredito que coisas ainda vão ser reveladas sobre o passado do Zoro, por exemplo, o porquê dele querer começar a fazer kendo, eu posso estar errado mas acho que isso ainda vai ser trabalhado.

  9. A construção do zoro realmente n foi sensacional como dos outros mugiwaras mas acho que nao chega a ser ruim,a questao do passado do zoro n ser explicada muito bem ao meu ver eh pq isso de alguma maneira vai influenciar no futuro de one piece como um possivel reaparecimento da kuina que ao meu ver ta viva,pq ninguem morre no universo de one piece caindo de uma escada mas mesmo que ela esteja morta uma hora ou outra vai ser explicada melhor a historia do zoro pq pode ter certeza que o oda nao vai deixar o passado dele de lado.A questao dos conflitos ele sempre tem varios conflitos pq ele ta constatemente lutando contra inimigos muito mais fortes que ele e sempre tem que morrer e ressuscitar praticamente pra vencer eles,um grande conflito foi a derrota pro mihawk que ele viu que nao tinha chance nenhuma de derrota-lo e jurou nunca mais perder.O zoro era um cara solitario que nao se importava com ninguem e ao longo do one piece ele deixou esse lado egoista e solitario de lado e esta constantemente salvando seus companheiros.Um grande conflito que vc esqueceu de citar foi o fato do zoro se deparar com todos seus companheiros derrotados e ele sem força suficiente pra derrotar o kuma oferece sua cabeça em troca da vida dos seus companheiros e diz que se ele nao consegue proteger o sonho do seu capitao qualquer ambição que ele venha a ter é só conversa.Um cara solitario que odiava piratas,nao confiava em ninguem,chegar ao ponto de desistir do seu sonho pra tentar salvar seus amigos é uma baita evolução ao meu ver,entao me recuso a acreditar que o zoro seja um mal personagem.

  10. Eu acho que concordo com você na parte em que o conflito do Zoro é fraco, mas porque é mal explorado, não porque não existe conflito. Explicando de forma sucinta, a primeira pessoa com quem o Zoro cria um laço é a pessoa mais forte que ele conhece e, também, quem ele deseja alcançar. Além disso, é uma personagem com a ambição de ser a espadachim mais forte do mundo de One Piece… e morre caindo da escada, em uma demonstração até meio tosca de como as pessoas são frágeis. E o Zoro é o total oposto dessa fragilidade. Ou pelo menos ele QUER ser. E, de fato, há várias demonstrações de que o Marimo é o membro dos chapéus de palha mais resistente do grupo, como foi bem demonstrado na saga de Thriller Bark. Então pelo menos essa base do personagem é bem feita. O problema é que eles não exploram isso além da luta contra o Mihawk que, na minha opinião de bosta, é um dos momentos mais emocionantes de OP, quando você vê o Zoro frágil, pela primeira vez. E quanto ao Zoro pedir ao Mihawk para ensiná-lo, acaba se tornando uma situação onde ele tem que questionar a própria honra (que também não é um ponto muito bem explorado do personagem, mas enfim) por ainda ser frágil.

    No mais, apesar de eu também achar esse “conflito” do Zoro muito mal explorado, não acho que isso afete a obra, em si. Até porque, não parece necessário que todo mundo ali seja super bem construído, devido a seus papéis no decorrer dos arcos. Acho que a base do Zoro é o suficiente pra justificar o toughness das cenas que ele protagoniza.

  11. Quanto ao Luffy, eu realmente acho que o enredo consegue trabalhar bem com o fato de não ser um bom capitão. E SIM! Eu acho o Oda tem consciência desse fato também!! Só que vou deixar pra argumentar quando sair o vídeo sobre o assunto ;D

  12. Sobre a piada do Zoro, acho que por causa de ser definido pelo “Bushido” (Caminho do Guerreiro), ele é alguém sem nenhum “caminho”, ou talvez por não ser “guiado propriamente” por este caminho, como um samurai “sem mestre” que deveria ser. Não que sua piada venha a ser boa, por que não tem graça nenhuma, mas é usada como ferramenta de roteiro as vezes e acho que tenha um sentido com o personagem (só não é engraçada xD).

    Sobre a questão de conflitos, acho que o Zoro um pouco mais do que apenas o vazio (que claro não justifica ele bem). No arco apenas do East Blue realmente, não existe nada ainda para engrandecer o personagem, contudo mais para frente (como até citado no vídeo), ele tem alguns outros momentos importantes. Para mim Zoro é o único da tripulação (ou foi por muito tempo) que realmente tinha como desejo “Fazer o Luffy se tornar o Rei dos Piratas”, acima de sua necessidade de “Cumprir sua promessa e ser o espadachin mais forte”. A honra e amizade entrarão em conflitos várias vezes, uma vez que esses 2 (Luffy e Zoro) são os que mais lutaram entre si. Zoro é um espadachin e foi salvo por Luffy, o que em sua honra cria um laço de servo e mestre, mesmo que não posto nessas palavras (ao menos para mim). Zoro é o único que por vezes abdica do próprio sonho pelo sonho do Luffy, desapegando-se da própria vida (Barrock Works, Thriller Backs … ) para solucionar um problema do Luffy e para que o barco possa seguir em frente ( em direção ao One Piece e não Mihalk). Isso para mim ficou claro, quando ele se ajoelhou para o Mihalk, pedindo forças, não para cumprir sua promessa com a Kushina e finalizar seu destino ali, mas para voltar a tripulação e servir ao Luffy novamente. Pensando um pouco, seria como se o Sanji fosse levado ao All Blue e fosse obrigado a desistir do lugar para voltar para o lado do Luffy, ou se Robin pudesse alcançar a “verdade” que procura mas desistisse disso para voltar ao Sunny Go(algo que duvido que ela faria). Apesar das cenas não terem tanto impacto como deveriam ou que isso não seja mais detalhado, para mim está escrito lá, com pingos modestos. Não acho ele tão vazio como alegado, mas ele de fato é chato (em termos de comédia) e apenas usado para boas lutas e por ser moral. De todo modo, ser apenas isso é suficiente, ele continua legal xD.

    1. Acho que pouca gente parou para reparar que o Zoro é canhoto e, geralmente, as pessoas dizem que os canhotos não tem um bom senso de direção. Eu mesmo sou canhoto e reconheço ter esse problema (não tanto como o Zoro hauhauha).

      Mas acho que sua interpretação deve estar mais próxima do motivo do Oda para a piada do Zoro.

  13. Ótimo video Kitsune, gostei muito dos argumentos que você usou.
    Eu tenho uma opinião meio diferente do Zoro, a meu ver ele é o personagem mais “adulto” do bando. Ele é o complemento do Luffy.
    Se pegar todo o One Piece e avaliar momentos de definição do Luffy, onde ele é o capitão, ali esta o Zoro. Como em Water 7 na briga do Luffy contra o Usopp em que o Zoro bateu o pé e disse: “não, não é assim que ele vai voltar.”. O Zoro é o cara que todos do bando obedecem depois do Luffy, não é aquele obedecer como quando a Nami grita para abaixarem as velas e tal, é um obedecer de respeito, de saber que aquele ali é o cara principal depois do capitão.

    Concordo que o passado dele é fraco, mas a meu ver ele ainda não teve o seu arco, como você citou a Nami. Existe algo por trás do passado do Zoro que o Oda não revelou e aqui estão os meus argumentos para isso:

    1- O mestre do Zoro era muito forte, isso ficou subentendido mesmo que ele nunca tenha lutado.
    2- Mihawk x Zoro ainda tem muito pano para manga. Sem contar que a meu ver a relação Zoro/Mihawk vai ficar próxima do que seria a relação Luffy/Shanks.
    3- Capitã Tashigi. Você esqueceu dela na sua analise, na verdade muita gente deixa ela de lado por dizer ser um personagem qualquer. Mas tanto em Alabasta quanto em Punk Hazard o Oda deu uma certa “atenção” nela, algo que ele não faria com personagens comuns. Outro ponto é a incrivel semelhança dela com a Kuina, algo que mexe até hoje com o Zoro.

    Estes são alguns motivos que me levam a crer que o Zoro ainda vai ter um “porque”. Algo que nem ele saiba e que pode ser uma surpresa talvez.

    1. Bem lembrado da Tashigi. Em Punk Hazard, ela e o Zoro entram em conflito porque a Tashigi acredita que o Zoro considera as mulheres mais fracas, por isso ele estava pegando leve na luta contra a Monet. Esse é um ponto que remete ao passado do Zoro, ou seja, à fragilidade da Kuina.

      Acho que a interação entre Zoro e Tashigi ainda vai render algum bom desenvolvimento de personagem para o Zoro.

  14. Quanto ao fato da história do Zoro não ter ligação com a trama, há uma cena que mostra que o mestre dele tem uma ligação com os revolucionários do Dragon. Como personagem, ele precisa ser melhor desenvolvido ao estilo Barba Branca, construir a personagem em um único arco. Se isso acontecer, vai ser no país de Wano.
    http://mangareader.xpg.uol.com.br/Online/onepiece-capitulo-589/1655-strawhatscans#8

    Sua análise Kitsune, como colega de Letras, tá de 10 de 10 a nota.

  15. Acho errado , compara historias de One piece, todas tem seus meritos,
    Historia da Nami realmente é boa e quase a saga do East Blue toda.
    A historia da Nico Robin é o divisor de aguas, depois dessa saga One piece fica mais foda.
    Zoro é um personagem estilo Hiei,Vegeta,Ikki entre tantos, sendo q ele é mais completo porque a quimica entre eles é perfeita ,um depende do outro ,foi uma das razões que eu acho One Piece um anime completo.

  16. Entendi. Sua analise tem bastante coerência. Acredito que para quem valoriza personagens com bases mais bem desenvolvidas, arquétipos mais planos como o Zoro incomode um pouco. Mas confesso que a mim não afeta a esse ponto. Talvez eu faça uma relação forçada com a vida, e de algum modo eu o ache um personagem “com uma mentalidade mais simples”. Não sei. Só sei que, para mim, basta.

  17. O Ichigo ia ser reprovado logo na primeira pergunta! XD
    Olha que engraçado, como personagem, a Nami é bem mais interessante que o Zoro. Mas eu (e aparentemente a maioria) prefiro o Zoro.
    Com exceção do arco do Arlong, eu não lembro de mais nenhum momento legal ou interessante da Nami. Eu leio One Piece como um mangá de comédia e porrada (principalmente), e eu acho a Nami bem +ou- nesses 2 aspectos. São raríssimos os momentos em que eu acho ela engraçada e as lutas dela (além de pouco empolgantes) só servem pra mostrar como o Usopp é foda por criar uma arma que dispara tornados, tempestades e nuvens carregadas de raios!
    O Zoro sempre teve lutas legais (com raras exceções, tipo a Ilha dos Tritões) e mesmo que a piada dele não seja muito boa (pra não dizer ruim e sem graça), em uma boa parte das vezes que ele começa a brigar com o Sanji, eu riu.

  18. Meu ponto de vista:
    O que o personagem quer? Derrotar a Kuina.
    O que o personagem precisa? Superar a frustração de não ter derrotado a sua maior rival.
    Como essas coisas entram em conflito uma com a outra? Ele não pode superar
    sua frustração derrotando a Kuina porque ela está morta, logo ele
    substitui isso por ser o melhor espadachim do mundo.
    Como essas coisas entram em conflito com o mundo a sua volta? não entram.
    Como entram em conflito com outros personagens? Ele precisa superar todos os outros espadachins do mundo.
    Como o personagem muda através desses conflitos e como essa mudança o afeta?
    Ele passa a carregar um código de honra pois sua frustração não será
    superada com trapaças e também passa a treinar intensamente. Ele está
    sempre de mau humor por causa da frustração.
    Qual é o impacto da mudança em todos os outros? O Zoro é o mais determinado do bando e o seu código de honra é transportado para o bando. Ele exige que respeitem o
    Luffy e também cobra do Luffy para que ele seja um capitão mais
    responsável.

    É assim que eu vejo o Zoro. Mesmo assim ele é bem simples, mas não tão mal formado quanto você, Kitsune, diz.

  19. Falou tudo! O Zoro é só esse personagem que serve pra esses momentos ”fodas” mas que não tem muita relevância assim, é apenas mais um personagem feito apenas pra lutar.

    E eu já falei antes, a Nami é de longe a melhor personagem no East Blue, eu acho uma pena nos últimos arcos ela perca todas as características que foi construido nela durante todo o mangá.

    Ótimo vídeo!

  20. Eu vou aqui tentar explicar pra você Kitsune, certos pontos de vista que EU tenho sobre o Zoro.

    Primeiro, a Biografia dele: Ele era um garoto que estava a procura de dojos pra obter a ‘bandeira’ deles derrotando a pessoa mais forte daquele dojo. Se pararmos pra pensar, nenhum pai ou mãe iria deixar o seu filho daquela idade fazer isso, ou mesmo passar anos fora de casa, já que o Zoro foi morar ali depois de sua derrota, então com isso EU acho que ele provavelmente é órfão, e sendo assim, antes dali ele nunca teve um lugar pra ficar, e então algo o motivou a tentar conseguir as ‘bandeiras’ de dojos, e a única coisa que vem a mente quando EU penso nisso, é que ele provavelmente estava a procura de reconhecimento. Essa procura então o levou ao dojo na qual ele conheceu a Kuina, e apos ser derrotado por ela, ele fica frustado porque não consegue obter aquilo que queria e então começa a treinar ali pra poder derrota-la, superar a ‘parede’ que o está impedindo de prosseguir. Com o passar do tempo ele melhora as suas habilidades, mas mesmo assim ele não consegue superar aquela ‘parede’ a sua frente, fazendo-o ficar mais frustado por não obter aquilo que procurava. Enquanto tudo isso acontecia a Kuina enfrentava seus próprios obstáculos, já que muito cedo ela se tornou a mais forte dali a fez ficar arrogante, mas depois da aparição do Zoro ela conseguiu uma nova meta, que era continuar sendo a mais forte porque poderia ter alguém que iria supera-la, e esse fato também se dava ao caso de que como ela era uma mulher, o seu desenvolvimento como uma espadachim era bastante limitado, fazendo com que em certo ponto mesmo ela querendo ficar mais forte ela não iria conseguir. No meio disso tudo ela tem a última luta contra o Zoro e ganha dele mais uma vez, o frustando de prosseguir na sua busca, mas logo depois da luta ela fica desconsolada por causa dela ser mulher e das visões dos adultos em relação ao futuro dela, e isso faz com que o Zoro fique com raiva, pois ela é a meta dele, naquele momento ele quer supera-la, e ver ela daquele jeito o faz pensar que se ela pensa assim de si mesma, que ela nunca ira ficar forte, que tudo o que ela faz não serve pra nada, então tudo o que ele fez pra superar ela faz ele ser um idiota maior do que ela, e ele não podia aceitar isso, por isso ele fez uma promessa com ela, que um dia um dos dois iria ser o melhor espadachim do mundo, fazendo então que ambos tivessem um objetivo a cumprir, algo pra se esforçar enquanto tentam superar um ao outro. Mas logo depois disso a Kuina morre, fazendo com que o objetivo dele que estava na sua frente, simplesmente desaparecesse sem poder ser alcançado, e é por isso ele decidiu levar o ‘sonho dela’, a promessa que eles fizeram, até o ponto que ela não conseguir estar, fazer o que ela nunca ira fazer, para poder honrar tudo que ele passou com ela e por causa dela, sendo assim o motivo que ele busca ser o melhor espadachim do mundo é pra obter o respeito que ele sempre quis, cumprindo com uma promessa feita a alguém muito importante que ele nunca mais ira ver.

    Segundo, sobre o fato de ele sempre se perder: EU acho que isso é só uma piada pra representar como o Zoro era antes de entrar pro grupo do Luffy, já que você pode considerar que antes de ele se encontrar com o Luffy, ele não tinha ideia de onde começar a procurar o espadachim mais forte do mundo, sendo assim ele estava sempre andando por ai, sempre perdido, e quando ele entrou pro grupo dos Chapeu de Palha, ele ‘encontrou’ o caminho que o levava até o seu objetivo, por isso sempre que o Zoro está sozinho ele se perde, já que os seus amigos são aqueles que o ajudam a chegar ao seu destino e sem eles, o Zoro volta a ‘se perder’ do que ele procura. Querendo deixar claro que isso é o que EU acho, sendo assim posso estar errado.

    por fim vou tentar fazer um diagrama como aquele que você fez pra Nami, Kitsune.

    O que o personagem quer? Obter o reconhecimento que ele normalmente nunca terá.

    O que o personagem precisa? Cumprir com uma promessa a muito tempo feita, para poder superar a frustração que ele sempre teve por não cumprir um antigo objetivo.

    Como essas coisas entram em conflito uma com a outra? Por ele nunca ter conseguido superar a Kuina, e por nunca poder fazer isso, ele tem que honrar com sua palavra e se tornar o melhor espadachim do mundo, pois só assim ele conseguiria o reconhecimento que ele sempre quis obter.

    Como essas coisas entram em conflito com o mundo a sua volta? isso não entrará em conflito enquanto isso não o impedir de seguir por seu caminho.

    Como entram em conflito com outros personagens? Ele por muitas vezes tende a querer resolver as coisas do seu jeito, sendo que poderia obter-se outras soluções, na medida do possível, mesmo que no final ele consiga resolver as coisas trazendo mais complicações.

    Como o personagem muda através desses conflitos e como essa mudança o afeta?
    Ele passa a carregar um código de honra pois ele não irá conseguir o que quer procurando um caminho diferente, fazendo com que ele treine intensamente. Ele também fica facilmente mal humorado em certas ocasiões.

    Qual é o impacto da mudança em todos os outros? O Zoro é o mais determinado do grupo e o seu código de honra é compartilhado pelos outros, fazendo com que respeitem o seu capitão e que também o Luffy seja mais responsável e determinado em suas ações.

    Mesmo com tudo isso pode-se dizer que ele realmente é um personagem simples, mas não tão mal estruturado como você falou Kitsune.

  21. O Zoro é sim um personagem raso, não que ele não tenha conflitos, porém não há como negar que ele é sim um pouquinho raso. Primeiro que ele é um guerreiro, então basicamente os seus conflitos se resumem nas lutas e em seus objetivos perante isso, agora, ele tem um papel no bando e o faz, que é ser o guerreiro, e isso é muito importante pois ele não é um personagem falho ou sem importância, é apenas raso em sua ideologia e conceitos. Devo concordar que ele é mal explorado, porque potencial ele tem, vou citar aqui alguns bons conflitos do personagem Zoro:

    1- Seu passado e seu objetivo, bem, pode não parecer grande coisa mas sempre que existe na história algo relacionado a isso o Zoro entra em conflito de personalidade, como em Loguetown ou Punk Hazard aonde é explorado o lado dele “bonzinho” com as mulheres, tudo isso por causa de seu passado com a Kuina, ou no Baratie quando ele se encontra com o Mihawk e perde e a partir dai jura nunca mais perder, enfim, tudo relacionado a isso tem peso para ele e o faz agir e demostrar a sua personalidade, e isso é bom.

    2- Conflito dele como alguém importante no bando, ou como um vice-capitão. Em Water 7 ele mostrou esse lado e foi muito bacana, pois ele chegou e falou o que ele pensava e sinto falta disso nele, pois ele é um personagem bacana com opiniões fortes, basta ele aparecer mais que ele pode melhorar como personagem.

    É isso ai, nas lutas ele vale a pena, por isso gosto dele, mas como personagem não gosto dele.

  22. O que faz o Zoro ser um bom personagem não tem nada a ver com isso que você falou. Na verdade é bem simples, ele simplesmente é o “machão” da série. É o Vegeta de DBZ, Ikki de CVD, Zebra de Toriko e por ai vai. Apesar dos pesares, o Zoro teve ótimas cenas marcantes como no final de Water Seve e em Thriller Bark por exemplo. Independente dos critérios que você impôs, ele é um personagem marcante que cumpre perfeitamente o seu papel quando se faz necessário e isso cativa as pessoas. Tanto é que ele sempre fica em 2° lugar nos rankings de popularidade e isso é completamente compreensível.

  23. Cara só sei de uma coisa , estou iniciando a minha vida como
    escritor e esse vídeo ajudou muito. Se o Zoro é um personagem bem
    construído? Nem ligo mais. Agradeço
    pelas dicas e já anotei as 7 perguntas.

    Valeu por não ter cobrado pela aula.

  24. Eu concordo que o Zoro não é bem construído, porém, colocaria a condição “ainda não é bem construído”. Como você bem disse em outro vídeo, Oda não deixa passar nada. Então eu acredito que haverá ainda algo que complete o Zoro, porque ele é um personagem misterioso, a força dele é exagerada pra quem até metade da história não usava haki e nem não comeu fruta alguma. Então se cria um mistério sobre ele e de onde ele vem, a mesma coisa peso do Sanji… Então, falta um complemento, um explicação que, acredito eu, o Oda fará.

  25. Bem, concordo que em comparação ao Sanji por exemplo, ou ao próprio Luffy, Zoro seja um personagem um pouco raso, provavelmente o mais raso do bando.

    Mas vale lembrar que o nível geral dos personagens de One Piece é bom, e ser fraco, dentro dos parâmetros de qualidade de construção e desenvolvimento que os personagens de One Piece tem, não torna o personagem péssimo. Quer dizer, o Zoro pode ser um cara não tão bem desenvolvido/construído quanto o resto do bando, e alguns outros personagens de One Piece, mas ainda é muito superior a tralhas que vemos em Narutos e Bleach’s da vida.

    Concordo que o Zoro seja supervalorizado em alguns aspectos, mas no todo, ele até que não é um personagem ruim se formos. De personagem realmente ruim e supervalorizado ao mesmo tempo em One Piece, eu só me lembro do Ace, que bem…prevejo pedras vindo em minha direção, mas o Ace simplesmente é um personagem oco, não tem qualquer traço de personalidade, mas é adorado pelos fãs da série simplesmente porque tem um estilo meio “badass” e soltar fogo.

  26. Sabe de nada e ainda faz um video de 22min com o tema falando do Zoro, foi praticamente 12min falando da nami e 9min falando do Zoro, uma típica pessoa daquelas que tenta desmerecer o personagem.
    Quer uma analise do Zoro, vou deixar uma aqui bem real:

    1) o Zoro era para ter sido um vilão contra o luffy, só que o Oda em ultimo momento mudou ele e fez com que ele fosse o primeiro membro dos Mugiwaras.

    2) Quando tinha apenas 8 anos, Zoro foi à Ilha Shimotsuki e desafiou o dojo do pai de Kuina, onde perdeu e acabou tornando-se um aluno. Por muito tempo, o garoto treinou, ficando mais forte, pois alem de ser mais velha do que ele e muito melhor treinada do que o Zoro, mas continuou perdendo para Kuina num total de 2000 vezes pois alem de ser mais velha do que ele e muito melhor treinada do que o Zoro, depois disso ele começa a treinar arduamente para tentar supera-la e nesse momento ele começa a treinar usando 3 espadas, o santouryu tomava forma como estilo de espada. As únicas pessoas que ele não conseguia derrotar eram seu sensei e Kuina, filha do mestre do dojo e sua maior rival. Porém, No 2001º duelo, os dois usaram espadas de verdade, porém, Zoro novamente foi derrotado, e os dois acabaram fazendo uma promessa, de que um dia, um dos dois iria se tornar o melhor espadachim do mundo.

    3) Infelizmente, na manhã seguinte, Kuina morre. A morte da Kuina foi uma queda da escada e acredito que foi carregando a espada, imagina o que realmente aconteceu, o espadachim pede a seu pai sua espada e decide ficar mais forte pelos “dois”.

    4) a vontade de ser o melhor espadachim então seria para ambos, se ele tornasse o melhor com certeza estaria honrando a Kuina e isso vindo de uma pessoa que treinou Kenjutsu e aprendeu o seus deveres perante a honra seria mais que digno, já se analisa a profundidade da historia dele em si e o peso que ele carrega.

    4) Zoro enfrenta Mihawk o maior espadachim do mundo, nesse momento vemos que ele é destruido e pelo seu algoz, podemos ver nesse momento o sofrimento de seu capitão para o seu imediato direto o seu braço esquerdo e fora Zoro chorando e gritando que ele nunca mais perderia e o seu Capitão tbm chora dizendo que sempre acreditara nele, isso demonstra o pq do Zoro sempre estar treinando arduamente para ficar forte.

    5) Sanji querendo se sacrificar pelo seu capitão, nesse momento vemos o Zoro se mostrando como o verdadeiro braço direito e quem deveria segurar toda sua dor seria ele e mais ninguém, como Kuma disse ele não iria aguentar e vemos uma cena depois Sanji acordando (pois o zoro deixou ele desacordado) e logo procurando pelo Zoro vemos a cena dele em pé todo ensanguentado e com certeza ele venceu pois não foi derrotado e ainda consciente.

    6) logo depois disso tudo, vemos as sequelas que ficaram no Zoro e seu enfraquecimento por causa de ter suportado toda a dor de seu capitão, ai Kuma manda ele pra ilha do MihawK, justamente nesse momento vemos que o Zoro teria que adiar sua disputa de ser melhor espadachim do mundo e ele teria que engolir seu orgulho, pois ficará fraco por causa dele ter se enfraquecido no arco de Thriller bark, logo pensou que foi mandando pra essa ilha por algum motivo e com certeza ele pediu humildemente para ser treinado por Mihawk a fim de ficar forte mais uma vez, vemos um personagem Honrado do cacete e com conteúdo grandioso.

    7) Zoro é tão foda e tão complexo que o Oda colocou um problema engraçado nele para deixar o personagem mais serio do One Piece de maneira caricata, ele tem problema de senso de direção, se perdendo facilmente essa é a sacada do personagem e outra coisa Zoro é fechado ele tem um ar de mistério.

    Esse seu video foi uma desgraça total, fan de um personagem é assim mesmo criam-se vários vídeos para tentar desmerecer um personagem em questão e no seu caso é o Zoro, vc não acha ele foda nem aqui nem na China, outra coisa eu sou fan do Luffy e não sou Fan do Zoro, mas mesmo assim tive que deixar meu ponto de vista desse seu video da “NAMI” que do Zoro mesmo só se vê no titulo.

  27. kra entendi seu ponto de vista. Mais se vc fazer uma pesquisa qual personagem de one piece é o favorito zoro ganha em disparada, principalmente agora dessa saga, tipo exemplo quando ele lutou contra a monet kra super frio não se abala com nada, gostaria de ver ele em luta contra alguem mais forte contra um almirante. axo que daria uma boa luta zoro vs donflamingo, pois na minha opinião zoro voltou mais forte que lufFy.

Deixe uma resposta