VQ Review – Shingeki no Kyojin – Final

Consegui! Acompanhei um animê inteiro com vocês, pelo Video Quest! VQ Review – Shingeki no Kyojin, episódios 23, 24 e 25.

Consegui! Acompanhei um animê inteiro com vocês, pelo Video Quest! […]

26 thoughts on “VQ Review – Shingeki no Kyojin – Final”

  1. Acho q se fosse p/ fechar uma temporada com uma conclusão melhor pro Eren, tinha q ir muito longe. Concordo que não foi feito um bom fechamento p/ Eren nesse final, mas ele ficou beem continuativo e isso é até bom visto que deve vir uma segunda temporada.

  2. Kitsune eu concordo com você em todos os pontos, foi um bom fechamento para a série mas não para o Eren que, mesmo mangá não está tendo muita importância, pelo menos até agora. O momento que escolheram para mostrar o titã foi bom, deu aquele gostinho de quero mais. Agora é só esperar a continuação para sabermos os mistérios que envolvem o universo de Shingeki no Kyojin.

  3. Raposa, o final do anime foi estranho porque ele “não foi Shingeki”.
    O original é seco, sem dramatização, sem enrolação… o anime é “Shingeki no Povão”.

    O anime adiciona algumas cenas muito boas, dá mais destaque para alguns personagens secundários (meio desnecessário, porque dali para frente eles tem mais tempo de ação no mangá que o Eren e a Mikasa), porém consequentemente sempre que faz isso diminuiu o Eren e a Mikasa. O anime piora muito eles, principalmente o Eren, naquela cena do tunel ele não fica de frescura, tem apenas um momento de dúvida afinal “A ANNIE É TITÃ!”, mas basta uma piscada para ele se transformar para ir lutar com ela. Ele só exitou porque não teve tempo de absorver a informação, no mangá ele aceita isso e vai enfrentar ela.

    O anime foi feito de uma forma a agradar todos aqueles que leram o mangá e não gostaram porque não tem grandes batalhas, não tem dramatização excessiva, protagnista indeciso…
    No original, destroem no máximo uma única rua naquela batalha, que nem batalha aberta é, o Irwin não é um irresponsável. É apenas uma corrida até o muro onde todo mundo trabalha em equipe para deter a Annie. Aquela transformação do Eren foi muito “Naruto”, totalmente alienígena no universo de Shingeki.

    Algo importante, aquela cena no final do titã dentro da muralha NÃO ACONTECEU.
    É mais um extra do que uma cena, só para não dizer que deixou de fora.
    Mas ok, vai ter segunda temporada e vão “consertar”, mas e o estrago que já foi feito? O trabalho que terão para remendar tudo isso? Como fica a coerência interna da história? Mais para frente da história os titãs Blindado e Colossal vão reaparecer, e os personagens tentam conversar com eles! Como isso terá coerência depois de vermos o Eren se transformar em um super titã?! Ele não teve desenvolvimento nenhum, nenhum, no mangá ele teve um crescimento nítido, no anime ele regrediu.
    Caramba, nem sei mais o que pensar.

    1. Eu realmente não lembrava como é essa passagem no mangá. Foi eficiente do ponto de vista da ação (sempre fica legal no animê, afinal) mas não lembrava dessas diferenças.

      O animê “corrige” uns problemas de ritmo e plot, mas pensando agora, ele realmente matou o Eren.
      Ainda não pensei em “coerência interna da história”, pra falar a verdade.

      1. se bem q depois desse ponto no meu ponto de vista continua sendo um banana tanto q depois ele passa um tempo sem aparecer e da mais foco nos outros personagens

  4. Eu achei esse ultimo episódio perfeito, pois já ficou bem claro que acompanhar a vingança do Eren é só um pretexto para acompanharmos a história do humanidade contra os titãs, assim, o episódio 25 mostra como a humanidade evoluiu nesse enfrentamento com os titãs. Para o Eren também foi importante, pq ele conseguiu se livrar da corte. Claro não houve uma evolução grande do personagem Eren, mas mesmo assim esse episódio fechou bem essa primeira temporada. Kitsune sobre aquela parte do episódio que vc fala da legenda, por onde eu baixei ficou claro. O Irwin sempre desconfiou que existem outros humanos com a mesma habilidade do Eren dentro das muralhas (vivendo nas cidades) então eles diz: ”Eles com certeza estão por aqui, vamos cercar todos eles, Todos os titãs que estão dentro das muralhas. Agora é nossa vez de atacar!” Quando ele dis dentro das muralhas, ele diz vivendo nas cidades cercadas pelas muralhas, pois ele acredita que existam mais pessoas com esse poder, tanto é que ele diz que não pediu ajuda sa polícia, pois poderiam haver aliados a Anie. Não leio o mangá sou fã mesmo desse anime, gostei muito dessa temporada, já esperando a próxima.

  5. Meu problema maior com a série foi, com certeza, a dramaticidade excessiva para muitos dos trechos desses episódios. Principalmente a cena em que o Eren está com uma estaca de madeira presa no próprio tronco. Assim… o propósito dela foi ótimo, mas foi extremamente exagerada. E isso se repetiu ao longo desses episódios comentados. Inclusive, o Tetsurou Araki realmente gosta de se repetir em colocar músicas bregas, apesar de que dessa vez nem ficou tão brega, assim. Óbvio que no momento em que a dramaticidade foi aplicada nas cenas da luta do Eren contra a Annie, isso não me incomodou. Afinal de contas, são MOTHER FUNCKING GIANTS lutando e dando porradas que arrancam o próprio braço (UHU!! o/).

    Quanto às cenas de ação com DMT no meio da cidade, devo dizer que não me agradaram. Ficaram confusas. Tinha personagem mudando o centro de equilíbrio no meio do “voo” e aí a câmera cortava e aí mais personagens e aí “TSCHE-CHU-CHU-CHU-TSCHE” (<<– onomatopeia para as transformações em Transformers). Sim, estou exagerando um pouco, mas acho que me fiz compreender.

    De resto, adorei os episódios. Empolgou, teve uma ótima crescente e tudo mais que Shingeki se dá o direito. Inclusive fazer com que o espectador fique ainda mais curioso com a trama.

    E quanto ao que você falou, Kitsune. Concordo e discordo. Vi sim, ótimas tomadas de atitude vindas do Eren nessa trinca de episódios. O que me incomodou nele, é que o personagem parece estar em um ciclo repetitivo e cansativo -para o espectador- de hesitação e ira.

    Aliás, fica o nitpicking mais idiota do mundo aqui: tive a impressão de ver a rocha da muralha pulando, na cena pós encerramento.

  6. eu acredito que o Eren n é o Rei do anime , mais s um personagem muito importante , em geral o anime e voltado na Humanidade , dez do começo sempre foi dito a palavra Humanidade varias e varias vezes , eu acredito que seja isso o mais importante no anime , a Humanidade e o Rei do anime !!

    1. concordo com você , Eren pode ser o personagem principal mas acho que ele vai ser uma “peça” para descobrir os segredos dos titãs , E acho q vai ter alguma coisa envolvida com o pai de Eren No começo o pai dele sai e nao volta mais . O final não Foi bom pro eren , Mas na proxima temporada O Criador do anime esteja criando um suspense sobre o eren e a relação sobre o titã .

  7. Olha se você pensar o eren é um soldado e como os alquimistas ele é especial mas ainda é um soldado , ele foi preparado pra isso pra ter uma disciplina psicológica ,e obedecer a hierarquia do exercito entende-se isso a dinâmica do manga segue soldados em uma guerra e contra atacando o inimigo , sim eren é o principal mas ele não é o assunto principal do manga entende mais o menos,é como tropa de elite o principal é o Cap.nacimento mas os assuntos principais são a guerra contra o crime ,e o sofrimento dos soldados que lutam nela, acho que shingeki é sobre isso.

    1. To falando de fechamento pro arco dramático do personagem. Como eu insistentemente disse no vídeo: a história teve um bom arco, o personagem, seja qual for a justificativa lógica, não teve FECHAMENTO NARRATIVO E DRAMÁTICO. Ele pode ser um soldado e blábláblá, se a história terminou, ele teria q ter passado por um ARCO, e não aconteceu (pra mim).

      1. Mas ainda sim é algo a se pensar e em ceroto momentos isso até deve atrapalhar quando ele vai se transformar em titan ,mas sim não ouve fechamento de personagem mas acho que isso não afetou a experiencia final.

      2. Porque não foi um “fim” como os “the end” do cinema. Normalmente os animes nunca tem isso pq dependendo da situação sempre pode voltar 🙂
        Entretanto esqueceu o Eren engolindo a comida, para mim simboliza que a jornada não acabou. Isso faz o link com o começo, quando a Mikasa força o Eren a comer pois tem uma jornada a frente (se tornar soldado).
        E veja pelo lado bom, o protagonista sumiu agora da história, isso significa que esta na metade (acontece em todos os shonen atualmente) e parece que não vai ter enrolação para terminar 🙂

  8. Primeiro obrigado pelo ‘spoiler’, porque como eu ainda não comecei o manga eu tinha achado que o gigante na muralha era apenas fan service mas agora tive um brain explode de teorias. Eu acredito que que o motivo para ter acabado justamente nesta parte foi por causa da batalha, eles queriam deixar o espectador com a sensação de CARALHO QUE FODA! É uma justificativa que visa principalmente o lucro, não é boa mas é uma justificativa.

  9. O Eren é o “motivo ” ele sofre uma ação que faz os outros correrem atrás, como dizem o Eren é a Athena de SnK . Diria que os personagens dessa historia são a humanidade . Mikasa e Armin são mais protagonista que o Eren …

  10. a tradução do que o comandante falou aqui no meu arquivo é bem diferente:

    – Exatamente, eles (titãs infiltrados) com certeza estão lá, e iremos pega-los um a um. Todos os titãs que dentro da muralha estão… Será a vez deles de sofrer um ataque!

    sobre tudo que foi dito, entraríamos em uma discussão levantada aqui no VQ,
    Pelo que vc assiste um anime? o que vc procura em um anime?

    na pratica nunca é um motivo, e isso varia de pessoa para pessoa, e tem muito que são ecléticos (eu sou por exemplo), mas se o traço que predomina no espectador for: EU assisto por causa dos personagens! kitsune levantou algo que é verdade! faltou o Erem vestir a camisa de protagonista! seja na forma de: “quem manda nesta bagaça agora sou eu” ou mais internamente “esta é minha decisão por este e aquele motivo, eu sou assim e vou seguir este caminho não importa as consequências”

    neste debate sobre o pq vc assiste anime! se não me engano, esmagadoramente foi eleito que as pessoas assistem pelos personagens! e esta maioria esmagadora tem motivo (que falo em baixo).

    mas para quem se importa pouco com personagens e mais para o mundo/historia e etc não se importa muito…

    necessariamente é preciso seguir a regra: personagem é rei? acredito que esta seja a formula básica para o sucesso, contudo não acredito esta regra não tenha exceções!

    personagem pode ser plebeu de que outra coisa assuma o papel de rei… não pode é não existi um rei… mas como somos seres sociáveis e etc e tal… o mais fácil rei é personagem, estar na e talvez ate se sentir na pele de um personagem é a formula mais fácil e primordial para se importar com a obra…

    logo personagem é rei, pq a maioria esmagadora quer que personagem seja rei… mas talvez não necessariamente que este seja o único caminho.

  11. Acho que a fala do Irwin se tratava do fato de que talvez seja meio óbvio que a Annie não era a única espiã, e que eles iriam capturar todos e pegas todas as informações possíveis, para assim contra-atacar os Titans.

    Bom, pra mim, Shingeki no Kyojin é uma desconstrução do Shounen, assim como Soul Eater. Não lembro exatamente qual é a desconstrução em Soul Eater, mas em SnK, ele muda aquela coisa do protagonista ser todo o foco da história, como acontece em Naruto. Em SnK, o foco não é Eren e nenhum outro personagem específico, como acontece nos outros Shounens, mas o foco real, pra mim, é a relação de todos os personagens com aquele mundo, sendo que as melhores cenas, não são as cenas próprias do Eren, ou de outro personagem, e sim, as que mostram a realidade daquele mundo. Um exemplo muito bom do que quero dizer é a cena do julgamento do Eren, lá tem o Rivaille batendo pra caramba no Eren, mostra o Eren falando com o povo da muralha dizendo que são uns covardes, e mostra principalmente, a realidade do povo dentro da muralha, de como eles se sentem com tudo aquilo, mostrando a covardia e o egoismo deles e tals.

    Bom, é a minha opinião, e talvez eu esteja equivocado. Comentem aí o que acham.

  12. Acho que a fala do Irwin se tratava do fato de que talvez seja meio óbvio que a Annie não era a única espiã, e que eles iriam capturar todos e pegas todas as informações possíveis, para assim contra-atacar os Titãs.

    Bom, pra mim, Shingeki no Kyojin é uma desconstrução do Shounen, assim como Soul Eater. Não lembro exatamente qual é a desconstrução em Soul Eater, mas em SnK, ele muda aquela coisa do protagonista ser todo o foco da história, como acontece em Naruto. Em SnK, o foco não é Eren e nenhum outro personagem específico, como acontece nos outros Shounens, mas o foco real, pra mim, é a relação de todos os personagens com aquele mundo, sendo que as melhores cenas, não são as cenas próprias do Eren, ou de outro personagem, e sim, as que mostram a realidade daquele mundo. Um exemplo muito bom do que quero dizer é a cena do julgamento do Eren, lá tem o Rivaille batendo pra caramba no Eren, mostra o Eren falando com o povo da muralha dizendo que são uns covardes, e mostra principalmente, a realidade do povo dentro da muralha, de como eles se sentem com tudo aquilo, mostrando a covardia e o egoismo deles e tals.

    Bom, é a minha opinião, e talvez eu esteja equivocado. Comentem aí o que acham.

  13. O final foi fooda mas msm assim o EREN perdeu sua força durante anime mas todos sabem q é compriensivel mas…. ELE VIRO UM NARUTOOO DA VIDAAA EO O TITÃ É TIPO A “KURAMA” DELE e esse negócio todas vez q o personagen ta com raiva eo crl a 4 ele eles ficam com uma força do crl …. isso ja ta batido atéééééée´dmais

Deixe uma resposta