Video Quest 60.0 – Berserk: Golden Age Arc II e III – É filme ou série?

Como prometemos há 20 Video Quests atrás, retomaríamos Berserk quando os outros filmes chegassem. Resolvemos esperar o terceiro (para não espalhar demais o conteúdo), e aqui está: Video Quest 60.0 – Berserk: Golden Age Arc II e III, os filmes de Berserk… que não sabem muito bem O QUE É UM FILME.

E, logo mais (provavelmente, em duas semanas), o Video Quest 60.1, sobre o MANGÁ de Berserk. Não percam!

Como prometemos há 20 Video Quests atrás, retomaríamos Berserk quando […]

34 thoughts on “Video Quest 60.0 – Berserk: Golden Age Arc II e III – É filme ou série?”

  1. Muito bom o Vídeo Quest. Infelizmente a falta de unidade dos filmes somado ao pouco aprofundamento das personagens torna a trilogia, na minha opinião, uma má adaptação do mangá.

    1. Concordo que cabeças voando e muita putaria foi oque me incentivou a ler berserk, mas isso não é desculpa ignorar os erros que os filmes tem. Eu li apenas o manga, e em momento algum do filme eu senti a mesma empolgação que tive no manga (exeto pela parte do eclipse aquilo foi incrivel). Por exemplo no manga a casca é quem “salva” o bando do falcão apos a prisão de griffith, isso praticamente ñ é mostrado no filme. Se o objetivo da produtora era sugar até o ultimo centavo que a historia pode gerar tudo bem, mas eles bem que poderiam se esforçar um pouco mais, como foi feito nos filmes de evangelion que ficaram simplesmente lindos e eu adorei.

  2. Opa! Fico longe do VQ por meses e quando volto o tema é Berserk!
    Aí sim 🙂

    Depois desse VQ chego à seguinte conclusão: não assistirei a essa trilogia.
    Sério, eu sou MUITO fã de Berserk, mesmo. Todas as problemáticas levantadas por vocês tocam em pontos que me são muito caros na obra, como construção de universo/personagem/narrativa, entre outros.
    E a Caska… cara…. ela é o tipo de personagem feminino que claramente destoa dos demais por conta desse caráter “não-mocinhesco”… acabarem com essa característica dela é um crime.
    Na boa, não vou destruir a visão que tenho e me revoltar por causa de uns filmes mal resolvidos, ainda que a parte visual (que muito me interessa) esteja razoavelmente agradável.

    Muito agradecida, agora sei o que não assistir!
    E no aguardo do VQ 60.1 😉

  3. Cara na moral eu até gostei do video quest ficou massa O_-.Mas tem um problema…
    Vamos esperar duas semanas e nos contentar com apenas UM video quest q fala MAU do meu mangá favorito.Para mim mesmo sendo bom de vez enquando falar mau , para mim era melhor citar os filmes e fazer um video quest apenas do mangá ( não se ofendam com meu comentário só quis dizer minha opinião .

      1. Falará de Berserk após o Eclipse até o arco da ilha dos elfos? gostei muito do ultimo VQ de Berserk sobre o mangar realmente vocês se empolgam quando falam sobre este assunto de fato é muito bom falar de uma obra aonde tem sangue, tripas, sexo e ainda sim ter uma historia muito profunda. Nunca achei um mangar igual a Berserk sem ser raso. Em comparação vejo Gantz e claymore raso, porque eles mesmo tendo sangue, tripas e sexo não aprofundam tanto quanto Berserk.

  4. (Agradeço de ante mão as pessoas que me deram like no ultimo VQ)
    Bem esses filmes não são só falhos como adaptação mas como animação , bem eu já amadureci muito nesses meses e assisti Gonagai e as ovas de “VIOLENCE JACK” são melhores que esses cgs horríveis ,sofríveis,ah não tenho mais vocabulário pra isso e relendo vejo uma narrativa de Hércules ,gatts busca o perdão de si mesmo por ter salvo griffth e o que isso fez ,mas esse filme não a nem as amizades de casca com o povoado em que eles ficam, outra parte é o respeito de ZODD por gatts e as trés melhores batalhas são postas de fora da narrativa falha deste filme e o que essas batalhas causam ao bando e o entendimento de o que griffth é na verdade , bem este é o menor problema depois de 10 segundos deles falando quase dei um murro no meu pc de tão bosta que é esse cg serio eles nunca viram os cgs da pixar.

    1. Já eu vejo de outro modo não gats procurando redenção já que ele em si foi vitima do meio que vivia nunca teve sorte na vida deis de seu nascimento acho que o movimento da historia de Berserk é pura vingança contra Grifite, porque quando ele realmente estava se encontrando ocorreu o fato do eclipse aparti dai até o finalzinho do mangar é Gats se vingando e exterminando todos os monstros que se encontrava pela frente. observação eu já achava gats usando uma espada gigante muito massa nunca imaginei que depois de perde o braço iria usar uma espada ainda maior da grossura de um poste simplismente magnifico quando ele mata aqueles monstros.

      1. Cara você conhece a historia de Hércules e os 10 trabalhos ,a verdadeira o mito que a muito foi esquecido , no fim ele só desejava vingar se de hera e nesta ancia e loucura ele se mata e se torna um deus e por fim expulsa hera do olimpo, é uma historia de redenção e vingança sim gatts busca vinga-se mas ele sabe que fez algo terrível.

        1. De fato realmente podemos dizer que ele fez algo terrível? matou o padrasto que o tentou matar , matou quem o estuprou e sua única falha ter assassinado junto o filho do duque que tentou matar Grifite estas são as únicas mortes morais com justiça e injustiça, agora pesemos o cenário deis de seu inicio Gatz está em uma guerra as mortes que ele proporcionou não pode ser pesadas porque ou era ele ou eles. Quando gatz estava se descobrindo formando valores tentando se algo e alguém veio o eclipse ai sim não se a mais justiça somente vingança só muito mais tarde é que ele amena um pouco mais continua sendo vingança e não redenção até porque ele não se arrepende do que fez depois do eclipse á única coisa que se arrepende é antes quando mata o garoto. No caso de Hércules não foi redenção talvez em parte porque hera o enganou, hércules buscava justiça contra os deuses se transformando em um deles para poder exerce-la.

          1. O mal que eu digo é que ele salvou grifth e tudo que esta errado no mundo dele atualmente é de certa forma culpa dele já que deixando grifth viver ele causou o fim terrivel do bando do falcão

          2. Ainda não vejo culpa já que ele e o bando foi resgatar um amigo ninguém imaginaria que grifite viraria um dedo de deus e estupraria caska. ainda acho que é vingança porque em nenhum momento da série gatz tentou matar grifite ele estava tentando ter o mesmo nível de grifite para assim ser considerado seu amigo. Berserk é muito mais que tripas e sangue é um conseito de amizade de perda destino e caminho nunca em minha vida eu vi um manga que tenha tanto sangue ,tripas , estupros e ainda sim ter uma profunda historia.

          3. É uma culpa não consciente eu acho que ele se culpa mais pela caska e o fato dele ter de certa forma ter “matado ela” já que ela não passa de uma sombra do que ela foi um dia agora.

  5. Incrível!! Vocês conseguiram fazer eu me interessar pelo filme, depois de fazerem eu me desinteressar.
    No primeiro VQ sobre os filmes, fui afastado deles graças às suas críticas. Fui direto para o mangá e acabei amando. É uma obra densa e com personagens fantásticos.. O balanço ideal entre a ação pelo entretenimento e o simbolismo que faz o leitor pensar.
    E depois de terminar de ler todos os capítulos lançados até agora, estava ainda mais firme sobre a posição de deixar o filme do Golden Age Arc passar.

    Bem… estava firme quanto a isso até esse VQ. Porque por mais que o enredo possa de fato ser ruim. Por mais que eu possa acabar não gostando dos filmes e que eles deturpem algo que gosto muito, não posso deixar de ficar extremamente curioso e empolgado com a possibilidade de assistir a belas cenas do mangá de Berserk bem animadas. Posso simplesmente lembrar do mangá enquanto eu estiver assistindo ao filme e então tentar trazer o peso da obra original de volta. Só pela experiência, fiquei muito interessado em fazê-lo.

  6. Foram as horas mais longas da minha vida, e o pior que a Caska virou Tsundere e a direção do filme odeia flashbacks por que mesmo para quem já leu entender aquilo era deveras ímprobo.

  7. Estou passando aqui só para dizer que fiquei com vontade de ler Berserk depois desse VQ, e que o dono da page unidos contra Video quest é fruto do VQ de Haruhi Suzumiya, taquipariu como vocês xingaram aquele anime, kkkkkkkkkkkk

  8. Bom, finalmente me sobrou um tempo para poder dar minha opinião.
    Sou lá do The Band of the Hawk.

    Esse VQ foi bem diferente do que foi o do primeiro filme, foi bem balanceado, gostei bastante.

    Para começar, o que são os filmes?
    Resumindo o processo de todo o projeto a opção por série de TV foi descartada de inicio por causa da censura, sobrou OVAs e opção de se passar no cinema, optaram filmes para ter mais dinheiro investido, para ser mais divulgado. Fizeram um piloto apenas para tentar conseguir aprovação do Miura, conseguiram. Queriam fazer apenas um único filme para a era de ouro com duração de mais de 3h, Miura discordou e o dividiram em 3 partes. Obviamente o dinheiro investido de inicio teria que ser dividido, talvez um dos problemas que resultarão em um CG ruim(Em apenas algumas partes pois em outras foi muito bem trabalhado).

    Os filmes tem como intuito uma recapitulação, funcionando como um grande flashback, mostrando brilhos e sombras de uma era de ouro na vida de Gatts. Os filmes realmente não tem muito desenvolvimento, foi tudo o que vocês disseram, vocês estão muito certos porem desde o inicio a staff também estava ciente disso, a série antiga foi relançada em bluray meses antes do lançamento do primeiro filme, foi feito isso para quê? Para complementar os filmes, assim como o mangá complementa os dois, o próprio Miura disse isso em entrevista com o diretor do filme.

    Os filmes foram feitos para os fãs, a staff é feita de fãs da obra, todos estão cientes das falhas e do que não teve, o próprio diretor teve medo da reação que Miura teria com os filmes. Para aqueles que leram o mangá os filmes são um prato cheio de simbologias em TUDO e é uma das coisas mais importantes e não foi falado em nenhum VQ, nenhum dos dois notou nada, vou citar umas coisas dentre muitas que tem nos filmes:
    * no primeiro filme, quando escombros de uma igreja cai num grupo de pessoas que acabam morrendo apenas um bebe sobrevive e ele é tirado dos mortos, assim como Gatts nasceu dos mortos e ele olha para aquilo e você que conhece o mangá percebe o que ele sentiu ali.

    *no segundo, uma coisa boba mas mesmo não tendo mostrado o assassinato da rainha, ela aparece na comemoração do bando do falcão ao lado do rei e sua filha, quando o bando do falcão se tornam nobres.

    *no eclipse, quando Gatts parte para atacar Femto e tenta o acertar com a espada quebrada, essa cena na verdade pertence ao volume 3, quando a God Hand é invocada pelo conde lesma e todos eles ficam surpresos por Gatss suportar o poder de Femto( O único fato que muda é que ele estava com a dragonslayer né).

    *na ultima cena do filme quando a câmera foca no Gatts e no Skullknight e mostrar o nascer do sol, o amanhã, o começo de um novo dia e depois a câmera retorna e vai indo embora com a escuridão finalmente desaparecendo, pura simbologia isso.

    Realmente não tem nada daquilo que vocês falaram mas ao mesmo tempo tem tudo, cada detalhe ali te faz arrepiar, esta tudo ali nas simbologias se você souber do que se trata e isso sim está repleto de Berserk e por isso eu sei que vale a pena ver os filmes.

    Só pra reforçar tudo o que eu disse, o intuito sempre foi animar os próximos arcos mas tiveram q dar essa recapitulada na era de ouro, tanto que na opening isso fica claro, tanto na aparição de Serpico e Farnese e após os creditos com essas cena:

    E o amv que acho que vocês não devem ter visto que aparece depois dos créditos acabarem, nele é mostrado varias imagens, muitas das quais não apareceram no filmes..e novamente tem a simbologia no vídeo do lobo e do falcão:

    1. Só para esclarecer, talvez não tenha sido muito claro…
      concordei com o que disseram no VQ
      realmente os filmes são falhos por si mesmos(não que não sirva para atrair novas pessoas para o mangá, que no caso atraiu bastante)
      mas quis dizer que foi feito para os fãs e eles valem muito a pena para quem leu o mangá, tendo uma base pois é um prato cheio de referencias e simbologias…
      assim como todos queria eu queria ver muitas conversas e cenas importantes…assim como a “fogueira dos sonhos”
      a maioria mesmo queria ver Wyald

      porem acho que o filme seria ainda mais falho pois ficaria sobrecarregado e cada cena teria q ter basicamente 5 min cada, mesmo se prolongassem a duração dos filmes, seria um filme e corrido…

      talvez se tivessem feito um filme de recapitulação ia ser bem mais dinamico e isso ficaria claro q era só para esse proposito…
      e talvez a animação teria ficado perfeita…

      acredito eu q agora o rumo vai mudar com os seguintes arcos e sera muito bem trabalhado…posso estar errado…mas vamos ver ^^

  9. O MAIOR DESGRAÇADO DE TODOS OS TEMPOS GRIFITE , A sena que ele observa a casca sendo estrupada por Grifite eu definitivamente sinti a dor de Gatz. eu confesso eu comecei a ver ferozmente Berserk para ver Grifite sendo rasgado ao meio por gatz. Eu só conseguir ver e entender o filme porque li todo o mangar e vi o anime, se não nunca acharia Berserk bom.

Deixe uma resposta