VQ Review – Mushibugyo – Eps.06 e 08

banner-SQ---Post

Agora sim Mushibugyo segue rumo ao plot principal! Vamos descobrir quais os planos dos Caçadores de Insetos, o antigo grupo de Mugai.

Me desculpem pela demora ao escrever os reviews, esse mês dei uma relaxada geral na organização, mas pretendo colocar tudo em dia, inclusive Photo Kano. Bom, por conta disso, vou escrever até o episódio mais recente, ok? Vou resumi-los muito bem.

RESUMINDO – Ep 06

Tokugawa Ieshige, o filho mais velho do oitavo Xogum, é um grande estudante e decide expandir os seus conhecimentos sobre os insetos, por isso, resolve invadir a biblioteca do Mushibugyo. Mas ele não contava com a simpatia e sinceridade de Jimbei, que irá mudar a sua forma de enxergar as pessoas.

img02

EU ACHO QUE…

Os episódios de apresentação dos personagens já estavam chegando num limite de aceitação. Apesar de controlar muito bem o ritmo de todos os episódios até aqui, inclusive esse, a estrutura utilizada até aqui torna-se cansativa, porque fica repetitiva e previsível demais. Basicamente vimos: Apresentação do personagem > Flashback do seu passado dramático > Inseto do Episódio > Jimbei cativando o personagem de destaque.

IMG_01Felizmente esse foi o último episódio com essa estrutura, portanto, podemos seguir adiante com fatos mais relevantes do universo de Mushibugyo. Mas o que queria ressaltar nesse episódio é a cena específica em que Tokugawa descobre um mapa misterioso mostrando um possível plano do antigo grupo de Mugai, os Caçadores de Insetos. Matsunohara Kotori, o chefe do grupo conversa rapidamente com Tokugawa, mas o mais interessante disso tudo é ele não saber qual o plano inimigo, mas na cena anterior, ele olhou de forma suspeita para a porta da bliblioteca (Veja a cena ao lado). Será ele o novo Aizen? Se juntarmos as dicas, talvez tenhamos um espião infiltrado. Tomara! Torço por isso.

No mais, o episódio segue a estrutura apresentada acima, de forma competente demonstra os traumas de Tokugawa e a sua falta de confiança nas pessoas por conta da falsidade com que o tratam. Foi até interessante e bem bobinha a solução empregada na luta contra o inseto, mas isso se deve ao fato que o mais importante foi o mapa de um possível plano inimigo e talvez a revelação do espião Kotori.

RESUMINDO – Ep 07

O verão chegou e com isso insetos mais fortes saem em busca de alimento em Edo. É posto em ação o “Plano de Verão“, que consiste em uma única regra: Fuja! Com exceção do Mugai, claro! Nesse meio tempo, Jimbei conhece sem querer a Ministra de Alta Patente do Mushibugyo. Onde será que isso vai dar?

img03

EU ACHO QUE…

Esse foi um episódio de transição. Ele serve para mostrar o novo rumo que o anime seguirá. Por isso, elevou ainda mais o poder de Mugai, mostrou de forma rasa a importância da Ministra, além de iniciar uma amizade dela com Jimbei. Onde isso vai dar, eu não sei, mas finalmente houve uma mudança de foco dos personagens para o ambiente.

img05A amizade da Ministra com Jimbei vai ser importante porque é óbvio que isso será usado lá na frente para algum conflito ou resgate da personagem. É uma pena que o protagonista esta sendo usando como escada para apresentar todos os personagens secundários, isso acaba tirando um pouco da ação do protagonista. Por mais que ele tenha personalidade (clichê, mas funcional), até aqui vimos ele rodeando os demais, só reagindo as situações impostas a ele.

img04A luta contra o inseto do episódio foi decepcionante para mim. O Mugai não teve nenhum trabalho contra o imponente Besouro Rei Guerreiro. Um problema dos personagens super poderosos é a falta de sensação de perigo. Uma vez que ele não tenha trabalho para derrotar um inseto desse, qual a dificuldade de lutar contra outra pessoa? Mas esse é o único ponto me incomodou.

RESUMINDO – Ep 08

Os Caçadores de Insetos começam a agir. Por conta do perigo nessa época do ano, a Ministra de Alta Patente do Mushibugyo se isola em uma ilha para fugir dos insetos poderosos do verão. Cabe a Mitsuki descobrir seu paradeiro, mas para isso tentará usar nada mais, nada menos do que Jimbei.

EU ACHO QUE…

img06

Com a mudança de foco para o início do plano dos Caçadores de Insetos, esse episódio poderia muito bem ser descartado por conta do excesso de fan-service, mas ele é relevante pelo fato de que demonstra a possível mudança da personagem Mitsuki. Acredito que ela irá deixar de ser uma inimiga por falhar em sua missão. Além disso, em nenhum momento ela foi apresentada como uma pessoa má, por isso, será facilmente aceitável caso ela mude de lado.

img07Um ponto interessante foi o fato dela controlar os insetos e coordenar ataque a uma distância incrível. O que levanta a questão do porque eles não atacam com tudo a cidade, mas fazer isso agora é cedo demais. O grande plano apresentado de forma rápida no episódio 06 provavelmente envolve um ataque em massa (por conta de um enorme X eliminando metade do japão), mas talvez isso não seja possível antes da eliminação da Ministra.

CONCLUSÃO

Finalmente os episódios enlatados de apresentação de personagens foram embora. Agora sim um arco realmente interessante se inicia, novos vilões são apresentados. Cada vez mais me empolgo assistindo esse anime. Só espero um crescimento de Jimbei, pois até o momento ele está passivo demais. Mas isso é um detalhe comparado a qualidade do que vimos até aqui.

 

 

Agora sim Mushibugyo segue rumo ao plot principal! Vamos descobrir […]

2 thoughts on “VQ Review – Mushibugyo – Eps.06 e 08”

  1. Estou empolgado pelo que vem por aí. Parece que finalmente terminou a apresentação dos personagens, e teremos um único arco agora, com a trama principal.

    Eu gostei da luta do Mugai no episódio 07 foi boa. Exagerada, talvez, mas “já é um costume” na cidade. Há a desculpa de que ele sempre fez aquilo xD. Mas, por outro lado, é verdade, tira um pouco do peso do perigo…

  2. Até agora não teve batalhas realmente empolgantes, mas parece que realmente esse momento está chegando, junto com uma história um pouco mais complexa do que vimos por enquanto.

Deixe uma resposta